Sponsor

fevereiro 25, 2013

Finale por Becca Fritzpatrick

Finale por Becca Fritzpatrick.

ISBN: 9788580572827
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Número de páginas: 304
Classificação: 4/5 estrelas
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino - Compare os Preços

Sinopse: Hush, Hush - Livro 4

Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.

 Quem acompanha o blog há algum tempo deve imaginar o quanto está sendo difícil eu começar a escrever essa resenha. Faz quase um mês que terminei de ler Finale, porém só agora me sinto preparada para escrever sobre o livro. Afinal é sempre difícil se “despedir” de alguém ou algo que gostamos muito. Escrevo essa resenha já com saudades e imaginando quando terei a oportunidade de reviver todas essas emoções novamente.

Finale começa um pouco morno, tanto que cheguei até a pensar que tinha nutrido expectativas demais em relação à história. Mas quando eu estava começando a desanimar achando tudo um pouco enrolado demais, Becca Fitzpatrick surpreende novamente, mostrando que quando ela está no comando tudo pode acontecer.

Confesso que algumas atitudes da Nora me incomodaram um pouco principalmente o ciúme infantil dela em relação à Dadria, mas fora esse pequeno detalhe é muito perceptível para o leitor, o amadurecimento da personagem. Mesmo com todos os acontecimentos que fizeram a vida da Nora virar de cabeça para baixo ao longo de cada livro, a essência da personagem foi mantida. Por mais que alguns momentos ela tomasse atitudes “idiotas” você não consegue sentir raiva dela, por que você consegue entender os motivos que leva ela a fazer aquilo.

Patch é óbvio continua sendo o melhor personagem do livro, mesmo eu tento a sensação que desde Crescendo ele foi se tornando mais um personagem coadjuvante na história do que de fato um dos personagens principais. Os longos sumiços dele durante a narrativa deixam bem claro que o foco da autora é a Nora, uma humana aparentemente “normal” e não anjo caído e tudo que estar por traz disso. Claro que temos aqui a eterna luta do bem contra o mal e tudo que o tema sempre envolve, mas eu confesso que esperava algo mais épico nesse sentido, ou que a participação do Patch fosse “mais” significativa em algumas partes.

Finale tem novos e enigmáticos personagens. Dante o nefilim braço direito do temível Mão Negra e o Arcanjo corrupto e um tanto medroso Pepper, foram personagens que embora tenham entrado no ultimo livro da saga causaram alguns problemas para Nora e Patch, sendo os responsáveis por grande parte da ação e mistério durante toda a história.

E já que estou falando dos personagens, não tem como falar de Finale sem mencionar a evolução de Vee e Scott nesse ultimo livro. Eu se sempre tive uma pequena “birra” com a Vee, por que nos primeiros livros ela sempre me pareceu fútil e egoísta demais. Porém desde Silêncio ela já vinha demonstrando que por de trás de toda a sua “superficialidade”, existia algo mais e que ela seria uma das peças importantes na trama que Becca criou algo que foi confirmado em Finale. O mesmo aconteceu com Scott que já vinha crescendo como personagem nos livros anteriores e que em Finale foi um dos personagens fundamentais na guerra entre anjos caídos e nefilins.  O mesmo não se pode dizer de Marcie Miller, afinal uma vez insuportável sempre insuportável. E acredite, se você já tem raiva dela, nesse livro ficará com mais raiva ainda.

Becca Fitzpatrick guia o leitor por uma narrativa cheia de revelações chocantes, fazendo com que a tarefa de largar o livro seja quase impossível. Particularmente eu achei o final corrido demais e não teria achado ruim se a autora tivesse se prolongado um pouco mais. Ok! O final foi “bonitinho”, mas eu fiquei com a sensação que faltou alguma coisa. Tudo bem que a autora fugiu bem do final “clichê” e açucarado, só que ela podia ter incrementado um pouquinho mais. Foi bom, mas poderia ter sido muito melhor.

Bem, eu pensei que jamais sentiria o peso de dar adeus a uma saga depois que terminei de ler Harry Potter e As Relíquias da Morte. Pensei seria a primeira e ultima vez que eu ia ficar com essa sensação de vazio. Ano que vem não sentirei mais a ansiedade de esperar por Patch e Nora nas livrarias, embora a espera seja agora por ver a adaptação da saga para o cinema o sentimento não é o mesmo, de certa forma eu sei que acabou. 

Porém olhar para minha estante e ver os livros ali quietinhos esperando um pequeno momento de distração meu, para ir lá e folhea-los e matar um pouco a saudade que já sinto, faz tudo valer apena.

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. Verdade, HP me matou quando acabei de ler o último livro, e Hush Hush é paixão forever.
    Adorei tua resenha, fico pensando, muitas pessoas não deram 5 estrelinhas, pq hein? rsrs
    Eu quero lê-lo logo.
    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li, no meio do caminho me desanimei com a s´érie .-. mas com seu comentário vou dar uma nova chance =*
    @euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane!
    Essa série não me empolgou... Li o primeiro livro e fiquei por aí.
    Não gosto muito de anjos... E não tenho mais muita paciência com personagens adolescentes...
    Mas que bom que você gostou bastante! Essa saudade literária que fica é triste... Hehe!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Resenha de Finale!!! \o/
    Definitivamente o fim de série que está no topo aqui! rsrs
    Cara, tu me deixou com vontade de ler tudo de novo antes de pegar este quarto!!! rs
    Sério que termina tão bem assim? YEY!
    ***
    Tem uma promoção rolando em meu blog, valendo o livro Templária, novo da Novo Século! Corre lá participar! ^^
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Preciso ler essa série!
    Não li nenhum deles!
    =(
    Mas sua resenhas arrasou e realmente parece que o fim foi perfeito!
    Beijinhos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso ler esse livro. Não gostei muito de silencio, espero gostar mais desse. Por sinal vou continuar odiando a Marcie então. Já havia lido outra resenha que disse que a autora fez um final na correria.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane! Também fiquei muito triste ao me despedir de Patch, eu chorei quando fechei, não por Finale, mas por toda a ótima série. Vai deixar muita saudade.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Não gosto muito da história do livro, mas a resenha ficou ótima.
    sucessoparaseublog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane, é muito bom saber que o final da série não decepciona. Nunca fui assim tããão fã da série, mas li os dois primeiros livros e gostei. Já tenho o terceiro, mas ainda não consegui ler. Espero ser surpreendida pela Becca, e fiquei morrendo de curiosidade de saber a importância da Vee.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Ane, ahh eu ainda não comecei a ler essa série, mas com toda a sua empolgação tenho certeza que valerá a pena a leitura, eu tenho os 3 só falta Finale, acho que vou comprar depois que começar a ler a série...
    Adorei sua resenha, mas eu não quero ficar triste, estou terminando a série FMF e sinto que ficarei com um vazio parecido com o que fiquei quando li HP...

    Bjos!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sei bem o quanto é díficil se despedir de uma série que gosta muito :( Chorei horrores quando eu estava terminando FMF!
    Adorei a resenha, e espero começar a ler essa série logo, já estou comprando o primeiro livro!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Quase chorei ao finalizar sua resenha. rs
    Eu sei o quanto é difícil concluir uma série. Eu estou COMPLETAMENTE LOUCO para ler "Finale". Não o comprei ainda. Infelizmente...
    Espero gostar do livro e marcá-lo como favorito, até porque todos os outros eu ADOREI. Espero não me decepcionar com o último.
    E sim, eu estou mais louco ainda pra ler logo. rs
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in