Sponsor

junho 19, 2017

Belas Maldições por Terry Pratchett e Neil Gaiman

| Arquivado em: RESENHAS.

Este livro foi recebido como
cortesia para resenha.
ISBN: 9788528622003
Editora: Bertrand Brasil
Ano de Lançamento: 2017
Número de páginas: 350
Classificação: Muito Bom
Sinopse: As Justas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, Bruxa.
O mundo vai acabar em um sábado. No próximo sábado, e ainda por cima antes do jantar. O que é um grande problema para Crowley, o demônio mais acessível do Inferno, residente na Terra, e sua contraparte e velho amigo Aziraphale, anjo genuíno e dono de livraria em Londres. Depois de quatro mil anos vivendo entre os humanos, eles pegaram um gosto pelo mundo, e o Armagedom lhes parece um evento bastante inconveniente. Então, para evitar o fim do mundo, precisam encontrar a chave de tudo: o jovem Anticristo, agora um menino de 11 anos vivendo tranquilamente em uma cidadezinha inglesa. Em seu caminho, acabarão trombando com uma jovem ocultista, dona do único livro que prevê precisamente os acontecimentos do fim do mundo, caçadores de bruxas ainda na ativa e, quem sabe, até os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Mas eles precisam ser rápidos. Não é só o tempo que está acabando.

Admito que apesar de ser fã de literatura fantástica tenho uma espécie de relação de amor em ódio com o autor Neil Gaiman. Por outro lado, nunca tinha lido nada do autor já falecido, Terry Pratchett. Então quando vi Belas Maldições pensei; “porque não?”, afinal com uma sinopse um tanto quanto peculiar que prometia no mínimo algumas gargalhadas, a história merecia uma chance. Para minha surpresa me deparei com uma narrativa deliciosa, irônica e completamente inusitada.

A "amizade" entre o anjo Aziraphale e o demônio Crowley é antiga, tão antiga quanto o Velho Testamento. Durante todos os séculos desde o Jardim do Éden até os dias atuais, eles conseguiram manter em “equilibro” as forças do bem e o mal no plano terrestre, ao ponto que ambos acabaram se afeiçoando não somente aos humanos como ao nosso estilo de vida. Porém, o profetizado Armagedom está prestes a acontecer e a Grande Guerra entre o Céu e o Inferno, além de desnecessária é um enorme inconveniente na opinião dos dois o que só os deixa com uma única opção, tentar impedir que isso aconteça.

Enquanto os Quatro Cavaleiros do Apocalipse cavalgam pelo mundo, causando todo o mal pelos quais são responsabilizados, uma jovem ocultista Anathema descendente direta da bruxa Agnes Nutter tenta decifrar o livro de profecias que a sua ancestral deixou. Aparentemente As Justas e Precisas Profecias é o único livro no mundo que prevê com absoluta exatidão o fim de tudo e bem, alguns acontecimentos sem tanta importância também.

Os caçadores de bruxas ainda estão ativos, ou pelos menos o que restou deles e quando as primeiras trombetas começam a tocar os caminhos deles se cruzam com o de Anathema, Aziraphale e Crowley. O plano divino segue a todo o vapor e o fim parece inevitável, só que há um pequeno problema que nem o Céu e o Inferno previram. Aparentemente alguém andou perdendo o jovem Anticristo de vista.

Acredito que não exista uma única religião no mundo que não pregue de alguma forma o Apocalipse. Por esse motivo, Neil Gaiman e Terry Pratchett foram extremamente felizes ao construir uma narrativa com o tom certo de humor político incorreto, aquele que debocha de coisas sérias sem ter a necessidade de ofender ninguém.  As situações descritas em Belas Maldições não somente fazem com que você dê aquela parada e reflita suas próprias atitudes, como também dê risada de suas crenças e de si mesmo.

Gostei muito da forma como os autores trabalharam esse eterno duelo entre o bem e o mal. A grande sacada deles aqui foi justamente mostrar com um leve toque de sarcasmo o quanto nós somos simplesmente humanos. Ou seja, que até mesmo uma pessoa com as melhores intenções pode semear a maldade e vice-versa.  O modo como Neil Gaiman e Terry Pratchett usaram as imperfeições humanas para construir um enredo criativo é sem dúvidas um dos pontos altos do livro.

Os personagens assim como a narrativa são um tanto peculiares. O relacionamento de Aziraphale e Crowley é divertidíssimo. Durante a troca de diálogos deles fica bem perceptível o modo como o bem e o mal são representados com faces diferentes de uma mesma moeda. Já o temível Anticristo não é bem o que todos imaginam, assim como o cão do inferno que está mais para um cãozinho de estimação comum.  Já os cavaleiros do Apocalipse são um capítulo a parte nessa trama mirabolante.  Todos foram inseridos na história de uma forma muito inteligente, embora a identidade de um cavalheiro em si tenha ficado um pouco "confusa" no começo.

Ao iniciar a leitura de Belas Maldições não fazia ideia do que encontraria em suas páginas. As notas de rodapé com algumas explicações um tanto “bizarras”, mas hilárias tornam a leitura ainda mais divertida. O único ponto negativo que não posso deixar de mencionar são os pequenos erros de revisão que a obra possui.  Claro que não é nada que prejudique a leitura no todo, porém levando em conta que essa é a décima quarta edição do livro, tenho por mim que a revisão devia ter sido um pouco mais cuidadosa.

“Pode ajudar na compreensão das questões humanas ter uma noção clara que a maioria dos grandes triunfos e tragédias da história é provocada não porque as pessoas são fundamentalmente boas ou más, mas porque são fundamentalmente pessoas.”

Neil Gaiman e Terry Pratchett apresentam aqui uma nova versão do Apocalipse e de outras narrativas presentes na Bíblia, por esse motivo é importante iniciar a leitura de Belas Maldições com a mente aberta. Com uma história bem equilibrada em que seus autores souberam trabalhar temas mais sérios com leveza e uma boa pitada de humor, esse é aquele livro que vai fazer você dar boas gargalhadas, ao mesmo tempo em que reflete sobre o bem o mal e o modo com a humanidade segue com a sua vida.

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Adorei a resenha e fiquei curiosa para ler a obra, parece uma estória bem diferente do que estou acostumada...

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 11 kits

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane, curti o clima sarcástico e descontraído do livro, apesar do tema "maldito", né? Hahaha! Super leria!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que obra intrigante, amei a resenha e se o livro tiver a mesma desenvoltura do seu texto estou super curiosa para conhecer e poder rir e me deliciar com a obra.

    Beijos
    La Rosa Blanca

    ResponderExcluir
  4. oláá! tudo bem??
    que máximo esse livro!! já tinha visto por aí, mas nunca parei para saber do que se trata, sabe? E simplesmente adorei agora lendo a sua reseha! parece ser divertidíssimo e adorei saber sobre essas ironias meio humor negro né.. quero muito!!
    mas fica a pergunta: por que a relação de amor e ódio com o neil?
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Ane. Já li um livro do Terry Pratchett e não curti muito, mas ainda não conheço a escrita do Neil Gaiman. Me pareceu ser uma obra interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ane

    Você já está careca de saber que não curto muito fantasia, para eu ler o livro tem que chamar minha atenção de alguma maneira, e isso não aconteceu aqui. Quando o vi entre as opções da editora eu fiquei olhando pra ele, ele ficou olhando pra mim, mas segui minha intuição e preferi não ler. Esse lance do apocalipse e do bem contra o mal é algo que me chamaria a atenção se não houvesse outros aspectos que não chamam.
    Que bom que você curtiu!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ane!
    Ggente, falou em Crowley e eu só lembro do cara de Supernatural.
    Quem olha essa capa, nem sonha que o livro fala de forma irônica sobre o apocalipse. Eu mesma nem ia adivinhar.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro e me interessei hoje por três motivos: o primeiro, por ver a participação de Neil Gaiman. Segundo, pela sinopse. E o terceiro é a sua resenha. Achei a premissa da história muito interessante, já que gosto muito desse gênero, então creio que eu vá gostar quando ler. Você fez mais um entrar pra minha lista! Hahaha!

    Beijo, Carol!
    controversios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas achei o enredo bem interessante. Dica anotada.
    abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha, ainda não conhecia esse livro só que já vou colocar na minha lista.
    Adoro esses formatos em que os autores usam duas coisas para meio que "duelar"
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ane.
    Eu já tenho uma relação só de ódio mesmo com o autor hehe. Já li quatro livros dele e não consegui gostar de nenhum. Por isso e também por não ter a mente muito aberta quando o assunto envolve religião, acho que não leria ele. E já é a décima quarta edição e eu ainda não conhecia hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oiii, Tudo bem ?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas adorei a dica, muito bom ^_^
    Amei o seu cantinho é lindo. Parabéns !!!

    Beijos :*
    Literatura Por Amor

    ResponderExcluir
  13. a sinopse é intrigante, Ane, fiquei curiosa e ao mesmo tempo angustiada para saber o fim dessa história
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. OOi, ainda não conhecia o livro, a resenha ficou ótima.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi
    estava curiosa para saber sobre o que esse livro falava e gostei da sua resenha bem explicativa, nunca li nada do autor também e que bom que a leitura foi uma boa surpresa para você.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane, sua linda, tudo bem?
    Peço desculpas pela demora, estive doente esses dias só melhorei agora para retribuir os comentários. Eu confesso que nunca quis ler nada de Neil Gaiman, pois já li mitas resenhas negativas sobre suas obras. É uma grata surpresa saber que essa parceria deu certo e o resultado é um livro com texto inteligente, sarcástico e divertido. Você foi a primeira a me deixar com vontade de ler um livro dele, vou dar uma chance. Adorei sua resenha!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Achei mega interessante essa premissa, nunca tinha visto uma história que versasse sobre o apocalipse, anjos, demônios e tal e não fosse clichê, ao contrário desta. A história parece bem instigante e construída de forma sólida, com certeza darei uma chance! Ótima resenha!

    P.S: desculpe o sumiço, estive apresentando um TCC haha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Ane!
    Eu comecei a ler sua resenha e pausei para adicionar esse livro em minha lista de desejos. Adorei a premissa!!
    E adorei seu blog, é minha primeira vez aqui. Já estou seguindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá, Ane! Tudo bem?

    Menina eu tenho um sério problema com livros desse gênero, que traz demônios, ou vampiros, ou lobisomem, essas coisas. Não por questão religiosa, mas por gosto mesmo. Embora "Belas maldições" pareça uma história bacana não leio por isso. E que bom que os autores conseguiram desenvolver bem o duelo entre o bem e o mal como você falou. Ótimo quando a escrita conjunta dá certo.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ane! Eu adorei a premissa desse livro e só pelos autores eu já fico curiosa! Eu li dois do Gaiman e gostei, mas nunca li nada do Terry Pratchett! Que bom que vc curtiu a leitura, fiquei bem curiosa agora!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in