Sponsor

abril 28, 2013

Um Hotel na Esquina do Tempo por Jamie Ford

Um Hotel na Esquina do Tempo por Jamie Ford.

ISBN: 9788522008414
Editora: Agir
Ano: 2012
Número de páginas: 368
Classificação:
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino - Compare os Preços

Sinopse: O primeiro romance de Jamie Ford aborda os conflitos de longa data entre pai e filho, a beleza e a tristeza do que aconteceu com os nipo-americanos em Seattle durante a Segunda Guerra Mundial e a intensidade do amor profundo e sincero. Uma estreia notável, ao mesmo tempo amarga e doce.  Ambientado nos Estados Unidos, em uma época que o mundo sofria as consequências da Segunda Guerra Mundial, 'Um hotel na esquina do tempo' é um romance sobre compromisso e esperança. O poder da generosidade e do perdão mostra que o amor pode vencer qualquer obstáculo.


Sinceramente eu não sei se sou capaz de escrever uma resenha digna desse livro. Aliás, acho que a editora deveria colocar na capa dele a seguinte frase; “Leia imediatamente, não espere! Leia agora!”, meu único arrependimento foi não ter lido Um Hotel na Esquina do Tempo meses atrás. Eu poderia resumir o livro em diversas palavras únicas como, encantador, tocante, belo, inesquecível, mas mesmo uma lista gigante de adjetivos não seria o suficiente para descrever o meu amor por esse livro.

Ok, eu já sei o que vocês estão se perguntando: “O que tem de tão fantástico nesse livro, Ane?” Bem, tudo e nada simples assim. Confesso que adoro livros que se passam na Segunda Guerra, o motivo para esse meu interesse eu não sei ao certo. Pode ser um pouco do meu lado psicóloga que vive tentando entender como o ser humano consegue ser tão medíocre impondo o sofrimento ao seu próximo, ou pode ser também o fato de eu ser rata de livros de história mesmo. Porém sempre que vejo um livro ou filme que tem a Segunda Guerra como plano de fundo eu me vejo obrigada a ler ou assistir, mesmo sabendo que a probabilidade que ao final eu acabe desidratada de tanto chorar sejam enormes. Com Um Hotel na Esquina do Tempo não foi diferente.

Henri nasceu nos Estados Unidos em uma família tipicamente chinesa, mas o seus pais como medo que ele fosse confundido com o inimigo (os japoneses) o proibiram de falar o seu idioma natal em sua própria casa. Ele foi para uma escolha americana, e mesmo usando um bottom onde se lia, “sou chinês” Henri era vitima constante do preconceito dos seus colegas de classe que não faziam distinção se ele era chinês, japonês ou coreano. Era asiático? Então era inimigo.  Seu único amigo por um bom tempo era Sheldon, um saxofonista que tocava nas ruas para conseguir seu sustento. Proibido de conversar com seus próprios pais, e tendo que enfrentar todos os dias o ódio de uma sociedade amedrontada pelo ataca a Pealr Harbor a vida de Henri era a mais triste e solitária possível, até ele conhecer Keiko.

Keiko também nasceu nos Estados Unidos no mesmo hospital que Henri, mas ao contrário dele ela vinha de uma família tipicamente japonesa. Assim como os pais de Henri, os pais de Keiko queriam que ela tivesse uma educação o mais americana possível, por isso ela foi estudar no mesmo colégio dele. Duas crianças que a vida colocou em lados opostos no meio de um caos mundial. Uma amizade superou todos os obstáculos e que com o tempo se transformou em amor. Um amor capaz de enfrentar tudo e que sobreviveu não apenas a guerra, mas a quarenta anos de separação.

Com uma narrativa totalmente despretensiosa o autor, Jamie Ford me envolveu em uma história tão doce, que nem mesmo os relatos da guerra contidos no livro conseguiram torná-la amarga. Eu sei que alguns de vocês podem achar tudo isso açucarado e clichês demais e talvez até seja mesmo, mas o que tornou esse livro tão especial foi à forma com que o autor construiu toda a história.

Normalmente todas as histórias da Segunda Guerra se passam na Alemanha e sempre dão aquela sensação que os americanos e seus aliados foram os grandes “mocinhos” da época, só que aqui eles também obrigaram as famílias japonesas a saírem de suas casas, aqui essas famílias também foram para campos de concentração, - claro que esses campos não tinham o mesmo nível de crueldade dos campos nazistas, mas de certa forma o autor soube explorar outro lado da moeda que pouca gente conhece.

Eu fiquei apaixonada pelo Henri, na verdade acho que é quase impossível ler o livro e não se apaixonar por ele. Henri é uma dessas pessoas raras e especiais que por mais que sofra e tenha que muitas vezes tomar decisões que são contrárias ao seu coração, nunca perde a esperança. Ao longo da narrativa, a forma com que a sua história é contada fez com que eu me sentisse realmente próxima a ele, como se ele fosse um amigo de longa data, ou alguém de minha família. Eu torci por ele, e sofri junto com Henri todos os momentos difíceis e perdas que ele teve na vida.

Ao terminar a leitura as duas e pouco da manhã eu estava aos prantos. Não de tristeza, mas de felicidade por que meu Querido Henri finalmente encontrou a paz e a felicidade em sua vida. Ninguém, mais que ele merecia isso.

Leiam, leiam, leiam Um Hotel na Esquina do Tempo! Simples, lindo, emocionante e encantador. Leiam!

Comentários via Facebook

23 comentários:

  1. uau que emocionante menina. pelo visto o livro é mt lindo

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane! Também gosto de livros que se passem nesta época, e não tem nada a ver com psicologia, acho que é nosso coração mesmo que fala mais alto nestas horas, assim como você não entendo tanta crueldade. O livro me encantou, nunca tinha ouvido falar, mas agora quero muito ler. Boa semana.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Nossa amei a resenha,a capa e a sinopse...no final exclamou tanto para ler que da para ver o quanto você quer que sentimos a mesma emoção ^^.Vou sim se der ler.
    Amei também o tema abordado e sobre a personagem.
    Acho que igualmente a você,vale a pena fica até duas e pouco da manhã rsrsrs.
    bjus.
    Tamires C.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas já fiquei super empolgada. Também tenho um fraco por livros que se passam durante a segunda guerra. Mesmo sabendo que a gente vai se acabar em lágrimas. A emoção é muito forte e não tem como não ficar por um tempo após a leitura remoendo o livro. Parabéns pela resenha.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa não conhecia o livro
    mas que estória hein, e que capa e que título,
    estou louca pra lê-lo.. Porque que eu nunca encontro esses livros tão profundo pra mim ler??
    Valeu pela dica, muita vontade de ler.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A capa não me agradou muito, achei um pouco sem graça. Também adoro histórias que envolvem Segunda Guerra. Nunca tinha pensado nos problemas que os asiáticos podiam encontrar durante ela, tudo que a gente encontra gira muito em torno dos judeus e alemães.

    Beijos
    fromafallenangelsheart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Caramba, Ane, sua resenha me faz querer sair agora mesmo e comprar esse livro, de verdade. Adoraria me envolver com a estória da forma com que você se envolveu, porque está claro que esse livro foi realmente marcante para você.
    Também gosto de livros na Segunda Guerra. Me faz pensar sobre como somos injustos em "reclamar sem motivos", sendo que houveram pessoas que sofreram tanto assim :/ Enfim, quero bastante ler esse livro.
    Vou adicioná-lo ao Skoob imediatamente.

    Beijos
    Mariana | http://www.semquerermeintrometer.com

    ResponderExcluir
  8. Acho o tema bem polêmico, mas que pode ser abordado de uma forma que atraia a leitura.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Inicialmente, não leria esse livro, mas lendo sua resenha, fiquei interessada. Não sabia que o livro falava da 2ª Guerra.

    Adorei seu blog, estou seguindo!

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br
    Se você puder visitar e seguir meu blog, ficarei feliz!

    ResponderExcluir
  10. Flor!
    Tinha visto esse livro na saraiva, mas não comprei pq não tinha muita referencia dele!
    Com certeza vou comprar depois dessa sua resenha!
    Adorei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Oi Ane, obrigada pelo coment... Mas na verdade não sei se deveria agradecer porque você me deu o pior spoiler de todos UHAUHAUHAHURUHAHDGHAFG *morre engasgada* Bem, mesmo sem ler Destino eu já sei que a Kelsey ficou com o Ren (mas não me fale como!) e o que acontece com o sr. Kadam (no caso dele fui spoilada pelo Twitter, que merda...). Sobre o Kishan, vi alguém falando também no Twitter algo como "volta Kishan" e mais nada, não deu pra sacar, mas agora eu sei o motivo, OH DEUSES ATÉ SUEI FRIO QUANDO LI SEU COMENT UEHUAHUAHURHUAGYD Cara, eu odeio spoilers ;-; Mas te desculpo porque no coment que eu fiz aqui realmente não deu a entender que eu não tinha lido Destino ainda, só falei isso no fim do último post do blog mas não sei se você leu tudo hehe.

    E sobre esse livro do post, parece bem legal mesmo, também sou outra que adora as coisas relacionadas à Seg. Guerra. Antes eu detestava, imagino que por não saber direito sobre o assunto, mas meu namorado acabou me convencendo, e hoje um dos nossos passatempos preferidos é ficar conversando sobre ela ou assistindo a documentários com o tema =D

    Bisous!

    ResponderExcluir
  12. Preciso ler AGORA!
    Me encantei com a resenha e NECESSITO desse livro! rs
    Beijoos

    http://www.porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Flor!
    Você não está sozinha em toda essa paixão pelo livro... rs
    Ahhh
    Eu também adorei, fiquei apaixonada, emocionada, triste, feliz, tudo ao mesmo tempo...
    Foi muito bom conhecer um outro lado dessa história!

    Adorei sua resenha!

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane! Nossa, me apaixonei pela sua resenha e esse livro, sem sombra de dúvidas já está na minha lista para ser comprado. Amei demais. Adoro livros que se passam na segunda guerra e esse livro, pelo jeito trás uma perspectiva diferente que me chamou bastante a atenção!
    Anotadissimo!

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Ane!
    Awn *-* É tão lindo ver um leitor encantado por um livro e colocando seus sentimentos por ele em palavras!
    Eu tenho esse livro. Comprei. Mas ainda não li. Parece ser um livro lindo e tocante mesmo. Eu o comprei por ser bem elogiado e por ter curtido a sinopse.
    Pelo o que você disse, sinto que chorarei também lendo esse livro. Parece ser um livro incrível.
    Gostei muito de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane! Não conhecia o livro, mas já o adicionei a lista de livros que preciso ler urgentemente! haha sua resenha me deixou mega ansiosa para ler o livro, ele parece ser muito bom mesmo. Adorei a resenha!
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane, que resenha mais linda essa, tbm adoro livros que tenha esse tema, e gostaria tbm de conhecer o outro lado da moeda, assim que tiver oportunidade tbm quero ficar apaixonada pelo livro e por Henri.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Como sempre adorei sua resenha! Você descreveu tão perfeitamente o livro, e olha que eu nem o conhecia.
    Achei interessante você citar que terminou a leitura às duas da manhã e ainda por cima aos prantos! hahah, Só posso ficar com a certeza de que o livro é muito bom.

    Beijos <3
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Nossa, essa resenha me deixou sem palavras! Precisoooo desse livro!
    Valeu muito a dica! Beijao!

    www.culturaviciante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ane, eu estava esperando há meses essa sua resenha! rsrs Fiquei encantada com a capa que via sempre nos "lendo" ali do lado (eu nunca tinha visto), e parece ser mesmo tudo aquilo que promete. Eu adorei o que você citou do livro *-* Também sou daquelas de chorar horrores com livros e filmes que se passam nessa época, mas não consigo deixar de fazer, mesmo assim. Lindo, quero muito ler a história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Adorei esse livro!
    Emocionei-me com cada página!
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  22. Também gosto muito de livros e filmes passados em tempo de guerras. Fiquei realmente interessada em ler! Acho tão bom encontrar resenhas de livros diferentes! Parabéns

    ResponderExcluir
  23. Ariane compartilho da sua opinião, adorei o livro e quando empresto já aviso : -"vc vai se apaixonar!!!"... e a sua resenha com certeza vai colaborar para que outras pessoas desfrutem desse lindo romance...obrigada!

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in