Sponsor

setembro 01, 2014

Se eu Ficar por Gayle Forman

ISBN: 9788581635415
Editora: Novo Conceito
Ano de Lançamento: 2014
Número de páginas: 224
Classificação: Bom
Onde Comprar: Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Submarino - Compare os Preços.
Este livro foi enviado como
cortesia para resenha.











Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Se eu Ficar
tinha tudo para ser um daqueles livros que me deixam com o coração partido durante a sua leitura. Ao menos foi o que imaginei ao assistir ao trailer da sua adaptação e ler a sinopse. Porém, infelizmente essa foi uma promessa que não se cumpriu, o que ainda não sei dizer se é algo que me deixa feliz ou triste, - de verdade.

Apesar de não ser uma das alunas mais populares do colégio, Mia Hall tinha uma vida que muitos podiam invejar. Musicista talentosa, com um namorado famoso e com uma bolsa praticamente garantida para uma das melhoras universidades de música do mundo, a vida de Mia parecia um perfeito “conto de fadas” moderno. Mas, quis um daqueles terríveis acasos do destino que em uma manhã ao som da Sonata para violoncelo nº 3 de Beethoven, que tudo isso mudasse.  O carro em que ela viajava com a família é atingido por um caminhão e Mia é a única sobrevivente.

No hospital entre a vida e a morte Mia “presencia“ os esforços dos médicos para salva-la, ao mesmo tempo em que ela  precisa assimilar que perdeu seus pais e seu irmãozinho. Mia tem vinte quatro horas para tomar a decisão mais difícil e dolorosa da sua vida. Tudo o que ela sempre conheceu e amou se foi e ela precisa decidir de alguma forma se quer ir com eles ou ficar e tentar de alguma forma reconstruir a sua vida.

Com capítulos que se intercalam entre o presente e o passado, Se eu Ficar possui uma história que se esforça demais para ser dramática, mas que não foi o suficiente para me envolver.  Claro que fiquei triste pela Mia e imagino que não tem como você ler uma história dessas e não se perguntar, “e se fosse comigo?”. Só que o problema aqui é que a maneira como os acontecimentos anteriores ao acidente são narrados, passam uma sensação de superficialidade enorme ao enredo. Tudo parece surgir muito rápido e aparentemente do nada e pelo menos eu, não consegui desenvolver a empatia necessária para me sentir próxima aos personagens.

A autora Gayle Forman, foi feliz ao retratar de uma maneira delicada os dilemas e angustia da Mia durante as horas em que ela “vagava” pelo hospital. Mia está lá vendo seus avós, seu namorado e sua melhor amiga chorando por ela, só que não pode fazer nada para confortá-los. Até por que ela mesma não sabe o que fazer para consolar a si mesmo e lidar com a realidade de que agora está praticamente sozinha no mundo. Nessas ocasiões eu até conseguia sentir uma “intensidade” maior de sentimentos na história, que me deixava com aquela sensação de aperto no coração. Mas, confesso que esses momentos foram bem raros.

Não que a história não seja bonita ou bem escrita, porém eu tenho a impressão que faltou mais verdade nas relações entre os personagens. Tipo apesar da tragédia, tudo no livro é perfeito e bonito demais, o que faz com que a carga dramática que a autora se esforça em dar soe um tanto “vazia”. Outro ponto é que mesmo sendo um livro relativamente curto, a narrativa em alguns capítulos parece que fica dando volta em si mesma, o que contribuiu bastante para que eu não me envolvesse de fato com a história.

Queria ter gostado muito mais do que eu gostei. Queria que durante a leitura meus olhos se enchessem de lágrimas, como aconteceu quando eu assisti ao trailer, só que isso não aconteceu aqui. Uma pena (...).

“Todo relacionamento tem suas dificuldades. Assim como a música, ás vezes se tem harmonia e outras cacofonia.”

Em suma mesmo pecando pela superficialidade, Se eu Ficar consegue passar uma bonita lição de vida. Não chega a ser uma grande história, mas é uma leitura válida desde que você não crie muitas expectativas.

Comentários via Facebook

26 comentários:

  1. poxa Ane, esse é meu medo em relação ao livro, estou muito cheia de expectativas e tenho medo de não ser lá tudo isso!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tive a mesma sensação, tenho certeza de que a nova onda literária será esse drama todo de livros com tragédia.
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ariane :)

    Eu tenho consciência de que esse livro passa longe de ser fantástico, por isso lerei sem muitas expectativas, para não decepcionar-me. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Puxa, eu tinha tanta expectativa com essa história, desde que vi o trailer..... Já tinha me conquistado só pela parte da música (amo tudo o que é relacionado à música), mas agora fiquei com o pé atrás.... Talvez no filme a gente consiga sentir um pouco mais do drama, ao ver as cenas..... Uma pena que não te empolgou tanto assim....

    Acho que vou ficar só no filme mesmo, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  5. Que pena que o livro não atendeu as expectativas. De qualquer maneira, eu ia ficar só no filme mesmo, então tá sossegado, haha. O problema é agora estarem tentando colocar drama e tragédia demais em tudo, prometendo rios de lágrimas... aí não dá =x

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
  6. Olá Ariane,
    Eu li outra resenha que questionava o mesmo problema com o livro. Porém, continuo ansioso por esse livro, por conta de uns dois ou três episódios de Grey's Anatomy que teve uma premissa parecida. De qualquer forma, já vou com menos expectativas.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane, tudo bom?
    Voltei depois de um mês de intercâmbio na Espanha. Tudo certo contigo?
    Olha, eu estou na lista de pessoas que se emocionaram com o trailer do filme e comprei o livro no mês passado porque quero conhecer a história. Ainda não li, mas entendo o que você disse sobre a trama e tenho receio de ter a mesma percepção.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estava muito ansiosa para ler o livro, porém agora estou com um pouco de receio hahaha
    O trailer realmente é muito bom, mas pretendo ler o livro antes de ver o filme.
    Ótima resenha!
    Bjs,
    Respiramos Livros
    respiramoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ariane,

    Eu tive sentimentos parecidos com os seus quando li Se eu ficar, até falei na minha resenha que eu acredito que vá me emocionar muito com o filme.
    Acho que não consegui enxergar a dimensão do amor entre os protagonistas, porque só temos a visão de Mia na história, e ela de coloca meio distante do namorado.
    Te entendo perfeitamente.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  10. Oi Ane.

    Nossa, eu estava com grande expectativa em relação a esse livro, fiquei um pouco decepcionada em saber que ele não é isso tudo o que aparenta ser pelo trailer, uma pena. Não vou ter pressa em lê-lo.

    Beijos =)

    www.reviewiing.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Anne

    Também tive alguns problemas com esse livro. Ele tem uma história linda, mas faltou algo. Achei o drama legal e até consegui me envolver, mas eu esperava mais. Meu grande problema foi a Mia, peguei uma birra da garota que grande parte da culpa de não ter curtido a história, foi dela.
    Estou curiosa para saber como se desenrolará o próximo livro pelo olhos do Adam.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  12. oi
    Eu também vi o trailer e gostei muito, todas as minhas amigas que compraram estão amando! Todo mundo só fala bem e eu estou com a expectativa lá em cima, acho que sua resenha foi boa para que eu diminua ela um pouco... Eu agora com certeza vou ler e avaliar isso o que você falou a respeito da profundidade das relações... Meu livro deve chegar em breve, ia ser uma das primeira leituras que eu faria, agora n tenho certeza kkkkk

    tem postagem nova blog
    espero vc por la!
    Dudi

    ResponderExcluir
  13. Porque eu já imaginava isso? Não sei, mas quando um livro tem muita propaganda e divulgação, acontece dele não ser tão bom. Ainda assim quero ler, mas não vou ler tão já, vou esperar a poeira baixar um pouco.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Ai menina to louca para ler, e sabe não estou me importando muito se é ou não bom, pois de todos os livros que "fizeram" muito sucesso etc... esse foi o único que me chamou a atenção logo de cara... o resto esperei muito para ler e alguns nem li!
    Bjs, se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/09/semana-instituicao-para-jovens-prodigios_2.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  15. Gostei de seu ponto de vista, concordo sobre as falhas e superficialidade. Mas confesso que mesmo assim me envolvi com a história. Esperava mais páginas, mais detalhes e sinceramente acho que não era preciso ter continuações, mas sim mais páginas neste livro.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane! Eu esperei demais também depois de ver o trailer do filme, acreditava que fosse me emocionar muito e não derramei uma lágrima, estava até achando que meu coração estava muito endurecido. Tomara que o filme venha para atender minhas expectativas.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela resenha Ane! Estou ansiosa para ler Se Eu Ficar e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Então, estou doida para ler esse livro e vê o filme...
    Estou bem curiosa.
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu m apaixonei pelo trailer e quis ler o livro logo em seguida, mas não consegui ainda. Sempre vejo resenhas positivas e adorei a sua sinceridade!

    Espero ler em breve e expor minha opinião!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  20. Esse livro está sendo muito bem falado em todos os blogs em que já li resenhas dele,
    a principio não havia me interessado muito por ele, após assistir o trailer do filme, passei a dar mais atenção as resenha e consequentemente desejar desesperadamente esse livro.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Está todo mundo falando desse livro, geralmente muito bem. Tenho uma leve curiosidade desde o trailer, então creio que lerei ainda este mês. Entretanto, como sempre ando fazendo, não criarei muitas expectativas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi Ane =)

    Vendo sua resenha percebi que estava muito ansiosa para ler este livro, mas agora quando o for ler vou com menos sede ao pote. E é tão ruim quando nãoo criamos empatia com os personagens, não é mesmo!? Fica difícil se conectar com a história. Imaginei que seria um livro mais emocionante, mas apesar de não o ser, parece passar sim uma lição de vida.

    Apesar de não estar na minha lista de prioridades, assim que tiver oportunidade irei ler.
    Ótima resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  23. Quero ler antes de ver o filme RSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Gente queria divulgar aqui, uma história que estou escrevendo no meu blog. -->http://dearsomeoneraeli.blogspot.com.br/
    Tá meio crua ainda, mas se puderem dar uma força..
    Tenho uma página no facebook também. --> https://www.facebook.com/dearsomeoneraeli?ref=hl
    Entrem, leiam os capítulos já postados, e deem o veredito.
    Valeu ;)

    ResponderExcluir
  25. Oi Ane,
    Eu gostei do trailer do filme, porém não tinha grandes expectativas pela trama, então ler sua resenha foi bom, por que assim já vou preparada tanto para ler o livro, quanto para ver o filme.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Ane, foi mais ou menos essa a impressão que eu tive quando li o livro, esperava mais emoção, e não consegui entender muito bem o alvoroço todo em torno do livro, foi uma boa leitura, mas que tinha potencial para ser muito melhor, aguardo a continuação para ver se teremos surpresas. Ainda não assisti ao filme, mas pelo que vejo nos comentários de quem já assistiu percebo que o filme está sendo melhor que o livro.

    Beijos!!!
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in