Sponsor

fevereiro 01, 2014

O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks por E.Lockhart

ISBN: 9788565765206
Editora: Seguinte
Ano de Lançamento: 2013
Número de páginas: 344
Classificação: Muito Bom


Sinopse: Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma garota comum, um pouco nerd, que frequentava a Alabaster, uma escola tradicional e altamente competitiva. Mas tudo muda durante as férias. Na volta às aulas para o segundo ano, o corpo de Frankie havia se desenvolvido, e ela havia adquirido muito mais atitude. Logo ela chama a atenção de Matthew Livingston, o cara mais popular do colégio, que se torna seu novo namorado e a apresenta ao seu círculo de amigos do último ano. Então Frankie descobre que Matthew faz parte de uma lendária sociedade secreta - a Leal Ordem dos Bassês -, que organiza traquinagens pela escola e não permite que garotas se juntem ao grupo. Mas Frankie não aceitará um "não" como resposta. Esperta, inteligente e calculista, ela dará um jeito de manipular a Leal Ordem e levantará questionamentos sobre gênero e poder, indivíduos e instituições. E ainda tentará descobrir se é possível se apaixonar sem perder a si mesma.


Confesso que a primeira vez que vi O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, não dei muita atenção para ele. Sofri daquele terrível mal de julgar o livro pela capa sabe? (...)Vergonhoso eu sei, mas foi justamente isso que aconteceu. Porém, conforme fui lendo algumas resenhas, comecei a ficar um tanto curiosa até que por fim me rendi e li o livro em apenas um dia.  O que foi uma surpresa e tanto, levando em conta que ele a principio não tinha me despertado tanto interesse.

Frances Rose Landau-Banks, ou apenas Frankie era uma típica adolescente de catorze anos. Assim como seu pai e sua irmã mais velha Zada, Frankie estuda no tradicional colégio interno Alabaster e aparentemente embora seja um membro ativo no Clube de Debates, passou seu primeiro ano sendo invisível para a grande maioria dos demais estudantes. Porém, esse segundo ano promete ser diferente, não apenas por que as mudanças físicas em seu corpo agora estão mais evidentes, mas sim por que o garoto mais popular do colégio, Matthew Livingston acaba de se tornar seu namorado.

Tudo estava bem na vida de Frankie, até que Alessandro Tesorieri , ou como era mais conhecido o Alfa aparecer e com ele algumas reuniões misteriosas, nas quais é estritamente proibida a participação de garotas.  Mas, Frankie com a sua mente afiada não está disposta a ficar de fora de nada que tenha haver com a vida do seu namorado, nem que para isso ela tenha que tomar medidas drásticas entre elas entrar sem convite na Leal Ordem dos Bassês. Só que enquanto Frankie se preparada para dominar a Alabaster, ela não se dá conta que pode colocar tudo o que conquistou a perder.

A narrativa da autora E. Lockhart é extremamente viciante, ao ponto de eu praticamente devorar o livro sem perceber. Por mais que durante a leitura, eu discordasse bastante de algumas atitudes da Frankie e achar tudo o que ela estava fazendo uma infantilidade enorme, simplesmente não conseguia largar o livro. Sabe quando você quer logo chegar ao final, só para ver a pessoa receber uma lição? Foi mais ou menos assim que aconteceu comigo. Tudo bem que a Leal Ordem dos Bassês não passava de um “clubinho bobo do bolinha” que queria só chamar a atenção, mas as atitudes da Frankie além de serem um pouco forçadas apenas serviram para reforçar o quanto era estúpido participar daquilo tudo.

Ok! Que esse ato de rebeldia da protagonista, sim por que para mim tudo o que ela fez no decorrer do enredo não passou de um ato rebeldia, pode ser visto como algo até que normal. Mas o grande problema, pelo menos em meu ponto de vista é que ela tinha inúmeras formas de se revoltar contra o “sistema”, e o que deveria provar que ela era tão boa e até melhor do que o Alfa acabou se tornando uma briguinha boba entre meninos e a menina, que obviamente não terminou lá muito bem.

O que me instigou na trama foi à maneira com a mente da Frankie funciona. Na verdade chega até ser um pouco assustador, ver alguém tão jovem capaz de articular um plano tão “maldoso”. Ela realmente se supera a cada nova ação, e se a intenção era provar a sua família e ao mundo que ela não tinha mais nada de “princesinha inocente” ela conseguiu. E como conseguiu!

“Segredos são mais poderosos quando as pessoas sabem que você os tem.”

Não chegou a dizer que O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks é um livro intenso, mas de uma forma muito sutil e com um enredo bem elaborado, ele consegue prender a atenção a cada capitulo graças a seus personagens cativantes (mesmo que você não morra de amores por eles) e uma narrativa envolvente e intrigante. Posso garantir a vocês que passei o meu Natal em ótima companhia!

Comentários via Facebook

16 comentários:

  1. Acho que não li nenhuma resenha negativa sobre esse livro, inicialmente também não tive vontade de ler o livro... Ainda não decidi se vou ler ou não. Mas estou me questionando sobre isso. Pela sinopse parece ser superficial, mais uma história de "birrinha" adolescente, ou rebeldia como você citou... mas nenhuma resenha fala isso. Sempre elogiam horrores, então fico curiosa para saber como um livro com uma premissa tão comum pode se tornar tão bom hahaha
    Você acabou de aumentar minha curiosidade, parabéns pela resenha. muito bem escrita :D

    Beijinhos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. Ane, que história interessante, como vc passa o livro não deve vir a ser um dos favoritos, mas é muito interessante como se delineia a história
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Ane
    eu gostei bastante do livro, apesar de não ter caído de amores pela Frankie. Mas fiquei querendo um romance entre ela e o Alfa, e quando não aconteceu me frustei :(
    Queria que tivesse continuação, seria muito legal.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ganhei ele em uma promoção e ele acabou de chegar aqui em casa. Eu não tinha ligado muito por causa da capa e do nome, mas depois que li algumas resenha fiquei com muita vontade de ler também. Você gostou mesmo para ler rápido assim pois ele não é tão fininho não.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Ele parece ser legal, é a primeira resenha que leio desse livro e me interessei por ele.
    Gostei dessa frase “Segredos são mais poderosos quando as pessoas sabem que você os tem.” -

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Ane! Já li O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks e curti bastante. Achei a Frankie cheia de personalidade, o que é algo raro nas protagonistas atuais. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Esse é o tipo de livro que a capa e o título brigam, um não chamando a minha atenção e o outro sim. Confesso que sua resenha não me animou muito, não por não ser boa (que fique claro), mas pela opinião mesmo. Talvez um dia eu leia, mas não tenho pressa.

    beijos,
    http://leitoraemtransicao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Vi umas resenhas bem positivas e não achei que o clube fosse uma coisa tão simples rsrs
    Mas era de se imaginar afinal, são apenas meninos... Fiquei curiosa para pois você falou que a mente da Frankie é bem astuta e um pouco assustadora.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane! Este livro é genial, Frankie é uma garota muito esperta e de mente criativa. Este livro eu recebo de surpresam sem saber nadinha, nunca rinha ouvido falar, mas quando comecei a ler, UAU... Realmente eu gostaria de ler outras obras da autora.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Ane!
    Não imaginava que este livro fosse tão bom assim.
    Assim como você, essa capa não me atraiu e eu nem havia me dado ao trabalho de procurar ler a sinopse ou algumas resenhas. Admito que a sua foi a primeira. Agora eu realmente quero lê-lo. Confesso que não estou desesperadamente interessado, mas fiquei curioso. Acredito que seja um bom livro. Apenas espero não me decepcionar.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro mas posso dizer que de cara a sinopse já me chamou a atenção ao me deparar com sua resenha então o desejo de ler foi imediato, sinceramente me parece ser um bom livro... Se tiver a oportunidade lerei com certeza.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  12. O público alvo é diferente do meu. Há alguns anos atrás eu leria e amaria.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane eu super julgo esse livro pela capa. Por mais resenhas que eu leia sobre ele, cheias de críticas positivas, na minha cabeça a ideia que vem é de um livro chato e massantes. Quero ter a chance de lê-lo e tirar essa má impressão que a capa me causou, a história parece ser legal no final das contas.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não tive oportunidade de ler o livro, mas sempre achei a capa interessante e quanto á sinopse, nem se fala...
    Adorei sua resenha, parece ser mesmo um ótimo livro!

    Beijos.
    Próximas Leituras l Páginas na Estante.

    ResponderExcluir
  15. Já tinha visto esse livro em alguns blogs
    Mas ainda não tive oportunidade de ler
    Gostei da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Gostei de sua resenha sobre o livro, achei a história bacana, mas não sentir totalmente com vontade de ler. Não sei... Algo nele não me chamou muito atenção.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in