Sponsor

dezembro 07, 2013

O Dom por James Patterson e Ned Rust

ISBN: 9788581632810
Editora: Novo Conceito
Ano de Lançamento: 2013
Número de páginas: 288
Classificação: Regular.
Este livro foi enviado como
cortesia para resenha.
Onde Comprar: Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Submarino - Compare os Preços.


Sinopse: Witch & Wizard - Livro 02.
Os irmãos Allgood nunca desistem de lutar contra os poderes autoritários e desumanos d’O Único Que É O Único, mas, agora, eles estão sem Margô — a jovem e atrevida revolucionária; sem Célia — o grande amor de Whit; e sem seus pais — que provavelmente estão mortos... Então, em uma tentativa de esquecer suas tristes lembranças e, ao mesmo tempo, continuar seu trabalho revolucionário, os irmãos vão parar em um concerto de rock organizado pela Resistência onde os caminhos de Wisty e de um jovem roqueiro vão se cruzar. Afinal, Wisty poderá encontrar algo que lhe ofereça alguma alegria em meio a tanta aflição, quem sabe o seu verdadeiro amor... Mas, quando se trata destes irmãos, nada costuma ser muito simples e tudo pode sofrer uma reviravolta grave, do tipo que pode comprometer suas vidas. Enquanto passam por perdas e ganhos, O Único Que É O Único continua fazendo uso de todos os seus poderes, inclusive do poder do gelo e da neve, para conquistar o dom de Wisty... Ou para, finalmente, matá-la.

Bem sinceramente não sei como começar a escrever essa resenha, tamanha a minha decepção com esse livro (...). Não que eu tivesse grandes expectativas em relação à história, afinal Bruxos e Bruxas já tinha sido uma leitura bem “mediana”, e tudo mais. A verdade é que bem no fundo desse meu pobre coração literário, eu tinha uma pequena centelha de esperança que nesse segundo livro da série Witch & Wizard, as promessas feitas do primeiro livro iriam ser cumpridas.

Quem ainda não leu Bruxos e Bruxas e não quer pegar spoilers, pulando para o antepenúltimo parágrafo.

Mesmo Bruxos e Bruxas não sendo o melhor livro que já li na minha vida, eu achei a proposta do autor interessante. Adoro distopias e o fato da narrativa possuir elementos sobrenaturais, tinha tudo para a história me conquistar, o que obviamente não aconteceu mais uma vez.Sinceramente durante a leitura de O Dom eu ficava me perguntando, por qual caminho o autor pretendia levar a história, por que de verdade ela sofreu a pior “maldição do segundo livro”, que já li.

Uma das coisas que mais tinha me incomodado em Bruxos e Bruxas, foi à sensação de superficialidade que tive no decorrer da história toda, algo que infelizmente só piorou aqui. O problema nem é o fato dos capítulos serem curtos demais e a narrativa ser intercalada entre os dois irmãos, mas os personagens em si. Tanto Wisty como o Whit (que é o personagem mais mal aproveitado que eu já conheci), sofrem de algum tipo de “tapadice” crônica que chega a ser irritante. Tudo bem que eles são apenas dois adolescentes, que estão sendo caçados por um governo opressor e que não fazem a menor ideia do que aconteceu com seus pais, mas isso não justifica tamanha falta de noção dos dois.

Outro fator que me incomodou bastante foi a total falta de respostas. Quando você pensa que alguma coisa realmente vai começar a fazer sentido, os autores preferem novamente recorrer ao vago e deixar tudo por isso mesmo. Algo que me deixa bastante preocupada, afinal para uma série com cinco livros era de se esperar que algumas respostas ou uma direção surgisse nesse segundo livro. Novamente eu tive a sensação que os autores não conversavam entre si durante a escrita do livro, com a única diferença que Bruxos e Bruxas ao menos “engraçadinho”, e O Dom mesmo eu tendo lido ele em apenas uma tarde é um tanto devagar demais.

Os únicos pontos positivos do livro(sim eu ainda consegui achar algum)são uma maior participação do famoso O Único que é o Único que deu um pouquinho mais de ação a história e a evolução do Byron que embora tenha um caráter duvidoso, consegue se destacar mais do que os personagens principais. A um pequeno amadurecimento do Whit nesse segundo livro, o que me faz pensar que se a narrativa não fosse tão focada na Wisty (sim eu não gosto dela), o livro seria melhor.

O Dom foi infelizmente uma das leituras mais sofríveis de 2013 para mim, porém eu ainda não desisti da série por completo.  Acredito que a série tem um grande potencial que não foi devidamente aproveitado e apesar de todo o meu descontentamento com esse segundo livro, ainda estou disposta a dar mais uma chance para série. Espero não me arrepender.

“Será o começo do fim? Ou simplesmente o fim?”

Com uma narrativa que infelizmente não traz nenhuma surpresa, O Dom é uma leitura parada e sem grandes emoções ou ação. Se você leu Bruxos e Bruxas e não gostou pode parar por ai mesmo, mas se você gostou minha dica é não ir com muita sede ao pote para não se decepcionar.

Comentários via Facebook

28 comentários:

  1. Como não li o primeiro ainda, pulei a parte que você falou. Tenho o primeiro qui mas não me animei a ler ainda. Achei que esse ia ser melhor pois até mudou o outro autor que escreveu com ele, mas parece que não foi o caso.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Quero ler, mas tenho que ler o primeiro volume está na estante me esperando!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  3. nunca tive tanta antipatia por um livro! não leria nem que pagassem
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane!
    Vish! Não estou nem um pouco para ler esse livro agora.
    Eu até gostei de "Bruxos e Bruxas", mas ansiava/anseio por um GRANDE e MELHOR desenvolvimento de toda a história. Como você disse, a história é muito superficial.
    Enfim, realmente não criarei expectativa alguma e talvez só o leia em Janeiro. rs
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Ane! Estou ansiosa para ler Bruxos e Bruxas e O Dom e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma amiga lendo o primeiro desta série e ela não está gostando também! Rs. É bom ter duas opiniões antes de decidir por um livro. E este autor... Prometi que não leria nada dele depois de uma experiência ultra desagradável.
    www.livroserabiscos.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, lembro quando foi lançado "Bruxos e Bruxas" o quanto estava com vontade de ler esse livro, mas pelas resenhas que vejo tanto do primeiro como do segundo livro "Dom" á muitas pessoas não gostando tanto da leitura, para ser sincero tenho uma enorme curiosidade para ler ambos livros por se tratar de ser do James. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. eu vou ler o dom, porém desisti da serie por completo pq tenho quase certeza q vou odiar, mas pedi pra resenha entao vamos lá
    mas eu li bruxos e bruxas sofrendo sabe .w.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane! Eu vi melhoras entre o livro anterior e este, mas não que eu tenha gostado, ainda é uma história rasa, que não prende. As capas tão lindas, mas é a prova de que não devemos julgar pela capa mesmo. Bom domingo.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Não gosto de livro sem ação e sem emoção. O James tem livros bons, alguns que mesmos em ação abordam um tema legal e intrigante. Porém esses últimos lançados, não tem chamado muito minha atenção.
    Adoreis resenha. Minha opinião é semelhante a sua, mesmo não tendo lido.
    Beijos.

    Mariana - WTF. [{ Sobre livros,filmes e séries.}]

    ResponderExcluir
  11. Gente isso realmente me deixou meio para baixo, eu quero ler bruxos e bruxas mas com tantas resenhas negativas eu acabei esperando esse segundo livro e as respectivas resenhas, para saber se melhorou ou não.
    Ler sua resenha acabou com todas minhas expectativas :(
    Uma pena essa série não ser boa...
    Beijos, Paula

    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  12. Aii Anezinhaaa, sério que o livro te decepcionou tanto assim? Ok, confesso que ainda não li e não estou animada com a sinopse sabe? Tenho outros livros em prioridade. Mas só de ler sua opinião sobre o segundo livro, já sei que tenho que enfrentar o primeiro e depois um segundo sem graça. Nem sei se vale a pena investir na leitura, como você disse ali no finalzinho. Eu não recebi Dom, talvez eu sorteie ou sei lá... rs!
    Obrigada pela sinceridade de sempre, o que amo nas suas resenhas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Gostei do "Pobre Coração Literário". Rs. Uma pena que essa série seja tão mediana, pois prometia muito. Não tenho vontade de fazer a leitura do primeiro livro.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu não li o primeiro livro, mas ouvi falar algumas coisas ruins dele. Disseram que o escritor não soube fazer o final, mas vou aguardar para ver o que eu acho!

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Ane!
    Não li 'Bruxos e Bruxas' pois a maioria das resenhas que li foram negativas, então resolvi não arriscar. Mas pelo que acompanhei no Twitter, a galera estava com certa expectativa em relação ao segundo livro, que talvez melhorasse e começasse a fazer um pouco de sentindo (acho que esse também foi seu caso, como li na resenha). Esse foi o primeiro contato que tive com 'O Dom' e devo admitir que não chamou minha atenção. Apesar de você ter esperanças de que algo melhore, não arriscaria nessa série.

    Tive a impressão de que os protagonistas são bem imaturos e só pensam no próprio nariz :s

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane.
    Eu ainda não li essa série, mas a sua resenha não é a primeira que vejo falando que esse segundo livro decepcionou.
    O tema me interessa bastante, mas para ser sincera, nunca fui fão do James Patterson kkkk
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi! Ainda não li esse série. Tenho o primeiro livro na minha estante, mas não li justamente porque fiquei com receio, devido a algumas opiniões negativas. Adorei a sua resenha!
    http://leitora-vorazz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Já vi resenhas positivas e negativas desse livro e do primeiro. Cada vez ,mais me da desanimo de ler essa serie, sorte que ainda nem comprei os livros.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. As opiniões sobre essa série de James Patterson são unânimes, todos que leram se decepcionaram.
    Confesso que com todo marketing em cima do primeiro eu fiquei curiosa, mas ao ler as resenhas, minhas expectativas baixaram, então esperei o lançamento de Dom pra ver se tinha uma mudanças nas opiniões,e nada.
    Então eu não vou pagar pra ver, não pretendo ler.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Já li o primeiro, mas não consegui pegar o segundo para ler
    Espero que esse seja melhor que o primeiro

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Ane, depois de ler tantas resenhas negativas sobre Bruxos e bruxas, decidi largar a série antes mesmo de começar. Não pedi O Dom a editora e vejo que acertei, está tomo mundo escrevendo críticas bem pesadas a ele.
    Amei O diário de Suzana para Nicholas e prefiro continuar com a visão de que o Patterson é um escritor excelente.

    Beijos
    Caline - http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho Bruxos e Bruxas aqui em casa, mas ainda não tive coragem de ler porque todas as resenhas que li sobre ele foram negativas. Eu tinha esperança com O Dom, achei que talvez as resenhas seriam mais positivas mas pelo jeito me desanimei mais kkkkkk
    Adorei sua resenha, está ótima, apesar de eu ter pulado os spoilers. Mesmo assim adorei ♥

    Beijos
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  23. Tenho vontade de começar a série, mas falaram-me tão mal do primeiro que eu acabei desistindo. Mesmo assim achei lindo o trabalho da editora sob a série.

    Beijos.
    Páginas na Estante.

    ResponderExcluir
  24. Eu estou com essa livro pra ler e fico enrolando desde sua resenha do primeiro. Agora com essa resenha do segundo vou acabar enrolando mais ainda rs.
    Obrigada pela resenha,...
    Eu esperava tanto deste livro...

    ResponderExcluir
  25. opa comentário de cima fui euzinha xD~

    ResponderExcluir
  26. Puxa, que pena que O Dom seja tão decepcionante! Eu até gostei de Bruxos e Bruxas, mas achei meio fraquinho... ainda pretendo ler o segundo, mas agora já sei o que esperar! O que é uma pena, já que a história tinha tudo pra dar certo, né?
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  27. Hey
    Eu fiquei com um pé atrás para fazer a leitura do primeiro livro, foi tanta resenha negativa que li que me desanimou bastante.
    Uma pena que no segundo, as coisas não se elevam... eu ri com 'tapadice' HAHAHA
    sempre tem um desses, infelizmente

    Parabéns pela sinceridade, ótima resenha.
    Ainda lerei os dois e formar uma opinião mesmo que seja negativa tb =/

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in