Sponsor

fevereiro 20, 2017

A Livraria Mágica de Paris por Nina George

| Arquivado em: RESENHAS.

Este livro foi recebido como
cortesia para resenha.
ISBN: 9788501107619
Editora: Record
Ano de Lançamento: 2016
Número de páginas: 308
Classificação: Bom
Compare os Preços:
Sinopse: O livreiro parisiense Jean Perdu sabe exatamente que livro cada cliente deve ler para amenizar os sofrimentos da alma. Em seu barco-livraria, ele vende romances como se fossem remédios. Infelizmente, o único sofrimento que não consegue curar é o seu: a desilusão amorosa que o atormenta há 21 anos, desde que a bela Manon partiu enquanto ele dormia. Tudo o que ela deixou foi uma carta — que Perdu não teve coragem de ler. Até um determinado verão — o verão que muda tudo e que leva Monsieur Perdu a abandonar a casa na estreita rue Montagnard e a embarcar numa jornada que o levará ao coração da Provence e de volta ao mundo dos vivos. Sucesso de público e crítica, repleto de momentos deliciosos e salpicado com uma boa dose de aventura, A livraria mágica de Paris é uma carta de amor aos livros — perfeito para quem acredita no poder que as histórias têm de influenciar nossas vidas.

A Livraria Mágica de Paris da autora Nina George é um daqueles livros que nos encanta assim que lemos sua sinopse. Afinal, um livro sobre o poder dos livros que tem a França como plano de fundo é sem sombra de dúvidas uma combinação perfeita. E em partes a autora consegue entregar a história que promete, porém infelizmente ela acaba “derrapando” um pouco em detalhes desnecessários que deixa a narrativa em muitos momentos cansativa.

Aos cinquenta anos Jean Perdu é conhecido em toda Paris, como o livreiro que consegue amenizar o sofrimento da alma daqueles que buscam em seu barco-livraria uma boa história para acalmar o coração. Mas por uma ironia do destino Monsieur Perdu não consegue curar seu próprio coração. Há vinte e um anos ele sofre pela partida repentina da bela Manon, seu único e grande amor. Perdu se fechou para o mundo e nunca mais se permitiu amar novamente. Ao longo desses anos Perdu manteve seu coração trancado a sete chaves, assim como a carta que Manon deixou quando partiu e que ele nunca teve coragem de abrir.

Agora duas décadas depois, Perdu se vê forçado a descobrir quais foram às últimas palavras de Manon para ele. E essas palavras causam tamanho impacto em Perdu, que o livreiro abandona a sua vida tranquila em Paris e parte para o sul da França em direção a Provence e de  sua amada Manon. Só que ele não está sozinho nessa jornada. Jordan um jovem escritor a quem aparentemente a musa da inspiração abandonou embarca junto com Perdu no barco-livraria. E unidos por razões diferentes Jordan e Perdu partem rumo a uma aventura que vai mudar suas vidas para sempre.

Gosto de um bom drama e não nego isso. Adoro quando um livro me leva as lágrimas e deixa meu coração em pedaços. E era exatamente isso que eu estava esperando quando comecei a leitura de A Livraria Mágica de Paris. Como uma leitora que também acredita no poder curativo dos livros, eu esperava que esse fosse um daqueles livros que entraria no seleto grupo dos “livros que mudaram a minha vida”. Só que isso não aconteceu (...).

A história principal em si é bonita, afinal depois de vinte anos Perdu finalmente resolve fazer as pazes com seu passado. Só que em minha opinião o “grande problema” aqui foi o exagero em tentar prolongar a história. Nina George inseriu tantas histórias paralelas que não agregavam em nada, que em vários momentos eu tinha a sensação de ler, ler e ler, mas não sair do lugar.  Na verdade quando finalmente a história começa a ganhar ritmo o livro acaba, e confesso que isso me deixou bastante frustrada.

Os personagens embora não sejam tão carismáticos aos poucos nos conquistam, pois inevitavelmente torcemos para que tanto Perdu, como Jordan derrotem seus fantasmas e encontrem a felicidade. E admito que apesar de todo o drama envolvendo a Manon em momento algum senti empatia por ela. Aliás, sendo bem sincera, Manon nunca mereceu o amor e o tempo que Perdu dedicou a ela (#prontofalei). E mesmo que Nina George acabe passando a sensação que "forçou" um pouco a barra para criar uma história emocionante, A Livraria Mágica de Paris tem seus méritos.

Nina George realmente nos transporta ao lado de Perdu e Jordan para sul da França com suas belas paisagens e apetitosa gastronomia. O cenário descrito pela autora é maravilhoso, e nos deixa morrendo de vontade de conhecer esse lugar mágico que existe entre as montanhas e o mar Mediterrâneo. Além disso, esse é um livro que nos faz refletir e de certa forma cutuca e cura alguns machucados que temos em nossa alma. Talvez o problema aqui foi eu ter começado a leitura com muitas expectativas. Ou esse seja mais um caso clássico de livro lido na época errada. Quem sabe?

“Para amar, é preciso muito mais coragem e muito menos expectativa.”

No contexto geral, gostei de A Livraria Mágica de Paris. Ele nos mostra que precisamos enfrentar nossos medos, nos perdoar e seguir em frente. Porém não nego que esperava um pouco mais.

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Oi Ane! Puxa, estava paquerando o livro esses dias na livraria, parece mesmo ter uma história linda, mas vou alinhar minhas expectativas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. oi Ane, eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei verdadeiramente encantada... gostaria de ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ane!
    Eu vi esse livro por aí, mas ele nunca me chamou a atenção. Agora que sei que tem umas "enroladas" acho que vou deixar passar de vez.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras
    Sorteio Literário de Carnaval

    ResponderExcluir
  4. Olaa! Tudo bem?
    Engraçado que eu tinha visto uma resenha já sobre ele que me deixou cheia de vontade de ler.. mas agora vendo esses poréns que você destacou, fiquei receosa..
    Mas deve valer só pelas descrições que comentou! Hehe
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Ane. Apesar do livro ter pecado em alguns aspectos, acredito que seja uma história que valha a pena ser lida. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane!
    Não conhecia o livro, gostei muito da capa, muito bonita e chamou muito a minha atenção. Achei a premissa do livro muito interessante, fico triste em saber que o livro decepciona em alguns pontos, mas ainda fiquei curiosa pela leitura, se um dia tiver oportunidade de ler, não criarei grandes expectativas. Ótima resenha, super sincera!

    Obrigada pelo carinho. Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  7. Bom, juntou livraria, magia e Paris. Esse livro foi feito pra mim. Achei a capa bem linda e o livro me interessou bastante

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ane.
    Eu sempre que vejo algum livro que tem livraria ou algo parecido, já penso que vou amar hehe. Que pena que a autora enrolou e ficou fugindo da história principal. É bom colocar histórias paralelas em livros de drama, mas quando perde o foco, acaba se tornando um livro ruim. Não sei se leria.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ane. Não conhecia o livro. Ele realmente tem um enredo encantador. Uma pena que não foi tudo aquilo que vc esperava.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  10. Oi Ane! Que pena que não foi uma leitura marcante, é bem ruim quando esperamos muito e as expectativas não são atingidas. E um livro que ainda quero conferir, mas já sei o que esperar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ane.
    Ultimamente também não tenho dado muita sorte com minhas leituras, apesar de serem boas não são tão envolventes.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  12. Ooi Ane ainda não conhecia o livro, achei o enredo muito bom, mas é uma pena que tenha te desapontado um pouco!
    beijinhos adorei seu blog
    boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Taurina! <3
    Acho que esse livro não é para mim. A premissa até me deixou curioso e eu até acreditei que gostaria, mas só o fato da história ser enfadonha em alguns momentos, isso me desanima real! Provavelmente não é a leitura ideal para mim no momento.
    Gostei de saber sua opinião.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane,
    Uma pena o livro não ter sido tudo aquilo que você esperava, mas mesmo assim sua trama parece interessante, espero ter a oportunidade de lê-lo no futuro.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in