Sponsor

dezembro 31, 2010

O Hobbit por J.R.R. Tolkien


O Hobbit por J.R.R. Tolkien

Ficha Técnica:
Editora: WMF
J.R.R. TOLKIEN
Origem: Nacional
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 295
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Prelúdio de O Senhor dos Anéis, O Hobbit, narra o longo e perigoso trajeto de um hobbit chamado Bilbo Bolseiro (tio de Frodo, um dos principais protagonista do clássico O Senhor dos Anéis). A viagem é repleta de aventuras das quais ele desgosta até a Montanha Solitária em busca do tesouro roubado pelo dragão Smaug anos atrás. Tudo começa num dia inesperado em que Bilbo recebe a visita de Gandalf com 13 anões, entre eles Thorin Escudo-de-Carvalho cuja família teve roubado o tesouro. (Alguns dos feitos narrados em O Hobbit influirão nos acontecimentos posteriores de O Senhor dos Anéis).

Uma delicia de história! O Hobbit tem uma narrativa mais leve e bem direta comparada ao Silmarillion.
Também em O Hobbit você não encontra com muito dos personagens marcantes do Senhor dos Anéis. Na verdade além do próprio Bilbo, consegui matar a saudade do Gandalf, Elrond e é claro do Smigol.
Acho que a definição o “Prelúdio de O Senhor dos Anéis” vêm muito a calhar quando se fala deste livro. O fato principal para isso é que nele é revelado com o anel do poder chegou às mãos do senhor Bolseiro e da onde surgiu a sua amizade com o povo élfico.
Para mim ele é uma leitura indispensável para quem quer ler o Senhor dos Anéis. Acredito que é a melhor forma de entender melhor toda a obra magnífica de J.R.R Tolkien.
Eu adorei cada parte desta grande aventura, mesmo em alguns momentos tendo passado um pouco de raiva com a arrogância e ganância dos Anões. Os Orcs continuam me dando medo. J.R.R Tolkien deve ter se inspirado no pior da humanidade para criar algo tão repulsivo!
Os Elfos são as minhas criaturas favoritas! Mesmo achando que algumas das canções que aparecem no livro são desnecessárias e talvez pela tradução a rima chega a ser ridícula. Eu adoro quando os elfos aparecem na história. Eles têm uma sabedoria do povo mais antigo da Terra Média, aquele que viu muitas eras passar.
Eu não podia ter fechado meu ano de melhor forma, senão lendo o Hobbit. Vale muito apena mesmo. É o tipo de aventura que fica gravada em nossas mentes, e quando você está chegando à reta final da história já sente saudades dos personagens.

Amanhã ultimo dia do ano, a minha caixinha do correio super especial de natal. Ainda não sei se vai ser por foto o vídeo. Mas amanhã edição dupla no blog, além da caixinha a dica musical especial, para fecharmos 2010 com chave de ouro.
Beijos!

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Ótima resenha querida...
    creio inclusive que pelo que fala, seria uma boa ideia primeiro ler O Hobbit antes da saga do anel?
    To quase fazendo isso :P

    Feliz Ano Novo e sucesso ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá lindo blog, e feliz 2011.

    Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos periodos mais marcantes da vida.
    Mais o que o adolescente pensa disso?

    Visita meu blog?

    http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

    Se gostar dele, seque lá! beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ela é linda!!!!

    Eu ia eim!!!!!

    ResponderExcluir
  4. ops tava falando da Sara Brightman!!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou totalmente suspeita para falar dos livros do Tolkien.

    O Hobbit realmente é bem diferente da escrita do Silmarillion, pois é até considerado um livro infanto-juvenil, pela escrita direta e sem complicações, mas nem por isso deixa de ser divertido.

    Sua resenha me deu vontade de relê-lo!!!! Parabéns querida!!!! ;)

    ResponderExcluir
  6. O Hobbit foi o primeiro livro do Tolkien que eu li, não me arrependi! é uma narrativa leve mesmo (se comparado ao que dizem de O Silmarillion e O Senhor dos Aneis), ainda não li os outros dele mas vejo que fiz o certo ao começar por O Hobbit :)
    também quero relê-lo (especialmente por ocasião da produção do filme)

    ótima resenha, Ariane!

    Juliana - @jubs_chan

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in