Sponsor

junho 20, 2018

SoSeLit #06 - Lucro editorial vs. Leitor

| Arquivado em: CAFÉ LITERÁRIO.

Você encontra o livro da sua vida. Sim, aquele em que tanto a história como seus personagens conquistaram o seu coração. Só quem então, você descobre que esse livro não está sozinho e que na verdade ele é o primeiro uma série. Porém, eis que vem a notícia; “a editora não tem previsão ou a intenção de lançar a continuação da sua série queridinha”. Já passou por isso? Então abraça, que esse SoSeLit é para você!

imagem: Shutterstock
Nessa triste realidade que muitas vezes nos pega de surpresa, a blogueira que vos escreve consegue entender os dois lados da questão. O do leitor que acaba de certa forma de sentindo “desrespeitado”, afinal ele investiu dinheiro e tempo para acompanhar a história. E da editora que investiu dinheiro, planejamento e divulgação de marketing em algo que não trouxe o resultado esperado.

Trabalhei por quatro anos em uma revista, e sei o quanto é caro o material impresso no Brasil. A verdade é que como consumidores finais, muitas vezes não fazemos ideia do custo que aquele nosso livro favorito teve até chegar em nossas mãos. E levando em conta que a maioria das gráficas no Brasil utiliza matéria-prima importada e a alta taxa de impostos que nós pagamos, já dá para imaginar que o custo realmente é muito, mais muito alto.

Só que como leitora, também fico super chateada quando pergunto para uma editora quando a continuação de uma série vai sair e a resposta é, - sem previsão. E mais frustrante ainda é receber a notícia que a série foi cancelada.

Fazendo uma conta rápida aqui, eu mesma tenho quatro séries que comecei a ler, e que as editoras já sinalizaram que não tem a intenção de lançar a continuação tão cedo. São elas Poseidon, Vango, Era X e Na Companhia de Assassinos. Fora aquelas séries como Os Canalhas que além, dos dois volumes lançados não seguirem a ordem cronológica de lançamento, a editora “aparentemente” se esqueceu dos outros livros.

Como comentei lá no início do post, eu entendo o lado da editora. Afinal, como uma empresa ela precisar lucrar com um produto lançado. Principalmente, por que ela tem toda uma estrutura para manter e isso inclui pessoas que assim como nós têm contas no final do mês para pagar. Porém, isso não justifica na era digital em que vivemos, o total descaso com os leitores de uma série.

Um exemplo, é o caso da Editora Abril que passou a lançar algumas de suas principais publicações somente em plataformas digitais. O que me faz pensar se uma solução para resolver esse impasse, não seria lançar esses livros no formato de e-books. Eu mesma confesso, que por conta da praticidade e por falta de espaço físico ando consumindo muito mais livros digitais atualmente.

“Ane os livros digitais custam praticamente o mesmo que os livros físicos.” Sim eu sei, e isso vai ser assunto para outro post.  O que quero dizer, é que nessa briga entre o lucro editorial e leitor precisa-se encontrar o famoso caminho do meio. Aquele ponto de equilíbrio em que cada lado “perde um pouco”, mas que ao final todos saiam ganhando de alguma forma. Especialmente agora, que em que estamos passando por mais uma crise no mercado editorial, é que tanto as editoras como nós leitores precisamos unir forças para que o acesso à leitura no Brasil seja de fato democratizado.

Ficar sem a conclusão de uma série parte não só o meu ou o seu coração. Mas, de certa forma também parte o coração de uma equipe inteira que apostou naquele título e não obteve o retorno esperado. Ao final todos nós saímos perdendo (...).

Até o próximo post!


A Sociedade Secreta Literária é formada pelos blogs: Barba Literária , Eu Insisto, La Oliphant, LivrosLab, Macchiato, Pétalas de Liberdade, Um metro e meio de Livros e o My Dear Library. A nossa intenção ao criar o grupo é falar de assuntos bons e “ruins”, e que normalmente as pessoas não falam abertamente na blogosfera. 

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. Olá, Ariane.
    Até por isso eu prefiro começar somente séries que já tenham todos os livros lançados. Mas tem algumas que é impossível fazer isso. Acho que lançar em e-book seria uma boa opção. Mas como fã eu pagaria nem que fosse mais caro para ler o final da história e acho que outras pessoas fariam isso também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Menina, como eu fico triste com séries inacabadas / abandonadas. Eu ainda tenho a opção de comprar em inglês e não ficar sem a história, mas confesso que gosto de ter a minha coleção em português, bonitinha e arrumadinha na estante.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane,
    Eu acredito que tudo é uma via de mão dupla. Entendo os dois lados e acho que uma solução seria tentar o ebook mesmo. Mesmo com muita gente reclamando, afinal, sempre vai ter um insatisfeito, então dos males o menor.
    Confesso que isso nunca aconteceu comigo, na verdade, sempre sou eu que largo as séries quando as continuações demoram para chegar, rs.
    Beeeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane
    Acho que isso nunca aconteceu comigo, sempre demoro para ler as séries e quando vou ler já tenho elas completas. Mas isso é muito chato mesmo, descobrir que um livro que vc leu é de uma série e que o restante dos livros ainda não foram publicados ou nem vão ser publicados.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ane!
    Ainda há esperança quando o caso é sem previsão. E quando eles simplesmente param de publicar? Realmente tem o lado da editora, mas os ebooks estão aí pra isso.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane, tudo bem?
    Eu entendo o lado da editora, mas que é chato ficar com uma série imcompleta isso é.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane! Eu fico bem chateada com isso, tenho diversas séries inacabadas aqui e uma das que você citou está entre elas. Na Companhia dos Assassinos era tão boa, não me conformo de ter sido deixada de lado. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ane

    Acho que antes de fomentarmos essa ideia do ebook temos que desencorajar o consumo de pirataria. E-books custam tão quanto ou até mais que físicos porque 1) uma pessoa compra, copia o livro e espalha na internet e 2) ainda há o bobo preconceito com o formato. Canso de comprar briga em grupo literário, mas no final eu sou a mimizenta.
    E sobre a série Os Canalhas não houve esquecimento não, a editora só quis publicar os dois mesmo.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ane!

    Adorei o post! Poucos de nós blogueiros tem de fato uma noção real do trabalho que dá pra editora publicar um livro e fazer todo o material e divulgação em cima disso. Quando eles não obtem o resultado esperado, então, é pior ainda, e acho que a melhor solução mesmo seria publicar o resto da série em formato ebook, que seria menos "trabalhoso" e um custo menor, tanto pra editora quanto pro leitor. Aí vem o problema que nem todos gostam de ler em formato digital, mas soluções fora dessas andam difíceis :(

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ane, entendo o ponto de vista editorial, mas meu coração sempre dói quando me apego numa série só pra saber que ela não será lançada completa na terrinha!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Sou uma pessoa que lê raramente ebook, dou sempre preferência ao papel, sou das antigas hahahaha. Então não sei como andam os preços de livros, porém já vi em algumas lojas isso do ebook estar quase o físico e nunca entendi... espero que fique mais acessível mais pra frente.

    Debyh

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane
    Eu nunca passei pela situação de estar acompanhando uma série e ela parar de ser lançada aqui, até porque prefiro começar ler séries depois que já foi tudo lançado aqui. Sim, o nome disso é medo. Eu entendo o lado da editora, porque sabemos que aqui tudo é muito caro e, infelizmente, livros ainda são vistos como itens de luxo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in