Sponsor

agosto 28, 2014

Café Literário – Bienal do Livro SP 2014

Bom dia leitores, tudo bem com vocês?

Gostaria que esse post fosse especial e que nele eu compartilhasse com vocês, como a minha Bienal foi maravilhosa (...). Porém, infelizmente isso não será possível já que a palavra que defini a Bienal do Livro 2014, ao menos para essa que vos escreve é a Frustração.

Eu já imaginava que o evento estaria lotado, afinal no dia estariam presentes as autoras Cassandra Clare, Kiera Cass, Paula Pimenta e Thalita Rebouças. Mas, jamais me passou pela cabeça que eu enfrentaria um verdadeiro “Jogos Vorazes”.

Para começar logo na chegada do evento era visto a falta de preparo da organização. Cheguei por volta de 09h30 e os ônibus gratuitos disponibilizados para levar as pessoas do terminal da Barra Funda até o Anhembi não sabiam onde estacionar. Em 2012 eles param dentro do estacionamento nos deixando praticamente na porta do pavilhão. Dessa vez descemos no meio da rua sem ninguém da organização para nos orientar e principalmente garantir a nossa segurança.

As filas tanto para entrar como para comprar ingressos eram gigantescas e até mesmo às pessoas que tinham conseguido as credencias para entrar no evento enfrentaram empurra, empurra para conseguir retira-las no portão principal. Gente eu já fui a shows de Rock e a outros eventos de grande porte como a Bienal de verdade, eu nunca passei por isso. Ok, até ai eu consegui relevar, porém o stress inicial era só um “prólogo” do que estava para vir.

Sinceramente eu gostaria de saber de quem foi à “ideia brilhante” de colocar algumas das principais editoras uma do lado da outra.  Era impossível transitar pelos corredores, e de visitar alguns estantes por que tinha fila para entrar e fila para pagar. E o detalhe, você não conseguia saber se quer onde as filas começavam.  Sem falar na correria e no desespero dos muitos fãs que estavam ali para tentar pegar a senha para a sessão de autógrafos do seu autor favorito, sem ter ninguém responsável para dar alguma informação.

A segurança do evento foi tão precária que se acontecesse alguma coisa realmente grave lá em que as pessoas precisassem sair às presas, o resultado seria no mínimo trágico. Agora se imaginem em um evento do porte de uma Bienal do Livro, em que você fica sem sinal de conectividade (celular e internet), sem conseguir usar o banheiro, em que as máquinas de cartão de crédito/débito não funcionam e em que até água acaba.  O mais revoltante foi você ler depois a resposta dada pela organização do evento no dia seguinte (domingo), "o sucesso foi maior do que o esperado" ou que "não esperávamos um público tão grande".

Como assim não esperavam? Desculpe-me, mas um evento que está na sua vigésima terceira edição, não se pode se dar ao “luxo” de tamanho amadorismo e falta de organização. Foi de cortar meu coração ouvir pessoas indo embora, dizendo que ficaram mais de duas horas na fila para entrar, e que estavam saindo do evento sem conseguir pegar ao menos um marcador. Fui à Bienal em 2012 e apesar de estar lotada e cansativa também, consegui aproveitar e me divertir no evento. 

Porém esse sábado foi decepcionante. Confesso que antes do meio dia a minha vontade era de pegar o ônibus de volta para minha casa e sair daquele “inferno”, e só não fiz isso por que apesar de todo o cenário caótico minhas amigas me motivaram e tornaram o caos mais fácil de ser encarado e menos traumatizante. Espero que até a próxima edição, os organizadores do evento repensem e planejem melhor a infraestrutura e a logística do local para que dias como 23 de agosto não se repitam mais.

Meus agradecimentos às editoras; Globo, Martins Fontes, Novo Século, Planeta e Rocco pelo ótimo atendimento e respeito com os leitores.  Meu agradecimento duplo ao “kit sobrevivência” que a Editora Novo Conceito distribuiu aos parceiros. Sério, aquele kit salvou a minha vida. E claro as minhas amigas lindas, Camila, Fran, Livy e Lívia Carolina. Sobrevivemos =D Fotos dos Melhores Momentos.

Reencontrando a Graciela Mayrink no estande da Novo Conceito *-*
Momento fã com a fofa da Samanta Holtz no estante da Novo Século.
Meus bebês novos
Beijos e até o próximo post!

Comentários via Facebook

31 comentários:

  1. Oii, Ariane!! Tenho lido só comentários parecidos com o seu sobre a Bienal. Fiquei muito triste em saber que foi assim!!! Espero poder ir ano que vem e que seja melhor que esse :) Mas vc fez ótimas aquisições!!!!!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pegar autógrafo na Bienal de autores internacionais é mais difícil que jogos vorazes. haha
    Adorei as fotos!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  3. Muitas gente no sábado!
    Não foi algo bom para mim!
    Amei as fotos
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Meninaaaaa, que coisa!
    Fui na penúltima bienal aqui do Rio e já achei um caos...
    E olha que não tinha nem metade dessas escritoras famosas como convidadas...
    fato que nos últimos tempos os jovens estão lindo muito mais e participando muito mais de tais eventos...
    A galera que organiza a bienal tem entrado nos blogs e vlogs por aí??
    Graças a Deus, os brasileiros estão cada vez mais consumindo livros!! E é bom a bienal se preparar... porque se continuar nesse ritmo, só tende a aumentar...
    Legal saber do Kit sobrevivência!! rs... Muito boa ideia da editora!! :)
    BJs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oi Ane, tudo bem?
    comentamos bastante sobre a bienal no twitter, eu realmente gostaria de ter ido ao evento, mas as questões que você pontua sobre a organização precisam realmente serem revistas!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane, tudo bem? =)

    Olha, dia 23 fiquei espantada com a falta de organização e o tumulto que estava lá. Em 2012 nem de longe foi este absurdo, eu aproveitei bem mais e o evento estava bem melhor. Este ano além da falta de organização o Jogos Vorazes que foi poderia ter terminado em tragédia pela falta de segurança, VI gente falando que havia gente levando livros sem pagar, as filas estavam enormes, e era impossivel sequer respirar no meio da multidão. Mal conseguiamos andar e mal conseguiamos andar juntas, que muitas vezes nos perdiamos no caminho, separadas pela muvuca. Fora isso achei um absurdo ter fila para entrar nos Stands( nunca vi isso), e deixei de ver Stands que realmente queria ver e dos quais tenho certeza que compraria vários livros. No fim a palavra que define o que sinto hoje é FRUSTRAÇÃO e a palavra que define minha experiência nesta Bienal de SP é INFERNO. Infelizmente foi um horror, o que valeu foi a companhia. Sai de lá com nenhum livro dos quais pretendia comprar, com dores pelo corpo todo de tanto ser empurrada e uma dor de cabeça enorme. Espero de verdade que nas próximas Bienais de SP a organização "arrume" tudo o que deu de errado desta vez, além de que percebam que o pavilhão no Anhembi já não suporta mais o público que eles tanto esperam.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane, eu ia dia 23 na Bienal, mas quando vi os autores que iam, desisti e acho que fiz muito bem né? Os preços estão compensando pelo menos?
    A organização está péssima mesmo, só vejo reclamações!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olha eu realmente tenho que concordar com tudo que você disse.
    Acho que a ideia de ter colocado uma editora perto da outra atrapalhou um pouco por conta das filas pra pagar e pegar senhas para os eventos da Cassandra Clare, Bruna Vieira e até mesmo da Isabela Freitas. Nossa, realmente tava uma MUVUCA aquilo. Eu também fiquei extremamente cansada e nem consegui entrar na Editora Intrinseca por conta da fila enorme que tinha. NÃO VI NADA lá...E eu levei uma lista enorme para comprar livros na Editora Record. Quando consegui entrar lá, perguntava para as pessoas dos livros da minha lista e acredita que me diziam que n tinha nada? Eles só repunham livros da Cassandra Clare e o resto deixavam de lado. Fiquei bastante decepcionada com isso.

    Mas a BOA PARTE da minha BIENAL é que pude conhecer vários autores Nacionais e pegar autografo para os meus livros. Principalmente tive a sorte de conhecer a Thalita Rebouças após a sua sessão de autografos enquanto eu esperava a Carolina Munhoz para autografar meus livros. Foi meio que por acaso e fiquei feliz de ela parar pra tirar uma foto comigo. Uma moça linda viu ?!

    Agora eu espero que nesse fim de semana eu consiga com a Babi Dewet, Leila Rego e com algumas outras que estão faltando. Logo postarei em meu blog todas as fotos, embora eu já tenha postado no meu instagram algumas fotos. Mas enfim...Por essa parte deu pra aproveitar bastante, mas que tava DIFICIL de suportar até o CALOR lá dentro tava viu ?! E eu peguei também muitos marcadores no estande da rocco e de outras estandes. Espero conseguir mais pra sortear também =]

    Enfim...Amei seu blog.
    Vou seguir ele, vc me retribui? Ficarei feliz.
    Queria ter te conhecido lá na Bienal, mas é uma pena...enfim...
    Se cuida linda e parabens pelo capricho que tá seu blog
    Amei mesmo

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha foi essa Bienal
    Uma pena que eu não pude ir
    Mas fico feliz por voce, muitos livros bacanas
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ane
    Ano passado fui na Bienal aqui no Rio e também deixaram muito a desejar. Não passei por uma situação tão caótica como a sua, pelo menos não pra entrar. Mas os estandes das principais editoras também estavam todas próximas, concentradas num mesmo pavilhão, filas quilométricas pra pagar e transitar nos estandes era questão de sorte. As máquinas de cartão também pararam de funcionar por um tempo. Fui no dia que foi o Nicholas Sparks e alguns outros autores internacionais, até tentei ficar na fila de autógrafos do Nicholas, mas tava um absurdo. Super-lotado e um querendo matar o outro, isso porque nem tinham aberto os portões ainda. Espero que ano que vem melhorem a organização e segurança do evento, principalmente em dias com grandes autores.

    Beijos =)
    www.reviewiing.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. oi ^^
    Eu tenho muita vontade de ir na Bienal, não me preparei esse ano, mas daqui dois anos espero estar lá! Eu vi você comentando no twitter que não sabia se escrevia sobre a bienal ou não pq n teria mtas coisas boas para falar... você não foi a única que reclamou da multidão, do despreparo, das filas, dessa ideia louca de colocar as maiores editoras uma perto da outra. Sem falar de colocar um monte de autores internacionais fodas no msm dias e distribuirem poucas senhas. Eu ainda quero mto ir e espero q eles se preparem melhor para a próxima, mas coletei muitas dicas para não passar tanta raiva!
    Acho bom a sua sinceridade e espero q com esses problemas tds eles mudem!

    abraços
    Dudi

    ResponderExcluir
  12. Em portugal nao á nada disso =( Adorei as fotos.
    Adorei o seu blog e já estou a seguir :D
    Também curti a sua página de facebook (Daniela DS)
    beijos,
    Daniela

    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/ddocesonhadora

    ResponderExcluir
  13. Oláááá!
    nossa senhora! mas um post frustrado da bienal!
    QUE PENA! eu queria taaaanto tar lá, mas ver que foi um total caaaos me deixou muito triste! que sei o quanto todo mundo estava na expectativa!
    mas que bom que deu para comprar varias maravilhas pelo menos!
    que a próxima seja muito melhor

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  14. Menina, vi muita gente falando mal dessa bienal, reclamando das mesmas coisas que vc. Tb fiquei boba com a declaração de que não esperavam tanta gente assim. Como não esperavam? Um evento grande desse, que a gente espera dois anos pra ver, é claro que vai encher ainda mais com a presença de tantos autores legais. Espero que a do ano que vem aqui no RJ seja melhor....

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  15. Não fui no evento, mais vi muitos blogs falando dessa falta de organização da Bienal, pelo menos você aproveitou e comprou alguns livros. Quando tiver de novo em SP eu pretendo ir, mais espero que esteja mais organizado.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu post sobre sua ida a bienal.
    Infelizmente não pude ir, por ser bem longe de onde moro, mas ano quem vem tem em meu estado e estou ansioso.
    Sobre a desorganização, muitos citaram o mesmo.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ane!
    É uma pena que tenha havido toda essa desorganização e descuido. E ainda afirmam que foi um sucesso pela quantidade de público! Totalmente irresponsáveis e previsíveis.
    Ainda bem que você conseguiu comprar bons títulos e ainda tirou boas fotos.
    Ótimo post! Fiquei louco aqui para ir ainda com toda essa sua sinceridade. Sou louco para ir à Bienal. rs
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  18. Acho que não perdi nada então. Pelo o que você falou foi muito diferente de 2012 que eu fui. Ainda fui num dia de semana e não peguei fila em momento algum. Acho que o pior é eles dizerem que não esperavam tanta gente. Espero que no próximo melhorem isso.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Oi Ane. Estive na Bienal no sábado também e foi uma pena não termos nos encontrado por lá. Percebi que realmente esse ano o evento foi um pouco desorganizado, principalmente pelo fato de reunirem tantos autores famosos em um mesmo dia. Apesar do estresse e de toda a agitação, foi um dia maravilhoso para mim, pois tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas especiais. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Muito bom :D
    Eu queria ir na bienal, porém, moro no Rio e nem pude ir no daqui:(
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Ariane,
    Nunca participei de um evento literário na minha vida e fiquei super frustrada em não poder participar da bienal, até começar a ler os relatos daqueles que puderam ir, sem dúvida as opiniões foram unânimes com relação a organização da bienal, tudo que li falava a respeito do quão precário o evento foi nesse quesito, por isso acho que foi até uma boa eu não ter ido de cara nesse, acho que ia acabar saindo traumatizada, vou tentar participar de uns menores para ir me adaptando antes de tentar uma bienal da vida hehe

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Aaawwn, meu sonho é ir na Bienal do Livro em SP. E ainda vou conseguir um dia! o/ o/ o/! Gabriela é um sonho conhecer! *000*

    ACESSO PERMITIDO. ♥ - entre pelo perfil. -
    Twitter: @elcimar_reis e @APermitido

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ane!
    Gostei de ler seu ponto de vista sobre a Bienal.
    Infelizmente, não me surpreendi com a decepção. Todos os comentários que li até agora foram frustrados e irritados com a organização, e pelas fotos que vi eu consigo entender o porquê.
    É uma pena mesmo. =(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  24. Sinceramente, não imaginei que a Bienal ficasse desse jeito!
    mas sabemos que no Brasil nada é bem organizado, e quando se trata de cultura, não há muito interesse das autoridades locais.
    Bjus e bom domingo!
    valeu a opinião sincera!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Ariane!
    Que caos, hein! Este ano fui na Bienal em uma quarta-feira, pois passo mal em ambientes lotados. Mesmo assim não consegui ficar lá por muito tempo. Estava menos caótico do que nesse dia que você foi, mas ainda estava bastante cheio.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  26. Oi Ane! No dia 23 foi mesmo um caos, eu tinha ido no dia 22 e pude aproveitar muito, e com tranquilidade, quando cheguei lá do dia seguinte, que susto, não aguentei ficar muito e as 16:00 estava morta de cansaço, fila para banheiro, fila para água (um bebedouro só! que absurdo!). Ontem eu voltei e estava bem melhor, mas mesmo tendo gostado de ver muita gente querida e conhecido outros que só conversava virtualmente, senti muito pela falta de estrutura, para a próxima espero que pensem melhor neste fator.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  27. Oi Ane,
    Não pude ir a Bienal, já que moro em outro estado, mas sinceramente não sei se teria conseguido ficar lá por muito tempo, já que não consigo ficar em locais super lotados. Que bom que apesar do estresse e da falta de organização, você conseguiu tirar fotos com alguns autores e adquirir alguns bons livros.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Também, com todas essas autoras juntas no mesmo dia, eles queriam o que? kkk
    Uma pena que tenha sido tão frustante, Ane, essa questão da organização de eventos é muito importante. Ano passado na Bienal aqui do RJ eu já achei bem lotado, aí deve ter sido o caos msm XD Enfim, vi algumas pessoas reclamando como vc, + ainda bem que suas amigas te ajudaram a relevar tudo isso!
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Tudo neste país está decadente, infelizmente.
    É tudo feito pelo menor esforço.
    Bjs

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  30. Jogos vorazes HAHAHAHA

    Bom eu já fiz o post com a minha opinião e concordo com vc. Quem colocou tudo junto?? HAHA Não tinha pensado, mas realmente, não pensaram direito. Gostei de saber do seu ponto de vista e sinto por ser tão decepcionante, pelo o que o vi, ontem, comparado ao primeiro fds, estava tranquilo.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Ane :)
    Ah, tudo que você falou eu concordo, foi a mesma coisa que eu senti. Tentei não falar muito dessas coisas traumáticas lá no meu post, senão ficaria com raiva de novo UAHSUAHS Pelo menos você viu a Samanta, eu nem a vi :/ Enfim, vamos torcer pra próxima ser melhor.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in