Sponsor

novembro 19, 2014

Café Literário – Desapego Literário

Bom dia leitores, tudo bem com vocês?

Em nosso penúltimo Café Literário do ano, quero convidar vocês a praticar o bom e o velho desapego. Afinal todos nós sofremos um pouco da síndrome, “Tenho mais livros do que tempo para ler”.  

Admito que  as vezes é muito difícil resistir as promoções maravilhosas que toda semana pipocam na internet.  Eu mesma já comprei vários livros sem ter o interesse imediato pela leitura, só por causa do preço, e acabei ficando com os mesmo “encalhados“ na minha estante por um bom tempo.

Acredito que assim como essa que vos escreve, vocês também ficam com aquele aperto no coração e pensando: “Ah! Deixa o livro ai, que um dia eu leio”. Só que passam dias, semanas, meses e até anos e o livro continuam lá exatamente no mesmo lugar. E o que dizer daquele livro que a gente leu e não gostou muito que também está lá parado na estante (...).

imagem: Tumblr
Então por que não aproveitar que o final de ano chegou e separar esses livros para doação? Você pode doa-los para escolas, orfanatos e asilos da sua cidade.  Além de espalhar o seu amor pela leitura com quem não tem muitas condições de comprar livros novos, você acaba “liberando” mais espaço para os livros que realmente tem interesse de ler.

Como leitora sei que muitas vezes o nosso amor pelos livros acaba nos deixando “apegados” e como receio de fazer uma boa “limpa” na estante. Porém, esse sentimento é compensado pela certeza que de uma forma direta ou indireta você está dando a oportunidade de mais pessoas terem acesso ao mundo mágico da leitura. ()

Que tal ser o Papai Noel literário de alguém esse ano? Posso garantir para vocês que vale muito a pena!

Beijos e até o próximo post;***

Comentários via Facebook

30 comentários:

  1. oi Ane,
    gostei do café de hoje, estimular a doação de livros é sempre importante!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane, muito legal esse post. Eu realmente preciso me desapegar mais, mas já estou praticando isso. Muitas vezes, ainda mais quando temos parcerias, os livros vão chegando, o número vai aumentando, você não lê nem o que tinha, nem o que chega. Já distribuí alguns para os colunistas do blog, e preciso fazer uma lista do que mais preciso desapegar. É difícil, mas acho que vale a pena o esforço.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ane! Acho que nunca comprei nenhum livro que não tivesse certeza de que iria ler. No entanto, costumo doar gibis. Mês passado mesmo, distribuí mais de 500 quadrinhos que sabia que não iria ler novamente. Tá valendo, não é? ;)

    ResponderExcluir
  4. Um dia desses, estava olhando para a minha estante e para a grande quantidade de livros que estão parados nela por meses e por anos e também cheguei a mesma conclusão que você - é necessário desapegar. Eu tive tempo para ler alguns desses livros, mas não o fiz porque me faltava a vontade de ler. Eu não quero mantê-los parado na estante, esperando pelo dia em que acordarei e sentirei vontade de lê-los. Por isso decidi separá-los e arranjar uma finalidade melhor para eles.
    Acho que tomei a decisão certa :)
    Belo post!

    2surrealistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Incrível coincidência! Fim de semana passado fiz exatamente isso, com algum aperto no coração, mas foi necessário haha

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu já comprei muitos livros porque estava na promoção rs
    Mas tem muito tempo que não compro por falta de dinheiro.
    Essa sua ideia do desapego é muito legal e beneficente, mas, um pouco difícil...
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com
    http://cartasparaoarcoiris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii, pois foi isso que eu fiz esta semana. Fiz uma limpa na minha estante e peguei vários livros. Dei alguns para as amigas, né? Outros agora vou ver o que fazer. Não há como ficar com tantos assim. E é bom mesmo a gente dar para alguns lugares!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane,
    Ótimo post, eu mesma tenho alguns livros que larguei e não tenho intenção de retomar a leitura, fora alguns livros da adolescência que com certeza não vou ler novamente. Vou fazer uma limpa e ver para onde doá-los.

    Beijos =)
    www.reviewiing.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Adorei o post, doação, ainda mais de livros, é bem importante, um dia ainda pretendo doar alguns que sei que não lerei, mas vou esperar pra ver se não leio mesmo.
    Beijos
    http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oooi,

    Achei muito bonito o post e acho que é muito importante a doação.
    Eu tenho mais livros do que posso ler no momento (uns 17) mas vou ler quando tiver de férias. É muito dificil eu comprar algo e deixar parado. e sobre doar meus livros, como vc mesmo disse é muuuito dificil, quem sabe um dia eu deixo de ser assim ahahaha


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Eu já estou abrindo espaço na minha estante, pegando os que já li
    Só não tenho coragem de pegar os que não li, mas o resto até que é bom
    E como só tenho uma estante, é bom ir dando mais espaço
    Uma ótima ideia

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane :)
    Eu era assim também, não desapegava dos meus livros por nada, nem mesmo daqueles que li e não gostei. Depois de um tempo comecei a desapegar e fui colocando para troca. No início do ano dei de presente toda minha coleção da Bella Andre para uma amiga. E continuo fazendo trocas.
    Quanto a comprar, eu só compro os que realmente quero. Se não está na lista de desejados, não entra no carrinho de jeito nenhum.
    Adorei seu post!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    adorei sua post, bem diferente e correto.
    Eu quase todo ano faço uma faxina nos livros, afinal, temos que ter espaço para os novos. Geralmente doou para instituições que distribuem depois ou faço trocas na internet.

    Mas adorei seu post.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi! Adorei o texto, é realmente inspirador. Com certeza um livro que não faz falta para alguns pode mudar muito o dia de alguém. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Participe do sorteio no blog (aqui)!

    ResponderExcluir
  15. Ane, eu sou muito apegada e penso em desapegar, mas sempre desisto... Vergonhoso, eu sei! Vou continuar tentando! haha
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  16. Tenho um montee de livro pra ler e sem tempo kkkk
    Adorei sua ideia de papai noel literário. Vou participar dessa ideia.
    http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto de passar meus livros pra frente. Sempre tem um amigo ou outro que pede a indicação de um livro, então dou o meu e lhes digo que quando acabar a leitura, passar para frente, multiplicando nossos conhecimentos. A ideia da doação para outros lugares é muito bom, nnunca tinha pensando em doar para o asilo mas vejo isso como uma ideia magnífica.

    Identidade Aleatória

    ResponderExcluir
  18. oi
    Eu confesso que eu sou exatamente assim como você descreveu no seu post. Eu acabo acumulando livros porque compro demais, mas eu realmente quero ler todos! Mas os livros que eu já li e que eu não gosto eu faço trocas no skoob. Mas eu acho muito certo doar! Eu separei diversos livros esses dias q estavam em casa, didaticos, de faculdade, alguns repetidos, outros bem antiguinhos q ngm le, e doei tudo para a biblioteca publica da minha cidade. Foram dois engradados de livro. Me senti bem :3

    Eu queria te dizer que eu finalmente postei um texto de minha autoria no blog (foi a postagem de ontem). Sempre vejo seus textos e falo que sinta inveja e vontade de postar... bem, finalmente criei essa coragem! x)

    bjinhus
    dudikobayashi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu já dei uma de papai Noel literário esse ano e pretendo ceder mais alguns livros que estão na estante e que certamente não serão relidos. Ou tenho dado os livros ou trocado. Você abre espaço para novas leituras e, claro, ainda ajuda a espalhar a leitura por aí.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  20. Oi, ANe!
    Amiga, é tão difícil praticar essa arte! KKKKK
    Eu tento, tento, mas não consigo! Juro. Queria muito conseguir, mas tenho um ciúme enorme dos meus filhotes.
    Não desistirei, tá? Vou continuar tentando. shuashau
    Ótimo post!
    Abraço!

    Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  21. É muito verdade tudo o que vc disse Ane, eu sou uma dessas kkk
    Mas costumo emprestar meus livros, trocar os que eu não gosto, até dou alguns de vez em qnd msm! haha. Mas nunca doei para uma escola, seria legal :)
    Ótimo post!
    Bjbj!
    (Foto do Leitor até 30/11)
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Ane, tudo bem?
    Acho admirável essa atitude, sério! Infelizmente, ainda não consigo me desapegar. =(
    Prefiro gastar e comprar um livro novo pra dar de presente do que dar algum que seja meu, principalmente por uns 80% da minha estante foram livros dados de presente! Mas quem sabe um dia eu não amadureça isso, né?
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ane, tudo bem?

    Fiz uma arrumação na minha estante esses dias e, separei alguns livros que vou colocar para sorteio ou vou doar ou trocar. É sempre bom dar uma renovada.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com,br

    ResponderExcluir
  24. Oi Ane, tudo bom?
    Já fiz um vídeo falando do desapego literário e da nossa necessidade de acumular livros de gêneros que nem gostamos apenas para "ter" mais livros. Tenho separado alguns livros estacionados na minha estante para promoções e trocas. Nesse fim de ano também quero fazer doações, principalmente para as bibliotecas públicas daqui porque possuem um acervo muito defasado.
    beijos!!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Legal seria se todos após ler um livro o deixasse em um ônibus, trem ou avião para que outra pessoa pegasse, lesse e fizesse o mesmo.
    Pena que no Brasil isto não daria certo.
    Bjs

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  26. Eu faço isso sempre com roupas e sapatos :'( Mas livros... Eu geralmente troco por livros que acredito me interessar mais.rs Porém, é uma ótima e linda iniciativa esse desapego, sei que tem pessoas com muitos, mas muitos livros mesmo 'encalhados' e é bom doar para outras pessoas que talvez se interessem mais por eles ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Ariane! Tudo bem?
    Cara, parabéns pela postagem. Sério!
    Tipo, eu realmente queria ser alguém melhor e tudo mais, doando alguns livros. Mas por enquanto não consigo direito... separei alguns para doar, mas esses realmente eu não quero ler. Isso conta? Estão novinhos, mas sei lá. Por enquanto não consigo pensar em doar livros que já li e gostei. Pensamento meio confuso.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  28. Oi Ane, sua linda!! Saudades de você e daqui!
    \o
    Acho que voltei pra ficar, estou com os dedos cruzados, hehehe!

    Que ótima iniciativa para incentivar os leitores a doarem os livros que estão parados na estante. Eu tenho alguns que ia participar do "Esqueça um livro" na minha cidade mesmo mas na época eu lembro que choveu e acabei desistindo. Acho que vou continuar o projeto, vou distribuir os livros nos lugares públicos e quem sabe alguém se interesse, né???

    Um super beijo!

    ResponderExcluir
  29. Oi, Ane! Como você está?
    Acho uma atitude digna de uma alma com essência pura. <3 De verdade. Tem tanta gente aí que não consegue ter um acesso fácil à literatura. Como nós, leitores habituais podemos ajudar há forma das mais diversas. Muitas vezes paramos apenas para olhar quem faz. Talvez seja nossa vez de colaborar também! Tenho vários livros parados aqui e já estou preparada para fazer alguém sorrir com eles. Acho que essa é a maior recompensa. <3
    Um beeijo enorme!
    Paula, Poetisa & Literária

    ResponderExcluir
  30. Super bacana essa iniciativa. Aliás, estou desapegando de alguns no blog!
    Tá quase faltando espaço para os novos ♥

    Beijos!

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in