Sponsor

fevereiro 06, 2019

Your Name por Makoto Shinkai

| Arquivado em: RESENHAS.

Este livro foi recebido como
cortesia para resenha.




ISBN: 9788576867227
Editora: Verus
Ano de Lançamento: 2018
Número de páginas:
Classificação: favorito
Onde Comprar: Livro | Mangás
Sinopse: Mitsuha é uma estudante que vive em uma pequena cidade nas montanhas. Apesar de sua vida tranquila, ela sempre se sentiu atraída pelo cotidiano das grandes cidades. Um dia, Mitsuha tem um sonho estranho em que se torna um garoto. No sonho, ela acorda em um quarto que não é dela, tem amigos que nunca viu e passeia por Tóquio. E assim aproveita ao máximo seu dia na cidade grande, onde ela adoraria viver. Curiosamente, um estudante chamado Taki, que mora em Tóquio, também tem um sonho estranho: ele é uma garota que mora em uma cidadezinha nas montanhas. Qual é o segredo por trás desses sonhos tão vívidos?  Assim começa a fascinante história de dois jovens cujos caminhos nunca deveriam ter se cruzado. Compartilhando corpos, relacionamentos e vidas, eles se tornam inextricavelmente ligados ― mas há conexões verdadeiramente indestrutíveis na grande tapeçaria do destino? A um só tempo divertido e emocionante, Your name. É uma leitura inspiradora, capaz de dançar sobre o tênue fio entre a realidade, o sonho e o sobrenatural, conforme acompanha as inquietações de uma garota e um garoto determinados a se agarrar um ao outro.

Não é segredo para ninguém que é leitor mais antigo do blog, que essa blogueira que vos escreve é completamente apaixonada por animes e mangás. Eu já tinha assistido a animação de Your Name disponível na Netflix, como também algum tempo atrás li os mangás lançados pela editora JBC aqui no Brasil. Porém, quando soube que a editora Verus ia lançar uma das minhas animações japonesas favoritas no formato romance pensei: “Eu preciso ter esse livro!”.

Dirigido e escrito pelo meu quebrador de corações favoritos, Makoto Shinkai, Your Name conta a história de dois jovens que vivem uma realidade totalmente distinta um do outro. Mitsuha é uma garota do interior que deseja um dia deixar a vida pacata e se mudar para uma grande cidade como Tóquio. Um dia ela tem um sonho estranho. Mitsuha sonha que é um garoto morando em Tóquio. Durante o sonho ela passa o dia como amigos que na verdade para ela são completos desconhecidos e passei pela cidade que um dia pretende chamar de seu lar.

Só que por uma coincidência estranha do destino Taki, que mora em Tóquio tem o mesmo sonho que Mitsuha, só que no caso dele, ele é uma garota que mora em uma pequena cidade construída em volta de um lago no interior. Para Mitsuha e Taki aquilo não passa de uma sonho bastante vivido, só que o problema é que esses sonhos tornam-se frequentes. É como se de alguma forma inexplicável eles trocassem de corpos durante o sono e passassem a fazer parte da vida um do outro, mesmo sem nunca ter se conhecido pessoalmente.

E conforme o tempo passada uma conexão muito forte surge entre eles, até que do mesmo modo repentino como tudo começou, tudo acaba. Será que tudo foi realmente não passou de um sonho muito lúcido? Entre os fios entrelaçados de destino Mitsuha e Taki vão descobrir que algumas ligações são inquebráveis e que há sempre um modo de reescrever o futuro.

Uma coisa que você precisa ter bem em mente antes de assistir ou ler qualquer obra do Makoto Shinkai é que muito provavelmente essa não será uma história com um final feliz. E por incrível que pareça essa é justamente a característica que eu mais gosto nas obras do Shinkai. Porque elas não são "óbvias" e clichês, e sim tão puramente humanas que faz você refletir ao mesmo tempo que se emociona com a história que está sendo contada.

De todas as obras do Makoto Shinkai com quais eu tive contato, Your Name é a minha favorita. Aqui temos uma história de amor tão delicada, bonita e verdadeira que não tem como você ler ou assistir a animação sem se emocionar, nem que seja um pouco. Shinkai construiu com maestria uma narrativa com toques de mistério, comédia, drama e romance. Sem falar que tanto Mitsuha como o Taki são personagens cativantes, que faz com que você torça e sofra por eles durante toda a leitura ou enquanto assisti a animação.

Os personagens secundários também são muito bem trabalhados e aqui é interessante ver como o autor consegue criar dois núcleos tão distintos que ao mesmo tempo conseguem conversar um com o outro harmoniosamente.

Acho que não preciso dizer que eu chorei muito nos meus três contatos com a obra. E sei que para muitas pessoas o modo como Makoto Shinkai trabalha os elementos em suas histórias pode parecer confuso a princípio. Mas eu garanto para vocês, que muito uma questão de interpretação e principalmente entender que Your Name é uma história que acima de tudo precisa ser sentida.

“Assim que nos virmos, vamos perceber logo. Pois você está em mim. E eu estou em você...”.

Vou deixar aqui no final da resenha o trailer da animação (me perdoem, mas não encontrei legendado) e a playlist da trilha sonora que é fantástica!

E se você está buscando uma leitura rápida e emocionante, ou está de bobeira e não sabe o que assistir no final de semana? Leia e/ou assista Your Name! Makoto Shinkai vai quebrar o seu coração em mil pedacinhos, mas estranhamente você vai ficar feliz por isso.

Trailer:

Trilha Sonora:

Comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Oi Ane! Eu li no final de 2018 e fiquei emocionada e encantada. Que história linda e criativa. Ainda não assisti o anime e nem li os mangás, mas sei que vou me emocionar de novo. Eu estou super na fase de animes, ando vendo mais do que series. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Não conhecia esse anime, não sou muito ligada nesse mundo hehe Não sabia que tinha adaptação na Netflix, que legal! Não sei se eu leria agora, sairia da minha zona de conforto, mas posso dar uma chance para a animação!
    Beijos

    Our Constellations

    ResponderExcluir
  3. Oi Ari! Eu vi o filme e morri de chorar rsrsrs estou com o livro em mãos e vou ler em breve, feliz em saber que é bom!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá Ariene, tudo bem:

    Não conhecia esse livro e nem a animação, mas fiquei super interessado, adorei essa capa e a premissa muito boa, dica anotada...bjs.

    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane, tudo bem?
    Assisti ao filme no final de 2017 e chorei tanto, mas tanto hahaha! Mas me enrolei e ainda não publiquei review. Ótimo motivo pra assistir de novo, né? rs
    Essa história é mesmo emocionante e é impossível não torcer pelo casal. O jeito como eles se apaixonam é um dos mais fofos ever! <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane,

    Já ouvi falar tão bem dessa obra, que não sei se começo a ler primeiro ou se vejo a adaptação.
    Já vou me preparar mentalmente, pois sou chorona demais rs.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ane.
    Depois de tantos elogios, eu assisti ao filme e amei. Me emocionei muito. Ficava aflita vendo os "encontros e desencontros" deles. Mas não sei se leria o livro. Quem sabe um dia, mas no momento acho que não lerei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ane!
    Eu só vi o filme e amei tanto quanto sofri com eles ♥ Não li o livro, mas pretendo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane,
    Esse estilo não me atrai muito, mas acredito que qualquer dia darei chance ao filme.
    Em vista que vejo bastante elogios.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ane!

    Achei a história um amorzinho, mas fiquei com medo quando você comentou que as obras dele não tem um final feliz. Já quero os dois juntos e felizes pra sempre sim! D: achei muito interessante a proposta da história, além de original. Fiquei bem curiosa pra conferir como são esses sonhos e qual será a reação deles quando enfim se conhecerem pessoalmente.

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu assisti na Netflix e amei, óbvio, primeiro chorei mais que tudo haha
    Eu ainda não conhecia nada dirigido por ele, e Your Name me inspirou a buscar mais
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. É de chorar, Ane? QUERO!!!!
    Não consigo me apegar a animes e mangás, já tentei e não consegui, mas acho que pode ser que a leitura me atraia. Ai eu não terei desculpa para não assistir a animação né?
    Fiquei feliz de manterem a capa amorzinho, com o toque da história original.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Boa noite! :)

    Encontrei agora o blogue e achei muito curioso encontrar logo esta publicação do "Your Name"! O meu namorado já tinha visto há muito tempo o filme, mas eu só vi com ele há poucas semanas. Simplesmente amei! O filme é lindo... A animação é absolutamente incrível, com pormenores fantásticos!
    Não li o mangá e também não sabia que tinha sido publicado em romance...

    Bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
  14. Ane eu passei a me ligar mais nesse universo graças a você e gostei muito do enredo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Ari
    Eu aqui estou besta ao descobrir que tem livro. Eu vi a animação por indicação do marido. Ele é a pessoa da cultura japonesa aqui de casa e sempre me indica ótimos animes, então resolvi dar uma chance. Chorei tanto que tive que pausar o filme pra conseguir me acalmar e terminar de assistir. Procurarei o livro.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  16. Oii Ane!
    Parece ser uma linda história, da pra sentir o quanto você se envolveu com ela :)
    Gosto bastante de animes, talvez assista esse também.
    Ótima semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane, tudo bem?
    Ainda não conhecia, mas infelizmente o estilo não é muito minha praia, esse eu deixo para aqueles que realmente gostam.
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in