Sponsor

fevereiro 04, 2016

A Sereia por Kiera Cass

| Arquivado em: RESENHAS.

Este livro foi recebido como
cortesia para resenha.
ISBN: 9780130427014
Editora: Seguinte
Ano de Lançamento: 2016
Número de páginas: 328
Classificação: Muito Bom
Sinopse: Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo o que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar — pois a voz da sereia é fatal —, logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, Kahlen será obrigada a abandonar Akinli para sempre. Mas pela primeira vez em muitos anos de obediência, ela está determinada a seguir seu coração.

Acho que já comentei aqui no blog que de todos os seres míticos existentes, as sereias não estão entre os meus favoritos (sorry Ariel). Porém, sempre tive muita curiosidade em ler o primeiro livro escrito pela autora Kiera Cass, já que não é nenhuma novidade que apesar dos “pequenos” detalhes, sou fã da série A Seleção. Em A Sereia é perceptível o quanto a escrita da autora ainda estava “crua”, mas ao mesmo tempo a característica mais marcante dos livros da Kiera já estava presente. A narrativa rápida e envolvente.

Para muitos as sereias são apenas um mito e os desastres que acontecem em alto mar, quando não explicados por alguma forte tempestade, ou qualquer outra alteração climática, simplesmente se tornam um grande mistério. Mas, Kahlen há oitenta anos sabe o que realmente causa a perda de tantas vidas, - a Água. A mesma Água que a salvou de morrer afogada no passado e aquela a quem ela prometeu servir por cem anos.

Kahlen sempre foi a mais obediente das sereias, característica essa que a tornou a favorita da Água. Porém, tudo começa a mudar quando Kahlen conhece o jovem e gentil Akinli. Mesmo com a comunicação “limitada”, afinal a voz de uma sereia é fatal, uma estranha e forte ligação surge entre os dois. Kahlen sabe que precisa se afastar o quanto antes de Akinli. Mas como dar as costas para a voz de seu coração? Em especial quando ela parece sempre querer leva-la em direção a Akinli. Pela primeira vez em anos de obediência cega Kahlen está prestes a quebrar a principal regra imposta a uma filha da Água, - a de nunca se apaixonar .

A Sereia é uma daquelas leituras que nos fisga logo em suas primeiras páginas. Kiera Cass criou uma história doce que consegue cativar e transmitir a emoção de seus personagens. Porém, não espere encontrar uma narrativa focada no mito das sereias, pois assim como na série A Seleção o ponto alto da trama está nos personagens e suas próprias histórias. Na verdade no quesito mitologia, o enredo é um pouco “fraco”, sendo que ele deixa mais perguntas do que nos dá respostas.

A Água, por exemplo, é ao mesmo tempo a vilã da história e uma vitima de suas próprias fraquezas. É interessante à forma como a autora estabelece a ligação dela com as sereias. A Água em muitos momentos age com um toque de “crueldade”, mas em outros ela é como uma “mãe” amorosa tentando apenas proteger suas “filhas”.  Bem tipo aquelas relações de amor e ódio, carinho e dependência que muitas vezes vemos nas relações humanas.

E mesmo que a premissa nos leve a acreditar que A Sereia é mais um romance jovem açucarado, a história  aqui é mais voltada para a relação entre Kahlen e suas irmãs sereias Miaka, Elisabeth e Padma. Acreditem quando eu digo que o romance aqui fica praticamente em segundo plano, o que dá a narrativa um toque mais singelo. Adorei a forma como as meninas se apoiam e protegem uma a outra. Mesmo nos momentos mais complicados quando as emoções são conflitantes, em que cada uma precisa lidar com seus próprios fantasmas, elas estão unidas.

A história de amor entre Kahlen e Akinli é bonita, daquelas que a gente fica torcendo logo por uma final feliz. Mas, no entanto ela fica um pouco “ofuscada” pelos outros elementos presentes na trama. Não que isso seja um ponto negativo, ao contrário eu gostei muito do fato da narrativa não ficar tão centralizada nos dois, dando aos personagens secundários uma chance de se destacarem também na história. Essa é sem sombra de dúvidas uma característica na escrita que a Kiera precisa resgatar em seus livros.

O único ponto em que A Sereia “peca“ um pouco é no seu desenvolvimento. Alguns trechos são muito corridos e muitas vezes a autora se perde em detalhes que não agregam em nada na narrativa. Além disso, como mencionei alguns parágrafos acima ficou faltando a Kiera dar algumas respostas, já que o final além de abrupto é um tanto quando superficial.

É engraçado pensar nas coisas a que nos apegamos, nas coisas que lembramos quando tudo se acaba.

Com uma história despretensiosa e  personagens cativantes, A Sereia é aquele tipo de leitura perfeita para quem está em busca de narrativas mais leves com um toque de magia. É o tipo de livro que você deve ler sem grandes expectativas, e assim acabar se surpreendendo.

Comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Oi Ane!
    Ainda não li nada da Kiera e pelo jeito esse deve ser um bom começo, ai talvez leio A Seleção haha.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  2. oi flor, apesar do livro não ter momentos tão intensos e românticos da trama muito sinceramente elencados por você, não posso deixar essa leitura passar, a premissa é muito interessante!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii Ane!

    Morria de curiosidade por ler alguma coisa de Kiera fora da Seleção.
    Ela é muito boa, mas na verdade a gente só conhece esse lado dela como autora de A Seleção, e fico feliz de ver algo novo (bom, não tão novo né? já que esse veio primeiro).
    Eu gosto de Sereias, mas digamos que acho outros seres fantásticos um pouco mais interessantes.
    Anyway, quando puder quero conferir esse livro.

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha e fiquei feliz por não existir um foco exagerado no romance, o que era a minha preocupação. Havendo uma relação bem explorada da protagonista com as irmãs, isso me anima a conferir a obra.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Aaaa eu tô louca pra ler esse livro! *-*
    Amo a escrita da Kiera e essa temática de sereia me chamou muuito a atenção!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Toda vez que vou na livraria vejo esse livro! Fiquei curiosa pra ler *-*, adorei sua resenha!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser bem legal, com essa resenha ainda :D
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane!
    Primeiramente, o blog está lindo! Parabéns.
    E sobre a resenha: eu estou com um pé atrás com a Kiera desde "A Herdeira", mas como eu amo a trilogia 'A Seleção', então não posso me enganar... eu quero ler "A Sereia". Vejo muitos elogios e parece algo diferente de tudo que eu li.
    AH, antes que eu me esqueça, saiu minha resenha de Outlander ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane! Sereias também não são meus seres preferidos, mas a curiosidade de saber como a autora se saiu fora do universo da Seleção foi grande e espero que mais uma vez ela me encante e pelos seus comentários não vou me decepcionar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ane! Tudo bem?

    Confesso que os livros da Kiera, nunca me chamam atenção. algo nas capas ou sinopses não me envolvem. Sei que posso está julgando errado, mas acredito que não faz muito meu estilo.
    Gostei do seu ponto de vista, parece um livro que envolve rápido e vai surpreendendo aos poucos, mas mesmo assim não me sinto com vontade de ler.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ane!
    Primeiramente, amei o layout, está lindo.
    Sobre "A Sereia", tenho uma impressão muito forte de que vou gostar desse livro, talvez até mais do que "A Seleção". Concordo com você quando diz que ela deve abordar mais os personagens secundários, eles são de extrema importância para uma boa leitura.

    Beijão,
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Até hoje eu ainda não li um livro da autora, mas esse também parece ser legal e eu não lembro de ainda ter lido nada sobre Sereias.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane,
    Sempre vejo mtos elogios a série A Seleção, mas nao me empolguei a ler.
    Até pensei em dar uma chance para A Serei por ser um stand alone, mas acho que pode nao ser uma boa ideia por ser o primeiro livro da autora e ter essa narrativa mais crua.
    Para ser sincero, sereias tbm nao estao entre meus seres miticos preferidos.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane,
    Nunca li nada envolvendo sereias, mas achei interessante o enredo desse e de como a autora usou a figura da água.
    E não sabia que era o primeiro livro da autora! Espero gostar.

    P.S.: Amei o novo layout, está parecendo uma pintura. Lindo.

    Tenha uma linda semana ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Olá, Ane.
    Gostei muito da sua resenha do livro. Até agora só tinha lido elogios ao livro, mas sua resenha foi bem mais uma análise critica do livro. Você soube apresentar o que tem de bom e o que deixou a desejar. Eu me interessei muito em ler ele, porque diferente de você,gosto de sereias, mas está difícil de encontrar um livro delas que seja bom. Quem sabe seja esse que eu goste.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca li nada da autora e estou considerando que este seja o primeiro. Agora vc falando que não é TÃO romântico, já me ganhou um pouco mais hahahaha
    Vou nesse mesmo. Valeu a dica!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane,

    Sereia para mim é um ser complicado. Nunca gostei muito e por isso li pouco sobre o assunto. Como o livro é da Kiera pretendo dar uma chance e espero gostar, assim como aconteceu com os livros A Seleção.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in