O Álbum por Timothy Lewis.

06/09/2015

| Arquivado em: Resenhas.

Este livro foi recebido como
cortesia para resenha.
ISBN: 9788581637365
Editora: Novo Conceito
Ano de Lançamento: 2015
Número de páginas: 240
Classificação: Bom
Onde Comprar: Submarino.
Sinopse: Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander. Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.

Confesso que tenho certa paixão por livros em que as histórias são contadas através de cartas ou mensagens. E por esse motivo, assim que li a sinopse de O Álbum do autor Timothy Lewis me vi na expectativa de ter em minhas mãos mais uma história encantadora. E acredito que foi justamente esse meu excesso de expectativa que impediu de me envolver com a leitura da forma como esperava.

Depois do fracasso do seu casamento Adam não acredita mais no amor. Porém ao encontrar um álbum com vários cartões-postais escritos ao longo de 60 anos por um homem ainda perdidamente apaixonado por sua mulher Adam fica intrigado. Então ele começa a se questionar como o casal manteve viva a chama do amor por tanto tempo. Adam passa a costurar os fatos que descobre sobre o casal Gabe e Pearl Alexander através dos cartões- postais ao mesmo tempo que vai em busca da história que eles não contam.

Em seu caminho ele encontra com Yevette, uma jovem jóquei que conheceu o casal.  Há principio Yevette desconfia dos motivos que levaram Adam a se interessar tanto pelos velhos cartões-postais do casal Alexander. Mas quando ela percebe as razões por trás de tanta curiosidade, Yevette conta para Adam o que sabe da história. Preenchendo assim, as lacunas deixadas entre os postais enviados por Gabe todas às sextas-feiras a Pearl.  Será que após descobrir o que manteve o casamento de Gabe e Pearl vivo e pleno por tanto anos, Adam conseguirá acreditar no amor novamente?

O começo da história é um pouco confuso e a narrativa do autor Timothy Lewis, não é daquelas “rompantes” que conquista logo nas primeiras páginas. A escrita do autor vai evoluindo aos poucos em doses homeopáticas. Por esse motivo os capítulos iniciais possuem uma narrativa mais lenta que só ganha fluidez conforme a trama avança.

 A história bem clichê e açucarada e relata uma relação que todo mundo sonha em ter para si. Um amor forte o bastante para superar os obstáculos trazidos pelo tempo. Mas, mesmo com bons personagens e um belo romance de plano de fundo, a forma como o autor trabalhou todos os elementos da história não conseguiu me cativar por completo. Na verdade enquanto escrevo essa resenha passo por aquele dilema de não saber ao certo como me sinto em relação ao livro.

Tipo, claro que me emocionei e sofri nos momentos mais tensos e comoventes da história.  Só que não posso negar que a sensação que me acompanha desde que finalizei a leitura é que faltou alguma coisa. Não que a leitura de O Álbum tenha sido totalmente “frustrante”. O problema aqui foi que além de não conseguir me conectar por completo com os personagens, eu esperava uma coisa e encontrei outra. Queria ter gostado mais do que gostei, mas infelizmente não foi dessa vez.

“– Porque Adam...sem perguntas profundas, há apenas respostas superficiais.”

Com uma narrativa delicada, O Álbum é uma boa opção para quem busca uma leitura mais leve. Pode até não ser o melhor livro que você vá ler na sua vida. Mas que suas páginas guardam uma inspiradora história de amor, disso não tenho dúvidas.

Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Eu achei a capa de "O Álbum" linda! Esperava uma história de amor só pela cara, ao ler a primeira parte da resenha me peguei torcendo para que o Adam reencontrasse a sua fé no amor. Que pena que o Timothy Lewis não conseguiu suprir suas expectativas, é tão ruim quando isso ocorre, bem, parabéns por sua franqueza na resenha... Se por acaso eu me encontrar com "O álbum" em algum lugar vou lembrar de não criar expectativas de ser ele o livro da minha vida e sim só um passa tempo em um dia ocioso.


    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  2. oi flor,
    esse foi um livro que não sai da minha cabeça! que por mais que eu leia outros sempre me volto nele por algum motivo, a história é muuuuuuuuuuuuuito intensa!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane!
    Gostei de conhecer este livro, parece ser bem sensível e emocionante. Que pena não ter agradado totalmente!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Também amo histórias que envolvem cartas ou mensagens. ♥
    Não conhecia esse livro e, apesar de não ter te conquistado total, vou anotar na minha lista de próximos livros. Ah! Essa história lembrou muito aquela do filme/livro "Uma Longa Jornada", do Nicholas Sparks, sabe? Pelo menos, pela resenha parece ter a mesma pegada.

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  5. Olha só que coincidência. Estava lendo seu comentário no meu post do livro O Álbum lá no blog e agora você fez a resenha. descreveu bem o que eu também senti. Realmente ele pesa um pouco mas tem passagens bem bonitas né?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro não solicitei, mas tenho vontade de um dia ler. ótima resenha!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Ane! Estou ansiosa para ler O Álbum e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane!
    Desde que li @mor, tenho tido muito interesse por livros contatos por meio de cartas e afins. O Álbum tá na minha lista, é curtinho e parece ser super fofo. <3
    Pena que ele não teve o 'tcham' pra te fazer adorar a leitura, mas pelo menos não foi uma experiência negativa. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ane! Tudo bem?
    Eu acho a capa desse livro tão linda!
    Que pena que não é lá um "ótimo" livro.
    É horrível quando você não sabe como se sentir após a leitura. Uma sensação de inconformação que dá raiva.
    Não sei se leria agora, mas ele ta na lista dos que eu quero ainda.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre vou ler livros nessa estrutura de cartas esperando que seja incrível e sempre quebro a cara! Eu já não estava lá animada com este livro e o fato dos clichês me desanimou um tanto. E que pena que não foi um livro tão completo nos seus objetivos :/

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia esse livro, mas já fiquei curiosa por também gostar quando a narrativa vem com troca de cartas. Uma pena que tenha sentido esse problema de conexão com os personagens. Isso também é uma coisa que afeta bastante minha leitura e minha avaliação geral de um livro.

    ResponderExcluir
  12. Oieee! Eu já tinha visto o livro nas prateleiras das livrarias, mas nunca parei para olhar ele e saber mais, aqui no seu blog, é a primeira vez que li algo sobre e sua resenha, poxa, a sinopse faz com que pareça que ele será um super livro, apesar dos clichês que tanto me incomoda. Uma pena que não foi tão completo para você :c eu acho que eu leria se alguém me emprestasse

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane! Li uma outra resenha que a pessoa também esperou mais do livro e não teve as expectativas atendidas, desta forma eu vou ler sem nenhuma, me deixando surpreender, quem sabe minha experiência sejam mais animadora.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

My Dear Library • Todos os Direitos Reservados • Copyright © 2010 - 2017 • Powered by Blogger • Design por Ariane Reis • Desenvolvimento por