Sponsor

julho 24, 2014

O Bobo da Rainha por Philippa Gregory

ISBN: 9788501082800.
Editora: Record.
Ano de Lançamento:  2011/ 3ª Edição.
Número de páginas: 517.
Classificação: Ótimo.
Onde Comprar: Livraria Cultura, Livraria Saraiva - Compare os Preços.




Sinopse:  Os Tudors, Livro 4.
Hannah, uma jovem que possui o dom da vidência, ingressa na traiçoeira corte dos Tudor para espionar a princesa Mary, primeira filha de Henrique VIII, a pedido do ambicioso Robert Dudley. Dividida entre a paixão por Dudley e o seu dever, Hannah encontra em Mary uma mulher ardorosamente católica, cujo maior objetivo é restaurar a verdadeira fé do povo. Ao mesmo tempo, sua meia-irmã, a futura rainha Elizabeth, observa seus erros e reza por sua morte. Conforme a rivalidade entre as princesas se desenrola em um palco de conflitos e paixões, Hannah deve encontrar um caminho para atravessar uma época na qual professar a religião errada representava uma sentença mortal.

Depois de muito ouvir falar dos livros da autora Philippa Gregory e de seguir a orientação dos “deuses do tenho mais livros do que tempo de ler”, ou a TBR (como preferirem), finalmente pude conferir por mim mesma, o que a escrita da autora tem de tão fascinante que conquista a todos. Bem, acho que como vocês mesmos podem perceber, essa que vos escreve é mais uma que se une ao séquito de fãs da autora.

Não tinha como ser diferente. Afinal qualquer pessoa que tinha como História sua matéria favorita em tempos de colégio, se rende a narrativa envolvente e marcante da autora. Vi-me conquistada logo nos primeiros capítulos, por uma história cheia de reviravoltas, corações partidos e personagens fortes que me proporcionaram uma deliciosa viagem ao tempo, pelos corredores repletos de conspirações da corte inglesa durante o reinado de Mary I, filha de Henrique VIII e Catarina de Aragão.

Vivendo em um dos bairros pobres de Londres, a pequena Hannah Green é filha de um humilde livreiro que tem a sua vida mudada no dia em que graças ao seu dom da vidência, viu um anjo na Fleet Street, atrás do charmoso Robert Dudley e do estudioso John Dee.  Relutante em deixar o pai, mas obrigada a partir para corte a serviço de Lorde Dudley, Hannah é arrastada pelo seu senhor para o mar de intrigas da corte do jovem e doente rei Eduardo VI.  Embora fosse conhecida na corte como o “bobo santo” do rei, Hannah em seus calções de menino tinha outro tipo de função para o sedutor Lorde Robert Dudley, - ela era acima de tudo a sua espiã.

Hannah é então enviada por Lorde Dudley para fazer companhia a Lady Mary e claro descobrir qualquer informação que fosse útil  para o seu senhor.Tudo já estava planejado e antes do rei dar o ultimo suspiro, seu principal conselheiro , Duque de Northumberland consegue convencê-lo a proclamar em seu testamento que a esposa de seu primeiro filho e sobrinha do Rei Henrique, Lady Jane Grey seria a sua sucessora no trono na Inglaterra. Com isso tanto Mary e Elizabeth seriam pressas na Torre e condenadas à morte por traição.  Quando Mary descobre a morte de seu irmão, ela mesma se auto proclama rainha e decidi ir à luta pela coroa.

Nesse momento em diante a vida de Hannah passa por mais uma grande mudança. Dividida entre o respeito pela rainha católica solitária, a admiração pela princesa protestante obstinada e pelo amor ao seu ambicioso senhor ela terá suas lealdades testadas, ao mesmo tempo em que precisa proteger seu pai e si mesma. Poderá Hannah sobreviver ao “ninho de serpentes” da corte inglesa sem perder sua pureza e caráter? Por quanto tempo Daniel Carpenter, o jovem a qual é prometida, se manterá fiel esperando pelo dia que ela cumpra suas obrigações para com a rainha? Hannah aprenderá da maneira mais difícil que o melhor lugar para estarmos muitas vezes é justamente aquele em que não queremos estar.

A história toda é contada através do ponto de vista da Hannah, ou seja, intercalando momentos em que a narrativa é mais focada na rainha Mary e outros na princesa Elizabeth. Através dos olhos de Hannah é possível desvendar um pouco dos medos e desejos dessas duas mulheres fortes enveredando por um caminho marcado por traições, ódio, perseguições religiosas e uma guerra silenciosa entre duas herdeiras do trono. Em muitos momentos me irritei com a teimosia da Hannah. Por vaidade ela não apenas colocava a própria vida em risco, como também a vida daqueles a quem ela deveria proteger. Sua personalidade forte assim como a sua coragem são de fato admiráveis, mas a sua imaturidade muitas vezes a levavam a agir de maneira arrogante com quem não merecia e isso me dava nos nervos (motivo pelo qual eu não favoritei o livro). Sim eu sou chata mesmo!

O Bobo da Rainha possui um enredo riquíssimo em detalhes que me deixaram curiosíssima para conhecer mais da história da Inglaterra. É incrível como a Philippa Gregory pegou uma “história real” e a transformou em um romance terno, cheio de momentos conflitantes em que a razão e a emoção duelavam constantemente. Nutri uma relação de amor e ódio por todos os personagens, ao mesmo tempo em que assim como a Hannah eu sonhava como um “então foram felizes para sempre” para todos. Algo que como a própria história nos conta infelizmente não aconteceu.

Estou simplesmente apaixonada pela escrita da Philippa Gregory, e me perguntando constantemente o porquê demorei tanto tempo para ler algo dela. Sério leitores, não consigo expressar em palavras o quanto a leitura desse livro foi maravilhosa!

“- (...) você quer tanto amar e ser amada que está sempre em todos os lados ao mesmo tempo.”

Para os amantes de romances históricos e eternos estudiosos como eu, O Bobo da Rainha é certamente uma leitura inesquecível. Recomendo!

Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. muitos dizem que os livros dela são bons, eu mesma estou bem curiosa!
    parece profunda e marcante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. oie Ane
    gente, no segundo grau eu corria da história como o vampiro corre do sol. Eu odiava a matéria. Engraçado que atualmente é uma das matérias que mais exerce fascínio em mim (após química, obviamente rs) Amo estudar especialmente a história da sociedade de antigamente, e também as muitas indas e vindas de reis e rainhas do trono. Inclusive, assisti uma série chamada The Tudors que conta esse período. Me apaixonei.
    Eu sou louca para ler os livros da Phillippa, mas dois fatores não deixam: o preço dos livros, e a preguiça que me consome hahahhhaha
    Mas se passasse pelas minhas mãos, não deixaria de lado.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Ok a série me lembrou Reign, já amei!

    Passei apenas o olho, pois como vi é o volume 4 de uma série. Vou procurar conhecer mais

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ane!
    História também era minha matéria favorita, fiquei interessadíssima ♥
    Só uma dúvida: não é necessário ler os outros livros da série Tudors pra entender esse?
    Beijão,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pri =)

      Eu acredito que não, pois acredito que cada livro conta a história de um personagem em especial.

      Excluir
  5. Já havia visto esse livro nas livrarias que frequento e a capa me chamava muita atenção. Sua resenha só veio a aumentar meu interesse pelo livro, já que ao mesmo tempo que eu queria ler o mesmo, temia que viesse a me decepcionar, acho que não né? .
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada na série Tudors. Li apenas o livro que se refere a Anna Bolena, mas ainda assim, acho que a autora tem uma escrita maravilho e um jeito muito gostoso de contar uma história. O próximo que eu quero ler é "A Rainha Branca".

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii,

    Eu estou com essa também de "eu tenho mais livro do que tempo para ler" hahahaha.

    Não conhecia o livro e gostei bastante da resenha. Eu fico com raiva de mim quando eu demoro pra ler algo e depois me apaixono "Poorque demorei taaanto" hahahaha
    Gostei da capa também!!

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane,
    sempre leio comentários sobre o livro da autora, e ainda não li nada dela também. Tenho curiosidade, mas o fato de não ter nada dela em casa na pilha de não lidos não ajuda.
    Gostei dos comentários que você fez sobre a obra, da mistura entre ficção e história, dos enredos que parecem ser bastante complexos e delineados. Espero ter oportunidade de ler algo dela logo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Anne

    Que resenha linda e caprichosa, como sempre!
    Pelo que eu vi esse livro é o 4 de uma série, mas você leu sem antes ler os anteriores?
    Sempre tive muita vontade de ler algum livro da Philipa, todo mundo fala super bem de suas histórias.
    Amo enredos que usam de fatos reais da histórias para se embasarem e estou precisando de um livro assim.
    Dica anotada.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Caline =)

      Não li os livros anteriores, mas existe divergências entre a cronologia dos livros. Em alguns lugares vi que esse era o segundo da série, mas como no skoob ele está como o quarto deixei como quarto mesmo rs...

      Excluir
  10. Em primeiro lugar quero falar da capa. Eu amo livros com vestidos na capa. Nem sei se vai ser bom, mas já me apaixono. Ainda não conhecia esse livro nem a autora para falar a verdade, mas me interessei, mesmo história não sendo minha matéria favorita. Se tiver a oportunidade lerei com certeza. E parabéns por mais uma bela resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Que resenha linda!
    Sabe que eu também estou enrolando pra ler esta autora, todo mundo fala tão bem... E eu gosto desses temas históricos (História tbm é minha matéria favorita).
    Pelo o que vc disse, preciso ler logo então! Gostei muito do enredo desse, + até tem um livro dela aqui em casa "A rainha branca", vou tentar conferir o mais rápido possível ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha, quero ler o livro!
    A capa está espetacular!!!!!! Eu realmente não conhecia o livro
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei o livro, a capa, a história, o período em que se passa... TUDO! Ainda não conhecia, fiquei super curiosa para ler!
    Amei o blog, já estou seguindo e dei um like na fan page :) Beijos, http://leiturasemfrescuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da resenha, aprecio livros com um certo mistério!
    A capa é linda e retrata a época !
    Vou anotar esse livro para o segundo semestre!!!!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Ane! Eu ainda não tive oportunidade de ler nada desta autora, mas ela é muito elogiada mesmo. Eu acho fascinante estas tramas que se passam em períodos marcantes da história e que tragam grandes personalidades para dentro da ficção, sempre me pego imaginado se há um quê de verdade em tudo que foi abordado no livro. A resenha está excelente e percebi o quanto a leitura te agradou.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane!
    Eu ainda não li absolutamente nada desta autora, mas ela é bem elogiada. Eu adoro romances históricos e adoro sempre adquirir mais conhecimentos históricos. Este livro parece realmente ser uma boa indicação e acredito que gostarei muito assim como você.
    Espero não me decepcionar e ainda favoritar o livro. Haha
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  17. Tuas resenhas são ótimas.
    Eu gosto muito de estórias de época.
    Bjs

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  18. Oi Ane, assim como você sempre quis ler algum livro da Phillippa, mas ainda não tive oportunidade... mas todas as resenhas e comentários que leio a respeito só me fazem pensar: puxa vida porque ainda não li um livro dela? Preciso ler, ainda mais depois de ler sua resenha, ela nos deixa com muita curiosidade a respeito de toda essa história que envolve a corte inglesa. Ia te perguntar a respeito dele ser o quarto livro da série, mas como tenho a mania de também ler comentários rsrs, vi que já respondeu essa minha dúvida, mas teria mais uma dúvida, pelo que percebi esse livro não envolve Ana Bolena, ou seja não teria que ler os anteriores sobre a Bolena para poder entender esse?

    Beijos!!!
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu fiquei fissurado com essa parte da história inglesa quando assisti The Tudors. A história toda em si, a quantidade de 'plot twist' na vida real era imensa. Quer dizer... nem chega a ser plot twist quando você já sabe que todo mundo acaba sendo enforcado, queimado ou decapitado =/
    Que saudades desse seriado. Até me lembra que tenho que assistir The Reign.
    Quanto ao livro, valeu pela dica, pelo que você comentou parece muito bom, e realmente: às vezes ficamos esperando um 'felizes para sempre' que dificilmente acontece, ainda mais se falando de Tudors.

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
  20. Oi Ane!
    Tbe sou apaixonada pelos livros da Philippa!
    Rainha Branca e Rainha Vermelha são meus prediletos.
    Estou este aqui em casa, na fila
    Criei este novo blog literário.
    Bjks mil e um ótimo domingo
    http://livrosdaclauo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in