Sponsor

novembro 18, 2012

Belo Desastre por Jamie Mcguire


Belo Desastre por Jamie Mcguire.

ISBN: 9788576861911
Editora: Verus
Ano: 2012
Número de páginas: 389
Classificação: 2 estrelas
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino - Compare os Preços



Sinopse: Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. E é então que eles se envolvem em uma relação intensa e conturbada, que pode acabar levando-os à loucura.


Faz exatamente seis dias que estou tentado começar esta resenha. Foram inúmeras tentativas, mas a verdade é que não sei ao certo por onde começar ou o que escrever. E antes que vocês pensem que esse “bloqueio” se dê pelo fato de eu ter achando o livro fantástico, maravilhoso, incrível e todo o blá, blá, blá que com certeza vocês já leram sobre ele em outras resenhas, acredito que a minha opinião será um pouquinho diferente das outras.

Então antes de vocês começarem a questionar se estou passando por uma fase de chatice crônica ou algo mais sério que nem a ciência explica, já que os livros que todo mundo ama não andam despertando em mim tanto amor assim, vamos aos fatos.

Sinceramente eu achei Belo Desastre um livro muito, mais muito normal mesmo. Não vi nada de incrível, controverso, viciante, romântico, sensual ou qualquer outra classificação que tenham dado a ele. Simplesmente normal.  Eu não vi nada de “super fantástico”, apenas um livro com uma história para lá de clichê que ainda tenta justificar o comportamento abusivo dentro do relacionamento.

Belo Desastre me chamou a atenção por que todo mundo estava dizendo que ele era perfeito, um dos melhores livros do ano, e a sinopse dele realmente me fez acreditar que eu precisava ler ele.  E eu nem vou entrar na questão que a sinopse não tem relação nenhuma com a história em si, por que não vejo isso como uma falha já, que acredito que a grande maioria das pessoas se interessou pelo livro por causa dela. Então ela cumpriu bem o papel de despertar a curiosidade de nós leitores.

O meu maior problema com o livro foi à construção dos personagens, e me perdoem a sinceridade, eu achei eles muito fracos. Tanto a personalidade da Abby como a do Travis não coincidem em nada com a imagem que a autora tenta passar deles durante toda a história.  E isso vale também para America melhor amiga de Abby e seu namorado Shepley, primo de Travis.  Até mesmo o Parker (a pior tentativa de criar um triângulo amoroso de 2012) e o Finch não deixaram muito claro para o que vieram na história. Eu esperava personagens mais maduros com atitudes mais adultas, e me decepcionei com o fato de que além deles terem um comportamento incoerente, algumas situações eram tão infantis que quando cheguei à metade do livro eu já tinha perdido quase todo o animo com que iniciei a leitura.

Em minha opinião o livro acabou se estendendo demais e sem necessidade, pois o desfecho já estava muito claro desde o começou da história, e da metade para o final foi uma sucessão de brigas, voltas, ataques de ciúmes, um verdadeiro drama que não agregou em nada à narrativa. É triste ter que admitir isso, mas eu só continuei a leitura por que no fundo eu tinha esperança que a autora em algum momento fosse me surpreender e infelizmente isso não aconteceu.

É claro que o livro tem pontos positivos e um deles é a escrita da autora Jamie Mcguire. A narrativa é fluida o que faz com que o ritmo de leitura seja rápido e envolvente. Jamie Mcguire quis usar a velha fórmula que o "amor muda as pessoas", só que no meu ponto de vista a relação da Abby com o Travis está longe de ser amor. A forma como ele trata ela é abusiva e me deixou incomodada em vários momentos.

Além disso, fiquei com a sensação que autora se perdeu no meio do caminho e não soube mais conciliar a história que ela tinha em mente com a personalidade dos personagens. Pelo menos foi à impressão que eu tive. Embora não tenha sido a “minha leitura do ano”, Belo Desastre possui os ingredientes certos para um bom livro, ingredientes esses que funcionaram bem até a metade da história. Gostei e desgostei de muitas coisas durante a leitura, claro que desgostei mais, porém nem tudo é perfeito (...).

Talvez se eu tivesse conseguido me identificar com alguém ou até me “apaixonado” pelo Travis, as minhas impressões do livro seriam totalmente diferentes, mas Belo Desastre não conseguiu fazer com que eu caísse de amores por ele. Podem brigar comigo e me chamar de chata, mas essa é a realidade.

Comentários via Facebook

16 comentários:

  1. Oi Ane! Eu gostei deste livro, não li pela sinopse não, até porque se fosse por ela eu nunca teria lido, foi mais por curiosidade, tantos e tantos comentários positivos que eu precisava descobrir a razão.
    Este ano está sendo o dos livros mega comentados, como foi o caso deste, de 50 Tons e Branca de Neve, este último eu não gostei.
    É assim mesmo, vamos gostando de uns e de outros não, mas o importante é manter este nosso vício saudável, a leitura.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. De fato o sinopse do livro me fez apaixonar mas pela sua resenha parece aqueles livros que acaba esperando de mais e no fim nem e lá essas coisas, mesmo assim vou ler ele, rs necessito de uma história como essa, mais adolescente e cliché

    http://blogversoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu amei o livro, amei as brigas, deu sentimento de que eu estava lá junto aos personagens, Travis ganhou meu coração por causa do jeito dele, mas obrigada pela sua resenha me mostrou um outro lado que eu não tinha analisado

    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane, essa é a primeira resenha que leio dizendo que o livro é mediano. Eu tenho curiosidade de ler pelos mesmos motivos que você citou, e tenho que admitir que a vontade é grande, mas como nem posso comprar livros nesses próximos meses, sem chance. Claro que se tiver oportunidade, lerei, e acho que, ao menos, não terei expectativas tão altas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adorei conhecer seu blog!
    Seguindo!!!

    Quero muito ler esse livro!
    Beijinhos
    Rízia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eita....
    Li a sinopse e achei meh
    E em seguida a sua resenha e fiquei: "será?"
    Me deu vontade de ler pra comprovar isso XD
    ~Emilie Escreve~ • • • FanpageTwitterGoogle+

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane, o que sera q está acontecendo contigo hein, nenhum livro mais te agrada...rsrs eu ainda não li esse, mas vi todo o bafafa que foi em torno dele, estou curiosa para ler...

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu sinceramente não achei que a autora quis criar um triângulo amoroso. Apenas acho que ela quis criar situações reais, do nosso cotidiano. É uma pena que você não tenha gostado TANTO como eu. Eu sinceramente amei o livro. Mas como cada pessoa tem uma opinião, então...
    Nossas opiniões quase sempre são distintas, né?! rsrs
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Estou com esse livro aqui, só aguardando a leitura, mas não tenho ideia se vou gostar ou não. A sua resenha é a primeira resenha com opinião diferente que li, porque todas as outras diziam mil maravilhas. Vou começar a ler sem ter grandes expectativas.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  10. Olá :)
    Amei a resenha. Você teve uma opinião bem parecida com a minha. Achei muito normal também, ain, nem vou falar mais nada. Enfim, que bom que gostou mais ou menos, espero que sua próxima leitura seja mais interessante.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  11. Adoro ver resenhas com opiniões divergentes das gerais. Meio que unanimidade soa estranho, sabe?

    ResponderExcluir
  12. Olá Ane! Quanto tempo que não passo por aqui.
    Confesso que tinha muita curiosidade em relação a esse livro, mas sua resenha me deixou um pouco receosa. Adorei a sua sinceridade, é a primeira critica negativa que leio sobre Belo Desastre.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  13. Desanimei com esse livro.. Eu até tava interessada, mas ao meu ver também pareceu um livro normal, apesar das resenhas positivas que li.
    Gostei da resenha :)

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa Anne concordo com você, não gostei do livro achei o Romance fraco , história corrida e personagens maus desenvolvidos, eu tenho a mesma opinião que a sua e o que é aquela sinopse ( até coloquei na minha resenha) não bate em nada com a história, sóh marketing mesmo enfim ...

    ResponderExcluir
  15. CONCORDO TOTALMENTE! Apesar de eu ter quase arrancado os cabelos de ódio pelo Travis e pelo machismo visível da autora.

    ResponderExcluir
  16. CONCORDO TOTALMENTE! Apesar de eu ter quase arrancado os cabelos de ódio pelo Travis e pelo machismo visível da autora.

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in