Sponsor

outubro 02, 2013

Café Literário – Benditos Triângulos Amorosos



Oie leitores!  Tudo bem com vocês?

Hoje em nosso Café Literário vou abrir meu coração sobre um assunto que há muito tempo vem me incomodando nos livros em gerais, - os Benditos Triângulos Amorosos.

Tudo bem que eles não são uma grande novidade, afinal eles sempre existiram e vão existir em filmes, séries, novelas e nos livros também. O problema é que de um tempo para cá parece que ele se tornou requisito obrigatório principalmente nas séries literárias. E cá entre nós, isso já está começando há ficar um pouco sem graça.

Se o autor quer usar esse tipo “artifício” para deixar a narrativa mais emocionante tudo bem (...), porém será que não dá para ser um pouquinho mais original? É sempre a mesma fórmula: Garota chata e sem graça sendo disputada, pelo bad boy bonitão sedutor e pelo “príncipe encantado”, lindo e bonzinho.  E o pior de tudo, na maioria das vezes é tão óbvio com quem ela vai ficar no final, que de verdade nunca entendo o motivo de tanto drama.

Não sei quanto a vocês, mas eu sinceramente fico muito irritada com essas indecisões amorosas literárias, até por que eu acho impossível alguém ser apaixonado por duas pessoas ao mesmo tempo.  Você ficar confuso, sem saber o que sente e como se sente é uma coisa, mas a mensagem que os livros vêm passando ultimamente, é que é normal você “ficar” com uma pessoa hoje e com outra amanhã, afinal você ama as duas e ainda não sabe qual delas ama mais. Em minha humilde opinião isso tem outro nome, mas (...).

Como não quero entrar no mérito “filosófico” e ético da questão, selecionei alguns dos triângulos amorosos mais famosos de todos os tempos.

Vamos conferir?


Saga Twilght: Venhamos e convenhamos que depois que Sthepanie Meyer, surgiu com: Edward, Bella e Jacob, os triângulos amorosos de proliferaram de forma assustadora na literatura jovem. Particularmente, eu nem chego a considerar esse caso em especial um “triângulo amoroso”, pois estava bem na cara que o grande problema, se é que tinha algum problema era que o Jacob não se mancava mesmo.

Trilogia Jogos Vorazes: Nesse caso, ele pode até não ser o foco da história (graças a Deus), mas que ele existe, ali na espreita só esperando uma oportunidade para “atazanar” a nossa vida de leitor, ele existe. Principalmente quando levamos em conta o tão “famoso” marketing. Mas quando o assunto é Peeta, Katniss e Gale eu prefiro me focar mais nos jogos do que no “romance” em si.

Trilogia A Seleção: Definitivamente é muito difícil entender a America. Uma hora está perdidamente apaixonada pelo Aspen e do nada está apaixonada pelo Maxon também. E o mais engraçado é que nesse caso, muitas vezes a America espera atitudes do Maxon, que ela mesma não tem. Vá se entender (...).

Trilogia Estilhaça-me: Adam, Juliette e Warner, como não ficar a beira de um ataque de nervos com esses três. Ok! O Warner não é tão chato assim, na verdade ele é o que realmente “salva” a história (quem já leu Liberta-me vai entender).Juliette a “rainha do drama” é a mais “atiradinha” de nossa lista de hoje. Enquanto o Adam faz o tipo tão “bom moço” que chega a ser chato. O fato é que não quero que a Juliette fique com o Warner, mas em meu ponto de vista ela também não merece o Adam.

Saga do Tigre: De todos os triângulos amorosos com que me deparei nessa minha vida literária, nenhum conseguiu ser tão insuportável quando a história de Ren, Kelsey e Kishan. Teve momentos que eu cheguei a chorar de raiva, da situação no mínimo ridícula em que a autora colocava os protagonistas. Claro que a Kelsey não teve o final que merecida, segundo a minha opinião, só que fazer o que (...). A Saga do Tigre não passa de mais um caso clássico de história que você já sabe com quem a mocinha vai terminar e que ficar revoltado é apenas uma enorme perda de tempo, que infelizmente é inevitável.

Sei que na minha listinha está faltando outros triângulos amorosos famosos, porém selecionei só os que eu tenho “conhecimento de causa”, ou seja, já li senão todos, mas a grande maioria livros.

E vocês, também andam cansados desse clichê um tanto forçado? Tem algum triângulo amoroso que na opinião de vocês é tão chato e bobo, que não deveria existir? Abra seu coração, e comente.

Agora se você é fã dos triângulos amorosos, não deixe também de comentar o porquê você acha eles tão legais assim. Afinal, sempre tem um que pode surpreender não é mesmo?

Até o próximo post leitores!

Beijos;***




imagem: Tumblr

Comentários via Facebook

27 comentários:

  1. Alguém que pensa como eu! Já deu essa estória de todo livro ter um triângulo. Coisa mais chata! Esses aborrescentes tão sempre confusos, amando todo mundo... que saco!

    Na sua listinha eu acrescentaria ainda "Instrumentos Mortais" e "Beautiful Creatures".

    Beijo beijo.

    ResponderExcluir
  2. Ai Ane! este triângulos são mesmo de matar, e você citou o pior deles, o da saga do tigre, este me deixou muito nervosa, e sinceramente não gostei do desfecho dele. O da Seleção também está caminhando para o mesmo caminho, espero que desta vez eu tenha uma surpresa boa.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. menina você passou para palavras todo o meu sentimento de revolta em relação a essa coisa de triângulo amoroso. Eu simplesmente detesto e acho uma falta de criatividade tremenda. Se o casal não pode ficar junto logo de cara porque senão acaba o livro, existem outros meios mais inteligentes para se criar um enredo mais interessante que me enfiar um triangulo amoroso né kkkkkk eu acrescentaria instrumentos mortais, que no volume dois me tirou do sério, queria estapear a clary e o simon kkkk

    Quando puder da uma passadinha no meu e da minha amiga ^^ ficaremos felizes de te-la lá! Ah e já estou te seguindo. Bjinhos http://closettgarden.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Menina vc é de sorocaba?? eu tb! KKKKKK

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane!

    Concordo plenamente com você!!
    Eu detesto esses triângulos amorosos bestas!
    E isso parece regra nesses livros adolescentes. :/
    É sempre a mesma coisa! Está na hora de inovar né?

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Esse tipo de situação nos livros me incomoda porque fica sempre no lenga-lenga.
    Você disse o que eu penso, parece comum ficar com dois caras enquanto se decide. Ai gente...muda o foco.
    Porque os dois caras sempre são fofos e confunde até o leitor.
    Ótimo post!
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ane!

    Nossa, eu tenho comentando muito isso. Sério, não aguento mais essa fórmula. Ficou muito batida. Desses livros mais recentes, que mais curti e achei muito bem justificável foi Nas Sombras da Galera Record e Sobrenatural da iD. Os demais eu sempre vejo forçado. Talvez porque o autor se obrigue a isso para fazer parte da "tendência".

    Dei graças a Deus por Divergente não ter triângulo amoroso. Nossa eu agradeci muito. Foi um alívio.

    Gostei dos livros que você selecionou. Eu estou com receio de ler a Saga do Tigre, porque pelo jeito eu vou abominar esse triângulo e a protagonista, apesar da história ter opiniões bem positivas.

    Beijos

    Ler & Almejar

    ResponderExcluir
  8. Virou moda mesmo, e o pior é que a gente sempre sabe com quem a moça vai terminar! Ah eu também me apaixonei pelo Maxon com a mesma facilidade que a América, ele é muito fofo, e eu odeio o Aspen! Tadinho do Jacob, passei a entende-lo melhor depois de ler eclipse... Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane! Realmente os triângulos amorosos estão cada vez mais frequentes na literatura; alguns com uma boa colocação, outros, nem tanto. Dos livros que você citou, li alguns e gostei por não serem exatamente o foco da história. Em compensação, odiei o presente no livro Nascida À Meia-Noite. Além do livro em si ser um repeteco quanto a fatos sobrenaturais e poderes desconhecidos, se assemelhando muito a série Os Imortais, da Alyson Nöel, o triângulo amoroso é chatinho demais... Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. EUUUUU apoio seu pensamento, inclusive fizemos um podcast falando isso. Saco cheio já de triangulos, precisa mesmo fazer isso em todo romance?
    Agora tenho que dizer que eu torço pro Warner ficar com a prota xD~
    O pior de tudo é quando o triangulo é o foco da história e trava tudo naquela indecisão chata, tipo maldição do tigre. SÉRIO ME MATA, foi uma tortura ler tudo rs.

    ResponderExcluir
  11. Eu estou constantemente saturada de triângulos amorosos, mas confesso que, quando são bem construídos, eles tem um apelo quase irresistível. Acho que é o tipo de coisa em que o autor não tem muito espaço pra ser inventivo (porque, afinal, um triângulo sempre será um triângulo, e pra convencer ele precisa ter uma base forte) mas tudo vai depender de como ele é conduzido. Alguns autores (cofcof Stephenie Meyer e Cassandra Clare cofcof) conseguem me fazer ter vontade de arrancar meu coração pela boca de tanta agonia de vez em quando haha.

    Beijão!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. ficou algo clichê que de tanto ser explorado ficou chato! agora todo mundo escreve e tem que ter o triângulo! parece que ficou sendo receita de bolo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee minha amiga =)
    uhuuull enfim, alguém falou a respeito, apesar de eu mesma está incomodada, não tinha pretensão de fazer post a respeito. rsrsr
    Concordo com tudo o que falou e assino em baixo!
    Já que alguns escritores querem trilhar por esse lado o mínimo é ser original, coisa que está faltando.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana
    pS:.
    bora pra 25 de Março? rsrs

    ResponderExcluir
  14. Nossa adorei o tema desse post, porque simplesmente ODEIO esse clichê de triângulos amorosos (no começo até era legalzinho e tals, mas TOGOS os livros tem que ter isso ??? Não né :X)
    Quer fazer a garota ficar em dúvida entre dois rapazes (ou o contrário)? Faça-o, mas pelo menos seja original por favor!!!!!
    Muito obrigada pela oportunidade do desafabo

    Beijo
    http://heysisteraj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não li A Seleção e Estilhaça-me ainda, mas quero muito ler os dois.
    Concordo com o que você falou sobre o triângulo de Twilight. Nunca ouve de fato um triângulo já que a Bella nunca nem mostrou interesse no mala do Jacob haha

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  16. Eu também já estou cheia disso. Principalmente nas trilogias e series. Não tem o que contar, escreve um livro só. Não fica enchendo linguiça com triângulos amorosos. Eu penso assim, se você está na duvida é porque não é amor. Sem falar que "as mocinhas' são tão sem graça que olha lá ter um apaixonado, agora dois?

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Concordo muito com você, e acho que muitos desses livros perdem a graça o sentido principal por conta disso, por exemplo quando conheci o primeiro livro/filme de Crepusculo gostei por conta do amor entre Bella e Edward, acho que a autora meio que estragou o que ela quis passar com o primeiros no seguinte, mesmo sendo um grande leitos da saga, tenho que concordar com você, e acho que quando a pessoa gosta de duas pessoas, não existe amor na história. É isso até mais, ótimo post.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu preciso dizer... Amei esse post!
    Isso me cansa muito também, mas tem um livro em especial que me deu vontade de rasgar no final que é a triologia Delírio.
    Não sei se você conhece, mas a história do livro é ótima e eu sinto, tenho certeza que a autora vai dar uma cagadinha no último livro da série com um triangulo amoroso.
    Eu pergunto... Pq??? Pq????
    kkkkkkkkk

    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho certesa que a autora vai cagar no último livro, o primeiro é ótimo, o segundo é legal até o meio e vc se toca quem ta vivo, o terceiro eu tenho certesa que ela vai focar mais no triângulo do que na "revolução".

      Excluir
  19. Bom dia Ane!
    Faz um bom tempo que não leio algum livro que apresente triângulo amoroso... Também acho um pouco chato, mas em algumas vezes acabo me rendendo... Pois é, sou bem clichê x.x

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ane, se tem uma coisa que me irrita profundamente são esses famigerados triângulos. Gente, pra quê? Quando começo uma história e ele tem um triângulo já começa a perder pontos comigo.
    Ultimamente não tenho encontrado quase nenhuma história assim, mas também tenho lido poucos livros adolescentes e é neles que a gente mais encontra.
    Tentei lembrar de algum que realmente me irritou mas não consegui, rsrs. Concordo com os que você citou acima.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  21. Oi Ane, preciso concordar com você. Em alguns casos eles não incomodam - tanto que você citou o triângulo da trilogia Jogos Vorazes. Mas tem uns que são um "pé no saco". Acho que os autores poderiam criar boas histórias em vez de mimimi.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Hey
    Òtima coluna, deu saudade da faculdade.
    Todo mês de Maio tinha Café Literário haha

    Triângulos Amorosos não gostam da minha opinião, porque eu sempre prefiro aquele que a mocinha não vai ficar... Jacob, Gale [eu nem li JV, mas tenho certeza que Kat nem deve ficar com ele hahaha]...enfim.

    Parabéns pela postagem.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  23. Finalmente encontrei uma pessoa sensata que pensa quaase da mesma forma que eu, achei que eu fosse a estranha, mas vejo que não. Entendo que opinião é opinião e não se discute. Mas convenhamos, isso tá chato pra caramba! Sinceramente, não tem mais graça! Os autores não entendem isso!!!!!!

    Abraço!
    :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Estilhaça-me e A maldição do Tigre são séries muito boas
    Amo os triângulos amorosos, sou apaixonadas por ambos os rapazes

    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. A maioria do YAs estão vindo de fábrica com o triangulo, alguns me surpreenderam um pouco, como Jace, Clary e Simom, se você ler vai entender porque eles são um pouco diferentes (não digo porque é spoiler); na mesma série temos uma que envolve Magnus, Alec e Jace.... Mas simplesmente agradeço muito quando pego uma história que não tem o triangulo, sabe, mudar os ares faz bem! Por isso agradeço a Tris e ao Quatro (Divergente)...
    Finalizando preciso dizer que torço pela Julliete e Warner, acho que por mais que Adam seja o bom moço e tals ele não faz muito (não li todos os lançados ainda) para ajudar a garota a não ser tão boba e dramática. kkkkk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  26. Olá Ane,que saudades de passar aqui.
    Bem,eu realmente não sou fã mas em alguns livros é muito bom estes triângulos sim.
    Bem,Estilhaça-me foi bem dificil,principalmente depois que li o 1.5 livro,gente que coisa agora estou confusa kkk acho que é p que os autores querem certo?

    beijocas
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in