Sponsor

abril 06, 2017

O Perfume da Folha de Chá por Dinah Jefferies

| Arquivado em: RESENHAS.

Este livro foi recebido como
cortesia para resenha.
ISBN: 9788584390465
Editora: Paralela
Ano de Lançamento: 2017
Número de páginas: 432
Classificação: Muito Bom
Sinopse: Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.

Não sei quanto a vocês, mas às vezes só de ler a sinopse de um livro me sinto conectada com a história. E foi exatamente assim que me senti logo no meu primeiro contato com O Perfume da Folha de Chá da autora Dinah Jefferies. Seja pelo fato da narrativa se passar em um lugar exótico ou por possuir pequenos mistérios, algo me dizia que essa seria uma leitura no mínimo interessante. E para a felicidade dessa blogueira que vos escreve, a intuição dela está certa.

Ao chegar ao exótico e distante Ceilão para se encontrar com marido, a jovem Gwendolyn Hooper acredita que assim como nos contos de fadas, “viverá feliz para sempre”. Afinal eles são o retrato perfeito do que a sociedade espera de um casal feliz. Ela a jovem e recatada dama inglesa e Laurence o proprietário de uma fazenda que além de paradisíaca é uma das mais prosperas do império britânico. Porém o dia-a-dia acaba revelando uma realidade uma pouco diferente das fantasias românticas de Gwen.

Logo que chega ao seu novo lar Gwen começa a perceber que apesar da beleza do local os empregados não parecem muito felizes em trabalhar na fazenda e que a vizinhança não é nem um pouco confiável também.  Mas esses são “problemas” com os quais ela sabe que pode lidar de uma forma ou de outra. O que deixa Gwen, mais intrigada é a mudança no comportamento de Laurence, pois embora ele continue a ser o homem apaixonado com que ela casou, é perceptível que o marido esconde algo dela.

Enquanto Gwen tenta se adaptar a um mundo totalmente diferente daquele em que foi criada, ela precisa também aprender a lidar com as mudanças repentinas de humor de Laurence. Conforme o tempo passa e as pequenas dificuldades no relacionamento dos dois são vencidas, o destino resolve pregar uma peça em Gwen. Ela então terá que decidir entre uma verdade que pode acabar de vez com todos os seus sonhos, ou viver para sempre com a sombra de uma mentira.

Dinah Jefferies criou um enredo consistente e repleto de detalhes que leva o leitor a se sentir realmente dentro da história. E o melhor de tudo isso é que em nenhum momento a narrativa se torna cansativa, já que são justamente esses pequenos detalhes que deixam a trama mais rica e delicada. Outro ponto que me agradou bastante durante a leitura, foi perceber o cuidado com que a autora construiu os personagens. Eles são tão “humanos”, tão cheios de defeitos e qualidades que isso deu a história  um toque ainda mais cativante.

O relacionamento entre Gwen e Laurence é retratado de uma forma muito verdadeira. Em momento algum a autora “floreou” o romance entre eles, e talvez por esse motivo seja que a história dos dois seja tão dolorosa e bonita. Os personagens secundários também desempenham um papel importante na composição do enredo. Confesso que ao longo dos capítulos desenvolvi uma birra enorme por alguns personagens, enquanto por outros meus sentimentos foram bem “bipolares”. Tipo, em um momento o Laurence me conquistava sendo super fofo e no outro ele colocava tudo a perder com atitudes mais rudes.

Só que o grande diferencial de O Perfume da Folha de Chá é o modo como a autora trabalhou questões mais sérias e delicadas. O livro se passa na metade dos anos vinte e começo dos anos trinta, época em o Ceilão, atualmente conhecido como Sri Lanka ainda era colônia do império britânico. Com muita sutileza Dinah Jefferies abordou o preconceito inter-racial e condições precárias de trabalho, algo que infelizmente ainda acontece em muitos lugares do mundo.

O único ponto que me “desapontou” um pouco foi o final. Tipo depois de tanto sofrimento, tantos segredos eu esperava algo menos #heartbreak. Eu li e reli pensando: “Por que ser tão má e cruel Dinah Jefferies? Qual é a necessidade disso...”. Mas a autora foi fiel ao seu propósito de escrever uma história que fosse a mais próxima possível da realidade, que infelizmente às vezes é cruel (...).

“Um único sentimento a dominava, o amor, que parecia de alguma forma ter se condensado naquele instante perfeito.”

O Perfume da Folha de Chá é uma daquelas histórias que nos lembra do peso que as escolhas tem não somente em nossas vidas, mas na vida de quem amamos. É sobre o poder libertador da verdade. E principalmente, sua história reforça o fato que por mais difícil que uma situação pareça, ou por mais obstáculos que a vida coloque em nosso caminho, o amor faz com que tudo valha a pena.  

Comentários via Facebook

37 comentários:

  1. Oi Ane! Lá no blog a Lu leu e amou, acho que é até um dos favoritos dela. Eu fiquei com vontade de ler, a trama é cheia de reviravoltas e a autora parece construir bem os personagens!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Ooi adorei a resenha, o enredo é muito bom. É uma pena que não tenha despertado tanta curiosidade assim para ler o livro!
    beijinhos bom final de semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ane, toda a resenha me encantou, mas confesso que fiquei curiosa com o final, ele me intrigou, principalmente pela forma como você se expressou
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ane.
    Nossa que vontade de ler esse livro, olhando pela capa ele passaria batido, mas sua resenha me convenceu.
    Eu super entendo esse sentimento bilopar a respeito de alguns personagens.
    E acho que preciso me preparar para um final sem muito romance é isso?
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ane!
    Eu não tinha a mínima vontade de ler esse livro, mas é cada resenha ótima sobre ele que já está subindo na lista de leitura. E eu já estou me preparando pra esse final desde já.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  6. Oi! Esse livro está na minha lista de desejados. A sinopse me agradou e todas as resenhas me deixam curiosa. Quero ler esse final, para saber quais são esses segredos. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  7. Olá Ane!

    Meu Deus que sinopse maravilhosa! Já fiquei com vontade de ler só por causa dela! Amei a resenha, eu adoro quando os personagens são assim.

    Fiquei super curiosa com esses segredos, e vou logo logo adquirir esse livro.

    Beijão
    www.cretinaliteraria.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ane!
    Tudo bem?
    Desde que vi esse livro fiquei super curioso. Gostei do seu ponto de vista e fiquei com a sensação que preciso conferir essa história, afinal, gosto de livros que tratam de forma detalhada e delicada relações humanos no geral. E, O Perfume da Folha de Chá me parece seguir esse estilo. Estou certo?

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane!
    Eu e minha mãe estamos babando nesse livro desde que lançou, rs.
    Espero poder ler em breve. Já quase comprei em diversas ocasiões, mas ele é meio carinho, né?
    E como nunca li nada da autora e até agora não tinha essa resenha para me basear, preferi esperar.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que resenha maravilhosa, fiquei com muita vontade de ler. Preciso voltar a ler e essa resenha aumentou a vontade
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ane, sua linda, tudo bem?
    Já começa pela capa e por esse título, não tem como não ser atraída para esse livro. E traz um enredo diferente, em um lugar bem diferente. A verdade liberta, mas é uma escolha muito difícil de se fazer, pois sempre traz consequências que nem todos conseguem suportar. Mas ainda assim prefiro sempre enfrentá-la a viver em uma mentira. Acho que vou me emocionar com essa história e mesmo com o final cruel da autora, eu gosto quando os autores são corajosos a esse ponto. Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, mas gostei bastante da premissa, talvez não leria por não ser meu gênero, mas gostei bastante ainda assim. Ótimo post!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Então... Tenho medo de livros assim, hahahahaha. Mas fiquei curiosa com todo esse mistério, todos os segredos. Vamos ver, quem sabe me animo para ler?
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  14. Oi. Ane!
    É realmente maravilhoso quando um livro nos conquista já pela sinopse e não nos decepciona quando o lemos.
    Achei interessante a história, principalmente porque a autora consegue tratar assuntos mais sério de maneira sutil no enredo.

    Beijos
    construindoestante.blogspot.com.br || Concorra a um vale presente de R$40,00

    ResponderExcluir
  15. Olá, Ane.
    Eu amei esse livro. Gostei de tudo nele. E chorei bastante no final hehe. mas acho que se fosse diferente não seria tão emocionante. E odiei aquela irmã dele que agora não lembro o nome hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Eu amei esse livro! Confesso que não dava nada pra historia, mas ele me impressionou.
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane, tudo bem? :)
    Nunca tinha ouvido falar sobre este livro, mas achei a premissa bem interessante e o sentimento só aumentou com a tua resenha. Acho que terei de me render, hahaha

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  18. Oi Ane. Conheci seu espaço agora e já me encantei com a resenha que fez desse livro. Confesso que não é a primeira vez que leio sobre ele, então tenho certeza de que é muito bom. E livros com finais misteriosos, hummm...um prato cheio para um leitor voraz rs. Espero ter tempo para ler o livro e descobrir enfim esse grande final!
    Um grande abraço!
    Deh Will
    http://gotasdevalor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Ane,
    Quando eu vi esse lançamento, a sinopse tbm tinha me chamado atenção. Mas quando fui ler a prova do livro, achei ela meio morna.
    Mas vou dar mais uma chance. Adoro escritores que não tem medo em retratar a realidade, por mais dura que ela seja.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ane,
    Estou bem curiosa em relação a esse livro, ainda mais depois que descobri que ele é um drama histórico.
    Imagino que a autora deve ressaltar várias questões importantes e você, me deixou curiosa para saber o final. A capa é linda demais.
    Amei sua resenha!

    tenha um ótimo final de semana.
    Fizemos algumas mudanças no Obsession Valley, e com isso mudamos o nome. Venha conhecer o Canto Cultzíneo!
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  21. Confesso que não esperava muito do livro mas agora estou muito curiosa para saber que segredo aconteceu com a gravidez da protagonista aaaaaaaa
    Boa resenha e boa indicação!
    beijinhos
    http://penultima-janela.blogspot.com.br/search/label/Filmes

    ResponderExcluir
  22. Oi Ane! Só vejo elogios para este livro. De começo não havia apostado nele, mas reconsiderei e agora quero muito conferir.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  23. Oi Ane, tudo bem?
    Eu li mais ou menos 5 livros dramáticos com finais tristes quase seguidos um do outro, então estou fugindo de obras tristes e com desfechos que possam me fazer chorar hahaha! Mas gostei da resenha. =)
    Beijos,

    Priih
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  24. Oi ane! Eu li a sinopse e ela também me pegou. Poxa terminar a sinopse daquele jeito? Gostei da sua resenha, completa como sempre. O triste é ver o final sendo mal elaborado, não tem como defender mesmo :c me daria spoilers? asduahudkuau pq ao dar a luz tem a treta? qq acontece??

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, Ane

    Eu li esse livro em fevereiro e ele já entrou na lista dos favoritos do ano, e olha que nem estamos na metade do mesmo! Hahahaha
    Eu amei cada pedacinho desta história... a ambientação, os personagens e até amei o final, achei muito pertinente. É um livro que certamente lerei novamente no futuro!


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, Taurina! <3
    Eu tenho interesse nesse livro. Na verdade, estava esperando alguma resenha dele para decidir se leria ou não. Agora eu pretendo ler. Gosto de histórias mais palpáveis e que a autora se mantém fiel a isso, não foge. Creio que irei curtir e muito possivelmente chorarei horrores.
    Adorei a resenha.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oláá! Tudo bem?
    Já estou de olho nesse livro faz um tempo.. Achei o título, a capa e o enredo lindos! E sua resenha só fez crescer essa minha vontade de ler! Gostei de você falando que não foi cansativo e que a autora retratou de maneira bem real.. Só estou com receio de sofrer nesse final aí..
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oie,
    ouvi falar muito bem deste livro e a capa é encantadora!
    Vai para a lista de desejados

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderExcluir
  29. Nossa, fiquei curiosa com esse final cruel que você comentou! Pelo jeito, a autora cria uma personagem repleta de vida e esperança, e aos poucos isso tudo vai sendo retirado dela. Mas essa capa também engana, né? Imaginamos só mais um romance de época como todos os outros, e encontramos algo bem mais forte nas páginas


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? Já vi esse livro por aí e fiquei interessada na estória, parece ser boa. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  31. Oi Ane,
    Gosto de tramas com segredos e reviravoltas, então acredito que irei gostar do livro. Ótima resenha!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá Ane.

    Já li algumas resenhas positivas desse livro, confesso que o título me chama muito atenção, mas também já li que o final não é bem o que esperamos..enfim, ótima resenha. Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  33. Menina, eu confesso que não tenho estrutura pra esse livro não. É muito sofrimento pra mim. Então aproveitei pra pedir spoiler pra uma amiga. Bem triste tudo o que acontece. Meu ♥ não aguenta não, rsrs....

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  34. Estou louca para ler esse livro e com mais vontade ainda quando leio resenhas como as suas, cheia de tantas boas impressões e incentivo para realizarmos a leitura... Amei!

    ResponderExcluir
  35. Nossa, essa história parece bem interessante. mas como tu já avisou que é triste, melhor não ler em dias que a pessoa já não está muito animada.

    www.cupidobrega.com.br
    Canal no YouTube

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in