Sponsor

agosto 31, 2015

Os Bons Segredos por Sarah Dessen

| Arquivado em: Resenhas.

Este livro foi recebido como
cortesia para resenha.
ISBN: 9788565765763
Editora: Seguinte
Ano de Lançamento: 2015
Número de páginas: 408
Classificação: Ótimo
Onde Comprar: Saraiva.
Sinopse: Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.

Confesso que não sei ao certo como começar a escrever essa resenha. Os Bons Segredos chegou em minhas mãos de uma forma tão despretensiosa, que para minha surpresa quando me dei conta estava completamente envolvida pela história. Sim leitores, pode-se dizer que a autora Sarah Dessen, ganhou mais uma fã.

Mesmo que nunca estivesse competindo de fato com seu irmão Peyton pela atenção de seus pais, Sydney Stanford sempre soube qual era o lugar dela nessa disputa, - o segundo. Enquanto as infrações de Peyton prejudicavam somente ele e a reputação da família isso nunca foi um problema. Porém, quando as irresponsabilidades do irmão acabam por ferir outra pessoa , Sydney decide que está na hora de tomar as rédeas da própria vida.

O primeiro passo foi trocar de escola e ir para um lugar onde a sombra do seu irmão não a perseguisse.  Ela estava acostumada a sua vida solitária e de certa forma se sentia culpa pelos erros que o Peyton cometeu. Mas, na tarde em que resolve por impulso entrar na Seaside Pizza, sem saber Sydney dá o passo definitivo para uma grande mudança em sua vida. Ela conhece Layla, Mac e todos os Chatham e encontra tudo aquilo que sempre desejou, - um verdadeiro lar.

Os Bons Segredos possui aquela narrativa que vai “crescendo” conforme a história avança. Sarah Dessen construiu uma trama que explora a fundo dramas familiares, mas sem deixar o clima da história pesado.  Durante a leitura, por mais que foco seja a Sydney, sua evolução pessoal e todos os dilemas pelos quais ela passa, é interessante perceber como a autora ainda conseguiu fazer com que os demais personagens desempenhassem um papel importante na história.

Esse é aquele tipo de livro que são várias histórias dentro de uma mesma história, e ambas se completam como na vida real. E essa sensação que tudo que está sendo contato ali é distante e ao mesmo muito próximo da nossa realidade que fez com que a leitura de Os Bons Segredos me cativasse tanto.   Em muitos momentos eu me vi aflita, com o coração na mão naquela necessidade de saber o que viria a seguir. Compartilhei cada sentimento com a Sidney, desde as pequenas felicidades até os momentos em que ela tinha duvida ou medo.

Outro detalhe que me chamou bastante atenção foi a forma como a autora trabalhou a construção de todos os personagens.  Todos eles possuem um traço de personalidade marcante, algo que os faz especial, que faz com que você os ame ou não ame tanto assim. Admito que desenvolvi um carinho especial pelo Mac () durante a leitura, pela pessoa que ele é.Por que isso é outro ponto legal da escrita da  Sarah Dessen. Ela não dá tantos detalhes “físicos” do personagem e sim prioriza os traços de personalidade de cada um. E a personalidade do Mac é apaixonante. Assim como da Layla é contagiante. Uma opinião bem pessoal, todo mundo merece uma melhor amiga como a Layla.

A única coisa que me “chateou”, um pouquinho foi o final. Não que eu não tenha gostado, ou achado que ele poderia ter sido diferente.  Na verdade, ele me deixou com aquele gostinho de quero mais.  De saber como as coisas ficaram depois daquele ponto final.  O que por um lado foi “negativo”, para leitores curiosos como eu, funciona também como algo positivo. Pois a autora torna possível criarmos o final que “desejarmos”. E o meu foi lindo e mágico como o uma volta de carrossel.

“Na verdade, só desabamos diante de quem sabemos que podem nos reconstruir.”

Delicado e forte ao mesmo tempo, Os Bons Segredos nos lembra que nenhuma família, amigo ou relacionamento é perfeito, mas que a velha máxima é verdadeira quando diz: “Lar é onde está o coração”. Simples e surpreendente, mas não leiam esse livro com fome. A não ser que vocês queiram desenvolver um desejo incontrolável por pizza e batata frita. Fica a dica!

Comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Oii!
    Que resenha incrível!! *-*
    Tenho muita vontade de ler o livro!
    E ah, eu prefiro finais assim, onde se pode imaginar o "depois de tudo".

    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. nunca li nenhum livro dela, Ane, mas pretendo, principalmente depois dos elogios à trama, eu não estava muito animada com este lançamentos, entretanto até que agora fiquei tentada, afinal todos os elementos que eu amo estão presentes
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/2015/08/resenha-segredos-de-uma-noite-de-verao_80.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ane!
    Eu agora quero ler esse livro. Sempre tive um receio a respeito dos livros da Sarah Dessen, mas como você não é uma leitora fácil (risos) e ela te agradou muito, quero dar uma chance a autora. Acredito que irei gostar tanto quanto você.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nada da Sarah Dessen, mas de repente todo mundo anda falando mil maravilhas sobre ela.
    Gostei de sua resenha e entendo sua chateação por querer mais no final, mas vejo pelo lado bom foi tão bom ao ponto de te deixar com vontade de mais e mais páginas.
    Enfim, pretendo ler e criar minha própria opinião sobre a obra. Espero assim gostar.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li, mas senti que aborda um assunto muito comum dentro das nossas casas né? Ainda mais se você é o caçula rs... Ane, fiquei com muita vontade de ler a história e saber o final dela. Adorei a sua resenha <3 E feliz Blog Day pra vc

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane, tudo bem?
    Em alguns casos, gosto de finais abertos. Em outros, fico me corroendo! Sou muito curiosa! Hahaha!
    Esse livro parece ser bem fofo, mas confesso que já fiquei morrendo de pena da Sydney só pela sinopse. >.<
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha Ane. Amo a escrita da Sarah Dessen e quero muito ler este livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane!

    Olha, acho que mesmo se eu lesse sem fome ia ficar morrendo de vontade de comer pizza, já que é a minha comida preferida da vida. Mas enfim, eu adoro a Sarah Dessen, mesmo tendo lido só Just Listen. Já foi o suficiente para eu virar fã dela, sabe? Não sei o porquê, mas eu tenho a impressão que Os Bons Segredos tem de tudo para ser melhor... Esse enredo cheio de drama familiar parece ser maravilhoso!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Gostei do livro.
    Vi em algum post que ele era um lançamento e o nome tinha mesmo me interessado, mas nem prestei muito a atenção na sinopse. Mas lendo agora a resenha achei bem legal!!


    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Ane!
    Logo que descobri esse livro, não me interessei muito. Mas aos poucos foi batendo aquela vontade de conferir, sabe? Fiquei na espera das resenhas e a sua me convenceu a ler :)
    Faz tempo que não leio algo que me deixa nesse desespero para saber o que vai acontecer. E pelo jeito o final fica um pouco em aberto? Adoro isso. Aí junta tudo com personagens carismáticos e dramas verossímeis e voilá! Foi para a minha listinha, rsrs. Adorei a mistura "forte e delicado" também.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia Sarah Dessen, parece ser bem legal esse livro, vou procurar para ler.

    http://blogmemoriies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ane.
    Eu nunca li nada da autora, mas sempre vejo elogios aos seus livros. Me interessei pela história. Gosto de quando os personagens não se acomodam e resolvem mudar a situação em que vivem e acho que gostaria do final também. Se der eu vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ane!

    Não estava muito animada em ler este livro, mas agora mudei de ideia, rs. A história parece ser deliciosamente bem escrita e desenvolvida, repleta de personagens e situações críveis e cativantes. Amei!
    Conheço essa sensação... Às vezes, por mais que eu goste do final de um livro, torço para tenha algum epílogo com informações extras, rs.
    Adorei sua resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Amei sua resenha! Com certeza esse livro vai pra minha lista! Acho que to precisando ler algo desse tipo ultimamente...
    Ah, curti a página do seu blog no facebook, se vc puder por favor, curtir a minha, agradeço muito!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Ane! Eu gosto muito do trabalho da autora, ela aborda problemas ou situações complicadas sem soar como um drama e sim de uma forma positiva, espero ler em breve e curtir. Ótima resenha.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Aw, parece um livro bem família mesmo, que nos faz querer participar também haha adorei a resenha, nunca tinha me interessado antes por esse livro mas agora já até adicionei nos desejados!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Máscara", vem conferir!

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Sou muito fã da Sarah e fiquei muito feliz que os livros dela estão dando certo aqui no Brasil, quero muito livros dela seja publicado e reconhecido por aqui porque ela merece! Achei a capa mais linda e estou ansiosa para comprar haha gostei muito da sua resenha <3
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in