Sponsor

agosto 12, 2012

Jogos Vorazes por Suzanne Collins



Jogos Vorazes por Suzanne Collins.


Editora: Rocco
Ano: 2010
Número de páginas: 397
Classificação: 3 estrelas
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino - Compare os Preços



Sinopse:

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


É sempre difícil começar a resenha de um livro, quando você tem sentimentos e opiniões divididas sobre ele. Confesso que nunca tive muito interesse em ler Jogos Vorazes, não por ter algum “pré-conceito” em relação ao livro, ou coisa do tipo, mas a verdade é que até hoje nada que eu lia a respeito dele me chamava muito atenção. Não sei se essa falta de interesse minha foi algo positivo ou negativo, mas no final até que consegui gostar do livro.

Jogos Vorazes não é o livro mais fantástico que já li em minha vida, ao contrário ele está bem longe disso. Por mais bem escrito que ele seja em “quase” todos os momentos, Jogos Vorazes não consegue ser o tipo de leitura que me prende por completo. A narrativa é feita em primeira pessoa e no tempo presente, ou seja, todo livro a narrado pela protagonista Katniss e só conseguimos captar a atmosfera da história através de suas percepções.

A narrativa é extremamente detalhista o que até certo ponto é ótimo, porém alguns fatos descritos são tão banais e sem importância que além de deixar a leitura cansativa e até um pouco repetitiva, passava a impressão que a autora se perdia e precisava de um tempo para reorganizar a história. As inúmeras descrições de refeições fartas e roupas esplêndidas, oras me davam a impressão que estava lendo um livro de culinária, oras um guia de moda e não um livro distópico.

Claro que o livro tem todo um apelo emocional, afinal Katniss se ofereceu para participar dos jogos no lugar de sua irmã mais nova, são crianças e adolescentes lutando entre si pela própria sobrevivência em um espetáculo que desde o principio deixa muito claro que os resultados são manipulados para entreter o público. O que não chega a ser muito surpreendente se pararmos para pensar que os Jogos Vorazes é uma espécie de "BBB mortal".

Em meu ponto de vista Katniss não passou por tantas dificuldades durante os jogos, na verdade eu achei que as coisas para ela foram bem mais fáceis do que quando a comparamos com o seu parceiro Peeta. Sabe quando você começa a ler um livro e já sabe como vai terminar? Senti isso durante a leitura de Jogos Vorazes.

Mesmo ele sendo um pouco melhor do que eu esperava em nenhum momento a história conseguiu me surpreender. Claro que todo o contexto do livro é interessante, pois temos um governo autoritário e corrupto, uma mídia manipuladora, fome, crueldade, revolta e medo, mas infelizmente todas essas características que serviram em tese para compor o enredo principal do livro, somem para dar destaque a um "namorico de fachada".

Não sei se foi à intenção de Suzanne Collins abrandar um pouco a história, afinal eram jovens que precisavam matar uns aos outros para sobreviver e isso se pararmos para pensar um pouco é realmente cruel. Porém o fato da autora não ter se aprofundado em outras questões mais interessantes como a origem de Panem e seus distritos me decepcionou um pouco.

Eu gostei do livro, acho que ele cumpre bem o papel de entreter embora seja meio óbvio que por ser uma trilogia a história acabe deixando algumas lacunas e perguntas sem respostas. Talvez o meu maior problema em relação ao livro foi ele ser muito previsível e sem grandes emoções. Jogos Vorazes não teve em nenhum capítulo algo que eu possa chamar de “o grande momento” e senti falta disso quando terminei a leitura.

Sei que a série Jogos Vorazes tem inúmeros fãs entre eles muitos que acompanham o blog, por isso faço questão de deixar bem claro que está foi a minha visão a respeito do primeiro livro. Como comentei logo no começo da resenha eu ainda tenho opiniões um pouco divididas em relação ao livro, tanto que não me atrevo a dizer que ele foi “superestimado” pela mídia, ao contrário mesmo com alguns exageros na narrativa, e o pouco aprofundamento no que de fato interessaria na história, ele consegue ser um bom livro.

Se eu recomendo Jogos Vorazes? Sim claro, mesmo achando que o livro tinha um potencial enorme para ser melhor do que realmente é Jogos Vorazes possui em sua estrutura dois pontos que levo muito em conta em um livro: uma boa narrativa e personagens bem construídos e só isso valeu cada minuto de leitura.

Espero ter a oportunidade de ler a sequência da série em breve, até por que fique curiosa em saber o que vai acontecer com Peeta e Katniss. Vai que eu acabe me tornando mais uma fã da série. O que vocês acham?


Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. ja eu discordo eu acho o livro perfeito não sei se é por que eu sou fã da serie e isso pode (deve) influenciar amis eu acho o livro fantastico e vou parar de falar se não vão me jogar pedras rs mais cada um tem sua opnião mesmo voce não tendo gostado muito do livro voce reconheceu que a historia tem potencial ou seja dedinho pra cima parar sua resenha
    Beijos~~

    Raphael - Louco por Livro

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito de Jogos Vorazes, apesar de não estar com aquela vontade de ler, acho que foi isso que me surpreendeu.
    Eu também to querendo saber o que vai acontecer com o Peeta e com a Katniss. :x

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Ane! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei bastante de Jogos Vorazes, realmente as descrições as vezes são de mais e algumas lacunas ficaram abertas e mesmo ao decorrer da trilogia conitnuam sem resposta. Quanto a trilogia em si prefiro Em Chamas, é bem mais atraente... Mas eu acho que o erro de Jogos Vorazes é o Jogo em si, já que sabemos o fim porque ainda tem dois livros pela frente, enfim. Não é a melhor leitura do mundo. Mas vale a pena :)

    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane!
    Eu já li Jogos Vorazes e adorei, achei bem intenso e com uma trama bem marcante... mas acho que vai muito do gosto de cada um, e do momento em que se lê! ;)
    Gostei da sua resenha, bem sincera!
    Bjus!!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane, no começo eu fiquei meio assim de ler, mas como mtas pessoas estavam lendo e achando o máximo eu me vi na obrigação e extrema curiosidade para conhecer a trilogia, e confesso que me surpreendi mto e adorei Jogos Vorazes, pra mim o primeiro livro foi o melhor, não que os outros não sejam, mas me empolguei bastante com o primeiro, gostei da sua resenha foi bem sincera...

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu li o livro e adorei, você já assistiu ao filme? Leu as sequências? Eu particularmente amei todos os livros da série <3. Já viu a tag dos sete pecados? Se não, veja lá no meu blog se decidi fazer me avisa que passo para dar uma olhada (:. beeijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu não gosto muito da protagonista, o que dificultou um pouco minha leitura. Não sou fã da série. rs
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane, eu li esse livro há alguns meses, mas ainda não pude ler a continuação. Diferente de você, e mesmo também não esperando muito da história, me surpreendi bastante, e me envolvi muito com o contexto. Uma pena, para mim, foi a narração em terceira pessoa, já que acabávamos não sabendo o que se passava do lado de fora da arena, coisa que me deixou louca de curiosidade e que eu espero que seja mais explorado nas continuações.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Eu também me sinto como você, nada me atraiu verdadeiramente quanto a Jogos Vorazes e é esse o motivo pelo qual ainda não li a série. O motivo de querer ler é saber o porque de todo mundo é apaixonado pela série então acho que devo mesmo dar uma chance. Amei a resenha.

    Beijinhos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  11. Oi Ane :D
    Não li sua resenha. Porque? Bom, eu to evitando resenhas desse livro, sabe? Eu não sei se eu vou gostar muito quando ler, então .-. UASHUAHSAUH Todo mundo sempre fala que é bom, enfim. Vi que deu três estrelinhas, então creio que foi mediano. Quando a gente se encontrar, você fala mais sobre ele UAHSUAHSUAHUSHAUSH Mas a resenha deve estar linda como sempre :D

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  12. Essa foi uma das pouquíssimas,se não a única resenha não tão positiva assim do livro, cheia de elogios e o quanto o livro é maravilhoso, e blá blá blá. Ainda quero lê-lo claro, mas que bom que não gastei um alto preço em comprá-lo logo quando foi lançado ou logo quando o filme deu sucesso. rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane!
    Ainda não li Jogos Vorazes. Na época (uns meses atrás, não sei exatamente quantos) comprei a trilogia por um preço acessível e estava determinada a ler pelo menos JV antes do filme. Mas aí não deu tempo, o filme foi lançado e um reboliço enorme por causa dessa história. A partir de então fiquei com medo de ler o livro e ter uma opinião divergente da maioria, acredita? Mas fiquei feliz por ter encontrado resenhas sinceras.
    Eu imaginei que o livro fosse realçar muito mais o lance da corrupção da sociedade, a mídia e a própria luta.
    Claro, as meninas caíram matando em cima do Peeta e queria saber se ele é realmente tudo isso no livro ou apenas o ator deu um "tchãn" no personagem....

    Espero ter a oportunidade de ler. Meu irmão baixou o filme (caham) e pretendo assistir logo!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  14. Ah, muito boa a sua resenha, de verdade. Li Jogos Vorazes já faz um bom tempinho, porém optei em não resenha-lo no blog, mas minhas impressões foram exatamente iguais as suas. O fato da narrativa ser detalhista demais, realmente acabou deixando a leitura cansativa. Enfim, adorei a critica.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  15. Pow adoro esse livro principalmente por deixar o romance dos personagens meio que em segundo plano, e também por não economizar nas mortes violentas! kkk

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in