Sponsor

fevereiro 03, 2014

Filme – A Menina que Roubava Livros

Olá leitores,

Hoje estou aqui para compartilhar com vocês as minhas impressões sobre uma das adaptações mais esperadas por mim nos últimos tempos, o filme A Menina que Roubava Livros. Sem sombra de dúvidas esse foi um dos melhores livros que li em minha vida, embora eu reconheça que ele não é uma leitura fácil.

Divulgação
Como livro, A Menina que Roubava Livros, possui um ritmo lento e denso. Eu ao menos levei umas boas 150 páginas para me envolver por completo com a história. Por isso eu não critico que abandonou a leitura pelo caminho, ou não curtiu o livro tanto assim, pois até eu mesma demorei um pouco para cair de amores pela narrativa do “senhor” Markus Zusak. Porém, depois que cai foi bem difícil voltar atrás, por que eu já estava completamente envolvida no mundo de Liesel.

Divulgação

Quando soube que o livro ia ser finalmente adaptado para os cinemas senti uma mistura de felicidade e receio. Felicidade por que é sempre bom ver um livro tão querido por você virar filme e receio por os roteiristas não conseguirem captar toda a real atmosfera do livro, transformando a obra em mais um filme clichê de guerra. Por quem leu o livro sabe, que ele não é nada clichê, na verdade ele é um dos livros mais tristes que li na minha vida.
Divulgação

Um dos meus maiores medos era que a narradora da história não estivesse presente.  E acho que esse era o maior medo de todo mundo que leu o livro antes, pois se a “dona” Morte não estivesse presente à história em si teria perdido não toda a sua essência, mas grande parte dela. No meu caso na época o que me levou a ler o livro, foi à enigmática frase da contra capa; “Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler”, por esse motivo fiquei muito feliz por esse personagem tão importante ter sido mantido no enredo do filme.
Divulgação

Claro como em toda a adaptação, houve muitas cenas que em minha opinião era importantes que foram cortadas, mas em resumo o principal da história foi mantido.  Os atores se aproximaram bastante do que eu tinha imaginado quando li o livro, e a atriz Sophie Nélisse simplesmente brilhou como a Liesel. Ela conseguiu passar todas as emoções e conflitos da personagem de tal forma que, em vários momentos os meus olhos se encheram de lágrimas (Sai parecendo um urso panda do cinema).
Divulgação
Também merecem destaque a interpretações de Geoffrey Rush (Hans), Emily Watson (Rosa), Ben Schnetzer (Max) e Nico Liersch (Rudy). A interpretação deles foi emocionante, é como se o autor tivesse escrito os personagens para eles mesmos. Geoffrey Rush foi um Hans tão adorável como o personagem é no livro, da mesma forma que Emily Watson foi perfeita como Rosa, que a principio era uma personagem que eu não gostava muito no livro e que ao final me cativou. Ben Schnetzer transmita a emoção e todo o sofrimento do seu personagem no olhar, foi uma das interpretações mais lindas que vi. E o que falar de Nico Liersch como Rudy? Gente eu estou apaixonada *-* Que menino fofo. De verdade eu não imagino o Rudy melhor.

Divulgação
Acredito que o autor Markus Zusak esteja imensamente feliz com o resultado final do filme. Assim como o livro, o filme está entre um dos melhores e mais lindos que já assisti. Sai do cinema aos prantos, destruída e com o meu coração apertado. Sentimento esse que sei que vai levar alguns dias para passar ainda.

Singelo, impactante, emocionante (...) lindo! Prepare os lencinhos por que você vai precisar.

Ficha Técnica.

A Menina que Roubava Livros – 2014
Título Original: The Book Thief
Diretor: Brian Percival
Duração: 2h11min
Gênero: Drama

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com amigo Rudy (Nico Liersch).

Trailer.



“Com absoluta sinceridade, tento ser otimista a respeito de todo esse assunto, embora a maioria das pessoas sinta-se impedida de acreditar em mim, sejam quais forem meus protestos. Por favor, confie em mim. Decididamente, eu sei ser animada, sei ser amável. Agradável. Afável. E esses são apenas os As. Só não me peça para ser simpática. Simpatia não tem nada a ver comigo.”

Beijos e até o próximo post;***

Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Eu quero ver este filme.
    O que os nazistas fizeram com os livros foi um grande ato de ignorância entre as barbaridades que cometeram com pessoas.

    “ONDE SE QUEIMAM LIVROS AINDA SE QUEIMARÃO PESSOAS”
    (Heine)

    Bjs

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  2. confesso que ainda não li o livro, mas pretendo em breve suprir essa falta e ver o filme, mas creio que a emoção vai falar mais alto... geralmente livros que retratam a 2ª guerra tem por sinal um grande realismo e desperta o sentimentalismo em mim
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii,

    Meu irmão já viu o filme e disse que adorou, mas como ele não leu o livro, não teve como analisar como nós leitores sempre fazemos, comparando a adaptação com o livro. Estou muito ansiosa para assistir, mas muitas pessoas estão dizendo a mesma coisa que você, que muitas partes importantes foram cortadas. Mas vou ver para tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos,
    http://comoum-sonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela dica Ane! Estou ansiosa para assistir A Menina que Roubava Livros e creio que vou ficar completamente devastada com este filme. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca li o livro, apesar de morrer de vontade. Minha mãe tentou e desistiu, talvez isso tenha me desanimado.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  6. Que adorável sua resenha.
    Estou morrendo de vontade de assistir. Chorei horroooooooores lendo o livro, imagina vendo o filme?! rsrs.

    Adorei seu blog. Não conhecia ainda :D

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  7. Ane, que ótimo saber sua opinião! :D
    Eu também estou nessa mistura de entusiasmo e receio, pretendo ir ao cinema esta semana ver o filme. Espero gostar, estou tão ansiosa.

    Beijões!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane!
    Eu realmente quero muito ver este filme.
    Já li o livro e gostei. Apesar de que achei a história MUITO triste. Passei dias bem down devido a leitura.
    Espero curtir a adaptação assim como você. Aqui no cinema da minha cidade, infelizmente, o filme não estreou. Terei que assistir online mesmo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii! ♥
    Ainda não li esse livro :/ troquei com uma amiga, mas ainda não tive vontade suficiente para pegar e ler.
    Adorei saber um pouco mais sobre o filme.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso
    Não deixe de acompanhar a nossa FanPage
    Conheça a loja O Céu de Laura

    ResponderExcluir
  10. Oi Ane! Sou fã do livro e também fiquei feliz quando soube da adaptação. Ficou bom?Sim! Mas não emociona tanto, eu que chorei praticamente todo o livro, no filme só aconteceu no final.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Também fiquei com medo da morte não estar presente...
    quando filme começou dei pulinhos de alegria...
    Que não duraram muito porque também comecei a chorar! hahaha
    Amei a adaptação *-*
    Beijinhos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  12. oie Ane
    eu me sinto um E.T por ter abandonado a leitura desse livro rs
    Mas depois de ler a trilogia irmãos Wolf do mesmo autor, claro que fiquei com vontade de retomar a leitura. E o fato do filme ser lançado só fez com que eu desejasse ainda mais lê-lo. Resumindo: prefiro ler.
    Espero me emocionar tanto na leitura, quanto assistindo ao filme.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  13. ahhh adorei o filme
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu tinha abandona a leitura desse livro quando mais nova, ano retrasado, no final dele, dei uma nova chance à ele e não me arrependi. É uma das leituras mais tristes que já li, mas muito bem escrita e de personagens cativantes!
    Também sai com uma cara inchada do cinema, por que né, foram muitas cenas emocionantes e tinha algumas que eu não queria parar de chorar por já saber o que ia acontecer! hahaha'
    Mas enfim, concordo com você que foi uma bela adaptação <3

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Já li o livro, achei a história emocionante. Se bem que no início também fiquei meio que desanimada, mas com o passar do tempo não conseguia mas para de ler! Achei bem interessante a ideia do filme! Beijos:)
    www.livroslov.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li o livro, na verdade as primeiras páginas, me sentir ligado a história desde principio. Mas não li todo porque era emprestado, e quando gosto de um livro prefiro optar por ler só quando é meu (mania Rrss) Fiquei feliz mas também receoso como você quando anunciaram a versão cinematográfica, estou super ansioso para ver, mas preciso ler o livro todo primeiro.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Iniciei a leitura há alguns anos, mas, não sei por qual motivo, não conclui a leitura. Estou ansiosa para assistir ao filme e tentar lê-lo novamente.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  18. Quantas sensações,
    sou apaixonada por esse livro e estou imensamente ansiosa para assistir o filme,
    tenho lido muitas críticas positivas, espero gostar muito do filme como todos estão gostando.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu quero ir ver agora hehehehehe. Quando minha amiga falou que tinha assistido a primeira pergunta que fiz foi se era narrado pela morte hehehehhehe. Espero gostar do filme e não me decepcionar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Que bom que você gostou do filmes, estou louca para assistir, já que o livro é um dos meus preferidos.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá Ane! É a primeira vez que comento em seu blog...
    Preciso te dizer sem dúvida um dos melhores livros já lançados,
    Assisti o filme, e como todos chorei rios! Tudo mto lindo, fotografia excelente!
    O Rudy foi exatamente como eu imaginei em minha cabeça, senti falta de algumas cenas,
    que pudessem ligar melhor o filme, mas nada que prejudicasse a essencia da historia...
    Agora, como teria que ser, não achei o filme perfeito, Emily Watson está impecavel em sua atuação, porém, eu achei a Rosa, um tanto quanto humanizada demais, no inicio do livro vc tem muuuita raiva dela, no filme não te da a mesma sensação... Minha única crítica ao filme rsrsrs

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  22. Oi Ane é difícil encontrar algum leitor que ainda não tenha lido o livro, lembro que quando lançou virou febre entre os leitores e justamente pela frase da dona "morte" é que interessei em ler, assim como para você, para mim também não foi uma leitura fácil, mas no final valeu a pena, é uma história encantadora, e o filme só posso dizer que está perfeito uma das melhores adaptações que já assisti. Chorei muito também. Parabéns por sua resenha tão bem feita do filme, você conseguiu através das palavras transmitir todo o sentimento e emoção contidos no filme.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in