1 Litro de Lágrimas por Aya Kito

27/06/2011

1 Litro de Lágrimas por Aya Kito - (Baseado em fatos reais).                                                             

Ficha Técnica:
 
Edição: 1

Editora: Editora NewPOP
Autor: Aya Kito
ISBN: 9788560647293
Ano: 2009
Páginas: 176
• Classificação: 5 estrelas

Sinopse:                                                                                                

O diário de Aya foi publicado no Japão originalmente para a comunidade que possui problemas físicos, mas a história dramática da garota transformou o livro em algo atrativo para todos. O livro foi publicado em 1986, e Aya tinha apenas 23 anos de idade, mas já não conseguia escrever e falava com a ajuda de uma pequena tabuleta que continha todas as letras do alfabeto japonês.

Resenha:

Mais um mangá para resenha ( me desculpem que não gosta do gênero, mas tenho certeza que após ler a resenha vocês vão entender o por que eu tive que resenha-lá). Desta vez li bem rápido, que se trata de um mangá baseado em fatos reais.

Já aviso aos que se interessarem pelo mangá para preparar uma caixa de lenço, por que você realmente chora 1 litro de lágrimas. Aya me deu uma lição de vida e tenho certeza que todos que leram e, que ainda vão ler este mangá irá ter exatamente a mesma sensação que eu.

Aya vai ao médico fazer alguns exames por que anda levando muitos tombos e se sentido estranha ultimamente. O diagnostico é conclusivo: degeneração espinocerebelar - doença incurável que destrói células do cerebelo, do tronco cerebral e da medula.Com o tempo ela não iria mais pode andar, falar, escrever, ou comer. Pense o que isso significa na vida de uma adolescente de 15 anos cheia de sonhos e expectativas na vida.

O livro/mangá relata a luta mesmo que “inútil” de Aya pela vida. Tanto que durante o Tanabata, festival japonês em que desejos impossíveis são amarrados em hastes de bambu, Aya escreve em um pedaço de papel o que mais deseja: ser normal.

O mais triste de tudo é que já não basta à doença e todo o sofrimento pelo qual Aya passa, ela ainda tem que lidar com a falta de maturidade que chega até ser cruel de alguns colegas de escola que não conseguem entender seu problema.

1 litro de lágrimas é o tipo de leitura que faz com que agente pare de pense, e principalmente perceba o quanto reclamamos da vida, muitas vezes sem motivos.

Aya faleceu aos 25 anos, dez anos após ter descoberto a doença. A frase que mais me marcou foi essa: "Sinto o batimento no peito, [...] essa vida é muito importante. Estou vivendo."

Fica a dica para quem procura uma leitura com profundidade de sentimentos e emoções, que nos leva a refletir o quão importante e especial é o simples fato de respirar.

Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Nossa, só de ler a sinopse e a resenha, já tô com lágrimas nos olhos. A história, por ser real, parece ser muito linda. Bom, mesmo que não fosse baseada em fatos reais, também seria muito linda, rs. Eu gosto de mangás, e acho legal a ideia de resenhá-los, (:

    Beijos,
    Samantha
    Books and Other Things

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro mangás, mas os que leio é totalmente diferente desse 1 Litro de Lágrimas. Mas não que eu não vá ler esse mangá também se tiver a oportunidade!
    Parabéns pela resenha, me deixou assim com o coração apertadinho...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA...
    ainda não li o mangá, mas já vi a série japonesa que fizeram baseada na história da Aya, gente...eu chorei mais que um litro de lágrimas!! realmente MUITO EMOCIONANTE!
    e no final de cada episódio, mostravam fotos da verdadeira Aya, gente...eu me acabava no choro!

    Puxa Ariane, muito legal achar alguém que conheça a história da Aya, parabéns pela resenha!!!!


    Juliana - @jubs_chan

    ResponderExcluir

My Dear Library • Todos os Direitos Reservados • Copyright © 2010 - 2017 • Powered by Blogger • Design por Ariane Reis • Desenvolvimento por