Sponsor

março 05, 2014

Almanova por Jodi Meadows


ISBN: 9788565859172
Editora: Valentina
Ano de Lançamento: 2013
Número de páginas: 288
Classificação: Bom
Este livro foi enviado como
cortesia para resenha.


Sinopse: Trilogia Incarnate - Livro 01.
Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê. A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre...






Estou a uns bons minutos imaginando a melhor forma de começar a resenha desse livro. Não que eu não tenha gostado da história. Na verdade eu gostei bastante da premissa e da proposta da autora Jodi Meadows de explorar o gênero sobrenatural de uma forma diferente. Só que sinto que faltou alguma coisa, para que Almanova conseguisse me cativar e surpreender.

Existe um mistério em relação ao nascimento de Ana. Ao contrário de todos os habitantes de Range que a milhares de ano vem reencarnando ela é um ser novo, sem lembranças de uma vida passada ou esperanças de uma vida futura. Depois de dezoitos anos vivendo com a sua mãe Li e sendo humilhada por ela constantemente, Ana decide sair de casa em busca de respostas que expliquem o que deu errado em seu nascimento.  Mas, chegar à Heart vai se mostrar mais complicado do que Ana esperava. No meio do caminho ela é ataca por uma sílfide e por pouco não perde a sua vida. Com a ajuda de Sam, Ana sobrevive e juntos os dois partem para uma jornada que pode mudar suas vidas e dos habitantes de Heart de uma forma que eles nunca imaginaram ser possível.

Gosto muito de livros, filmes e séries que abordam a questão da reencarnação, por ela ser um tema que sempre me chamou a atenção. Por esse motivo, logo que soube do lançamento de Almanova fiquei bastante empolgada. Porém, infelizmente acho que fui com muita sede ao pote. Não posso deixar de mencionar que a autora Jodi Meadows foi ousada, ao mesclar um tema um tanto complexo e até contraditório com elementos e criaturas comumente presentes na literatura fantástica. Mas, essa mistura pelo menos em meu ponto vista deixou a narrativa um tanto confusa.

A protagonista da história, a Ana é uma personagem complexa cheia de dilemas e frustrações, o já deixa a narrativa por si só mais densa e com um ritmo mais devagar. A mistura de muitos elementos no enredo me deu a sensação que a autora não conseguiu explorar todo o potencial da personagem e nem da história. É tudo muito raso, sendo as explicações dadas ao final do livro não muito compatíveis com o que a trama prometia.

Outro ponto que achei um pouco desconexo foi à ambientação da história. Heart me lembrou de uma antiga cidade medieval, tanto pelos costumes de sua população com por ter as típicas celebrações em ocasiões especiais e reuniões em mercado. Porém, alguns objetos usados pelos personagens me pareceram um tanto modernos demais, o que acabou deixando algumas coisas um pouco fora de contexto, ao menos na minha visão. Não que isso tenha sido um fator negativo, mas contribuiu um pouco para que a história se tornasse um pouco mais “estranhas” em determinados momentos.

Os personagens são interessantes, pois todos possuem uma carga emocional muito grande e personalidades que se destacam ao longo na história. Confesso que não consegui me simpatizar muito com a Ana, por achar que às vezes ela complicava demais as coisas sem necessidade. O Sam foi o personagem que mais gostei, ele é bondoso e paciente do tipo de pessoa que todo mundo gosta de ter por perto. O romance entre os dois é bonitinho, mas não chega a ser encantador. Como mencionei no começo da resenha, no geral senti que faltou aquele “algo mais” na história.

Acredito que por ser o primeiro livro de uma série, que tem como intenção ser um sobrenatural diferente, Almanova funcionou bem com um livro introdutório, mas não vou negar que senti uma pequena decepção com o rumo que a história tomou. Resta-me esperar que Almanegra, o próximo volume da série Incarnate, traga toda a ação, aventura e romance que Almanova prometeu e não cumpriu, - infelizmente.

“O que é uma alma senão uma consciência que nasce e renasce?”

Para quem gosta de literatura sobrenatural, ou mesmo está em busca de algo diferente e original para ler, Almanova é uma ótima opção. Não foi o livro mais fantástico que li em minha vida, mas ainda espero boas surpresas da série Incarnate.

Comentários via Facebook

19 comentários:

  1. Ariane, não gostei muito da premissa do livro...estou fugindo dos sobrenaturais e das séries, acredita?! Pena que a sua experiência com o livro não foi 100% boa.


    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ariane!
    Estou desejando muito ler esse livro! Adoro literatura sobrenatural e gostei da ideia da autora.

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  3. Essa capa é linda, linda, linda pessoalmente. Quero muito ler esse livro, a história me pareceu ser incrível e surpreendente. Não vejo a hora de ler.
    Beijocas!
    Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane,

    Quando esse livro foi lançado a capa me chamou a atenção, mas lendo a sinopse não seria um livro que eu leria tão já. Sua resenha me esclareceu alguns pontos, é ruim quando um livro não supre todas as nossas expectativas. Espero que o segundo seja melhor.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie Ane
    eu colocava tanta expectativa nesse livro. Não curto muito assunto sobre reencarnação, e espero não me decepcionar com a leitura dele, apesar dos pontos negativos.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Ao mesmo tempo que tenho curiosidade com o livro, temo que me sinta um pouco decepcionado assim como você, com Alma Nova. Mas pretendo dá uma chance a série.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Mesmo com a tua resenha muito boa, eu não me empolguei muito pela estória.

    Bjs.

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  8. li várias resenhas sobre o livro e fiquei bem animada em ler!
    aos poucos esse livro me conquistou!
    espero em breve conhecer! a capa está linda
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Confesso que a sua resenha é a primeira que leio sobre o livro. Acho que ele está na minha lista de livros que ler, não tenho certeza.
    Como você disse, o primeiro livro é quase sempre chato, ele introduz o leitor a história, deixando a prometer tudo aquilo que esperamos para os outros livros. Fico triste pelo livro estar bem abaixo das expectativas para o primeiro livro da uma saga. Não sou chegada se a personagem principal, como você citou, gosta de complicar coisas simples, fico irritada com isso e muitas vezes é quase o motivo da minha desistência da leitura.
    Cria uma história com fantasia, deve ser algo difícil, mas o autor precisa ter os pés no chão com relação ao que ele quer com sua história e parece que a autora viajou demais na criação.
    Vou esperar sua resenha do segundo livro, e dependendo da sua opinião quem sabe leio ou não os livros.

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha Ane. Acho que esse é um mal que tem afetado as séries no momento. Muitos autores se preocupam mais com a sequência da mesma e com os lucros e acabam tornando o primeiro volume bem introdutório e morno. Espero que a sequência do livro seja mais prazerosa. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu vi esse livro para venda um tempo atrás e achei a capa muito linda, mas quando eu li a resenha achei tudo um pouco confuso e acabei não comprando. Eu gosto de mundos sobrenaturais, e o livro realmente parece ser interessante por ser inovador, mas fiquei com receios pelos pontos negativos que você listou. Pelo oq vc falou, você começou a ler com muitas expectativas, acho que eu já o leria com uma expectativa moderada...
    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  12. Cheguei a ler o primeiro capítulo no livreto e me chamou atenção, mais essa sua decepção mexeu comigo e se eu tiver a chance de ler irei com menos sede ao pote.
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Apesar dos pontos negativos da historia parece que é bom *-*

    Beijão. queria te desejar uma ótima semana, e muito obrigada por acompanhar o blog.
    Blog: http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ane!

    Pra ser sincera, achei a sinopse super confusa e não me atraiu nem um pouco. Sua resenha foi muito boa, pois deixou tudo bem mais claro. Como os pontos negativos que você citou são coisas que provavelmente também me incomodariam, acho que vou passar essa história.
    Beijos

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Realmente o livro não me interessou muito. Gosto de romance sobrenatural, mas aqueles que nos deixam confusos, eu estou evitando, ainda mais de uma série.rs Sua resenha deixou bem explícito a estória em si e o que não gostastes dela, acredito que a série possa 'melhorar' nos outros volumes. A capa chama muito atenção, achei linda <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Boa resenha. Eu também gosto de todo esse tema, então me interessei pelo livro. Depois dessa sua resenha, tentarei não ir com muita sede ao pote UASHUAHSUA Espero que o próximo livro te agrade mais :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  17. Apesar de ter achado essa capa o máximo, não tenho lido muitas resenhas positivas sobre o livro. Uma outra resenha que li falou sobre a explicação do porque de almanova e que achou muito ruim a explicação. Acho que é um livro que até leria se ganhasse, mas comprar não vou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Ariane! Não tinha visto ninguém falar desse livro e não gosto deste estilo literário, o que é uma pena. Espero que você tenha melhores leituras e, acredito eu, nunca lerei este livro. Bjs, leemporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Ariane!

    Pelo que entendi, a autora quis misturar bastante os gêneros em um só livro, algo ousado, mas perigoso. Personagem cheia de drama e dilemas, não é comigo, é uma pena que o livro não tenha atingido suas expectativas e espero que melhore na continuação.

    :)

    Beijos

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in