Sponsor

junho 10, 2012

Silêncio por Becca Fitzpatrick


Silêncio por Becca Fitzpatrick.

ISBN: 9788580571318
• Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Número de páginas: 301
Classificação: 5 estrelas
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino - Compare os Preços.


Sinopse:
Nora Grey não consegue se lembrar dos últimos cinco meses. Depois do choque inicial de acordar em um cemitério e descobrir que ficou desaparecida por semanas, ela precisa retomar sua rotina, voltar à escola, reencontrar a melhor amiga, Vee, e ainda aprender a conviver com o novo namorado da mãe. Em meio a tudo isso, Nora é assombrada por constantes pensamentos com a cor preta, que surge em sua mente nos momentos mais improváveis e parece conversar com ela. Alucinações, visões de anjos, criaturas sobrenaturais. Aparentemente, nada disso tem a ver com sua antiga vida. A sensação é de que parte dela se perdeu. É então que o caminho de Nora cruza o de um sexy desconhecido, a quem ela se sente estranhamente ligada. Ele parece saber todas as respostas… e também o caminho até o coração de Nora. Cada minuto a seu lado confirma isso, até que Nora se dá conta de que pode estar apaixonada. De novo.


Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que a saga Hush, Hush é uma das minhas preferidas, então não é espanto nenhum o terceiro livro da série ser um dos mais aguardados por mim este ano.  Embora a continuação tenha um começo levemente monótono e a história em si não tenha trazido grandes emoções ou surpresas, sua leitura foi bem mais envolvente comparada ao segundo livro da série, Crescendo.

O grande mistério envolvendo o sumiço de Nora, como a sua perda de memória são o plano de fundo de Silêncio. Quem sequestraria Nora, e por quê? O que de tão terrível aconteceu para que seu subconsciente bloqueasse não só os três meses em que ficou desaparecida e sim os últimos cinco meses de sua vida?  Atrás destas respostas Nora guia o leitor a redescobrir seu passado e há encarar verdades que talvez, devessem ficar esquecidas para sempre.

Gostei ver a antiga Nora de volta, já que a mudança de personalidade e as crises de insegurança dela em Crescendo realmente tinham me incomodado um pouco. Apesar de tudo o que aconteceu e de ter a sensação que está completamente no escuro ela volta a ser aquela pessoa determinada, que conhecemos no primeiro livro. Nora não se contenta com resposta vagas ao contrário, ela busca a verdade mesmo sabendo que isso pode acabar por colocar a sua vida em risco novamente. Nora pode não se lembrar do que aconteceu, porém ela sente que as pessoas a sua volta estão escondendo algo dela, algo que é importante demais para permanecer esquecido.

Silêncio consegue manter a curiosidade do leitor durante o livro inteiro. A narrativa é rápida do tipo que você tem que prestar muita atenção a alguns detalhes, pois no final eles se tornam peças importantes para se entender a história, e o melhor a autora começa a preencher aquelas lacunas que ficaram nos dois primeiros livros. Alguns personagens que até então pareciam secundários se tornam essenciais, ganhando inclusive um papel fundamental no desfecho da trama.

Hank Millar
o pai de Marcie é um bom exemplo disso. Ele finalmente revela quem é o que pretende e, posso garantir a vocês que não é coisa boa. Quando mais se descobre sobre ele, mas frio, calculista Hank se mostra ser. Ele não se importa em passar por cima dos sentimentos das pessoas para conseguir o que deseja e muito menos de colocar a vida da própria filha em risco, se isso for garantia que seu plano dará certo no final. Posso continuar não gostando de Marcie, mas consegui sentir pena dela. Afinal ninguém gosta da sensação de ser enganado, e a vida de Marcie em grande parte é uma mentira.

Vee
ficou meio que para escanteio em Silêncio, mas quando surgia, ela parecia um pouco descontrolada.  Desde Sussurro não gosto de algumas atitudes dela, mas em Crescendo ela até que tinha subido alguns degraus no meu conceito. Vee é pouco fútil às vezes e não concordei com o fato de que ela ajudou Blythe, mãe de Nora a ocultar Patch da história. Mesmo que a intenção fosse boa, ninguém tem o direito de omitir a verdade de alguém, principalmente quando este alguém é sua melhor amiga. Por mais clichê que seja, mas a frase: “Me magoe com a pior verdade, mas não me iluda com a melhor mentira” se aplica bem aqui.

Scott
volta e quem estava jurando que a partir da volta dele, o que parece inevitável em livros sobrenaturais (o triângulo amoroso) aconteceria, acabou tendo uma boa surpresa. Está certo que Scott até arrasta uma asa para Nora, mas você percebe que entre conquistar o seu coração e manter a amizade ele prefere a segunda alternativa. Scott é uma das peças chaves deste terceiro livro, já que graças a ele a neblina que cobria as memórias de Nora começa a se dissipar.

Nora mergulha mais uma vez na história sombria dos arcanjos, anjos caídos e nefilins acabando por descobrir que uma guerra entre eles está prestes a acontecer e que ela direta ou indiretamente fará parte disso. Afinal quem pode deixar de cumprir um juramento de sangue, quando a vida das pessoas que você ama está em jogo?

Falando em anjos caídos, Patch mudou. Ele continua com aquele ar cínico e misterioso que tanto adoro, mas percebi que Patch está mais “humano” em Silêncio. É como se houvesse um lado dele que a autora ainda não revelou por completo, como se ela estivesse guardando o melhor de Patch para o final. Eu sei pode ser só impressão minha, porém senti que tinha algo a mais de diferente em Patch neste livro. Se o amor muda as pessoas, talvez a mesma regra valha para os anjos caídos. Quem sabe?

O que mais gostei em Silêncio é que ele ficou um livro bem original, tanto em Sussurro como em Crescendo alguns fatos pareciam remeter a outros livros do estilo, mas desta vez essas comparações automáticas não aconteceram. Becca Fitzpatrick me surpreendeu com um livro que tem como ingredientes uma boa dose ação e suspense. Claro que muitas perguntas continuam pairando no ar, aumentando a minha ansiedade para o gran finale da saga, e a julgar pela forma com que Silêncio acaba tudo é possível.

Para os que tinham se decepcionado um pouco com a saga em Crescendo, podem ficar tranquilos por que Silêncio é muito melhor. Meu livro favorito da série continua sendo o primeiro, Sussurro, porém aquela atmosfera sombria e cheia mistério que ficou faltando no segundo livro voltou e isso para mim valeu muito, pois tinha muito medo de isso não acontecer.

Quem ainda não leu nenhum dos livros da série, leia! Por mais que Crescendo seja um pouco “morno” ele é essencial para a continuação perfeita que foi Silêncio, pois algumas coisas começam a ficar meio claras nele. Agora quem assim como eu já leu os três livros da série a contagem regressiva para o lançamento de Finale já começou.

Ansiosos?


Comentários via Facebook

18 comentários:

  1. “Me magoe com a pior verdade, mas não me iluda com a melhor mentira”

    Frase de MSN rulles!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Ane! Já li Sussurro e Crescendo e amei! Estou ansiosa para ler Silêncio! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Para mim, Silêncio conseguiu ser tão bom quanto Sussurro. Mas o primeiro livro também é meu preferido <3 Sobre Patch estar mais humano, confesso que senti uma mudança nele... ele ficou super protetor e mais fofo, só espero que não fique igual ao Edward pfvr

    Mal vejo a hora de ler Finale *-*

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane,
    Ainda não li e nem sei quando lerei. Não gostei muito de Crescendo. Achei tão parado e meio sem sal que desanimei com a série.
    Todos falam super bem de Silêncio, mas não sei não. Ainda não estou convencida.

    Para ser sincera acho que preciso reler Crescendo porque não faço idéia de onde parou..rsrs

    Gostei de vc dizer que Patch esta mais cínico, o que significa que ele voltou a ser o bom e velho Patch. srsrsrs
    Para mim ele só funciona assim..=)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ane!
    Espero ter a oportunidade de começar a acompanhar a série Hush Hush o quanto antes! Ainda não adquiri os dois primeiros livros e pretendo ler todos ainda este ano. Parece ser mesmo imperdível, pois só tenho visto comentários maravilhosos a respeito pela blogosfera.
    Espero também curtir muito!
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane, já tenho lido umas resenhas elogiando esse livro, que dá um pouco mais de ânimo para ler. Estava enrolando um pouco, já que acho a Nora um porre, e não estava preparada para mais uma dose dela. Que bom que melhora! E o Patch querido, bom, logo, logo nos veremos! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. *Apesar de não ter gostado da capa de Finale, estou ansiosíssima pra ler o último livro!!*

    Aninha, muito boa sua resenha, parabéns! Eu confesso que gostei muito de Silêncio mas preferi Crescendo. Acho que teve mais suspense, fiquei mais elétrica com os acontecimentos. Vee, por ter ficado de escanteio, me deixou meio enfurecida porque em Crescendo ela tá toda na vibe up e de repente some e fica estranha (como você disse)!

    Mas Patch está bem mais envolvente, né? Eu achei, muito bom mesmo! São personagens que a gente vai abraçando e colocando nos favoritos no coração literário né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha flor, quero muito começar a ler esta série e em breve estarei lendo sim!!

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. AH eu só li os dois primeiros até agora :/ Silêncio tá na minha lista de desejados desde o começo do ano, preciso ler mesmo ele, ainda mais depois da sua resenha *O*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie Ane!
    Gostei da resenha e fiquei feliz por saber que Silêncio é melhor que Crescendo porque fui um adas que se decepcionou um pouco com Crescendo...
    Mal posso esperar pra ter o meu exemplar e já estou querendo "Finale"!

    Bjs,
    Ariane;)
    http://onedayatime.zip.net

    PS: Novidade lá no blog

    ResponderExcluir
  11. Muita gente já falou muito BEM desse livro. Parece sr muito bom, mas - não sei porque - eu ainda não o li. Ele está na minha lista a tempos, mas ainda o li. :/
    Xxx

    ResponderExcluir
  12. Faz tempo que não leio livro assim mais "darks". A história me parece interessante...hmmm

    Mais livros pra minha listinha! ^^

    beijos
    cfhell.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane!
    Eu tenho muita curiosidade mesmo para começar Hush Hush. Mas to esperando chegar logo o Finale aqui, aí eu compro tudo de uma vez (é mais fácil esperar lançar o quarto quando não se leu nada do que quando se leu, não é verdade?).
    Eu também quero me apaixonar pelo Patch, poxa. Depois de ouvir falarem tanto dele, acho que já estou apaixonada antes de ler. ASHAHSUA

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Só de saber que essa saga é uma das suas preferidas, já fico com mais vontade de ler... mas acontece que, tenho tantos livros aqui na fila de espera, que não estou podendo comprar nada, mas quando eu voltar às minhas queridas compras, eu com certeza vou querer comprá-la.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  15. Quero ler i-i A série inteira porque ainda não tive a oportunidade de ler i-i Mas logo eu leio :P e provo o sabor desse livro que aparenta ser delicioso *--* Hummmmm

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    blogkimygabrielli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Essa série já tem um tempinho e nunca li nenhum dos livros, já tem tempos que ando saturada desse gênero. Na verdade, eu quase não li nada do gênero, sou uma menina dificil, hahaha.

    beijos querida.

    ResponderExcluir
  17. Ainda me lembro do alívio que senti quando li Silêncio e consegui gostar dele quase tanto quanto do primeiro. Crescendo tinha me dado um susto enorme! Achei que a série ia começar a desandar, mas aí veio o terceiro e acalmou meu coração <3
    Também fiquei feliz em ver a antiga Nora de volta. Não saberia o que fazer se ela continuasse tão insegura e irritante ;s
    Estou contando as horas para Finale, mesmo achando a capa dele horrível ;p
    Beijo.
    http://www.ultimoromance.com/

    ResponderExcluir
  18. Puxa Ane, você me deixou louca de vontade de ler este livro agora! *-* Amei Sussurro, mas achei Crescendo realmente um pouco decepcionante... mas, pelo jeito, Silêncio é tudo de bom! *-* Quero ler pra ontem!
    Bjus,
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in