Sponsor

dezembro 05, 2013

Café Literário – Das metas que não cumpri ...

Olá leitores! Tudo bem como vocês?

Pois bem, todo final e começo de ano é a mesma coisa. Fazemos aquela lista enorme de metas, que lá pelo quarto ou quinto mês nós, já percebemos que não vamos conseguir cumprir metade das coisas que tínhamos programado. Mesmo que a nossa intenção seja boa, durante o percurso surgem tantos contratempos que infelizmente, é preciso muito mais do que apenas boa vontade para seguir a lista a risca. Pelo  menos esse foi o meu caso.


Ano passado eu me comprometi, a seguir a TAG 12 Livros para 2013, e tipo até maio e junho eu estava indo muito bem. Só que da metade do ano para cá, meu dia a dia começou a ficar mais corrido e de doze livros eu li apenas sete =(. E o pior é que deixei de ler justo os livros que eu mais queria como: Orgulho e Preconceito, O Senhor dos Anéis, Memórias de uma Gueixa e Eragon.  Pretendo ler esses livros no ano que vem, mas acho melhor dessa vez não prometer algo que “talvez” eu não consiga cumprir.

A segunda meta com qual eu meu comprometi esse ano era de não comprar mais do que doze livros. Sim, o plano era comprar apenas um livro por mês e de preferência os livros que estava nessa lista. Posso não ter comprado todos os livros que listei, mas (...) em 2013 eu só comprei oito livros. Felicidade me define *-* Os livros que comprei esse ano foram: Finale, Destino do Tigre, Perversas, Destruidoras, O Livro de Ouro da Mitologia, A Princesa e o Lobo, Os Contos de Beedle – O Bardo, O Diário de Zlata e O Jardim Secreto (ambos que estava na minha listinha).

Não foi fácil resistir a todas as ofertas de livros durante esse ano, mas como eu tinha outras prioridades, tive que fechar a mão e mesmo de coração sangrando me controlar ao máximo para não gastar com livros. Para 2014 eu pretendo guardar dinheiro para comprar livros só na bienal. Principalmente por que quero ler ao menos 50% dos livros que já tenho e reler alguns que já faz tempinho que eu li.

E a terceira meta, que consistia em ler um clássico, eu falhei com louvor (vergonha). Assim como esse ano eu fui uma negação com a literatura nacional, com os clássicos eu prefiro nem comentar para não chorar. Mas já separei um clássico para próxima leitura. Torçam por mim \o/

Para a meta de leitura para 2014 eu ainda não criei uma lista especifica de livros que pretendo ler, mas como sou uma pessoa que gosta de ter pelo menos uma direção a seguir, já tenho alguns livros em mente para ler e reler no próximo ano.

E me contem vocês? Conseguiram cumpri todas as metas literárias desse ano? Algum desafio pronto para 2014?

Compartilhe com os outros leitores do blog aqui nos comentários, e até o próximo post!

Beijos;***





imagem: Tumblr

Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Não criei mestas específicas pra esse ano, mas sei que li muuuuito pouco e comprei muuuito mais do que devia, haha Espero que ano que vem seja diferente!


    Beijos.
    Resenha - Psicose.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane, estou igual a você também não consegui ler os livros que coloquei na Tag =/, muito ruim isso....e pra ano que vem pretendo ler os que realmente quero ler.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que chato, espero que consiga organizar suas metas futuramente, realmente as vezes se torna complicado fazê-las.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, você ainda foi melhor que eu, da minha meta dos 12 livros só li um, acredita? E pior é que ela estava cheia de livros que eu queria desesperadamente ler, não sei o que aconteceu :/
    Você conseguiu comprar só oito livros esse ano? Nossa, me ensina a ter esse controle, eu realmente estou precisando aprender urgentemente rs.
    Sobre os clássicos, também não li nenhum esse ano. Mas em compensação, releituras foram o que não faltaram para mim, a lista de releituras quase ultrapassou a lista de leituras novas.
    Em 2014 pretendo dar uma diminuída na pilha de livros não lidos aqui em casa, ela está em um tamanho desesperador já.
    Adorei sua ideia de pegar as metas que você criou início do ano e ver se você conseguiu cumprir ou não, é bom para ter uma noção para o próximo ano, né?

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Sou muito nova, não tenho dinheiro, não dirijo, então fazer metas não é bem uma boa ideia para mim, já que não depende somente de mim. Fico triste ao ver minha lista de metas pregada na porta do meu guarda-roupa, porque vejo que falhei :( Mas o importante é continuar tentando!

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane. Faz parte do nosso cotidiano ditar metas, mas devido a correria e a rotina, muitas vezes, não conseguimos cumpri-las integralmente. Eu pretendia comprar poucos livros esse ano, mas acabei não cumprindo com o prometido. Também esperava ler um pouco mais, principalmente os livros nacionais - assim como você - mas deixei um pouco a desejar neste aspecto. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Ane, te admiro por ter comprador apenas 08 livros... Minha meta (a partir de junho +/-) era de não comprar livros. Olha, deu um pouco certo e consegui juntar uma graninha (uhul!). Não conhecia o lance da tag de 12 livros em 1 ano, acho que vou fazer para 2014!
    Já comecei a 'montar' a lista de livros de parceria (autores) que preciso ler ano que vem, e darei prioridade pra eles até março... Foi a melhor forma que encontrei pra conciliar tudo.

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Anne!
    Assim como você, deixei de ler muuuitos livros que coloquei como meta. Apesar de ter acordado comigo mesma que essa ano iria comprar beeem menos livros, eu comprei muito mais do que devia. E o pior, a maioria estão na estante esperando para serem lidos. Espero que 2014 seja diferente, mas não irei fazer nenhuma meta, pois sei que é quase certo que não irei cumprir. =/

    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Aneeeee *-*
    Eu não fiz meta nenhuma pra esse ano, a não ser ler, se possível, todos os livros não lidos da minha estante. Porém, não era uma meta a ser cumprida com exatidão, portanto, continuei comprando durante o ano. Nem sei quando eu comprei, mas foi uns 60 ou mais. Quando vejo alguém fazendo uma programação, agendamento, ou programando um final de semana detalhado, adivinha de quem eu lembro? kkkkkkk Um dia vou ser organizada assim, mas ainda não rola.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  10. Ane não gosto de fazer planos, a leitura é algo natural e deve ser tratada assim e e não como uma obrigação, algo a ser corrido
    é o que eu acho
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não tenho metas para esse ano, acho melhor não fazer
    Pois sempre me frustro quando vejo que não consegui cumprir
    Mas gostei do seu post

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Acho que preciso fazer umas dessas para o ano que vem, principalmente a de não comprar muitos livros. Os livros que você deixou de ler eu gosto de todos eles, então leia rapidamente viu?

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane, eu não faço metas porque não gosto de impor nada relacionado a leitura. Mas eu estava participando do Desafio Literário e abandonei em maio porque não conseguia encaixar os livros propostos nas minhas leituras do mês.
    Para 2014 eu estou estabelecendo metas para o blog mesmo.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in