Sponsor

março 17, 2014

Café Literário – Julgando o livro pela Capa

Olá leitores do My Dear Library!

Quem aqui nunca comprou um livro só por achar a capa bonita? Ou mesmo acreditou que tinha em mãos uma história “perfeita”, por causa de uma bela capa?

Não, isso não faz de você ou eu uma pessoa superficial que só dá valor ao que é visivelmente belo. Mas, se formos um pouco sinceros com a gente mesmo, vamos ser forçados a admitir que nós temos uma leve tendência a “ignorar” livros que a capa não é assim, - tão bonita.

Ok! Muitas vezes ao ler a sinopse nos convencemos a dar uma chance para o livro, mas não adianta. Sempre quando olhamos para a bendita capa pensamos: “A história é tão legal! A capa não faz jus a isso”, ou pode acontecer ao contrário: “Apenas uma capa bonita para uma história fraca”.

O fato é que por mais importante que seja a construção da história, nós sempre iremos avaliar ela em primeiro lugar pela capa. É errado? Sinceramente eu não sei (...). Afinal, se levarmos muito esse julgamento ao pé da letra podemos correr o risco de não  conhecer uma história fantástica, ou de deparar com uma história realmente não tão boa.

Por isso, hoje vou compartilhar com vocês alguns livros que me chamaram a atenção inicialmente pela capa.  Vejam ai =)




Amanhecer – Stephenie Meyer: Ok! Posso não gostar muito da série, mas acho essa uma das capas mais simples e linda que já vi. Não me perguntem o porquê rs...

Os Ladrões de Cisne – Elizabeth Kostova: Eis um livro que comprei pela capa (shame). Comecei a leitura dele há pouco tempo, e espero não me arrepender do meu investimento =D.

A Menina que Roubava Livros – Markus Zusak: Acho tão enigmática essa capa. Em si ela não tem nada demais, porém de certa forma ela consegue ser perfeita.

Luxo - Anna Godbersen: As capas de todos os livros dessa série são lindas demais! Tenho os dois primeiros volumes, que ganhei da fofa Lívia Carolina do Lívia & Suas Carolinices (obrigada mais uma vez sua linda ). Torcendo para que eles sejam mais do que simplesmente uma capa bonita.

Contos Inacabados – J.R.R Tolkien: Tudo bem que ele é um dos meus autores favoritos (), mas esse com certeza é o livro com uma das capas mais lindas que tenho em minha estante.

Agora quero saber de vocês! Qual ou quais livros vocês já compraram só pela capa? Vale a pena ou não?

Beijos e uma ótima semana para vocês

Comentários via Facebook

17 comentários:

  1. a gente é fisgada pelas capas nem adianta dizer o contrário! somos muito visuais...
    da sua listinha, mas nem tanto a ver eu comprei crespusculo só pela capa com aquela maçã.... me atraiu muito!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei The Statistical Probability of Love at First Sight, Hate List, Cidade dos Ossos e alguns outros. Desses que citei apenas Cidade dos Ossos deixou um pouco a desejar. Acho inevitável essa coisa de julgar pela capa, se você vê um livro lindo na estante da livraria, é dificil não estender a mão para pegar e ler a sinopse.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane, realmente a capa chama muito a atenção, eu já me decepcionei muito ao ler livros assim, onde só a capa é boa e a história fraca, de cabeça agora não lembro de nenhum, mas sei que tem vários. Mas o que eu também procuro fazer é o seguinte, quando vejo uma capa digamos "feia" procuro ler a sinopse, e muitas vezes quando leio livros com capas não tão atrativas assim eu me surpreendo muito com a história.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ariane!

    Acho que todo leitor já comprou algum livro pela capa, eu sou uma e confesso, faço isso sempre, até com os e-books na Amazon (risos). Não adianta, para mim, se o livro tiver uma capa bonita, eu vou comprar, mesmo que depois me arrependa se a história for ruim. Livros que já comprei por conta da capa: Para Sempre (Os Imortais), Silencio (Hush, Hush, esse me arrependi, pois não gostei da história.), Crepúsculo, Noite eterna (um dos piores que li, capa bonita, mas história fraca). Acho que tem mais, mas não me lembro. :)

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  5. o sempre julgo o livro pela capa HAUHSAU mas também sempre dou uma chance para aqueles que parecem bons pela sinopse

    beijos,
    www.pappodegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. A Menina que Roubava livros tbm me chamou atenção pela capa, o título tbm ajudou muito. Um livro solicitei pra Arqueiro e o que me chamou atenção foi a capa foi Dançando sobre cacos de vidros e tipo achei linda a capa, não li a sinopse e um grata surpresa, história linda.
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu leio livro pela capas rs.
    Ok! que já li alguns com capas feias, mas amo quando elas são bonitas.Deste eu li apenas A Menina que roubava livros, mas quero muito ler os outros.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Comprar um livro pela capa bonita um nunca fiz. Pegar para conferir, faço toda hora rsss.
    Uma capa bonita chama a atenção.
    E é verdade há capas bonitas para conteúdos fracos e vice-versa.
    E também pode haver capas lindas para contos perfeitos.
    Agora se os dois forem ruins, aí é o caos. rsss

    Bjs

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  9. Belas capas. Eu tento as vezes não fazer isso, comprar pela capa, mas a vezes é inevitável, ja tive algumas decepções, mas outras não.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho que não existem pessoas que não tenham comprado algum livro por conta da capa.

    Isso me influencia bastante (me julguem).

    Se a capa é bonita, me dá mais vontade de ler.

    Seu blog é muito bonito e organizado, parabéns. Adorei.

    Marcelo Lengruber,
    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei das capas que você listou Ane. As que mais me chamaram a atenção foram de Amanhecer e A Menina que Roubava Livros. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Ane, eu sempre compro livros pelas capas. Adoro olhar a estante e ver uma mais bonita que a outra. Algumas dessas que você citou também entraram na minha estante principalmente pela capa, mas já ignorei livros por causa da capa também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Quem nunca julgou o livro pela capa que atire a primeira pedra. Só não podemos deixar apenas ficar no julgamento. A capa de "A menina que roubava livros" é linda e os livros da série do livro "Luxo" também.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Acho que mesmo quem nega, julga o livro pela capa sim. Já cansei de descartar livros mesmo sem ler a sinopse por causa de capa feia e já comprei muitos livros pela capa também. Ainda bem que tenho dado sorte, pois os que comprei eu gostei. São alguns: Feita de fumaça e osso, a serie Fadas, a serie do Tigre.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Olá, é a primeira visita. Gostei do seu blog. Gostaria muito de ser seguido por você. Me seguindo, seu blog será incluído em Minha Lista de Blogs e ficará visível para aproximadamente 200 dos meus visitantes diários. Após me seguir, poste um comentário avisando que já está me seguindo e seu blog será adicionado.
    Obrigado!
    Te desejo sucesso.

    Teorias do Leão da Montanha
    Curta: Teorias do Leão da Montanha

    ResponderExcluir
  16. Bem, tem coisa melhor que dar com uma capa bonita que faça justiça à história? Adoro quando isso acontece!

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane, tudo bom?
    Já comprei alguns livros pela capa e na maioria das vezes não tive grandes decepções. Um livro que comprei pela capa e amei foi Lonely Hearts Club <3
    Mas acho que muitas pessoas levam isso em consideração na hora da compra.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in