Sponsor

fevereiro 26, 2012

Lago dos Sonhos por Kim Edwards

Lago dos Sonhos por Kim Edwards.                                                                                                       

Ficha Técnica:

Editora: Arqueiro
Autor: Kim Edwards
ISBN: 9788580410044
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 336
Classificação: 3 estrelas
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria da Travessa, SubmarinoCompare os Preços.


Sinopse:                                                                                             

Às vezes o passado esconde segredos capazes de transformar nossas vidas.

Lucy Jarrett é uma jovem de espírito aventureiro que, depois da morte do pai, saiu de casa para cursar a faculdade e, desde então, não teve mais pouso certo. Bem-sucedida em sua carreira, ela vai aonde à vida a leva, sempre pulando de um país para outro, de um bom emprego para outro ainda melhor. De repente ela se vê estagnada: morando com o namorado no Japão, Lucy não consegue arrumar trabalho e a relação deles está visivelmente abalada. Ao saber que sua mãe sofreu um acidente sem gravidade, Lucy decide ir visitá-la em Lago dos Sonhos. Lá descobre que a mãe está pensando em vender a propriedade da família e que seu namorado da adolescência tem um filho e um próspero ateliê de fabricação de vidro. Diante dessas mudanças, Lucy precisa enfrentar a realidade: apesar de ter ido embora e por muito tempo ter julgado aqueles que ficaram ela é que nunca conseguiu superar o trauma causado pela morte do pai. A descoberta de um bilhete e de outras pistas lança luz sobre uma parte da família até então desconhecida: uma antepassada sufragista que, por alguma razão, abandonou sua única filha e se envolveu com um artista famoso na época. Intrigada com a história dessa mulher e com os motivos pelos quais sua existência nunca fora mencionada, Lucy sai em busca da verdade que até então permaneceu oculta. O que ela vai descobrir mudará para sempre a percepção que tem de sua família, da morte do pai e de sua própria vida.

Resenha:                                                                                                                                                

Esta resenha vai ser complicada, bem complicada. Não gosto quando sou obrigada a escrever uma resenha em que os pontos negativos do livro se destacam mais que os positivos, mas tenho que ser sincera com meus leitores. O livro em si não é ruim como um todo, mas o maior problema foi o ritmo da narrativa e personagens apáticos que resultaram em uma leve decepção.

Quando li a sinopse de Lago dos Sonhos pensei que o livro seria eletrizante de começo ao fim. Afinal uma mocinha com espírito aventureiro, um grande mistério familiar e um ex-namorado que ressurgi do “nada” é um enredo e tanto, não concordam? Infelizmente não foi bem assim.

Para começar a busca de Lucy por sua antepassada se torna uma obsessão.  Tanto que em meu ponto de vista a grande mocinha da história não foi Lucy e sim Rose. A tia-avó completamente ocultada das histórias de família, que participou do movimento a favor do voto feminino, teve uma filha que também foi ocultada dos álbuns familiares e que aparentemente foi à grande inspiração de um artista na criação de belos vitrais. Sim concordo que esses fatos são curiosos e qualquer um gostaria de descobrir o que fosse possível para saber, o porquê Rose e sua filha Iris foram varridas da história da família Jarrett.  O problema foi com a autora colocou isso na história.

Lucy dorme pensando em Rose, acorda pensando em Rose, interrompe o clima de romance para falar de Rose.  Sabe fica nisso o tempo todo, e parece que você lê e lê, e a história não sai do lugar. Não viu Lucy tentando fazer as pazes com sigo mesmo e seu passado, não vi Lucy vivendo um belo Déjà vu com o ex-namorado, só vi Lucy querendo descobrir quem foi Rose e descrevendo vitrais. Alias o exagero em descrever detalhes que não agregam em nada a história é mais um dos motivos que leva o livro a ser desgastante.

Você vê a historia de Rose ser descoberta a cada capítulo, quando a vida da própria Lucy, que tinha tudo para ser uma das melhores mocinhas dos últimos tempos na literatura, não andar não sair do lugar.  Lucy é egoísta, mimada e chata demais, sinceramente não é nada fácil gostar dela. O que me manteve firme e forte até o final do livro era a esperança que em algum ponto da história alguma coisa realmente fantástica ia acontecer. Mas não aconteceu, na verdade o sumiço repentino de Keegan o ex que prometia colocar fogo na história foi totalmente inaceitável.  Como um personagem “importante” some na narrativa, e só é citado no último capítulo?

Ao reler a sinopse percebo que Kim Edwards teve muitos caminhos para seguir ao desenvolver o enredo do livro, mas pelo menos para mim, ela escolheu o caminho errado. Mesmo agora sinto aquela sensação irritante de que faltou alguma coisa, que poderia ser melhor e de que sinopse é uma grande ilusão.

O livro não é de todo ruim. A diagramação e revisão da editora Arqueiro estão de parabéns!  A capa é linda e gostei muito do fato da autora ter misturado passado e presente colocando isso dentro de um contexto histórico importante, apesar de que a história toda tenha tomado um caminho entediante isso pelo menos foi legal. A forma com que Lucy descrevia a beleza e a magia do lago realmente me fez imaginar ele como um Lago dos Sonhos. E mesmo o final sendo previsível foi bonito.

Recomendo o Lago dos Sonhos para as pessoas que estão passando por momentos de dúvidas e incertezas na sua vida. Que estão buscando respostas ou estão naquele impasse de ter que tomar uma decisão que pode mudar toda a sua vida. Como um livro de alto-ajuda ele funciona bem, mas como forma de lazer infelizmente não convence.



Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Nossa, que pena que o livro não foi tão legal quanto você esperava. :/ Eu realmente estava morrendo de vontade de ler, mas agora eu realmente fiquei com um "pé atrás".

    Adorei o seu blog e sua opinião sincera. Estou seguindo. :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Tenho um certo receio de ler Lago dos Sonhos.
    Os livros da Kim são sempre detalhistas demais e por hora cansa a leitura. Pra você pegar o embalo demora um pouco.
    Mas não tenho dúvidas que a história seja linda

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que você não gostou tanto do livro, eu quero ler, e já vi resenhas positivas e negativas em relação a ele. E agora não sei o que achar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ane, depois da sua resenha desanimei, a sinopse realmente faz o livro parecer eletrizante, tem histórias que tem tudo para dar certo, mas a forma com que é contada faz a história cair num marasmo que desgasta a leitura néh, é muito ruim ler livros assim que não te animam, a gente empaca na leitura e parece não sair do lugar.
    Mas acho correto essa forma de resenhar de dizer com sinceridade o que te agradou e desagradou no livro...
    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane!
    Ótima resenha! Gosto de opiniões sinceras, é bom saber o que se esperar de um livro!
    Não gosto muito deste estilo de livros, e depois da sua avaliação, não creio que eu vá lê-lo um dia... =S
    Bjuss
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. Poxa, pensei que o livro fosse diferente, li outras resenhas e me passaram uma outra impressão do livro, porém, ainda assim vou lê-lo!
    bjusssssssss

    ResponderExcluir
  7. Gosto de resenhas sinceras, pq é muito livro pra muito "perfeito", "maravilhoso" heheh.
    Mas foi um pouco decepcionante, pela sinopse eu também achei que o livro fosse dirente, mas só quando eu ler pra ter certeza se gosto ou não do livro.
    E livros muito detalhistas são cansativos demais, tenho trauma desde que tive que ler A cidade e as serras heheh

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ane

    Sua resenha ficou muito boa, você apresentou pontos negativos sem menosprezar completamente o livro e acho que é sempre importante achar, pelo menos, um ponto positivo, nem que seja na diagramação. Talvez o autor tenha tido um prazo apertado para escrever e não desenvolveu a história direito, o que é uma pena, mas acontece.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha Ariane! Estou ansiosa para ler Lago dos Sonhos! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ei Ane, não é a primeira resenha não muito positiva que leio deste livro. Uma pena que este trabalho impecável da editora não tenha cobrido os "furos" de uma história falha. Esse é um livro que nem tenho curiosidade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Hey Ane (:
    Ótima resenha. Uma pena que não tenha gostado tanto do livro, acho que você comentou dele no dia que a gente se encontrou lá no shopping se não me engano. Não tenho vontade de ler não qq

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  12. Oii!

    Dessa autora eu só li 'O Guardião de Memórias' e também não gostei dele por que a narrativa é lenta demais.... desisti da autora =/



    BiahB - Garota Pai D'égua
    www.garotapaidegua.com

    ResponderExcluir
  13. Ixiiii, bem que me falram que é meio ruizinho :S

    Adorei confirmar e riscar da lista...



    Beijo,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  14. Adoro quando as resenhas são bem sinceras!
    Eu tinha me interessado bastante pela sinopse, mas depois de ler sua resenha, tenho certeza de que eu não gostaria de ler esse livro!
    Detesto ler um livro e ter a impressão de que faltou alguma coisa! Uma pena a sinopse ser uma grande ilusão, pois eu tinha mesmo gostado dela!
    Gostei muito da capa! *-*

    ResponderExcluir
  15. Ja vi outros comentários negativos sobre o livro, a sinopse me deixou interessada mas não pretendo ler o livro.

    att,
    http://www.just-livros.blogspot.com/
    Tem Promoção no Blog!

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in