Resenha - Os Mistérios da Coroa por Nancy Bilyeau.

29/10/2012


Os Mistérios da Coroa por Nancy Bilyeau.

ISBN: 9788580410822
Editora: Arqueiro
Ano: 2012
Número de páginas: 384
Classificação: 3 estrelas
Onde Comprar: FNAC, Livraria CulturaLivraria Saraiva, Livraria da Travessa, SubmarinoCompare os Preços.



Sinopse:
Na Inglaterra dos anos 1530, os dissidentes religiosos e os condenados por traição eram brutalmente torturados e executados. Quis o destino que Lady Margaret Bulmer tivesse o mesmo fim. Uma das líderes das rebeliões do norte do país contra o rompimento do rei Henrique VIII com a Igreja Católica, a nobre foi queimada em praça pública. Ao saber que sua prima enfrentaria a morte na fogueira, a noviça Joanna Stafford desafia a rígida regra da clausura e foge do Priorado de Dartford para assistir à execução e reivindicar o corpo, a fim de lhe dar um enterro digno. Em meio à dissolução dos mosteiros ordenada pelo rei, a busca de Joanna se transforma numa perigosa jornada, que leva a jovem a se questionar até onde estaria disposta a ir para defender os antigos costumes que tanto valoriza e que dão sentido à sua vida. Armada com determinação e coragem, Joanna confronta os traumas do próprio passado enquanto tenta concluir sua missão. Acompanhada do jovem frade Edmund, Joanna visita castelos suntuosos e locais sagrados, como Stonehenge e a Abadia de Malmesbury, em busca da relíquia e de salvação para si mesma, sua família e o modo de vida sagrado de sua ordem religiosa.


Gosto muito de livros históricos principalmente os que envolvem lendas antigas e dogmas religiosos, talvez por esse motivo Os Mistérios da Coroa despertou meu interesse assim que vi a capa dele na bienal.  Embora a leitura tenha correspondido a minhas expectativas em partes, infelizmente em outras ela deixou um pouco a desejar.

A história começa cheia de ação com a noviça Joanna Stafford foge do priorado dominicano de Dartford, para assistir a morte da sua prima Margaret, condenada a fogueira por participar e incentivar rebeliões contra o rei Henrique VIII.  O que era para ser apenas uma despedida causou uma grande reviravolta da vida de Joanna. Pressa por meses da temida Torre de Londres, ela é libertada pelo Bispo de Winchester, mas não pense que ele fez isso por bondade. O Bispo de Winchester precisa que Joanna volte para o seu priorado e encontre uma antiga relíquia, a Coroa de Athelstane, que segundo a lenda dará grande poder a quem possui - lá. O acordo é bem simples; Joanna encontra a coroa para Winchester, e ele liberta seu pai.

Sobre os olhares de reprovação dos membros da ordem e com a missão de encontrar ao coroa de Athelstane o mais rápido possível para salvar a vida de seu pai, Joanna retorna a priorado na companhia dois frades dominicanos que tiveram seu monastério dissolvido por ordem do rei, Richard e Edmund. Ela então começa sua busca às escuras em uma verdadeira corrida contra o tempo para encontrar a lendária coroa e assim acabar com a chantagem do Bispo de Winchester. Mas o que Joanna não esperava é que um brutal assassinato fosse ocorrer sobre o teto de Dartford mudando completamente o rumo não só da sua busca, mas da história de todo o priorado.

Para seu romance de estréia Nancy Bilyeau foi muito bem. Ela criou um enredo instigante com bons personagens, e ainda conseguiu mesclar de forma inteligente alguns mitos gregos que ajudaram a compor a história. Com uma narrativa rica em detalhes que encanta qualquer leitor, Os Mistérios da Coroa tem todos os ingredientes que o tornam um bom livro, só que em meu ponto de vista faltou alguma coisa. Fiquei com a sensação que Nancy Bilyeau não conseguiu explorar tão bem as suas ideias iniciais no decorrer do livro.

Joanna Stafford a protagonista é o melhor exemplo disso, ao mesmo tempo em que Joanna é uma mulher inteligente e decidida, ela consegue ser insegura e ter algumas atitudes um pouco infantis que me tiravam do sério durante a leitura.  Outro ponto que me incomodou bastante foi à tentativa da autora de criar um triângulo amoroso em uma história que o romance em si já é fraco. Confesso, eu esperava que o livro me surpreende-se mais, mas apesar dos pontos negativos gostei bastante de leitura. O livro conseguiu despertar e manter a minha curiosidade, mesmo eu já tendo uma ideia de como mais ou menos como seria seu final.

Os Mistérios da Coroa é uma leitura que eu indico para quem gosta de livros históricos com relíquias perdidas e mitos antigos. Ele leva o leitor a uma verdadeira viagem pela Inglaterra de 1530 interagindo com maestria a ficção e fatos reais com personagens marcantes e um enredo inteligente.

 Garanto que você não vai se arrepender!



Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. A capa é muito linda, so por ela ja vale ter o livro rs..é eu compro muito pela capas rs.
    Mas acho que não é meu estilo de livro normalmente, e triangulo amoroso em um casal que ja é fraco...hum,b
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Bom, já que você indica o livro para pessoas que gostam de romances históricos e a busca de objetos perdidos, acho que vou sair da frente dele e deixar a leitura pra depois. Não faz muito o meu estilo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. esse livro nao faz muito o meu estilo, mas acho que leria
    me apreceu muito interessante

    ResponderExcluir
  4. Oiii gostei bastante da resenha, me fez lembrar os livros de Dan Brown, eu aprecio mto esse estilo, me deu vontade de ler...

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane!

    Eu adoro romances históricos e ando doida por esse.
    Mas que pena que não é tudo aquilo que o povo fala... :s
    Mesmo assim, pretendo conferir mais adiante. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ane, eu não fazia idéia da existência desse livro, mas tenho que comentar que, mesmo citando alguns pontos fracos, sua resenha me deixou bastante curiosa. Eu também adoro livros com fundos históricos e, principalmente, mitológicos, com mistério e ação então tem tudo para ser uma história muito boa. Uma pena que a autora não usou todo o potencial que o enredo tinha, é mesmo de se sentir frustrada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Desanimei na tentativa frustrada da autora em inserir um triângulo amoroso. Será que esses autores não percebem que, às vezes, não é legal inserir triângulos amorosos em determinadas histórias?! Nossa, isso me irrita bastante e só de saber que a protagonista tem atitudes infantis, me irrita ainda mais.
    Talvez eu leia esse livro, mas acredito que não agora.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

My Dear Library • Todos os Direitos Reservados • Copyright © 2010 - 2017 • Powered by Blogger • Design por Ariane Reis • Desenvolvimento por