Sponsor

julho 07, 2013

O Jogo da Mentira por Sara Shepard


• ISBN: 9788579801495
• Editora: Rocco
• Ano de Lançamento: 2013
• Número de páginas: 296
• Classificação: Ótimo



Sinopse: A pior parte de estar morta é que não há mais nada pelo que viver. Sem mais beijos. Sem mais segredos. Sem mais fofocas. Isso era suficiente para matar uma garota outra vez. Mais eu estou prestes a conseguir algo que ninguém conseguiu: uma repetição da minha performance, graças a Emma, a minha irmã gêmea separada de mim, que eu nunca cheguei a conhecer.






Jogo da Mentira (The Lying Game) era sem sombra de duvidas um dos livros mais esperados por mim esse ano. O motivo para tanta ansiedade se deu pelo fato de a adaptação da obra para a televisão ser um dos meus seriados favoritos, chegando até ser em minha opinião um pouco melhor do que Pretty Little Liars da mesma autora.  Apesar de já suspeitar das possíveis diferenças entre o livro e o seriado, confesso que fui surpreendida do começo ao fim da leitura o que fez com que, O Jogo da Mentira superasse as minhas expectativas.

Emma Paxton e Sutton Mercer são gêmeas idênticas que por alguma razão misteriosa foram separadas ainda bebês. Sutton foi adotada por uma família rica e teve sempre tudo do bom e do melhor, enquanto Emma passou a vida em lares adotivos provisórios. Quando parece o destino resolveu uni-las novamente um pouco antes de elas completarem dezoito anos, ele prega mais uma terrível peça nas duas.

Sutton desaparece justamente no dia em que tinha combinado de se encontrar com Emma.  Perdida e confundida com Sutton, Emma assume seu lugar acreditando que dessa forma ela vai conseguir descobrir o que aconteceu com sua irmã. Porém, o que ninguém pode imaginar é que Sutton está morta e que a sua irmã gêmea recém-descoberta pode ser a próxima da lista.

Quem assiste ao seriado sabe que a Sutton é uma peste. Só que mesmo no livro a personalidade dela não sendo lá muito diferente (uma vez peste sempre peste), em alguns momentos na sua forma “eteral”, afinal aqui ela é uma espécie de “fantasminha camarada”, Sutton se mostra bastante confusa sem entender o porquê as pessoas a odeiam tanto. Ódio esse provavelmente pode ter levado alguém a querer ver ela morta.

Com o passar do tempo Emma vai descobrindo que Sutton não é bem o que se pode chamar de “anjo de candura”, o que faz com que ela se depare com uma terrível verdade.  A de que as inseparáveis amigas da sua gêmea perdida; Madeline, Charlotte e Laurel, - irmã adotiva de Sutton, não são muito diferentes dela. Foi nesse ponto que a história me surpreendeu por completo, afinal no seriado por mais “encrenqueiras” que Sutton e seu bando fossem juntas, pelo menos Mads, Char e Laurel demonstravam ter um pouco mais de “bondade” em seus coraçõezinhos, coisa que no livro é óbvio não acontece. Aqui as três são tão maldosas quanto Sutton, e talvez estejam mais envolvidas em seu sumiço do que qualquer um possa imaginar.

Eu gostei bastante da forma como que a autora Sara Shepard construiu a história. A narrativa prendeu minha atenção do começou ao fim do livro, e toda vez que eu achava que tinha descoberto alguma coisa, a autora mostrava que nada era tão simples como parecia.  O que me fez recordar o mesmo estilo que ela já usa em Pretty Little Liars. A diferença é que aqui as coisas são mais intrigantes e de certa forma até um pouco mais assustadoras.

Confesso me irritei um pouco com a Emma em alguns momentos. Assim, prefiro mil vezes ela a Sutton, mas algumas atitudes dela eram tão estúpidas que davam nos nervos. Tinha horas em que eu fechava o livro, respirava fundo e pensava comigo mesma: “Você não fez isso Emma, diz que você não fez isso.” Talvez à intenção da autora fosse realmente criar uma mocinha extremamente boa e uma vilã extremamente má, no melhor estilo de a Usurpadora. Por que acreditem, - é quase impossível não fazer comparações. Não que isso seja algo ruim, principalmente por que eu adorava a Usurpadora e tudo mais.  Mas eu realmente gostaria de saber se foi daí que a Sara Shepard se inspirou (...).

Um dos únicos pontos negativos do livro foi que eu senti falta da autora ter dado um pouco mais de profundidade aos personagens. Quando você olha o panorama geral da história, ela se torna um pouco “forçada”, pois é tanta coisa sinistra acontecendo com “menininhas” ricas e populares, que faz com que história em si fique um pouco fora de contexto. Não que isso prejudique a narrativa, porém dá aquela chata sensação que tem alguma coisa que não se encaixa direito. Outro detalhe que me incomodou um pouco também foi o fato de que alguns personagens serem pouco aproveitados, como Ethan, por exemplo, e o namorado da Sutton, Garret que de verdade não disse muito para que veio nesse livro.

“Mas, observando de cima, eu não tinha tanta certeza. Havia algo em Ethan que me fazia pensar que ele tinha mais a ver com a minha vida do que revelava.”

Teria Sutton sido vitima de uma rodada do jogo criado por ela mesma e suas amigas? Ou será que a chegada de Emma a Tucson deu inicio a rodada mais cruel do jogo? E até onde o misterioso Ethan e o namorado de Sutton, Garrett estão metidos nisso?

Tem muita água para passar por baixo dessa ponta. O que me deixa ainda mais curiosa para ler o segundo livro da série o Never Have I Ever, pois se há apenas uma certeza em tudo isso, é a que Sara Shepard preparou mais uma grande história aqui.

Recomendo!


Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Nossa. Vi esse livro na Livraria e or não achar que seria uma história muito boa, não comprei.
    Porém, depois dessa sua resenha eu quero muiiiiiiiiiiiiiiiito ler!!
    Fiquei muito curiosa, pois já amo Pretty Little Liars e acho que o jogo da mentira será o próximo :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Ane como vai?
    Vi o seriado dela somente uma vez )= depois não tive tempo mais,porém espero poder acompanhar de novo.
    O livro dela deve realmente ser muito bom,lendo sua resenha da para tirar esta conclusão.
    Alias,ótima resenha.
    Espero poder ler um dia e terminar de assistir este seriado haha.
    bjus
    Tamires C.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane! Eu, ao contrário de você, não gostei da série e comprei o livro para conhecer a história melhor e ver se era melhor que a adaptação. O meu chegou esta semana, ainda não li, mas se você achou melhor que a série, com certeza vou curtir. Bom domingo,

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. os livros da Sara são conhecidos por serem muito bons e adaptados para a televisão sendo sucesso nesse segmento tambem, eu ainda não li nada dela, as vezes as sagas muito longas me irritam um pouco e me deixam nervosa, principalmente se demora muito pra publicar a sequencia. como você aponta o livro tem fortes pontos positivos, mas mesmo assim ainda não é um livro que eu deseje ler ardentemente

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ainda não li o livro, mas nem sei se pretendo fazer isso. Comecei a assistir a série, mas acabei perdendo o interesse.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro pois também me apaixonei pela serie. Ai me decepcionei agora em saber que a Laurel é ruim também, pois eu gosto tanto dela na serie. A Emma me irrita mesmo na serie, imagino que no livro possa ser pior. Tem horas que ela é tão bobinha e não toma nenhuma atitude.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha Ane. Quero muito ler Sara Shepard, mas provavelmente começarei com a série Pretty Little Liars, já que amo o seriado. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane! Adorei a resenha de O Jogo da Mentira. Sou super fã da série também e to ansiosa pra ler o livro e poder ver as diferenças também. Pela resenha já coisas bem diferentes... Mads, Char e Laurel são completamente diferentes!!! A Série já é um suspense só, imagino o livro ... sei que quando eu ler vou amar também!

    Beijos.
    Vícios em Três. (@viciosemtres)

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane, eu sempre vejo comentários bons sobre esses livros da autora, mas ainda não tive grande vontade de ler, principalmente porque parecem ser coisinhas fúteis de mulher, como você disse. Talvez saia um pouco desse cenário por causa do suspense, mas ainda não sei bem o que esperar.
    Mas, pela sua resenha, o livro parece interessante, talvez, quando tiver oportunidade, eu dê uma chance.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ai, eu preciso ler esse livro! Mas deixa eu ver se entendi direito: forma "eteral"? Tem fantasma metido na história?

    Ah, amei a resenha!
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Apesar de conhecer a história da outra série da autora graças uma amiga apaixonada por PLL, me surpreendi quando li o primeiro livro. Achei que essa série daí fosse um spin-off! O enredo é meio novelão, ams até novelão bem conduzido dá certo...

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane!
    Quero ler esse livro agora.
    Acreditas que nunca li nada da autora? Nem mesmo a sua série PLL. Mas morro de curiosidade. Acredito que sejam bons livros.
    Percebi que você curtiu muito a leitura e isso é muito bom. Não imaginava que esse livro fosse tão bom. Hehe
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. eu já li 3 livros dessa nova série da autora Sara Shepard, não é muito diferente de pretty little liars, sie bem que a autora vai enrolar até dá um final.

    ResponderExcluir
  14. cara nunca li nada da autora, espero gostar desse livro
    pela sua resenha acho q vou curtir muito.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ane.
    Eu só assisti uns episódios dessa série, mas é bem legalzinha. Eu to morrendo de vontade de ler esse livro, então você poderia me emprestar, né? Assim como toda sua linda coleção de PLL. É muito caro! ASHAUSHAUHSUAS Enfim, adorei sua resenha. A Sutton é uma coisa mesmo, argh! Dá raiva só de pensar nela, coitada. Adorei.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um livro bastante interessante
    Essa capa é muito linda

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oiii ainda não li a série PLL mas morro de vontade, esse livro O Jogo da Mentira me chamou a atenção por ter uma capa bem chamativa e a sinopse é muito boa e se você gostou, com certeza o livro merece uma maior atenção, a história me parece ser boa, haha eu tbm adorava A Usurpadora, vilãs, mocinhas são sempre legais...espero ler o livro, parabéns pela resenha.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nossa, essa de a Sutton estar morta me pegou de surpresa. Eu não tinha lido nada sobre o livro ainda. Fiquei mais curiosa que nunca. Uma dó que a série tenha sido cancelada. :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. adorei sua resenha.
    tenho esse livro em ingles, e irei ler em breve. Vejo a serie de tv tbm e amooo

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in