Sponsor

agosto 10, 2013

Alma? por Gail Carriger

10 de agosto de 2013.

• ISBN: 9788565859042
Editora: Valentina
Ano de Lançamento: 2013
Número de páginas: 308
Classificação: Ótimo
Este livro foi enviado como
cortesia para resenha.


Sinopse: Protetorado da Sombrinha (Livro 01)

Alexia Taraobtti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?

Sabe aquela história que começa meio “sem pé em sem cabeça”, mas que no decorrer de cada capítulo ser torna impossível de parar de ler?  Pois, Alma? da autora Gail Carriger segue bem essa fórmula. A capa e a sinopse entregam um pouco a história que o livro aborda, porém se só de olhar ambos aquela pontinha de curiosidade aparece, eu garanto a vocês que durante a leitura ela só aumenta.

Alexia Tarabotti está longe de ser o que se espera de uma dama do século XIX. Fora o seu jeito nada delicado e gracioso de ser, Srta. Tarabotti não possuiu alma o que faz dela uma pernatural, - nem humana e nem sobrenatural.  Tal “qualidade” bastante incomum, principalmente em uma sociedade dividida entre os seres humanos e os seres sobrenaturais. Imagine você vivendo na Inglaterra em pleno reinado da rainha Vitória e correndo o risco de encontrar vampiros, lobisomens e até fantasmas nos bailes de gala da alta sociedade londrina? Pois é nesse mundo que embarcamos com a Srta. Tarabotti, e por mais incrível, confuso e assustador que tudo isso possa parecer, quem realmente devemos temer aqui não são as criaturas da noite.

Alma? possui uma mescla ótima de vários elementos e estilos de literatura, que além de se casarem muito bem entre si, conta com personagens maravilhosamente construídos. Acho que fazia um bom tempo que não lia um livro e não me identificava tanto com uma protagonista, como eu me identifiquei com a Alexia. Tudo bem que a primeira vista ela pode ser completamente doida, pavio curto, sarcástica e até um pouquinho “sem noção”. Porém é justamente esse jeito meio “estabanado” dela, que a torna uma personagem mais humana mesmo ela própria estando um pouco longe de ser “humana”, por assim dizer.

Tipo, ela foge do padrão de mocinhas atuais que são ou muito perfeitas, ou extremamente sem graça. Alexia é comum, - de um jeito único é claro, mas comum. O mesmo ocorre com o protagonista da história, o irresistível lobisomem Lorde Macon. Ele possui um carisma e uma personalidade tão marcante, mas sem ser o tal príncipe encantado ou o bad boy que precisa de “colo”. Ele é ranzinza, mandão e completamente estressado, só que essas características que normalmente o tornariam um personagem chato fazem dele engraçado e encantador. Além disso, o relacionamento bem no estilo “cão e gato” dele e da Alexia deixa toda a atmosfera do livro divertidíssima e ao mesmo tempo romântica e sexy.

Outro personagem que merece destaque é o auxiliar de Lorde Macon, o também lobisomem professor Randolph Lyall.  Lyall é mais reservado e até mais “sensato” do que seu alfa, embora ele não tenha o mesmo carisma que o seu chefe, ele cativa o leitor por conta do seu raciocínio rápido, como pela sua sutil ironia, o que dá a narrativa um toque a mais de comédia.   Um personagem que me cativou bastante e se tornou um dos meus personagens favoritos é Lorde Akeldama. Ele é um vampiro tão cheio de excentricidades que foi praticamente impossível eu não gostar dele “a primeira vista”. Ok! Quanto mais excêntrico e “estranho” for o personagem mais eu gosto, mas algo no Akeldama faz dele um personagem tão querido, que confesso que realmente me apeguei e sofri em alguns momentos com ele.

Mesmo os personagens secundários (os humanos), a família fútil de Alexia, sua amiga melhor amiga Yvi e o mordomo Floote conseguem de uma maneira mais discreta e pequena se destacar na narrativa. O que deixa bem claro que Gail Carriger sabe trabalhar muito bem um enredo com vários personagens. Outra característica que gostei muito na escrita da autora foi que ela conseguiu balancear bem o romance, a aventura e a comédia durante a narrativa, de forma que em momento algum a leitura se tornou monótona.

Esse mundo paralelo criado por Gail Carriger é tão fantasioso e surreal, e ao mesmo tempo muito próximo a nossa realidade de hoje. A meu ver a autora soube de uma forma muito delicada fazer uma leve critica aos valores que temos hoje já que, ambos os protagonistas estão longe de ser o estereótipo perfeito tanto da sociedade daquela época como a de hoje também. Tanto a ambientação da história e como a riqueza de detalhes do período histórico em que ela se passa presentes na narrativa tornam o livro leve e super agradável. É aquele típico livro que você fica tão envolvido com a história que só se da conta de como se envolveu com a leitura quando ele “repentinamente” acaba.

Bem, a única coisa que acho que deixou um pouco a desejar, foi esse final repentino. Talvez se ele tivesse umas duas ou três páginas a mais, eu não ficaria com a sensação que o livro acabou do nada. Assim, pela forma como a história foi se desenvolvendo eu estava esperando um final mais marcante e que deixasse aquele gancho para o segundo livro da série. Porém ele terminou tão fechadinho que estou bastante curiosa para saber como, e de que ponto a autora vai continuar a história.

“Tenho gastado muito tempo e energia,desde que nos conhecemos, tentando não gostar de você – admitiu ele, por fim. Mas não respondeu à pergunta da Srta. Tarabotti.”

Alma? é o tipo de leitura que agrada os fãs de vários gêneros literários. Divertido, romântico e cheio de aventura, ele conquista o leitor logo no primeiro capítulo.  Garanto que você nunca mais verá a época vitoriana com os mesmos olhos.




Comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Gostei da resenha Ane. Quero muito ler Alma! Parece ser um excelente livro, além de ter todos os elementos que eu aprecio em uma leitura. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. cara eu quero e não quero ler esse livro
    sei lá, a capa já não me agrada muito shausuhuh ok sou um pouco fútil, mas pow ela me deixa pra baixo sabe xpp

    ResponderExcluir
  3. Oieee ;)
    Ainda não li esse livro espero fazer isso logo, só tenho lido resenhas ótimas a respeito e a sua só veio para confirmar!
    Espero me sentir como você e me emocionar nessa leitura.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  4. Foi como você disse, eu achei essa história tão sem pé nem cabeça - pela sinopse - mas eu não consigo conter essa curiosidade! Tenho certeza de que leria num piscar esse livro e que acabaria gostando por simplesmente me entreter. Tô ansiosa pra ler Alma?
    Ótima resenha!
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o livro também. O final repentino creio que seja respondido na continuação.
    O que mais me atraiu no livro é a forma com a autora descreve as coisas. Os diálogos também são muito bons.
    Adorei a resenha :D pegou bastante da ideia do livro e sua concepção. Parabéns, de verdade.

    beijos

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  6. Oie :)

    Nossa estou muito interessado nesse livro ainda mais por ser um gênero que não estou tão acostumado, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane! Eu gostei bastante do livro, achei a protagonista muito divertida e diferente do que vemos por aí. A abordagem sobrenatural é uma das melhores que vi, aquele vampiro gay é demais. Espero que a editora não demore para trazer o restante da série.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Estou querendo muito ler
    esse livro, que bom que gostou, quanto ao final repentino tenho lido muitas reclamações a esse respeito, sei que isso me incomodará também quando eu o ler

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já li varias resenhas positivas sobre esse livro. Me interessei em ler, mas ainda não consegui ganhar ele hehehehe. Você é a primeira que vejo falar sobre o final.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostei dessa resenha, esse livro está bem falado... Eu acho essa capa e nome tão vagos ...

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  11. oi Ane tudo bem?
    olha não fiquei interessada pelo livro, não me seduziu a ponto de me fazer querer lê-lo desesperadamente, não sei se o tema me deixa receosa ou o que só não curti mesmo :/
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amo muito livros "sem pé nem cabeça". Adoro os clichês, mas de vez em quando presibilidade cansa, e é bom ter um autor que vire os seus conceitos do que é um livro do gênero X de cabeça pra baixo.

    ResponderExcluir
  13. É um livro que não faço a mínima vontade de ler. Mesmo com os elogios, a premissa interessante ... não sei porque mas tenho curiosidade.

    David - Leitor COmpulsivo

    ResponderExcluir
  14. Um pergunta que eu iria fazer: que tipo de gênero é esse? rsrs
    Eu tenho visto alguma divulgação do livro pela editora, e tinha curiosidade de ler, mas não sabia do que tratava a história. Acho que seria o tipo de que gostaria, adoro quando os autores conseguem ser originais, ainda mais envolvendo aspectos históricos (mesmo que modificados).

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Ane!
    Quero ler esse livro, até porque nunca li nada Steampunk.
    A protagonista parece ser bem diferente mesmo. Isso já me conquistou inicialmente. Espero curtir a personalidade quando conhecer profundamente a história.
    E a premissa me deixa curioso.
    Gostei de saber sua opinião. (':
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Se eu já lendo a resenha já me sinto nesse mundo, imagine lendo por completo o livro. HAHAH
    Ane, adorei sua resenha. Fiquei curiosa pelos seres humanos serem "secundários", e também odeio quando acontecem esses finais repentinos, a história se torna inacabada em nossas cabeças. Mas tomara que, como você falou, ela retome de um ponto legal o segundo livro.

    Clicando Livros
    Abraço :)

    ResponderExcluir
  17. Oi gostei da resenha, pelo visto o livro é super divertido, estou doida para conhecer os personagens, em breve irei ler o que ganhei.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in