Sponsor

janeiro 31, 2018

SoSeLit #1 – O Céu e o Inferno dos Blogs Literários

| Arquivado em: CAFÉ LITERÁRIO.

Oie leitores, tudo bem com vocês?

Hoje eu trago o primeiro post de um projeto super maravilindo que fui convidada para fazer parte pela fofa da Angel Sakura, do blog Eu Insisto. A Sociedade Secreta Literária é formada pelos blogs: Bela Psicose, Eu Insisto, La Oliphant e o My Dear Library. A nossa intenção ao criar o grupo é falar de assuntos bons e “ruins”, e que normalmente as pessoas não falam abertamente na blogosfera.

imagem: Shutterstock
Além disso, acreditamos que a união faz a força, e por isso através do projeto queremos promover uma união maior entre os blogs literários (). E para esse primeiro post, nós listamos três pontos negativos ( o inferno) e três pontos positivos  (o céu)da blogosfera literária. E para começar essa blogueira que vos escreve, vai listar três pontos que em minha opinião são a verdadeira treva nosso pequeno universo literário.

The Hell
imagem: Giphy
 03 Adorei seu blog! Segue que eu te sigo.

Isso é uma das coisas que mais me chateada como blogueira e produtora de conteúdo. Afinal, “perco” horas escrevendo os post para o blog, para muitas vezes perceber que a pessoa comentou sem ao menos ler uma palavra do que escrevi.  E acredito que assim como eu, tem muitos passam por isso direto. Seja aqui no blog, no Instagram ou no YouTube.

Teve um caso que escrevi uma resenha não tão positiva e a pessoa comentar: “ – Que bom que você adorou o livro”. Fiquei tipo, “What!?”. Isso é uma baita falta de respeito pelo trabalho do outro.

02 Excesso de Ego.

Já vi autor (a) escrever textão ( fazer barraco) no Facebook falando mal de blogueiro que criticou seu livro.  Eu mesma já passei duas vezes por essa situação, do autor (a) vir tirar satisfação comigo, por que fiz uma resenha “negativa” do livro dele (a).

E isso acontece também com editora. Tem editora que coloca o nome do blogueiro em uma “lista negra”, caso a resenha dele não seja só flores. E isso muitas vezes acaba fazendo com que o blogueiro se sinta “forçado” a sempre dizer que a história é maravilhosa por medo de perder a parceria, quando na verdade se bobear ele nem leu o livro inteiro.

E claro, os blogueirinhos que se acham o último farelo do pacote de bolacha, só por que tem não sei quantos mil seguidores e dão aquela esnobada básica nos blogueiros pequenos ou em quem está começando. Complicado (...).

01 A competição tóxica no ambiente.

Sempre que sai o resultado de uma nova seleção de parceiros de editora x ou y as redes sociais são inundadas de comentários tóxicos, de blogueiros que se sentem “injustiçados” por não terem passado na seleção. Ficar chateado é triste e normal, eu mesma recebi vários "nãos" ao longo desses quase oito anos de My Dear Library.

Porém, o que não é nada legal é atacar algum blog que foi escolhido. Tem blogs que realmente não merecem passar na seleção? Talvez, mas ao invés de ficar destilando ódio nas redes sociais e apontando o dedo para o coleguinha, não é mais fácil continuar a compartilhar o amor pelos livros e tentar de novo da próxima vez?

Particularmente acredito que quando você trabalha duro em algo que acredita e ama fazer, cedo ou tarde acaba colhendo os frutos disso. 

The Sky
imagem: Giphy
03 Conseguir ter uma rotina de leitura mais organizada.

Sempre amei ler e por um bom tempo os livros foram meus melhores amigos. Porém, confesso que depois que criei o blog, eu não apenas passei a ler mais, como também comecei a ser mais organizada com as minhas leituras.

Antes do blog eu lia uma média de vinte a trinta livros por ano, e hoje leio bem mais que isso. Claro que ainda falta um pouco para minha meta de leitura chegar aos cem livros lidos por ano, mas um dia chego lá.

02 Compartilhar livros e autores maravilhosos que conhecemos.

Lembro que antes do blog, eu não tinha com quem conversar sobre os livros que lia e seus autores. E hoje poder fazer isso é realmente muito gratificante! Não só por que eu conheço livros e autores novos através das minhas leituras e dos blogs que visito, mas por que tem pessoas que conhecem livros e autores novos através do meu blog.

Um exemplo, é a série Outlander, que a Ale do Estante da Ale leu a resenha aqui e hoje é mais fã da série que eu. E tipo, eu nunca teria dado outra chance aos livros do Colleen Hoover se não fosse à resenha maravilhosa de O Lado Feio do Amor da Cida no Moonlight Books.

Além disso, eu fico tão, mais tão feliz quando um texto que publico da coluna Divagando, toca o coração de quem lê. De verdade isso em minha opinião é uma das coisas mais fantásticas de se ter um blog. Compartilhar amor e receber amor.

01 Amizades.

Conheci uma das minhas melhores amigas  da vida, a minha gêmula, Fran do Diário de uma Leitora Compulsiva através do blog.  E ao longo desses anos o blog me apresentou muitas pessoas lindas. Pessoas que já tive o prazer de conhecer pessoalmente e outras que tenho certeza que um dia vou conhecer.

E no meu caso, que lá em 2010 resolveu criar um blog por que se sentia sozinha ter feito tantos amigos e criado tantos laços através desse meu cantinho é o que faz ter um blog realmente valer a pena ().

imagem: Giphy
Então, se identificou com algum ponto citado? Me conta qual foi ou foram eles nos comentários! Espero que vocês tenham gostado desse primeiro post da Sociedade Secreta Literária ().

Vejo vocês nos próximos posts!

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Oie
    Muito legal o post, e me identifiquei com vários aspectos. Também fico incomodada com comentários pedindo pra seguir de volta. Nos esforçamos tanto e muitos nem leem o post que escrevemos.
    Eu lia bem menos antes do blog, e agora aumentou minhas leituras e também fiquei mais organizada.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Nem me fale sobre falar mal de outros blogs, estamos justamente nessa época né? Coisa que não suporto, afinal mesmo que o blog seja grande, médio ou que tenha números altos quer dizer que ele trabalhou para aquilo, por isso acho injustiça falaram mal sem saberem. Mas sim temos muita gente que não merece, porém cabe a editora/parceiro decidir. Muito bom o post!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  3. Oi Ariane, tudo bem?
    Curti bastante o post e concordo com você. É super chato quando fazemos um post super bacana e a pessoa comenta, mas nem leu direito. Em compensação sempre tem um comentários que nos anima a seguir!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane,
    Com o blog eu passei a ler mais, sem falar que ter com quem compartilhar a nossa opinião e conhecer novos livros e bem bacana. Mas também e chato recebemos comentários sem ter nada a ver com o post que escrevemos. Ótimo post!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Menina, esse "Adorei seu blog! Segue que eu te sigo" é realmente #ATreva. É algo que tb me chateia muito. Fica claro que a pessoa não leu nada do que vc escreveu. E eu tb já passei por isso. Não faz muito tempo fiz a resenha de um livro que eu não gostei, e deixei isso muito claro. Nos comentário alguém disse que o livro realmente parecia ser mesmo ótimo e que estava doido pra ler. Sem falar de perguntas que fazem de coisas que eu já coloquei na resenha, tipo: "faz parte de série?" ou "Fulano tem livro só dele?". É realmente frustrante. Concordo com cada um dos seus pontos. E acrescento, como "inferno", a quantidade de gente que comenta as minhas resenhas assim: "como faço pra baixar o livro? Não achei o link", sendo que volta e meia digo que o meu blog não é um blog de download. Acredita que já até me pediram livro FÍSICO mesmo??? Cara de pau, kkkkkk

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  6. Gêmula linda, te amo mais ainda sabia. Amei seu post, concordo com tudo. Os livros trouxeram pessoas incríveis para minha vida, e muitas delas por causa dos blogs. Inclusive autores e editoras.

    Faltou no HELL , o povo que acha que ganhamos horrores de livros e pedem por eles, na maior cara de pau. Ás vezes livros que nós compramos, isso sem contar que a pessoa comenta muito só pra ganhar livro em época de sorteio né... haha

    Amei seu post <3 ... Por mais verdades assim.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ane!

    Nossa, adorei a ideia de vocês com esses posts, coisas que todos nós blogueiros pensamos mas não costumamos discutir sobre. Esses comentários curtos e interesseiros são péssimos, desanima por completo, temos um baita trabalho para obviamente a pessoa nem ler um pouquinho do post e falar sobre.
    Também acho feio esses blogs que criticam os outros por terem passado na parceria e eles não. Fico chateada, esse ano então foi uma chuva de "não", mas nem por isso tenho direito de desmerecer o blog do outro, mesmo que talvez nem mereça mesmo.
    E autor que vem metendo pau em blogueiro por resenha negativa então, vish... apenas uma coisa a falar pra esses autores: vê se cresce e aprende a aceitar críticas, ainda mais quando elas são construtivas. Ninguém é obrigado a gostar da história.
    Maaas claro que a blogsfera tem o lado bom e receber comentários bacanas e fazer amizades é uma das melhores partes <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ari, só posso concordar com vc, só não sabia da lista negra, ferrou então hehehehehehe eu sempre tento olhar mais o aspecto positivo que o negativo porque na maioria das vezes acaba compensando <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. é bem assim, tem sempre os prós e os contras, mas eu amo tanto o meu cantinho que não consigo desistir dele, apesar dos altos e baixos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Cheguei pelo blog eu insisto para seguir o tema, achei muito pertinente o tema.
    Não sou do meio e nem tenho intenção de ter blog, mas eu leio muito e acompanho poucos blogs porque são poucos que valem a pena.
    Vejo que o lado bom e ruim são interessantes, porém principalmente o lado negativo acho que o excesso de ego e o ambiente tóxico podem ser notados pelos leitores. Vejo os blogs e sei que muitos deles são lugares péssimos. Obrigado por ter um ambiente saudável e continuarei vindo aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José =)

      Seja bem vindo! Espero que você sempre se sinta em casa aqui no My Dear Library.

      Beijos;***
      Ane Reis

      Excluir
  11. Oi querida
    Eu já fiz uma resenha e terminava tipo assim: não é o melhor livro, mas é uma boa leitura. Comentário de uma sem noção: é tão legal quando um livro se torna nosso favorito.
    Dá uma raiva. Eu passei a apagar comentários assim porque não sou obrigada. Eu retribuo todos os comentários que recebo, mas faço isso buscando algum post no blog que realmente me interesse pra eu ler e dar uma opinião sincera. Adorei essa ideia dos posts.
    Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  12. Pior que é isso mesmo, né? Sempre tem a parte boa e a parte ruim da blogosfera. Isso que você falou do "seguindo, segue de volta?" sem nada sobre o post ou aquelas pessoas que nem leem e comentam coisas do tipo, isso é bem chato! Que bom que existem prós além dos contras! Também fiz várias amizades maravilhosas por causa da blogosfera!

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  13. Eu serei eternamente grata por você me apresentar Outlander <3
    Sériooooo, como eu amo! E nunca me esqueço daquela sua resenha, rs. Foi bem marcante, eu precisei sair correndo daqui e comprar os livros, rs.
    E vou te contar uma coisa Ane, sua primeira abordagem (do Hell) foi a que mais me impactou porque é uma verdade. A gente se dedica tanto e tem gente que comenta algo 'sem nexo' e acha que ainda temos que devolver o comentário. No início, eu ficava bem chateada, mas depois percebi que a blogosfera é assim, não é só comigo. E eu tenho leitores fiéis, que podem não comentar sempre, mas quando vão lá leem tudo e se envolvem com o assunto abordado.
    E posso te falar? Você fez essa postagem aqui, né? Vai ter gente comentando 'adorei, concordo' logo logo. HAHAHAHAHAHHAAHA Aqui mesmo, nessa postagem! rs
    Agradeço imensamente seu apoio sempre e conta comigo <3 <3 <3
    Beeeeeeeeeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu passei por um momento bem chato quando me mudei aqui pra Finlândia e o grupo de amigas blogueiras que eu tinha virou total as costas pra mim, sem motivos reais além de inveja sem noção. E com isso várias outras blogueiras viraram a cara pra mim, coisa super desnecessária.
    Tirando isso a internet é um espaço tão maravilhoso, que fico pensando porque as pessoas estragam!
    Adorei o post!
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post e estou animada pelos próximos. Gosto demais da blogosfera e como tudo na vida tem seus pontos positivos e negativos. Pessoas interesseiras e aproveitadoras existem em todos os lugares, a meta é focar nas legais e construir novas amizades.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane! Tudo tem um lado bom e ruim e dos que você cita, acho essa revolta que ocorre quando sai resultado de parcerias uma das mais cansativas. É sempre a mesma coisa, muita gente cuidando da vida do outro. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Adoro blogues literários e estou muito contente por ter encontrado o teu ^_^ Sobre os pontos negativos, não acho nada normal um autor ou uma editora chatearem-se por causa de um artigo crítico. Nem todos gostam do mesmo e todos têm direito em expor a sua opinião honesta. Por estas coisas é que muitas vezes recuso-me a fazer parcerias.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Ane.
    Achei essa ideia muito legal e vou acompanhar as postagens. Eu já nem ligo mais para comentários do tipo que você citou, apensa ignoro hehe. Quando a resenha negativa já tive o desprazer de ter um autor brigando comigo no facebook. E já perdi parceria com editora por causa disso. Acho que o lado mais positivo sem dúvida são as amizades, mesmo as virtuais e poder falar dos livros que a gente lê hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Oi Ariane! Na parte hell identifiquei-me completamente com o me segue de volta kkkkkk faço textos detalhados principalmente sobre Imigração e tem gente que nos comentários me pergunta algo que eu explicitamente escrevi no texto. Haja paciência... kkkkkk e na pare Sky identifiquei-me com as amizades, tem sido um presente de Deus conhecer tanta gente boa! Beijinhos

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in