Sponsor

julho 04, 2011

Heresia por S. J. Parris

Heresia por S. J. Parris.                                                                                                                            

• Ficha Técnica:

Edição: 1.
Editora: Arqueiro.
Autor: S. J. Parris.
ISBN: 9789722630399.
Ano: 2011.
• Páginas: 360.
Classificação: 5 estrelas.
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livrarias Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino - Compare os preços.

Sinopse: Heresia | Coleção - livro 1.                                                                        

Inglaterra, 1583: o país enfrenta um período conturbado, marcado por conspirações para derrubar a rainha Elizabeth, que é protestante. Muitos de seus súditos estão insatisfeitos com o governo e anseiam pelo retorno do país à religião católica.

Em meio a esse clima de conflitos religiosos, o monge italiano Giordano Bruno chega a Londres, tentando escapar da Inquisição, que o acusou de heresia por sua crença num Universo heliocêntrico. O filósofo, cientista e estudioso de magia logo é recrutado pelo chefe do serviço de espionagem real e enviado a Oxford. Oficialmente, ele vai participar de um debate sobre as teorias de Copérnico, mas, em sigilo, deve se infiltrar na rede clandestina dos católicos e descobrir o que puder sobre um complô para derrubar a rainha.

No entanto, quando um dos membros mais antigos de Oxford é brutalmente assassinado, a missão secreta do filósofo é desviada de seu curso. Enquanto ele tenta desvendar o crime, outro homem é morto e Giordano Bruno se vê envolvido numa sinistra perseguição. Alguém parece estar determinado a executar uma sofisticada vingança em nome da religião. Mas, afinal, de qual religião?

À procura de pistas, o monge percorre os labirintos da biblioteca de Oxford e visita tabernas infames e livrarias misteriosas fora dos muros da universidade, chegando a lugares que ele nunca soube que existiam e fazendo descobertas que poderiam ameaçar a estabilidade da Inglaterra. Envolvido em uma rede de intrigas e traição, ele percebe que às vezes nem mesmo os mais sábios conseguem discernir a verdade da heresia.

Alguns, no entanto, estão dispostos a matar para defender suas crenças. Baseado em fatos reais da vida de Giordano Bruno, Heresia exigiu uma pesquisa minuciosa da autora, que investigou a fundo a trajetória do monge e o contexto político e religioso da época em que ele viveu. O resultado é um suspense histórico repleto de reviravoltas surpreendentes.

Resenha:

Como disse no meu histórico de leitura no Skoob, uma palavra define o livro Heresia para mim: “Amazing”!

Suspense não é meu gênero de leitura favorito, mas desde que li a sinopse de Heresia fiquei muito curiosa. Primeiro por trazer como personagem central o filosofo Giordano Bruno, e eu como uma amante de filosofia estou sempre procurando conhecer, e ler mais sobre o assunto.

Segundo por tratar de dois assuntos que me fascinam: Religião e Inquisição.  Confesso que meu período predileto da história mundial é a era medieval, por isso tudo o que tenha a ver com: as cruzadas, surgimento do cristianismo, caça as bruxas ou qualquer assunto que envolva o tema inquisição me fascina. Parece estranho eu sei, mas estou sempre pesquisando estes assuntos, acho que com o tempo acabo voltando para faculdade para estudar história.

Em Heresia fui apresentada a intolerância não da Igreja Católica Apostólica Romana, desta vez a “vilã” é outra é a Igreja Anglicana que punia a ferro e brasa todos que seguiam a antiga crença na Inglaterra de 1583. Sim na Inglaterra deste período não era só as bruxas e ciganos que precisavam fugir de forcas e fogueiras, os católicos romanos também corriam o risco de ter o mesmo final ao qual condenavam as pessoas hereges em outros países. Contraditório não?

Giordano Bruno é um ex-monge dominicano, condenado e excomungado por causa das suas ideias vamos dizer um pouco avançadas para época.  Posso dizer que após ler Heresia ele entrou para minha lista de filósofos favoritos ao lado de Platão, Confúcio, Goethe, e outros.

Heresia é um livro intrigante cheio de suspense com diálogos rápidos e bastante instigantes. A narração é feita em primeira pessoa, ou seja, pelo próprio Giordano, por isso temos durante a leitura uma mistura perfeita de fatos reais e fatos que a autora introduziu no enredo. O mais legal é que para quem não conhece a história de Giordano ou um pouco do período histórico em questão acaba achando que a estória é verdadeira, devido à riqueza de detalhes com que o livro foi escrito. Senti-me realmente na Inglaterra de 1583, e assim como Dr. Bruno me vi obstinada a descobrir os mistérios e desvendar a teia de mentiras e corrupção que cercavam os muros e paredes de Oxford.

A cada novo acontecimento, mas curiosa eu ficava tanto que cheguei ao ponto de ir dormir às duas da manhã por que não conseguia desgrudar do livro.

Heresia entra para minha lista de livros favoritos e que recomendo para todos que gostam de suspense, teorias contraditórias, filosofia e história. Vale cada minuto de leitura!

Beijinhos!

Comentários via Facebook

19 comentários:

  1. ^^ adorei o estilo!
    Vou ver se compro para ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane... hmmm eu adoro essas estórias e histórias de época... mas eu não tinha conhecimento era desse filósofo. Mas adorei a resenha e fiquei bem empolgada a ler!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Sabado estava com esse livro na mão e quase comprei... mas como a grana anda curta ainda fiquei na duvida se ele valia a pena e etc...

    Q tola q fui! Ele parecer maravilhoso! o.O
    Otima resenha! =)

    Beijocas
    Tebh
    www.marrymelody.com.br
    osresenhados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fazia tempo que não vi você tão "apaixonada" por um livro, Chaverinho.

    Sempre falei que você devia ter feito história não é rs... é a sua cara.

    Só suas resenhas mesmo para me convencer a ler um livro ... ai ai...

    Beijão Chaverinho!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ane,

    quando li a sinopse desse livro, fiquei muito interessada, mas, agora após ler a sua resenha, com certeza irei lê-lo, pois, aguçou ainda mais a minha curiosidade. Parabéns pela resenha! Bjs...

    ResponderExcluir
  6. Eu não dava nada por esse livro, mas estava muit enganada. Agora eu o desejo! hehehee
    A resenha me deixou com vontade de ler, fiquei fascinada pela historia.
    Com certeza, vou coloca-lo na minha lista de desejos..rsrs

    bjinhuxxx
    Eu li Divulgo

    ResponderExcluir
  7. Esse é aquele tipo de livro que primeiro me chama a atenção pela capa, depois pela sinopse, e ai as resenhas entusiasmadas que se seguem so aumentam minha curiosidade.
    Ele já está na lista de leituras e quero lê-lo o quanto antes.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  8. Eu estava super empolgada com esse livro, justamente por tratar desses assuntos relacionados a religião, inquisição, etc. Realmente é muito bem detalhado, e consegui em diversos momentos me sentir parte da história e sentir cada cenário com muita precisão, porém eu infelizmente tenho sentindo a história se arrastar. Os personagens também não são la cativantes, nem o próprio Giordano Bruno. Estou pra lá da metade do livro, e está difícil para terminá-lo, mas não vou desistir hehehe.

    Espero que mesmo no final, eu possa apreciá-lo com tanta empolgação, tanto quanto você, anjo.

    Adorei sua resenha, ficou excelente!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. A capa de Heresia é LINDA DEMAIS, mas confesso que tenho preguiça de ler a sinopse, IAUHSIUHAS Anyways... Pela sua resenha, o livro parece ser muito bom. Não gosto muito de religião, mas também me interesso bastante pela inquisição e etc. Quem sabe eu até leio esse livro, rs.

    Beijos,
    Samantha
    Books and Other Things

    ResponderExcluir
  10. Confesso que esse livro não chamou a minha atenção, porém gostei da sua resenha, quem sabe quando tiver oportunidade eu o leia.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  11. Ok, só o primeiro parágrafo da sinopse me prendeu. Acho que depois da sua resenha, vou tentar se ler Heresia o mais rápido possivel :o Parece ser um ótimo liiivro!

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  12. Hey (:
    Eu não achei tudo isso não sobre o livro, mas enfim UASHAUSHAU adorei sua resenha, ficou muito boa querida (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha! Fiquei com muita vontade de ler!!
    Bjusss...

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane,

    1° Eu amo essa capa
    2° Eu sou louca para ler esse livro

    :D

    Eu adorei sua resenha, só aumentou ainda mais a vontade de ler :D

    Parabéns viu, a resenha está bem elaborada :D

    Beijos,

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  15. ótima resenha,
    fiquei bem curiosa para ler o livro, curto bastante histórias nesse estilo. =D
    vou anotar a dica e adicionar aos desejados. ^^

    beijos Ane. ^^

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha. Estou louca por esse livro!

    Bjks

    http://seliga-cris.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Adoro livros que se passam na era medieval e na Segunda Guerra (nazismo, Holocausto, etc)! Além de a capa estar fantástica, a história do livro chama muita atenção mesmo! Pra quem é fã desse gênero de literatura é maravilhoso né? Ele está na minha listinha de leitura mas por enquanto vou ter que esperar minha lista aqui diminuir... =(

    Ótima resenha!
    xoxo

    ResponderExcluir
  18. Teu blog é lindo, adorei!
    Gostei da resenha, esse livro deve ser muito bom, adoro esse tipo de livro!

    Bjus
    Gisele
    Aproveita e passa no meu blog pra conhecer!
    http://www.dicasdelivrosefilmes.com.br/

    ResponderExcluir
  19. “os católicos romanos também corriam o risco de ter o mesmo final ao qual condenavam as pessoas hereges em outros países. Contraditório não?” põe contraditório nisso! Nossa, Heresia deve ser muito interessante, dos livros com esse cenário de ‘inquisição’ que eu já li, nunca a ‘vilã’ era a Igreja Anglicana!

    O tema desse livro me lembrou muito o livro "Os Crimes do Mosaico" do autor Giulio Leoni, que tem como personagem Dante Alighieri e como pano de fundo a Florença da época da inquisição, e no livro também ocorrem assassinatos.
    Enfim... mal posso esperar para ler Heresia! Li em outro blog que o próximo livro se chamará Profecia, vou tentar ler Heresia antes de sair o 2º livro (senão vai ser sofrimento em dose dupla, porque vou querer comprar os dois e cadê a grana? rsrs)

    Parabéns pela resenha :D

    Juliana - @jubs_chan

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in