Sponsor

março 23, 2015

Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven

| Arquivado em: Resenhas.

Este livro foi enviado como
cortesia para resenha.
ISBN: 9788565765572
Editora: Seguinte
Ano de Lançamento: 2015
Número de páginas: 336
Classificação:
Onde Comprar: Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Submarino - Compare os Preços.
Sinopse: Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Sinceramente não sei como começar a escrever essa resenha. Jennifer Niven escreveu uma história tão sensível, triste e encantadora que me deixou sem palavras. São tantos sentimentos e ao mesmo tempo uma sensação de vazio tão grande (...). Por Lugares Incríveis é um daqueles livros que chegam de mansinho e quando nos damos conta ele já conquistou nosso coração, só para depois deixá-lo em pedacinhos.

Não vou entrar em muitos detalhes do que se trata a história, afinal a sinopse já revela bastante sobre ela. Vou falar de Violet e Finch, de tudo o que eles me ensinaram e do como eu sofri e torci por eles. Quero falar do quanto Por Lugares Incríveis é realmente um livro incrível, e que a sua história ficara comigo em meu coração por muito, mais muito tempo mesmo.

Quem já passou pela experiência de perder alguém, sabe o quando seguir em frente às vezes parece impossível. Nada mais tem muito sentido e você fica apenas vendo os dias passar ao invés de vivê-los.  Por isso entendi como a Violet se sentia, pois sei como é riscar mais um dia no calendário com a esperança que isso vai fazer a sua dor diminuir e o tempo passar rapidamente. Sei como é perder o interesse por tudo aquilo que antes era importante e não ter a menor noção de como e por que recomeçar. Eu já fui Violet Markey um dia (...).

Mas, Por Lugares Incríveis não é sobre a Violet.  Ao menos não completamente, pois embora ela tenha um papel importante na narrativa essa história, sobretudo pertence a Theodore Finch. O Finch por quem me encantei na primeira página. Que através da sua personalidade peculiar nos ensina que por mais difícil todos temos uma razão para continuar. Que se dedica a outra pessoa de toda a sua alma e coração, esquecendo-se de cuidar de si mesmo. O Finch que tenta nos mostrar o lado bom na vida, mesmo que para ele esse lado nem sempre exista. É a sua história que conhecemos em Por Lugares Incríveis. E por causa dele esse livro é tão especial.

A vida tem um jeito curioso de fazer as coisas acontecerem. Ela nos aproxima de pessoas das quais normalmente costumamos manter distancia. Amizades surgem de formar que nem imaginamos e por mais que a gente evite pensar na morte, ela é uma realidade. Cedo ou tarde ela vai bater em nossa porta levando alguém que amamos consigo. Justamente em um desses momentos curiosos da vida que Violet e Finch se conhecem.  E mesmo que eles não saibam você percebe que eles são perfeitos juntos. Por mais que eles não digam e voz alta, você sabe que eles precisam de ajuda.

Jennifer Niven aborda sem medo temas atuais e complexos como a violência doméstica, bullying e a depressão. Tudo isso de uma forma muito delicada, o que deixa tudo ainda mais emocionante. Você se apaixonada por Violet e Finch antes deles se apaixonarem um pelo outro e com eles vive a mais linda e verdadeira história de amor. Por que acima de tudo, mesmo que Jennifer não tenha se proposto a escrever uma história “bonitinha” daquelas que aquecem nosso coração.Por Lugares Incríveis é uma história de amor, - amor à vida.

A história de Finch e Violet nos leva a refletir sobre pontos importantes de nossa própria vida. Sobre os nossos traumas e problemas, e principalmente que não somos os únicos com eles. Enquanto eu lia revi cada situação e escolha difícil pelo qual passei, e percebi que mesmo que algumas coisas não tenham acontecido como o esperado. Foram justamente essas andanças fora do trajeto planejado que me levaram a viver momentos incríveis.

Após terminar a leitura, fiquei um bom tempo chorando. Era impossível conter minhas lágrimas, pois naquele momento eu sentia uma mistura de indignação, impotência e dor. É difícil explicar (...). Só que por mais que ao final eu tenha ficado arrasada, destruída em cacos, meu sentimento era de gratidão pela Jennifer Niven. Por que se não fosse ela, ninguém conheceria o Finch e Violet. A história dos dois jamais seria contada, essa sem sombra de dúvidas é uma história que merece ser lida.

“O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa.”

Por Lugares Incríveis é um livro para se ler de coração aberto e preparado para se machucar. Por que sim, - seu coração ficará em pedaços. E por mais contraditório que isso possa parecer você nunca se sentirá tão vivo e maravilhado por ter seu coração partido. Lindo, doloroso e inesquecível.

Comentários via Facebook

35 comentários:

  1. Oi, Ane!
    Quero MUITO ler esse livro! Ao ler sua resenha agora, já fiquei mexido; deu para sentir sua emoção para com a história. Não sei se sentirei o mesmo, mas como sou manteiga derretida, é bem provável que fique do mesmo modo que você.
    Gostei de saber sua opinião. :)
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Ariane, eu já comprei um para chamar de meu e estou doida para ler ele logo.
    Mas estou me preparando psicologicamente, hehe.
    Sinto que vou chorar bastante, ainda mais depois de ver a sua resenha emotiva.
    Violet e Finch com certeza vão me ensinar muito.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Ai Ane, cheguei ao fim da resenha arrepiada. :(
    Estou muito curiosa pra conhecer essa história após o seu texto, mas com muito medo de sofrer demais (e eu ando fugindo loucamente dessa vibe). Conflitos hahaha! </3
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho visto muitas resenhas desse livro, porém, nenhuma tão emotiva quanto a sua. Me lembro quando escrevi minha resenha de A Culpa é das Estrelas, soa parecido, foi a primeira vez que chorei com um livro e não me arrependo da leitura, mas fiquei um pouco traumatizada. Não sei se quero me sentir impotente e com dor no coração, só que que a curiosidade fala mais alto e preciso ler Por Lugares Incríveis.

    beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha me deixou emocionada! Por todas as resenhas que eu já li, estou imaginando aqui que Por Lugares Incríveis tem uma narrativa e espírito parecidos com os de A menina que roubava livros - etéreo, sentimental e único. Eu espero que seja tão bom quanto.

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Logo quando a Seguinte divulgou o lançamento, o livro não me atraiu, mas então foram saindo resenhas e mais resenhas tocantes... Já não tenho mais dúvidas de que o livro é emocionantes, só não me decidir se quero chorar como você. Talvez eu deixe a leitura para uma época em que as coisas não estejam muito boas e possa tirar de Por Lugares Incríveis alguma lição e inspiração.

    Beijos
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
  7. acho a proposta inusitada e portanto me deixa curiosa! espero me surpreender com uma boa trama! Desde o lançamento estou apaixonada! Quero muito ler e já esta na minha lista de compras em breve!
    Quando der, de uma passada no blog, adorarei sua visitinha!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Ane =)

    Nossa, desde que vi este livro sendo lançado estou doidinha para ler. Adoro livros do gênero, e adoro quando um livro envolve e emociona desta forma <3 histórias que ficam no coração par sempre! <3 Me emocionei ao ler sua resenha, e imagino o quanto vou me emocionar lendo o livro. Espero ler em breve ;)

    ótima resenha XD

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, estou morrendo de vontade de ler esse livro, só ouvi falar coisas boas sobre ele.
    É tão bom quando pegamos um livro assim e a história mexe com a gente de uma forma tão forte.
    Adorei a resenha :)
    bjs e até mais!
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ane! Este livro é muito lindo, a história destes dois jovens me tocou profundamente, e achei muito legal a autora desenvolver sua trama através dos "lugares incríveis", foi um diferencial, despertou em mim a vontade de desvendar minha própria cidade em busca de lugares peculiares.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Ane! Estou ansiosa para ler Por Lugares Incríveis! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. gostei da resenha embora nao tenha lido o livro, geralmente os personagens que parecem pessimistas sao os que tem belas visoes da vida...adorei!

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tem cara de ser uma gracinha mesmo, tô bem afim de ler. Pena que agora tenho que esperar um pouco até poder comprar!

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  14. Esse foi um dos melhores livros que li esse ano. Me apaixonei pela história e também chorei um monte e fiquei com aquele n´[o na garganta depois que terminei. É uma sensação muito ruim, de impotência mesmo diante de tal situação. E mesmo sendo uma ficção, poderia ser com alguém muito próximo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Minha amiga me deu de presente esse livro, ela tem o exemplar dela... Leu adorou e conseguiu outro livro para me dar <3 Uma fofa né? Ele está aqui na estante para eu ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo joia?
    Já vi alguns blogs falando desse livro, e estou um pouco curiosa em relação a ele, principalmente pelo fato de falarem super bem dele;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ainh ele parece ser mesmo lindo e emocionante! Mas finais tristes me deixam muito abalada :/
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  18. Oi Ariane

    Esse livro acabou comigo, me deixou destroçada e com o coração em pedaços. Fui arrebatada por uma tristeza profunda e fiquei horas pensando em tudo o que aconteceu. Não chorei, mas fiquei com aquela sensação de que algo estava entalado na garganta.
    Eu fiquei tão, mais tão arrasada com o que aconteceu com o Finch que tive que ler umas três vezes a cena para acreditar. Juro que não imaginava que aquilo aconteceria.
    Um livro maravilhoso e que todo mundo deveria ler.
    Linda resenha e se eu já não tivesse lido e me apaixonado por ele sairia correndo agora para começar.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  19. Menina, sua resenha me deixou completamente chorosa!
    Já imaginava que a história do livro seria comovente e os personagens inesquecíveis, mas nunca pensei que eu pudesse me ligar tanto a um título por uma resenha. Por Lugares Incríveis parece ser um daqueles livros que tem muito a ensinar, basta você abrir as páginas e se deixar aprender. Amei teus comentários sobre a obra, e tenho certeza que vou me identificar muito com o livro também!

    ResponderExcluir
  20. Um banquete de choro e sentimentos diversos. Essa é uma leitura que emociona e faz pensar, pela resenha e outras que já vi é bom ter um lenço em mãos! Adoro o tipo de livro que é mais que uma história e me faz sentir, chorar, torcer, prender o fôlego. Essa é uma boa dica. Espero amar tanto se ler, fiquei curiosa, um livro capaz de te colocar em estado "coração partido, ainda assim eu amo" é raro. Quero ler sobre Finch e Violet também.

    ResponderExcluir
  21. Se a resenha mexeu comigo, imagina o que o livro vai fazer!
    Gosto de livros assim, que me façam refletir, mexam com meu emocional, me façam enxergar a vida com outros olhos. Fiquei com vontade de ler esse livro no momento que vi o lançamento e li a sinopse, e a cada resenha que leio, essa vontade só faz crescer. Violet e Finch parecem ser o tipo de casal que se completa, onde um encontra forças no outro para continuar, mesmo quando tudo parece impossível.
    Espero ler esse livro, acho que será uma experiência maravilhosa.

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito da sua resenha da para ver que o livro realmente te emocionou, é muito bom quando um livro consegue nos tocar e refletir. Quero muito ler e ja estou preparando os lencinhos, o livro trata de muitos assuntos pesados e parece ser de uma forma bem sensivel dificil nao chorar.

    ResponderExcluir
  23. Só leio elogios quanto à esse livro e minha curiosidade só aumenta em relação à leitura dele *O* Me parece uma narrativa densa, nada simples ou fácil de ler, até por que, você não é a primeira que vejo escrevendo sobre se emocionar com a leitura dele. Espero muito poder ler em breve ;}

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Sempre quando encontro esse livro na livraria, fico morrendo de vontade de ler. <3 Mas como têm outros na listinha, deixei para depois. A história parece acabar com a nossa fonte de lágrimas, mas acho que deve ser um choro bom e que nos ensina. A resenha está linda e adorei essa parte do livro quando fala que o importante não é o que levamos e, sim, o que deixamos. Louca para ler! ;-) Parabéns pela emocionante resenha!

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  25. Sou psicóloga, então livro com personagens problema são uma delícia para decifrar! Pois é faço parte do clube que gosta da remela e não dos olhos =P hihi
    Quero ler!

    Miquilis

    ResponderExcluir
  26. Quero tanto ler esse livro, tanto! Já li a premissa e diversas resenhas positivas sobre ele, todas aumentam mais minha vontade de tê-lo. Todos os dias entro no skoob e fico admirando-o. Tomara que eu ganhe seu sorteio!

    Beijo
    www.bonitapordentro.com

    ResponderExcluir
  27. Ai Ari, este livro está em um dos meus desejados e quando ia pegar ele acabei escolhendo outro... essa vida né. Mas acontece que eu não imaginava que era por causa de problemas que eles inventavam lugares para visitar. Sei que são livros assim que mexem com a gente, mas depois eu fico bem balançada!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  28. Ainn já fico até chorosa só de ler a resenha ;X

    O tema tratado é um pouco lesado (pra mim) porque não leio muito o gênero sick lit, e quando leio fico em uma depre que não termino mais livro nenhum.

    Quero muito conhecer a história de Violet e Finch ... e quando ler com certeza irei ver como você se sente, já que você disse que sabe exatamente o que a personagem passa.
    Eu já perdi alguém, mas como era pequena, não me lembro o quanto isso me afetou, mas com certeza irei chorar muito com a história deles.

    :$

    Xoxo

    ResponderExcluir
  29. Eu estou louca para ler o livro e ao mesmo tempo com medo..
    eu geralmente não gosto de ler nada triste, e pela sua resenha e outras que tenho lido este livro vai me fazer chorar no final, medo.
    Mas so leio elogios em volta dele, então fico muito curiosa em como é o desenrolar desta amizade e como vai ser lidado com os problemas desses jovens, espero ler em breve e não chorar tanto rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  30. Nossa já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece super emocionante.

    ResponderExcluir
  31. Toda vez que eu leio uma resenha desse livro fico com mais vontade ainda de le-lo, pois ele parece ser um daqueles livros que tocam profundamente nosso coração.

    ResponderExcluir
  32. A melhor resenha desse livro que li até agora! Você é escritora? rs Pois comece a escrever a partir de já! Amei a forma como vc descreveu o problema que se passa nesse livro com a realidade, e realmente a vida nos surpreende em cada esquina. Acho que todo mundo deveria ter a oportunidade de ler esse livro, muito bom mesmo e ainda nem li! rs

    ResponderExcluir
  33. Oi Ane =)
    Depois da sua resenha preciso urgentemente ler o livro, ele parece ser o tipo de livro que precisamos ler de vez em quando, daqueles que nos remetem a uma realidade da qual já vivemos ou vamos vivenciar algum dia, mesmo que algumas coisas não sejam iguais, os sentimentos, os conflitos talvez sejam os mesmos ou ao menos parecido.
    Desde que o livro foi lançado já fiquei super curiosa para ler e saber que ele partirá meu coração é um ponto a mais que me faz querer lê-lo o quanto antes. Sua resenha apenas firmou o que eu imaginava do livro, obrigada por uma resenha tão bela.

    Beijos!!!
    @lpdiversao
    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Sua resenha me deixou bem apaixonada pelas história, um ecanto não sei o que vou achar mas é certo o chorro com esses personagens tão cheios de porquês, tão reais em todos os lugares, já quero muito ler, sua resenha é incrível fiquei apaixonada pela sua escrita.

    ResponderExcluir
  35. Li algumas resenhas sobre o livro já e estou preparada para a choradeira que vai vim quando eu conseguir ler ele. A primeira coisa que me cativa é a capa, acho tão linda *-* e pelo visto vale a pena :D

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in