Sponsor

maio 06, 2012

Desastre por S. G. Browne




Desastre por S. G. Browne.

• ISBN: 8580440289
• Editora: Leya
• Ano: 2010
• Número de páginas: 272
• Classificação: 4 estrelas
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino - Compare os Preços


Sinopse:

Regra Nº1: Não se envolva com humanos. Num mundo onde os sentimentos, caminhos e valores dos seres humanos são comandados por entidades superiores, o destino pode ser traiçoeiro. Conheça Fado, um imortal que designa sinas aos homens, mora num apartamento de luxo em Nova York e veste uma atraente roupa humana. Solidário com seus clientes e apaixonado por uma vizinha, passa a burlar suas tarefas, alterar destinos e bagunçar as coisas no reino dos Céus. Com um texto leve, hilário e muito atual, Desastre vai fazer você repensar suas escolhas, acreditar no poder do amor, e descobrir que até a Morte não é assim tão má pessoa.


Desastre é um daqueles livros com uma narrativa leve e personagens carismáticos do tipo que você os ama ou odeia assim que aparecem na história. Eu tinha grandes expectativas em relação a este livro. Expectativas quem em algumas partes foram cumpridas, mas que em outras deixaram muito a desejar.

O livro todo é narrado por Fábio, o Fado um dos personagens mais egocêntricos que já encontrei no livro. Ele é sarcástico ao ponto de ser levemente ácido em alguns comentários. No começo da história você até fica com um pouco de raiva dele, e do seu senso de superioridade, mas com o decorrer dos capítulos mesmo que ele não te conquiste você meio que começa a dar razão para ele em alguns pontos.

O autor foi bem inteligente ao personificar sentimentos e emoções humanas. Essa mitologia moderna além de envolver o leitor na trama faz com que ele crie uma espécie de simpatia natural com cada entidade. S. G. Browne as tornou tão humanas que não é difícil durante a leitura você se identificar com Destino, Sorte, Carma, Amor e por que não a Morte por exemplo. Cada um destes sentimentos e emoções tem um defeito, uma doença ou até mesmo um desviou de comportamento. O autor quebrou um pouco a “divindade” desses seres e deixando-os o, mais próximos possíveis da nossa realidade e isso foi o que mais gostei no livro.

Até Deus, aqui conhecido como o Grande J, ganhou esse ar mais “simplificado” por assim dizer. Deus é retratado como o ser supremo e onipresente que todos nós conhecemos, mas foi como o autor construiu a personalidade do Grande J que faz toda a diferença. Em minha opinião o autor quis criar um deus que se importa e está de olho em tudo o que acontece aqui na Terra, mas sem tanta severidade e seriedade. Afinal nada neste livro pode-se ser levado muito a sério.

S. G. Browne escreve bem, principalmente por ser o primeiro livro do autor, Desastre é uma obra que se destaca mais pela criatividade da história do que pelo enredo e construção da mesma.  O autor é um pouco repetitivo e pelo menos eu, acredito que é possível sim; escrever uma obra com pitadas de ironia e sarcasmo sem usar palavras e termos baixos. Claro que em um livro como este você não espera encontrar uma linguagem rebuscada, mas o excesso de palavrões foi algo que me incomodou um pouco.

Outro ponto é que o romance da história não convence. É completamente sem sal e sem açúcar, muito sem graça mesmo. Em minha opinião se o autor tivesse focado mais nas entidades e demonstrado mais com elas interferem em nossas vidas o livro seria bem mais produtivo. Sara é daquele tipo de personagem que não diz para que veio, e ver ela com o Fado é  como misturar água e vinho. Simplesmente não combinam! Acho que seria bem mais interessante e divertido se o autor tivesse investido no romance do Fado com a Destino, mesmo ela sendo um pouco vulgar demais.

Porém mesmo com todas essas pequenas coisas que não estavam me agradando na leitura, Desastre está indo bem até que chegar ao final. Sim este é um daqueles livros em que o final é lamentável. Eu até agora não consigo acreditar que um livro pode ter um final tão idiota e nada haver como Desastre. Foi decepcionante.

Durante toda a leitura você é levado a ter certa reflexão, a repensar algumas atitudes suas e o que guia a sua vida, e isso pelo menos para mim valeu o livro inteiro. Só que realmente eu fiquei bem chateada com o final. Não esperava nada muito fantástico, mas pelo menos algo que fosse minimamente lógico.

No geral eu gostei bastante de Desastre, posso disser que tive bons momentos com ele e me divertir bastante durante a leitura, mesmo com os altos e baixos do livro. Fica a dica para quem quer dar uma variada na leitura e ter uma nova visão de entidades e divindades que nos cercam.




Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. HAiuhaHA
    Ane, me perdoe o trocadilho, mas pela sua resenha, não poderia ter um final melhor para esse livro do que um que fosse totalmente um desastre. ;x
    A sinopse têm elementos ótimos para formar uma história ótima.. Uma pena que não foi.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Julia kkkkkk não tinha pensado desta maneira =P

      bjus

      Excluir
  2. Oii Ane!

    Eu estava louca para saber mais sobre esse livro!
    Você matou a minha curiosidade! :D

    Putz, acho que não vai fazer muito o meu estilo também...
    Passei por uma decepção dessas (o fim do livro) com Beijada por um anjo 5, que fiz resenha hoje.
    O final destruiu o livro. Isso me irrita! :(

    Acho que não vou ler esse então...

    Beijos!! :)

    ResponderExcluir
  3. Ah, esses finais... Tem uns que não merecem respeito algum, né? Me senti atraída por esse livro (me sinto atraída por vááários livros) e entrou na minha lista de leitura, que está cada evez maior, mas coloquei bem lá no fim! ;)

    Beijokas,
    Gislaine
    {Atualizado: http://jeito-inedito.blogspot.com}
    Ah, seguindo aqui!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Acho que ja tinha visto esse livro por ai, mas nunca tinha lido uma resenha, acho que este não vai para a minha wishlist :// UAHSUAHSUA

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  5. Nunca me interessei muito por este livro, a capa lembra muito um Thriller! o.O Mas, depois de ler a sua resenha, fiquei curiosa pra ler! Mesmo com a questão do final (que ódio quando isso acontece, né?) e a do excesso de palavrões, acho que eu daria uma chance ao "Desastre"! rsrrs
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. Morro de vontade de ler este livro, ele parece ser muito interessante, e a sua resenha me deixou mais curiosa ainda. Ai, tenho um caso de amor e ódio com finais nada haver kk, fiquei curiosa.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro até ler sua resenha, achei interessante a estória com entidades e o modo como você escreveu sobre o autor falar de Deus, mas não me interessei muito pelo livro :/

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sempre vejo esse livro para vender nas super promoções do Submarino. A capa e a sinopse são interessantes, tudo para ser bom, certo?

    Tinha certo interesse em ler o livro, mas quando vc disse que o romance é sem graça. Sem sal nem açucar. Minha curiosidade morreu aí. Adoro romances e sempre procuro por eles em qualquer livro que eu leio. rs

    Mas fiquei curiosa com o final. É tão ruim, assim?Sério, fiquei com vontade de ler só por conta de saber o final. #soudessas. rs

    Bjinhuxxxx
    @Jeh_Polato
    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  9. Grande J? O____O

    ResponderExcluir
  10. Eu realmente nunca me interessei muito por esse livro. É mais uma relação: é... se um dia aparecer na minha frente, talvez eu leia, sabe?
    Não gosto de livros muito inconsistentes também, cheio de altos e baixos. Acaba estragando.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Ah, sempre vi esse livro em promoções de livrarias online e por incrível que pareça nem sequer cheguei a ler a sinopse, não sei o porque mais ele realmente não chama muito a minha atenção, e fiquei ainda mais desanimada quando você disse que o romance é sem graça. Enfim, adorei a sua sinceridade, e a resenha ficou ótima :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito da capa desse livro, mas fiquei um pouco decepcionada com em relação ao final que você falou, por ser fantástico demais, gostei muito da sua resenha. Mas não sei se quero ler o livro não rsrsrs.

    Beijão

    Bru
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Até que enfim vi uma resenha deste livro *-* Quase tive um troço, quando vi *-----------------------*
    COMO VOCÊ PODE NÃO GOSTAR DO FINAL DO LIVRO????? :O
    É incrível, um dos melhores livro que já li na minha vida, tem um humor muito bem explorado pelo autor e esse tema, esses personagens são apaixonantes, ele soube explorar muito bem, e mesmo sendo o primeiro livro ele tem uma super experiencia em escrever.

    Beijo Beijo

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in