Sponsor

março 07, 2016

Cinco Biografias Imperdíveis

| Arquivado em: CAFÉ LITERÁRIO.

Olá, leitores! Tudo bem com vocês?

Sou fã de um bom livro de ficção, seja ele romance, suspense, aventura ou fantasia. Porém em alguns momentos gosto de mudar um pouco o estilo de minhas leituras, e desde adolescente sempre gostei muito de ler biografias. Afinal podemos aprender tanto ao ler a história de outras pessoas, não é mesmo?
Muitas das biografias que li, me fizeram enxergar o mundo de uma forma nova e contribuíram para que de certa maneira eu me tornasse a adulta que sou. Às vezes a gente fica tão focada em nosso mundinho, achando que só nós temos problemas, que acabamos nos esquecendo de que do lado de fora há um mundo enorme, cheio de pessoas com problemas maiores que os nossos (...).

Gosto de ler biografias para me lembrar disso. Para me inspirar na coragem dessas pessoas que em um determinado momento de suas vidas resolveram compartilhar suas alegrias e tristezas, perdas e conquistas. Por isso, no post de hoje vou compartilhar com vocês uma lista com cinco livros que essa que vos escreve,  recomenda para vocês começarem a aventurarem pelo mundo das biografias.

Confiram ai ;)




Editora: Única
Ano de Lançamento: 2014

A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen. Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo





Editora: Companhia das Letras
Ano de Lançamento: 2013

O livro conta a história de vida de Malala Yousafzai, a mulher mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. A biografia aborda a dificuldade e a dor de uma vida sob o controle do Talibã, a infância, família e tudo o que foi vivido pela garota que lutou bravamente por seus direitos e quase perdeu a vida com um tiro à queima-roupa na cabeça. Hoje, Malala é um símbolo da igualdade religiosa e cultural, da justiça e da valorização da mulher na sociedade global.





Editora: Record
Ano de Lançamento: 2008

Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de longos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente foi para Auschwitz, e mais tarde para Bergen-Belsen. Seu diário destaca sentimentos, aflições e pequenas alegrias de uma vida incomum, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a rara nobreza de um espírito amadurecido no sofrimento.






Editora: Companhia das Letras
Ano de Lançamento: 2007

Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita - apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa. Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares. Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama - e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.





Editora: Companhia das Letras
Ano de Lançamento: 1994
Zlata tem onze anos e vive em Sarajevo. Mantém um diário, no qual vai registrando seu cotidiano. Mas a guerra eclode na ex-Iugoslávia e irrompe no diário da menina. As preocupações do dia-a-dia desaparecem diante do medo, da raiva, da perplexidade. O universo de Zlata desmorona. "Domingo, 5 de abril de 1992Dear Mimmy,Estou tentando me concentrar nos deveres (um livro para ler), mas simplesmente não consigo. Alguma coisa está acontecendo na cidade. Ouvem-se tiros nas colinas. [...] Sente-se que alguma coisa vai acontecer, já está acontecendo, uma terrível desgraça.

O Diário de Zlata é um livro muito especial para mim, tanto que já perdi a conta de quantas vezes já li ele.  Eu Sou Malala foi um dos melhores livros que li no passado e assim como Persépolis, ele possui aquele tipo de história que ficará comigo em meu coração por um bom tempo ().

E vocês já leram algumas dessas biografias? De qual mais gostaram? Compartilhem comigo nos comentários. Espero que tenham gostado das dicas de hoje.

Beijos e até o próximo post ;**

Esse post foi uma contribuição do Buscapé para o blog My Dear Library.

Comentários via Facebook

27 comentários:

  1. Oi
    eu me interesso muito em ler esse tipo de livro, mas tenho curiosidade em ler A teoria de tudo que parece ser um livro bem legal. Gostei das dicas quem sabe eu leia alguma.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito ligada em biografias, mas se fosse começar a ler, seria por A teoria de tudo, com certeza. Me sinto mais confortável em ler no máximo sobre bandas que sou fã, mas só haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Uma razão para respirar", vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Tenho essa edição do Diario de Anne Frank, e confesso que estou louca pra começar a lê-lo! <3
    Ótimas dicas!
    Beijos

    Elidiane
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ane! Tudo bem?
    De todos os livros citados, só li apenas um. Ai, sempre que paro para lembrar o quanto O Diário de Ane Frank é um misto de beleza, tristeza e crueldade...
    Mas enfim, eu fiquei curioso em basicamente em todos os outros, alguns eu já conhecia como o da Malala e outros não.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei das dicas de biografia Ane. Estou ansiosa para ler A Teoria de Tudo! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane,
    Dos livros que vc citou, o unico que li foi O Diário de Anne Frank e não gostei tanto assim. Estava esperando mais por um documento histórico, e não tanto pelo diário de uma adolescente.
    Persepólis eu não li, mas assisti a animação e gostei bastante.
    Acho que as biografias que mais gostei foram Feliz Ano Velho e Ainda Estou Aqui, ambas do Marcelo Rubens Paiva.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Biografia é um gênero que tenho muita vontade de conhecer.
    Há um tempo quero ler "O Diário de Anne Frank" e "Eu Sou Malala".
    Não sabia que tinha também de A Teoria de Tudo , quero muito conhecer a história de Stephen Hawking - acho ele incrível.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ane!
    Eu não sou muito fã de biografias, mas li Anne Frank e se tornou um dos meus livros favoritos.
    Quero muito ler Persépolis.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  9. Oi! Adoro livros nesse formato, principalmente quando o assunto são as guerras. Já li O diário de Zlata, adorei! O livro da Anne Frank está na minha lista há anos, mas nunca tive a oportunidade de conhecer a história dela.
    Também já li O diário de Mary Berg, que aborda a mesma temática.
    Beijos
    Blog Moleca de 20

    ResponderExcluir
  10. Sempre gostei de ler biografias exatamente pelo que disse, é bom conhecer histórias de outras pessoas, se sentir inspirada com atitudes e feitos.
    Assisti A Teoria de Tudo e fiquei encantada com a força de vontade de Stephen Hawking, que é uma grande pessoa, tenho muita vontade de ler o livro para saber mais. Sempre tive muita vontade de ler também O Diário de Anne Frank, ainda não tive oportunidade, mas espero um dia conseguir.
    São todos grandes livros com grandes histórias a serem contadas, gostei muito do post!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ane.
    Raramente eu leio alguma biografia. Dessas que você citou na postagem, só li O Diário de Anne Frank. Mas já li algumas que gostei muito como uma do John Lennon que li a um tempo atras. É legal igual você falou, para se inspirar nessas histórias.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Foi confessar que esse não é meu gênero favorito. Mas eu leria Malala, parece muito bom!!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  13. Malala s2
    que história linda, né? forte e corajosa, idealista e igualitária, sem sombra de dúvidas o meu preferido atualmente nesse quesito de biografias
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu não sou muito de biografias, confesso! Mas gosto de textos que me façam estender as fronteiras e sair do meu mundinho particular e enxergar os demais seres humanos. A parte isso acho "O diário de Anne Frank" um texto maravilhoso, ela foi uma grande amiga de adolescência para mim, ela é inesquecível! Também AMO "Persepolis" de Marjane Satrapi, acho ela uma autora genial, ostento com orgulho meu volume. Anotei as outras dicas!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Aaaaaaaaahhh... Persépolis é muito amorzinho, não é?
    Meu irmão comprou e me emprestou pra eu ler. Nós dois gostamos muito! :)
    E ai, Anne Frank é maravilhoso! Um dos meus favoritos da vida com certeza.
    Meu irmão leu Eu sou Malala, mas esse ainda não roubei da estante dele pra poder ler hahahah Mas ele gostou bastante. Indicou mesmo!
    Bom, é isso, adorei suas sugestões!

    Beijos!

    http://perolairregulaar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá !
    Não sou muito fã de biografias, mas adorei essas que você citou, talvez eu leia.
    Ótimo post !
    Beijos !
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane!
    Sou loooooooouca para ler 'A Teoria de Tudo' e 'Diário de Anne Frank'. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas já vi aos filmes e eles me encantaram a ponto de mesmo sabendo a história, querer ler. E olha que eu não leio biografias, hein?
    Outra que me interessa é 'A Garota Dinamarquesa'!
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Ane,
    Então... Nunca li biografia sabe :(
    Mais tenho muita vontade de ler O Diário de Anne Frank ( já me puxaram muito a orelha para ler esse livro e até agora estou enrolando) e a Teoria de Tudo.
    Mas justo quando decido pegar um deles surge um romance ou uma fantasia me induzindo a ler e acabo deixando de lado as biografias rsrs.
    Mais desse ano não passa! Juro! :P
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  19. Confesso que não sou fã de biografias, mas vc conseguiu citar algumas muito boas. Dessas, já li O Diário de Anne Frank e já assisti o filme A Teoria de Tudo. Tenho vontade também de ler o livro da Malala. Essa menina é incrível, um exemplo sem dúvida!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  20. Oi Ane! Li poucas biografias e as suas indicações, Persepólis é uma que adoraria conferir. Foi aqui que vi a resenha e desde então fiquei interessada.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  21. Oi Ane, tudo bem?
    Minha primeira visita aqui e já me deparo com um post tão bacana!
    Então, não sou muito fã de biografias... Tentei ler A Teoria de tudo, mas fiquei tão brava com a Jane que larguei o livro pela metade - mas adorei o filme!
    Eu sou Malala eu adorei! De verdade. Tenho muita vontade de ler Persépolis, muita mesmo! Anne Frank é um clássico, e gostei muito! Me interesso muito por tudo que envolve a 2ª grande guerra, holocausto e por aí vai. Os outros não conheço... Rs

    Até que pra quem não gosta muito de biografias, li bastante coisa! Rs...
    Adorei o seu blog! Estou te seguindo.
    Espero sua visita!

    Beijocas
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Tenho o livro da Anne aqui, amo amo amo <3 E sou louca pra ler o livro da Malala e saber mais da sua historia linda e incrivel!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ane!

    Infelizmente não leio tantas biografias quanto gostaria, mas adorei sua lista. Já reli algumas vezes "O diário de Anne Frank" e tenho muito interessada em ler "Eu sou Malala" - especialmente depois de assistir a entrevista dela com a Emma Watson - e "Persépolis". Aliás, aposto que todos são ótimas leituras. Acho bom ler algo do gênero para sair da zona de conforto.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Também adoro uma boa ficção e fantasia mas biografias também despertam a minha atenção e nos ensimam muito, né?! Li O diário de anne frank o ano passado e me envolvi demais com sua história. Persepolis está na minha lista de leitura para esse ano!

    Ótima seleção Ane! Beijos ;)

    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  25. Ando tão corrido e desanimado para a leitura, mas vou olhar com carinho as tuas dicas
    Bjs
    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  26. Oi Ane,

    Eu não costumo muio ler biografias, confesso, mas gostei da lista, na verdade eu adoro uma lista rsrsrs e A teoria de tudo me chama bastante atenção!

    Bjs, Michele

    Pop Notas

    ResponderExcluir
  27. Olá, Ane.
    Eu também gosto muito de ficção, mas de vez em quando me permito aprender um pouco com as biografias.
    Das citadas, já li "O diário de Anne Frank" e "Persopólis" (que eu amei demais!!!).
    Uma que eu indico muito é a biografia da Clarice Lispector escrita pelo Benjamin Moser ;)
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in