Sponsor

abril 06, 2015

Eu sou Malala por Malala Yousafzai

| Arquivado em: Resenhas.

Este livro foi enviado como
cortesia para resenha.
ISBN: 9788565765626
Editora: Seguinte
Ano de Lançamento: 2015
Número de páginas: 200
Classificação:
Onde Comprar: Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Submarino - Compare os Preços.
Sinopse: Com Patricia McCormick.
Malala Yousafzai tinha apenas dez anos quando o Talibã tomou conta do vale do Swat, onde ela vivia com os pais e os irmãos. A partir desse dia, a música virou crime; as mulheres estavam proibidas de frequentar o mercado; as meninas não deveriam ir à escola. Criada em uma região pacífica do Paquistão totalmente transformada pelo terrorismo, Malala foi ensinada a defender aquilo em que acreditava. Assim, ela lutou com todas as forças por seu direito à educação. E, em 9 de outubro de 2012, quase perdeu a vida por isso: foi atingida por um tiro na cabeça quando voltava de ônibus da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Hoje Malala é um grande exemplo, no mundo todo, do poder do protesto pacífico, e é a pessoa mais jovem e a receber o Prêmio Nobel da Paz.

Dia 11 de setembro de 2001, eu só teria as duas primeiras aulas e logo após a homenagem para o Dia do Diretor os alunos seriam dispensados. Resolvi ficar em casa nesse dia e feliz da vida, liguei a TV para assistir Sakura Card Captors, mas o que vi não foi o meu anime favorito, e sim o começo de uma tragédia que mudaria a história da humanidade para sempre. Dia 11 de setembro foi o dia em que o mundo conheceu o poder assustador do terrorismo.

É impossível escrever uma resenha “comum” desse livro, por que a história de Malala Yousafzai não é comum. Cresci ouvindo, que “a educação tem o poder de transformar o mundo” e ainda acredito que, o conhecimento abre portas que a ignorância mantém fechadas e que somente através da educação vamos construir um país e um mundo melhor.  Malala também acredita nisso e quase pagou com a própria vida por não se calar diante do terror.

Eu sou Malala não é apenas a história de uma jovem que resolveu defender seus ideais e o direito das meninas de seu país a educação. Mas, um relato de como a vida de uma pessoa e de um lugar foram transformadas pelo terrorismo.  E mesmo já tendo lido vários livros em as histórias se passam numa época de conflitos, sempre fico assustada com o fato de perceber o quanto o ser humano pode ser cruel com o seu próximo.

Durante a leitura em vários momentos agradeci a Deus por viver em um país livre e de certa forma pacifico”. Claro que como o próprio Paquistão e muitos outros países temos problemas de desigualdade social e uma política não muito honesta. Porém ainda sim, somos livres para protestar contra tudo isso. Somos livres para nos vestir como bem entendemos e podemos ouvir a música que queremos e assistir a qualquer “bobeira” que achamos interessante na TV. Fiquei imaginando como seria se do dia para noite tudo isso mudasse dando lugar ao medo (...).

Falar sobre a Malala é como falar de uma super heroína, com a enorme diferença que ela é real e um verdadeiro exemplo de coragem, para qualquer pessoa independente de sua idade. É impossível você ler Eu Sou Malala e não sair modificado de alguma forma após a leitura. Conhecer a sua história, não apenas me fez dar mais valor para tudo o que tenho, mas fortaleceu a minha crença que nós somos parte das mudanças que queremos ver no mundo. E que mesmo que ninguém nos ouça nunca devemos nos calar. 

Malala não merecia passar pelo que passou, apenas por defender o seu direito e de outras meninas a educação.  Na verdade quando penso nas milhares de crianças que hoje vivem nos campos de refugidos na Síria e em outras regiões de conflitos rezo para que existam mais Malalas pelo mundo. Rezo para que um dia possamos viver em um mundo em que as diferenças não sejam fonte de discórdia entre os povos. Rezo para que um dia consigamos alcançar a tão sonhada paz mundial.

“(...) Sou a mesma Malala. Minhas ambições são as mesmas. Minhas esperanças são as mesmas. Meus sonhos são os mesmos. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo.”

Eu sou Malala é aquele tipo de história que enche o nosso coração de esperança, mesmo nos dias mais “sombrios”. Por que histórias com a de Malala são aquele choque de realidade que muitas vezes precisamos. Para sairmos de nossa zona de conforto e começar um trabalho de “formiguinha” para construirmos um mundo melhor. Nós podemos fazer isso, basta termos fé!

Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. São nessas leituras que aprendemos a parar de reclamar um pouco e agradecer ao que temos não é mesmo? Imagino o quanto você deva ter ficado tocada com a história e mudado o seu pensamento.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    quero comprar esse livro,
    pois me interesse muito saber mais sobre a vida de malala,
    uma pessoa tão especial e determinada, que muda uma sociedade!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com
    Uma linda semana!

    ResponderExcluir
  3. seu desprendimento com o próximo e a luta por seus ideais é inspirador!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Ane. Malala é um grande exemplo a ser seguido e uma prova palpável da perseverança. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane,
    Esse livro e o outro sobre ela estão na minha lista, certamente ficarei assim como você.
    Pessoas inspiradoras são sempre bem vindas!

    Ótima resenha :D

    bjs e tenha uma linda terça!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane, tudo bom?
    Eu não li o livro, mas a história da Malala é inspiradora. É muito triste que nos dias atuais ainda temos países presos a regras que impedem os direitos básicos das pessoas. Ela é uma garota incrível que serve como exemplo para meninas de todo o mundo.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não li muitos livros que relatam a crueldade humano, pretendo ler alguns do gênero, acho importante a gente ter uma mente mais ampla nesses assuntos, apesar de ser um tanto triste, tenho muito vontade de ler esse livro, sempre me parece uma historia incrível de se inspirar.
    http://www.teoremademari.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, está ai um livro que eu preciso ler mas fico enrolando, vou pegar para ler em breve pois parece ser um ótimo livro sobre inspiração, sonhos e persistência.
    Te marquei em tag no meu blog, veja se você quer participar :)
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/2015/04/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tudo bem?

    Eu adorei a sua resenha, mas apesar do livro realmente ter uma história bastante interessante e você ter falado super bem dele, não fiquei curioso para ler :/

    Abs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ariane!

    A história deve ser muito tocante, especialmente por ter acontecido de fato. Estou curiosa para ler, acho que irei gostar bastante! Ela foi e é um grande exemplo mesmo.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu estava trabalhando nesse fatídico dia. Eu conheço a história do livro e apesar de saber que a história dela é linda, não tenho vontade de ler esse livro. Geralmente eu prefiro ler ficção.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane, o livro parece emocionante mesmo. Acho que se as pessoas fizessem pequenos gestos corajosos, como essa menina fez, o mundo hoje já seria muito melhor. Não morro de curiosidade de ler esse livro, mas leria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa, ótima sua resenha! É tipo de livro que tenho que ler ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane! 11 de setembro foi um dos piores pesadelos da humanidade, acredito que só perca para o holocausto, mas em ambos os casos não dá para medir, pois vidas foram perdidas e isso é suficiente para nos deixar tristes. Eu não li nenhum dos livros de Malala, sei que mais de uma edição foi publicada aqui, acredito que seja um livro muito bonito e que mexa com o leitor profundamente, como você cita, para sair da zona de conforto.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. precisamos de muitas Malalas no mundo, pessoas com determinação. Nao tenho o livro mas gostei da resenha, falou tudo. Quero comprar :)

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Hey!
    De vez em quanto tento sair da minha zona de conforto e ler algo assim, que me provoque a pensar mais e a ser mais crítica.
    Gostei da resenha!

    Beijo,
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Estou louca para ler esse livro, ele está na minha lista. Acho terrível o que acontece lá e quero muito ler um depoimento.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi! Adoro livros como este, sempre me tocam muito e nos ajudam a conhecer outra realidade. Com certeza deve ser uma história forte e que nos passa muitas lições. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oie Ane
    quero muito ler a biografia da Malala, pois acho sua história um exemplo para muitos jovens. E essa edição juvenil veio a calhar, pois quero muito que meus filhos tenham contato com histórias inspiradoras como as da Malala.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Acho a estória da Malala super inspiradora e encorajadora, não sei se erei a biografia dela mas parece ser uma leitura super válida.
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Ariane

    Biografias não são o meu forte, mas a história de Malala com certeza vale a pena a leitura. Li algumas reportagens sobre ela e fiquei admirada com a sua coragem e ousadia. Ela arriscou muito ao lutar por aquilo em que acreditava e acredita.
    Certamente é o tipo de livro que nos dá inúmeras lições e que merece ser apreciado.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  22. Oi Ane =)
    Sempre quis ler o livro da Malala, acredito que seja realmente uma história surpreendente, daquelas que após o término da leitura você fica tentando achar uma forma de fazer algo que faça diferença no mundo em que vive, algo para ajudar as pessoas e também a si mesmo, também tenho fé e sonho que um dia viveremos num mundo onde a paz seja o mais importante. Parabéns pela ótima resenha.

    Beijos!!!
    @jannagranado
    @lpdiversao
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in