Sponsor

outubro 22, 2013

Liberta-me por Tahereh Mafi




ISBN: 9788581632353
Editora: Novo Conceito
Ano de Lançamento: 2013
Número de páginas: 444
Classificação:  Bom
Este livro foi enviado como
cortesia para resenha.


Sinopse: Trilogia Estilhaça-me - Livro 2

Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.

Quando eu mencionei na resenha de Destrua-me que a história só era tão legal por que a Juliette não aparecia, eu não podia imaginar que em partes essa minha “brincadeira” ia se virar contra mim. Não que o livro seja ruim ao contrário ele é bom. Mas, nem tudo são flores nessa vida e em alguns momentos admito que aguentar a personagem principal da história foi uma tarefa um pouco difícil.

Quem quiser fugir de spoilers do Estilhaça-me, pode pular para o antepenúltimo parágrafo.

Depois que Adam, Juliette e James conseguem fugir do Restabelecimento eles encontram abrigo com os rebeldes do Ponto Ômega.  O Ponto Ômega é dirigido Castle, e funciona mais ou menos como a escola do Professor Xavier em X-MEN (me desculpem, mas é inevitável fazer essa comparação), lá todos os humanos com alguma habilidade especial recebem treinamento para aperfeiçoar seus dons e dessa forma ajudar os rebeldes a lutar contra o regime autoritário imposto pelo Restabelecimento.

Só essa premissa dá a entender que o livro tem um potencial enorme de ser uma narrativa cheia de ação e aventura de tirar o fôlego do leitor. Porém, infelizmente não é isso que acontece até a metade do livro.  São exatamente trinta e quatro capítulos, curtos é verdade, mas que mesmo assim não deixam de ser ”longos capítulos”, cheios dos dramas de Juliette.  Ok! Confesso que o livro realmente só ficou bom depois que o Warner entrou em cena, e olha que nem sou assim tão fã dele. Mas, a verdade é que depois que o “malvado” da história (que nem é tão mau assim), aparece é que o livro realmente começa a ter toda a ação que prometia.

Outro personagem que me deixou levemente irritada aqui foi o Adam. Não sei se foi por que de certa forma ele resolveu acompanhar a Juliette no “drama show”, ou se é o amor tão desesperado que ele sente por ela que me incomodou tanto. O fato é que em muitos momentos ele estava mais chato que a própria Juliette. Casalzinho difícil de aturar viu (...). Sem falar que o triângulo amoroso que em Estilhaça-me apareceu sutilmente, aqui colocou suas garrinhas para fora de vez. E como eu mencionei no Café Literário desse mês, dona Juliette é bem “atiradinha”.

O lado bom é que para amenizar toda essa parte um tanto “chatinha”, a autora Tahereh Mafi, introduziu novos personagens da trama que deixaram a narrativa muito mais agradável e envolvente. Arrisco-me até a dizer que alguns desses personagens secundários se destacaram em certos momentos bem mais do que o trio de protagonistas. Gostei muito do Winston, Brendan e do Kenji, esse que já é personagem conhecido de Estilhaça-me, mas nesse segundo livro ganhou um destaque maior. Na verdade ele é personagem que mais gosto da série, pois o Kenji tem um jeito franco e direto de ser, além de aparentemente ser o único capaz de fazer a Juliette sair do seu “mundinho” particular.

Quem leu Destrua-me já foi devidamente apresentado ao amor de pessoa que é o Anderson (modo irônico on), o todo poderoso comandante do Restabelecimento e pai do Warner. Um doce de pessoa (só que não), então PRE-PA-RE-SE, para sentir muita, mais muita raiva em seu coraçãozinho desse ser. Eu já nutria certo desprezo por ele, mas depois de ler Liberta-me ele está devidamente riscado da minha lista de Malvados Favoritos.  O Anderson é tão cruel e sem escrúpulos que por mais que eu tenha procurado uma qualidade nele, sim sempre tento achar algo de positivo até mesmo nos vilões, eu não encontrei nenhuma.  Bem complicado (...).

Apesar de todo o nervoso que passei com a Juliette e com o Adam, e de ter achado a história em determinados momentos “sofrível”, eu gostei de Liberta-me. É perceptível que a escrita a autora Tahereh Mafi evolui bastante (inclusive no que diz respeito a metáforas sem sentido e repetições de palavras), mas mesmo o conjunto da obra em si não sendo perfeito, a Tahereh é o tipo de autora que sabe despertar a curiosidade do leitor. Você fica a todo momento se perguntando o que vai acontecer. Nesse livro em especial acaba tento uma grande revelação que você fica tipo: “Como isso é possível!”.  Preciso do último livro da trilogia para ontem, é sério!

“Vou contar um segredo para você. Eu não me arrependo do que fiz. Não me arrependo nem um pouco. Na verdade, se tivesse a chance de fazer de novo, sei que faria certo dessa vez”.

Como uma narrativa de altos e baixos, Liberta-me consegue superar o antecessor, deixando os fãs da trilogia ansiosos para o desfecho final dessa história que promete fortes emoções.

Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Aiaiaiai, sonhando demais com Warner...
    Sem dúvida, o livro foi melhor que o primeiro e espero que o terceiro, e último também seja ainda melhor!

    Bjus Ane

    Lay
    De Tudo um Pouquinho

    ResponderExcluir
  2. Te entendo quando a simpatia pela protagonista não rola, já aconteceu e acontece comigo, mas meu ponto de crítica mesmo ou é a narrativa ou os diálogos que eu mais presto atenção, rs, sei lá por qual motivo.
    Não passou despercebido a minha atenção pra narrativa que você mencionou, mas espero mesmo assim um dia ler a trilogia.

    Beijos
    Clicando Livros
    :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane :D
    Há tempos que quero ler a trilogia Estilhaça-me e a cada resenha que leio mais vontade de ler me dá. Só não gostei dessa capa, não ficou muito diferente da primeira. Sem falar que os rostos dos garotos nos estilhaços, ficou bem estranho. =/

    Beijinhos
    Books and Movies
    http://leiturae7arte.blogspot.com.br
    @BooksAndMovies_

    ResponderExcluir
  4. Histórias deste estilo vêm sendo cada vez mais comum desde que Jogos Vorazes ficou tão famoso, não é? Fiquei com vontade de ler! Mas confesso que tenho outros livros na frente... hahaha

    ResponderExcluir
  5. eu ainda não consegui ler estilhaça-me, só vi um quotes e folheei um pouco, mas ja da pra parceber que é um super livro! gostei bastante da capa do segundo volume, apesar de ser tão criticado por alguns fãs. Eu baixei tambem o conto, mas tambem não li. Acho que estou esperando a trilogia, pois assim ja mata a curiosidade de uma vez só kkk.
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Ane.
    está ai uma resenha que queria rs
    Bem, eu realmente adorei Destrua-me, totalmente dou o preferido rs
    O Waner não é mau, mas o pai dele eu gostei... Era pior hahaha
    Fico feliz em saber que tenho que me preparar para o pai de Waner, ainda não o "conheci" totalmente mas quem sabe entra para lista de malvados também.
    Teve resenhas que foram negativas,outras positivas, mas a questão é que depois do livro Destrua-me me atiçou e quero saber mais.
    Fico feliz que tenha evoluído mais.

    Beijos
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane!
    Esse livro me decepcionou, confesso. Esperava bem mais.
    Diferentemente de você, amo o Anderson. rs Sem dúvidas, ele é minha personagem preferida da trilogia.
    Juliette me irritou demais. Durante quase toda a leitura foi impossível não me sentir incomodado com ela.
    Há realmente muitas revelações, mas nem todas me surpreenderam.
    Concordo com você sobre ser um livro de altos e baixos.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    P.S.: estou demorando para retribuir os comentários porque estou sem internet. Mas estou fazendo o possível para visitar cada blog. (:

    ResponderExcluir
  8. Eu estou desesperaaaaaaaaaaaaaaaaada pelo ultimo livro dessa trilogia!
    Eu gosto bastante da forma da escrita da autora, mesmo no primeiro livro...
    Porque bem, a Juliette teve uma vida dificil né... Sempre vi ela como uma pessoa que teve problemas dms, convivência com pessoas de menos, vejo ela como uma pessoa um tanto perturbada... E então em liberta-me diminui isso, porque eu imagino que ela esteja convivendo mais com as pessoas e superando as coisas, ficando mais "normal" . Eu gosto dela bastante...
    mas Amo mesmo o Adam e o Warner... Aliás se já sofri em destrua-me e em liberta-me não sei o que será do meu pobre coração no último! hahaha
    Beiijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de ler essa série. Mas sempre fico com um pá atras com o mesmo, espero um dia criar coragem e ler. Até mais, ótima resenha. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu não gostei. No final do primeiro livro achei que agora o negocio ia engrenar, que finalmente o livro tomaria rumo, mas foi pior do eu pensei. Fiquei cheia desse negocio do triangulo e até agora não consegui enxergar o que todo mundo viu no Warner. Essas distopias estão mais parecendo romances do que outra coisa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Ainda não comecei a ler essa trilogia porque estou aguardando o último livro.
    Ele parece interessante, mas percebi que não é uma leitura que agrada a todos.
    Liberta-me me parece um livro que deixa gosto de quero mais.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Morri de inveja de você, pessoa.
    Li o conto do Warner, e aquilo me destruiu. Fiquei ainda mais apaixonada por ele, e ela trilogia.
    Estou com altas expectativas para Liberta-me, mas me deu medo saber que encontrarei alguns mimimis da Juliette. Não que ela seja a melhor protagonista de distopias com quem já deparei, mas não esperava essa mudança de atitude, já que no primeiro livro achei que ela foi muito corajosa.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  13. Oiii Ane obrigada pelo aviso, como "ainda" não terminei Estilhaça-me eu pulei para o último parágrafo rsrs, ainda bem que nesse livro as coisas melhoram hein...

    Beijos!!!

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in