Sponsor

setembro 18, 2012

A Culpa é das Estrelas por John Green

A Culpa é das Estrelas por John Green.

ISBN: 9788580572261
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Número de páginas: 283
Classificação: 5 estrelas
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino - Compare os Preços

Sinopse:

Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.



Não se serei capaz de descrever através de uma simples resenha tudo o que este livro me passou. Lágrimas me vêm aos olhos e sinto um aperto em meu coração. Sei que nada que eu vá escrever aqui estará à altura de algo tão dramaticamente belo.  Por isso me perdoem se algo parecer desconexo nesta resenha. Estou brigando com as minhas próprias emoções enquanto a escrevo.

A Culpa é das Estrelas não é um livro que encanta logo de cara. Assim como os seus personagens a história vai encantando aos poucos, e quando você se dá conta é tarde demais, você já foi completamente conquistado.  O autor John Green conseguiu trabalhar o drama de uma forma leve, delicada e ao mesmo tempo divertida. A sutileza que o autor usou durante toda a narrativa é de uma beleza gigantesca que me envolveu em um turbilhão de emoções que simplesmente é impossível eu conseguir traduzir este sentimento em palavras.

Hazel Grace é uma pessoa fantástica! Não só por ser uma verdadeira guerreira e lidar com a sua doença de uma forma tão lúcida e madura, chegando muitas vezes a ser mais madura que seus próprios pais. É o seu senso de humor inteligente e irônico aliado a urgência de se viver o hoje que a tornam tão especial. Por mais que ela seja “apenas” uma personagem de um livro de ficção, Hazel é o tipo de pessoa que passa pelas nossas vidas e deixa um pouco da sua força, da sua maturidade, de seu sendo de humor peculiar e por que não, da sua esperança.

Augustus, (...) como vai ser difícil falar deste menino gente, mas vamos lá. Eu quero muito um dia conhecer de verdade alguém com uma alma tão boa, tão desprendida de egoísmo e com tanto amor, carinho e fé para doar aos outros. Pense em um menino lindo, como uma enorme vontade de viver e ao mesmo tempo com um medo enorme de ser esquecido.  Imagine uma pessoa capaz de abrir mão de seu único desejo por amor. Capaz de sacrificar suas conquistas para consolar um amigo, alguém capaz de enfrentar seus maiores medos e toda dor com um sorriso estampado no rosto. Esta pessoa é o Augustus.

Agora junte esses dois seres especiais; Hazel e Augustus, o que você tem a uma linda história de amizade, companheirismo, entrega, perseverança e claro Amor. Junto estes dois jovens nos ensinam a importância de vários sentimentos e valores que hoje parecem esquecidos.  Eles nos mostram o quão precioso é um único momento em nossas vidas.

Isaac completa o time sendo mais um daqueles personagens secundários que conquista nosso coração meio que sem querer e se torna especial. Não por tudo que passa no decorrer da história, mas por não perder sua essência e se deixar abater por tudo que a doença lhe tirou.

A Culpa é das Estrelas “destruiu” com minha vida. Tanto que hoje fazendo mais de uma semana que eu terminei a sua leitura, me sinto triste por que a dor que eu senti em meu coração enquanto eu lia o livro continua aqui. E dói gente só quem leu sabe como as últimas páginas deste livro doem.  Hazel, Augustus e Isaac são personagens surpreendentes, apaixonantes e tão vivos, que a minha vontade era de poder torná-los reais para abraçar um a um, e dizer o quanto eu os admiro e me orgulho deles.

Por favor, leiam A Culpa é das Estrelas! Sei que a afirmação que fiz ai em cima pode assustar um pouco, mas muitas na vida muitas vezes é preciso destruir o que existe para reconstruir algo mais forte no lugar. A Culpa é das Estrelas é fantástico, dolorosamente triste, mas de uma pureza e beleza tão grande que todo mundo deveria ler este livro pelo menos uma vez na vida.

De todo meu coração eu espero ter conseguido passar senão tudo, mas ao menos um pouco de tudo o que senti durante a leitura deste livro. Espero que pelo menos uma parte da emoção que estou sentido agora consiga chegar até vocês através destas palavras.

Por favor, leiam A Culpa é das Estrelas!

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. awn eu ja tive vontade de abraçar um personagem viu ç.ç
    que lindo

    ResponderExcluir
  2. Só de ler sua resenha já me partiu o coração novamente D: AGORA QUE EU ESTAVA ME RECUPERANDO DESSE LIVRO! AUSHAUSHUSH Eu não consegui fazer uma resenha decente para esse livro, nada que eu falasse ia ser o suficiente. Tudo muito lindo, que bom que gostou do livro e linda sua resenha. Mais uma que vai comer bolo e doce no clube do livro no mês do meu aniversário o/ UAHSUAHSUAHUS Q

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Ok, essa resenha me deu calafrios e eu voltei a chorar e AI MEU DEUS A CULPA NÃO É DAS ESTRELAS, É DO JOHN GREEN MESMO
    Afuuuuu respira
    Tá. Eu nem tenho mais oq dizer sobre esse livro, me esgotou as palavras e ainda não parece o bastante. Só de lembrar eu ouço meu coração fazendo "crack", abrindo uma rachadura de novo. E ainda assim, mesmo tão doloroso, é lindo, maravilhoso, perfeito e eu meio que quero que todas as pessoas do mundo leiam.
    Vou ali chorar num cantinho, licença.

    ResponderExcluir
  4. <3333333333
    É sempre difícil expressar em palavras os sentimentos que envolvem A Culpa é das Estrelas. Eu, literalmente, entrei em depressão por duas semanas... tem livros que causam esse efeito em mim, mas faz parte. Não deixa de ser um livro incrível e que todos deveriam ler!
    Estou torcendo para a Intrínseca não demorar muito para lançar os outros livros do John Green *-*

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  5. Ah o livro é lindo, amei os personagens, eu não tão emotiva mas gostei do jeito que John descreveu a estoria

    bjos

    ResponderExcluir
  6. A culpa é das estrelas é um livro tão lindo em que você chora, você ri, você se apaixona por esses personagens tão cativantes que são a Hazel e o Augustus, um livro realmente emocionante. A culpa é das estrelas, virou um dos meus livros favoritos, tanto é que comprei a versão em inglês do livro com capa dura. E também concordo com você Ane eu quero um dia conhecer alguém como o Augustus. Adorei a sua resenha e concordo em tudo que você escreveu. bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane, eu fiquei totalmente embasbacada com essa resenha, acho que a emoção salta aos olhos em cada palavra, transborda do seu texto, que ficou lindo.
    Eu ainda não li o livro, mas sei como acontece quando dói assim no final e, agora mais do que nunca, eu preciso deste!
    Amei cada palavra, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha Ane, expressou muito bem suas emoções ao ler o livro!
    Já li resenhas muito positivas, e outras muito negativas, a respeito deste livro... tenho curiosidade de lê-lo, parece muito emocionante!
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Nossa, como esse livro é elogiado!!! Eu o tenho aqui e será uma das minhas próximas leituras. Gostei muito da resenha.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Lindo, lindo seu post. Esse livro é assim mesmo né? Faz isso com a gente, nos deixa com o coração nas mãos, destruído e ao mesmo tempo feliz, com uma sensação de saudade, pq o livro acabou depressa demais, mais do que deveria, e você quer mais, mais de Hazel, mais de Gus e mais do fofo do Isaac. Tô apaixonada por esse livro, uma das melhores leituras que já fiz na vida.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Pelo enredo e pela sua resenha sei que irei me acabar de chorar com esse livro, não posso ler na tpm, kkkk
    Bjus

    Rafa
    www.rafaelando.com

    ResponderExcluir
  12. Preciso ler esse livro!!!! *-*
    Parabéns pela resenha, você conseguiu transmitir muito bem o quanto gostou da leitura.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Sem dúvida você conseguiu transmitir muito bem o que sentiu durante leitura, a resenha ficou muito boa:)
    Em relação ao livro, tive as mesmas impressões que você, e por incrível que pareça ele também "destruiu a minha vida", a história mexeu tanto comigo que até sonhar com os personagens eu sonhava, sem contar que fiquei um mês sem conseguir ler nada. Mas enfim, devaneios a parte, sem dúvida A culpa é das estrelas é um livro que obrigatoriamente tem que ser lido.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  14. A cada resenha desse livro, aumenta mais a minha vontade de ler *----*
    Acredito que chorarei durante toda história. Só tenho de ter cuidado pra não deixar as lágrimas caírem no livro.
    Parabéns pela sua resenha.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in