Sponsor

fevereiro 19, 2018

SoSeLit #2 – Resenhar ou não resenhar, eis a questão

| Arquivado em: CAFÉ LITERÁRIO.

“Por Júpiter que livro chato! Não sei nem por onde começar a escrever a resenha dele.”
“Será que devo escrever uma resenha não muito positiva de um livro que recebi de parceria?”
“E se autor (a) ficar chateado (a) comigo?”
“Todo mundo amou, menos eu (...).”

Ao menos uma vez na vida, todo blogueiro literário passou ou vai passar por uma dessas situações. E por isso o tema proposto pela Sociedade Secreta Literária em fevereiro é justamente essa dúvida que assola muitas vezes a nossa mente após a leitura de um livro, - Resenhar ou não resenhar, eis a questão.

imagem: Shutterstock
Nunca tive problemas em expressar a minha opinião sobre os livros que leio, mesmo quando essa opinião é diferente da grande maioria, afinal ninguém é obrigado a gostar de tudo. Além disso, não sei quanto a vocês, mas sempre fico com um pé atrás quando um livro só têm críticas positivas. Por que cá entre nós, agradar todo mundo nunca foi uma tarefa fácil. Então sempre que vejo que algum livro está sendo meio que uma “unanimidade” no momento, começo a leitura dele sem muitas expectativas.

Outro ponto a ser levando em conta é que nada nesse nosso mundo é perfeito e isso vale para os livros que lemos e amamos também. Precisamos ter o bom senso e aceitar que nem todo mundo vai amar Harry Potter ou odiar Cinquenta Tons de Cinza. E é justamente isso o que torna o muito literário tão incrível, sua diversidade de gêneros e estilos.

Eu, Ariane, pessoalmente não gosto de escrever resenha negativas. Tanto que a “menor” nota/classificação que dou a um livro é Regular. Em minha concepção regular é aquele livro que li na época errada da minha vida, ou que simplesmente não sou público alvo do autor (a) para aquela obra especifica.

Tem vários livros que leio e que não faço posto a resenha no blog. Alguns são de astrologia, música e marketing, já outros por que sinto que estou falando o mais do mesmo como por exemplo, a trilogia Divergente. Li todos os livros e no geral gostei bastante da história, só que na época era tanta, mais tanta gente falando dos livros e dos filmes que não vi a necessidade de eu como blogueira falar trilogia também. Fiquei com medo de criar um conteúdo cansativo e repetitivo, então achei melhor não resenhar os livros.

Já recentemente a história foi um pouco diferente. Li um livro de um autora que sempre gostei bastante, porém dessa vez a leitura acabou sendo decepção gigante. Fique semanas pensando em como escrever a resenha de um livro em que nada, absolutamente nada na história tinha cativado. Não vou falar qual é o livro em questão, mas a minha decisão final foi de não resenha-lo. E para quem está se perguntando, sim ele era de parceria.

Claro que sempre tem aquele livro que em que encontro uma “dificuldade” maior em escrever a resenha, seja por que a sua história é mais complexa ou por que algo na narrativa não me envolveu tanto. Por isso, antes de começar a resenha eu me pergunto; “Mesmo o livro não sendo como o esperado, consegui encontrar pontos positivos na obra durante a leitura?” Se a resposta for sim, escrevo a resenha buscando salientar de forma equilibrada os pontos que gostei e os que não gostei tanto assim. Agora se a resposta é não, valeu a tentativa mas não vai ter resenha.

Quando criei o blog a minha intenção era compartilhar coisas boas fossem elas livros, músicas, filmes, animes ou qualquer outra coisa que fizesse parte do meu dia a dia. E depois de quase oito anos isso não mudou. Por esse motivo resenhar um livro que não gostei só pela “obrigação de prestar contas”, ao meu ver significa que estou compartilhando algo ruim com quem acompanha o blog.  E isso além de  me deixar super desconfortável, vai principalmente contra a minha filosofia de vida que é espalhar coisas boas e amor pelo mundo.

Por esse motivo entre resenhar um livro que não gostei e não postar nada, fico com a segunda opção. Até por que o mundo já tem problemas e coisas chatas demais acontecendo para a gente perder tempo com aquilo que não agregou em nada nas nossas vidas.

E vocês, já deixaram de resenhar algum livro? Compartilhe o por que (sem dar nomes é claro) nos comentários.

Vejo vocês nos próximos posts!

A Sociedade Secreta Literária é formada pelos blogs: Bela Psicose, Eu Insisto, La Oliphant e o My Dear Library. A nossa intenção ao criar o grupo é falar de assuntos bons e “ruins”, e que normalmente as pessoas não falam abertamente na blogosfera. 

Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Oi Ari
    Como você eu acredito que eu posso não curtir de um livro pelo momento que o li ou não ser o público alvo. Acho que no meu blog todo, com mais de cem resenhas, deve ter duas resenhas negativas. São livros internacionais que li e por mais que eu tentasse, não consegui encontrar nada que me agradou. Quando tenho uma experiência ruim com algum livro de parceria, eu pergunto primeiro ao parceiro se ele quer a resenha, mesmo tendo coisas negativas pra apontar, no caso mais negativas que positivas. Como você, não gosto muito de ficar falando sobre coisas que me desagradaram. Prefiro espalhar o amor.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ariane!
    Já passei por essa dúvida diversas vezes e, normalmente, escolhia não resenhar os livros que não tinha gostado. Hoje, minha opinião sobre o assunto mudou um pouco, mas percebi que 90% das minhas resenhas, são sobre livros que gostei. Esse, de fato, é um assunto difícil de ser discutido.
    E quanto ao livro de parceria que você não resenhou..como você fez? Os autores, normalmente, aguardam a opinião do blogueiro..
    Beijos

    Versos e Notas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bárbara =)

      No caso o livro era de uma editora parceria. Eu mandei um e-mail explicando a minha opinião sobre o livro e o por que não me sentia confortável em resenha-lo.

      Beijos ;***

      Excluir
  3. Oi Ari, adorei sua reflexão. Eu sempre fico pensando tb se tem pontos positivos na obra e geralmente encontro, mas tenho vários livros lidos que nunca resenhei, só não consigo fazer isso com os de parcerias, mesmo que não seja tão bom acabo resenhando. Mas entendi completamente seu ponto de vista e compartilhar coisas boas é sempre melhor <3 E sim, morta de curiosidade pra saber que livro é esse que vc cita kkkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post Ane. Como em tudo na vida, a jornada de um blogueiro é formada por livros maravilhosos e outros nem tanto. Tem muitos livros que não resenhei e nem pretendo resenhar e como você mesma disse, é sempre bom pesar na balança pra ver se uma obra agrega algum ponto positivo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Quando li seu post eu entendi seu ponto de vista, mesmo que definitivamente não seja o meu. Eu gosto de ler resenhas diversas, então ter um monte de resenhas do mesmo livro não é algo negativo pra mim, acho que é ruim quando todos expressam a mesma opinião, o livro ser o mesmo ou não, é indiferente pra mim. Quanto a resenhas negativas não tenho problemas em fazer elas, meu maior problema são justamente as resenhas medianas, o meio é algo complicado pra mim rs.
    Gostei de conhecer seu ponto de vista!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ane!

    Adorei o post. Já passei várias vezes por essa questão de resenhar ou não, mas geralmente é por ter gostado muito do livro ou pouco. Também não tenho medo de dizer os pontos que não gostei do livro, de fato não somos obrigados a gostar de tudo, e é importante destacar esses pontos até mesmo pro autor saber o que trabalhar melhor num próximo livro. Mas o mais complicado é livro que a gente ama e não sabe como colocar em palavras tudo o que acha da história hahaha mas por via das dúvidas, se a gente acha que dá pra sair alguma coisa, não custa tentar né. Se não, deixa só marcadinho lá no Skoob!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane! Geralmente quando leio livros que são de séries que comecei a ler antes do blog ou mesmo de séries que não vieram por parceria eu não resenho. No primeiro caso não tenho tempo de reler os primeiros para resenhar a série toda e em outros por dar preferencia ao que recebo das Editoras. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane,
    A resenha em si e a classificação eu sempre faço, mas se publico ou não é outra coisa, rs.
    Eu comecei o blog para ter o controle do que eu leio e sobre meus pensamentos sobre cada obra, então tento escrever um pouco. Quando eu publico algo negativo, o que é mais raro é porque estou sem posts positivos. HAHAHAHAHAHA Mas isso é um segredo nosso! HAHAHAHAHAHA
    Beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ah, nossa, acho que toda blogueira já passou por isso, hehe. Eu costumo resenhar sempre. Se eu não gostei, deixo isso claro, mas de uma forma que não denegrida o(a) autor(a). Acho que dá pra explicar nosso ponto de vista sem ser mal educada (apesar de que já vi cada coisa por aí, que só G-zuz, kkk). Já teve livros enviados a mim que eu não gostei muito. Fiz a resenha destacando o que me agradou e falando educadamente sobre o que não me agradou e o porquê. E, em particular, entrei em contato com o(a) autor(a) e expliquei ponto a ponto o que não gostei de forma mais direta, abri mesmo o meu coração. Mas se tem uma coisa que eu não faço nunca é fazer resenha dizendo que gostei de um livro, se na verdade eu não curti. Minhas opiniões são sinceras. Posso até não recomendar determinado livro, mas sempre deixo claro que o melhor é a pessoa tirar suas próprias conclusões. Sempre digo algo do tipo: "leia, quem sabe vc goste". Só pq não funcionou pra mim, não quer dizer que não funcionará pro resto do mundo, né?!

    Amei esse seu post, vc está de parabéns! ♥

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ane.
    Eu não resenho todos os livros que leio porque não tenho tantas postagens assim no blog e como leio muito, sempre deixo passar alguns. Mas sou de opinião diferente de você. Acho que tem que se resenhar livros que não achamos nada de bom para falar sim porque assim quem ler a resenha não vai gastar dinheiro a toa. Eu memso quando vou comprar algum livro procuro ler resenhas negativas e positivas dele e como você citou tem livros que não existem resenhas negativas e a gente já fica com um pé atras hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ane!
    Acho que desde que criei o blog, não devo ter resenhado livros de séries que comecei antes do blog. Fica aquele toc de resenhar toda a série e tals... muito trabalho hahahah
    Muuuuito dificilmente eu dou menos 3 (acho que corresponde ao seu regular) para um livro. Mas quando dou, é porque o livro foi realmente ruim, pelo menos pra mim.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ane

    Eu já dei nota 1 (ruim) e 2 (regular) para alguns livros resenhados. Super compreendo sua filosofia de querer emanar coisas boas, mas eu como leitora gosto de saber tudo que posso esperar do livro, sejam elas coisas boas ou ruins. Mas eu nunca levo opinião nenhuma como verdade absoluta e quando escrevo uma resenha mais negativa saliento que aquela é única e exclusivamente a MINHA opinião.
    Recentemente ja até deixei de resenhar O Beijo Traiçoeiro pq não achei praticamente nada válido ali... fiquei olhando o Word e nada saía... preferi deixar passar.
    Curti o tema da postagem!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Eu resenho os livros que não gosto de parceria e alguns que quero resenhar mesmo.
    Mas tem livros que classifico como algo tão ruim, mas tão ruim que não consegui aproveitar nada, como você disse, que nem me dou ao trabalho de resenhar. Mas isso não é sempre, pois teve um que resenhei porque estava com sede de saber sobre ele e de falar sobre ele também.
    Bom, lógico que falo com educação e tal, mas como você falou, não adianta proclamar uma obra que é péssima em todos os sentidos. Todavia, o que é péssimo para mim pode ter sido (e ser) excelente para outra pessoa.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane,

    Tambem não resenho todos os livros que a leitura não fluiu, como você mesmo diz, no blog queremos compartilhar coisas boas, histórias que nos cativaram e nos marcaram, então alguns livros eu acabo deixando de postar. Alguns que eu vejo que tem pontos que foram positivos alo longo da história eu acabo postando sempre mostrando os dois lados para o leitor, ai cabe a ele verificar se a história lhe chama atenção.
    Adorei o post.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in