Sponsor

fevereiro 03, 2019

Pare de se cobrar tanto

| Arquivado em: CAFÉ LITERÁRIO

imagem: Shutterstock

O que você quer ser quando crescer? Todo mundo já ouvi essa frase pelo menos uma vez na vida quando era criança. Mas, embora essa pergunta possa parecer bem inocente à primeira vista, porém se refletirmos um pouco sobre ela, vamos perceber que somos desde muito cedo condicionados a pensar no futuro. A fazer escolhas definitivas. Escolhas essas que muitas vezes acabamos fazendo para não frustrar as expectativas que os outros têm em nós.

É cada vez mais comum ver pessoas bem sucedidas em suas carreiras, do nada largando tudo para adotar um estilo de vida mais simples. Afinal, quantas vezes eu ou você não nos perguntamos se é tarde demais para tentar algo novo. Começar do zero.

A sociedade nos diz que precisamos ser bem sucedidos. Nos cobra o sucesso tanto profissional como pessoal. Precisamos ter a família do comercial de margarina e uma carreira que nos renda milhões na conta bancária. E nós acabamos permitindo que essas cobranças façam parte de nossas vidas. Permitimos, que o sucesso alheio se torne nossa frustração, afinal porque o outro consegue e eu não?

E esse excesso de cobrança, essa frustração acaba nos impedindo de ver que na verdade nós temos tudo o que precisamos para ser feliz. Nos impede de aproveitar os pequenos momentos, aquelas preciosidades que a vida nos reserva todos os dias.

Corremos tanto atrás dessa vida bem sucedida que desde criança nos é vendida, que quando algo sai fora do rumo do caminho que planejamos começamos a nos culpar pelas escolhas que fizemos. O que não percebemos é que essas mudanças de rumo ou paradas não planejadas são a forma que a vida encontra para nos mostrar que estamos olhando muito para fora e pouco para dentro. Que estamos tentando atender as expectativas dos outros, colocando a nossa felicidade nas mãos e na aprovação dos outros. Quando o tempo todo ela está dentro de nós.

De crianças inocentes que simplesmente sonhavam, nos tornamos adultos ansiosos e estressados que esqueceram de sonhar e querem apenas ter. Por que para o mundo quanto mais se tem, mais feliz e bem sucedido você é. Que mero engano. A felicidade nunca se constituiu em ter e sim em ser.

Então se você sentir que precisa começar do zero, comece. Se você sentir que esse é o momento de mudanças em sua vida, se abrace e aceite esse momento. Nem sempre as coisas são como queremos, mas se a gente ao invés de se lamentar e se culpar quando uma coisa dá errado enxergar nisso uma possibilidade de fazer melhor as coisas se tornam melhor. Porque tudo começa dentro e a partir de nós mesmo.

Pare de cobrar uma perfeição que não existe. Pare de comparar a sua vida com a do outro, pois você é uma pessoa preciosa e única. A sua vida é preciosa e única. Você é mais do que as escolhas que fez, e muito mais do que as expectativas que os outros colocam em você.

Não tenha medo de novos começos. E sempre que a sombra do desânimo ou da culpa aparecerem, lembre-se que ser feliz e bem sucedido só depende de você.

Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Oi
    muito bom o texto, isso de se cobrar tanto é algo que estou tentando trabalhar e até comentei semana passada com minha psicologa, pois eu me cobro muito e isso me deixa exausta psicologicamente, ai por me cobrar tanto até minha pressão as vezes sofre com isso porque fico nervosa, então espero que esse ano consiga melhorar nisso.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ane

    Excelente texto, amiga. Estamos nos tornando uma.sociedades cada vez mais doente nessa iminência da conquista rápida de bens e status. A gente erra e é normal, não devemos nos sentir fracassado por tentar novamente e sim devemos nos sentir corajosos!
    Amei real. <3

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane
    Eu me cobro bastante sabe, e às vezes é difícil mudar isso, é algo involuntário e quado vemos já estamos nos cobrando. Adorei seu texto, me fez refletir.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Incrível como a gente se cobra, né? Trabalho muito nisso em mim, porque sinto que por conta da minha ansiedade me cobro muito, mesmo dando o meu melhor. Sendo que nós deveríamos ser quem mais olha empatia para nós mesmos!

    https://www.kailagarcia.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ane.
    Eu já fui de me cobrar muito, mas hoje faço o que tenho vontade e não me importo mais com que os outros esperam de mim. Ainda vejo algum tipo de censura nos olhos de algumas pessoas, principalmente porque continuo solteira e escolhi não ter filhos, mas isso não me incomoda mais. Adorei sua reflexão.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ariane!

    É sempre lindo vir aqui e ler um texto seu, p ois me identifico muito com eles. E não canso de dizer o quanto você escreve bem. Amei essa texto e sempre me cobrei demais mesmo. Me separei de minha mãe muito cedo, então as cobranças (família e escola) ajudaram na minha mania de querer tudo perfeitinho e de querer minha vida muito detalhada. Planejei tanto a idade que daria meu primeiro beijo, que teria minha primeira vez, que entraria e sairia da faculdade e nada foi como planejei. Isso realmente é frustrante.

    Mas graças a Deus fiz terapia e melhorei consideravelmente.

    Bjão,
    Diego França
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ane!

    Maravilhoso o seu texto! A vida do outro sempre parece melhor, né? Trabalhando, namorando, viajando, ainda mais atualmente, nos tempos de redes sociais. Isso também ajuda muito a passarmos a cobrar mais de nós mesmos, sendo que cada um tem seu próprio tempo. Não é todo dia que novas oportunidades surgem, mas também não podemos estagnar, temos que correr pelos nossos sonhos e sermos persistentes, e acima de tudo, felizes com o que temos.

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane,
    Esse texto foi para mim.
    Eu sofro quando erro, fico muito mal e choro demais. Tenho consciência de que não foi intencional, mas mesmo assim não consigo não me culpar. Eu preciso lidar com isso, preciso melhorar.
    Até minha chefe já sabe desse meu problema, porque não consigo esconder meu desapontamento comigo mesma. E o mais engraçado, é que com o erro dos outros, eu sou beeeeeeeeeeeeeeem mais tranquila!
    Meta para 2019: ler esse texto, principalmente nas horas difíceis.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ane!
    Menina do céu, eu me cobro demais! E de uma forma que me faz até mal. Porém estou tentando mudar isso.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Que texto maravilhoso, é tão horrível quando temos que se desfazer nos nossos sonhos mais profundos para perseguir coisas que ficaram bem a vista dos outros. Acho que devemos fazer o que nos faz feliz e não se matar para fazer os outros felizes
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ane
    Que texto lindo. Eu acho lindo quando meu filho me fala tudo que ele quer ser quando crescer ai ele me pergunta se eu gosto do que ele quer ser, ai eu sempre digo que ele ainda vai mudar muito de ideia até crescer e eu vou ficar feliz independente das escolhas dele, contanto que ele seja feliz.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  12. Ane, menina, eu ME VI nesse texto. Eu me cobro tanto que às vezes não consigo nem dormir, de tanto que a mente divaga. Amei esse texto!!! ♥

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  13. Se esse texto foi um tapa, eu apanhei muito. Infelizmente eu me cobro muito eu cobro muito de mim mesma, mas estou melhorando muito

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiee!!

    Que texto importante! Numa sociedade que se mede através dos feeds do instagram, é muito fácil nos percebermos nos comparando e nos cobrando essa vida perfeita, que na verdade não existe.

    Isso de se sentir cobrada é algo muito presente na minha vida, porque eu estou na casa dos 20 anos, me formei a pouco tempo, então as expectativas estão a mil, tanto as minhas, quanto as dos outros em relação a mim. E ver que parece que todo mundo está conseguindo, está avançando, e você está parada no mesmo lugar, dá uma sensação de desamparo e desespero muito grande.

    Bjus
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  15. que texto lindo Ane e veio justamente para acalmar meu coração
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in