Sponsor

março 03, 2015

Cidade das Cinzas por Cassandra Clare

| Arquivado em: Resenhas.


ISBN: 9788501087157
Editora: Galera Record
Ano de Lançamento: 2011
Número de páginas: 404
Classificação: Muito Bom
Sinopse:  Os Instrumentos Mortais - Vol. 2
Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace.

Quem leu a minha resenha de Cidade dos Ossos deve se lembrar que comentei o quanto fiquei surpresa com a história. Sempre tenho um pouco de receio de ler essas séries que são muito comentadas, e acabar não gostando. Então meio que propositalmente acabo deixando para lê-las depois que a “febre” abaixa. 

Como imagino que muitos de vocês já devem conhecer por alto a história, além de ter lido várias resenhas de Cidade das Cinzas em outros blogs.  Vou compartilhar apenas as impressões que tive do livro durante a minha leitura. Ok, para todo mundo?

O que mais gostei em Cidade das Cinzas em relação ao livro anterior é que nele a narrativa é mais ágil. A inserção de novos personagens também colabora para que a história se torne mais intrigante. Essa aura de mistério que a série tem é uma das coisas que mais gosto dela. É um tipo de sombrio que não te deixa com “medo”, ao contrário te instiga a mergulhar ainda mais fundo na narrativa.

Clary está tentando voltar a sua vida normal, mas aparentemente a normalidade não anda querendo fazer parte da vida dela de novo. Confesso que em alguns momentos essa atitude dela me incomodou um pouco. Tipo, em meu ponto de vista mais parecia que ela estava se esforçando para complicar ainda mais as coisas. Também não sei se concordo muito com o comportamento do Jace nesse segundo livro.  Assim como a Clary mais parecia que ele estava tentando arrumar problemas do que encontrar uma solução para o que estava acontecendo.

Só que por mais irônico que isso possa parecer em Cidades das Cinzas consegui sentir um pequeno “encantamento” por ele. Ok! Pode ser que eu tenha uma queda por “meninos rebeldes”, mas aqui o Jace demonstrou um lado mais vulnerável da sua personalidade, e isso fez com que ele me parece-se menos convencido e arrogante.

Gostei muito do crescimento que alguns personagens como o Simon, por exemplo, tiveram.  Por outro lado achei que tanto o Alec como a Isabelle ficaram um pouco “apagados” aqui em relação ao primeiro livro. Entendo que o núcleo da história sofreu uma pequena mudança, mas senti falta de uma participação maior de dois dos meus personagens favoritos. Quando ao Magnus meu amor permanece firme, forte e magnífico ().

Continuo encantada com a maneira como a Cassandra Clare trabalha com os vários mitos da literatura sobrenatural. Para algumas pessoas pode até parecer que a série Os Instrumentos Mortais não traz nada de novo. Só que a meu ver é como se a autora “brinca-se” com o previsível ao mesmo tempo em que cria um novo mundo para esses seres. Por mais que você já tenha visto algo semelhante em outro lugar, acaba surpreendido com a forma como ela mescla todos esses elementos deixando a narrativa ainda mais envolvente.

Quando terminei a leitura de Cidade dos Ossos a pergunta que não me saída da cabeça era, “Por que não li esse livro antes?”. E sim, eu estava morrendo de medo que Cidade das Cinzas acabasse caindo na “terrível maldição do segundo livro”. Mas, para minha felicidade não apenas gostei desse livro da mesma forma que gostei do anterior, com qualidade da história melhorou muito aqui. Mal posso esperar para ver o que vem por ai!

“ – Você as vezes desaparece completamente na sua própria cabeça. Gostaria de poder segui-la.”

Em Cidades das Cinzas a autora Cassandra Clare deixa bem claro que o universo do Shadowhunters é muito maior e perigoso do que parece a primeira vista.  E é justamente isso que torna a série tão fascinante! Pois é leitores, depois de “morder a língua” em Cidade dos Ossos, posso afirmar com toda a certeza que a autora Cassandra Clare ganhou mais uma fã.

Veja também:
Cidade dos Ossos.


Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Ainda não li nenhum dos livros da série, mas a impressão que tenho é de ser mais do mesmo. Não posso julgar com toda certeza pelo fato de ainda não ter lido os livros na integra, porém, as resenhas e comentários que vejo nos blogs me remetem a isso. Vou tentar lê-los e ver se mudo de opinião. Apesar de ter esse olhar sobre a série sua resenha ficou ótima, parabéns!

    http://fb.com./eliteraria

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum livro da série, ainda! Minha amiga leu e super me recomenda, mas sei lá, sabe quando não te desperta aquela vontade?! Então...

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não li ainda esta série. Agora que ela chegou ao fim, quero comprar o box para ler de uma tacada só.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane, li o primeiro livro há bastante tempo, mas como só achei ele mais ou menos, nem me animei muito em ler o segundo. E olha que tenho os três primeiros em casa. Agora que você falou que o segundo é mais instigante, talvez eu volte a pegar a série - e termine.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi! Ainda não li nenhum dos livros desta série, a quantidade de volumes me desanima um pouco mas eu concordo que o que mais dá receio mesmo é o fato de ser uma série famosa. Gostei de conferir sua opinião, é um ponto muito positivo que os personagens tenham amadurecido. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. tenho uma amiga viciada nessa série, ela esta sempre tentando me convencer a ler e eu sempre reluto, uma hora eu cedo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Ane! Já li os primeiros volumes de Os Instrumentos Mortais e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    Simon é sempre um destaque na história. O próximo livro da saga é o meu preferido. Gosto bastante de Clare e Jace, mesmo ele sendo um mala as vezes rsrsr

    bjos
    http;//blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Eu li o primeiro livro e até gostei, eu quero ler o segundo, mas sempre que vou comprar encontro outro que quero mais.. hahah
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Ariane, tudo bem?

    Estou louca para começar a ler essa série... todos dizem que é tão boa! Queria a edição holográfica, mas acho que agora vai ser difícil de conseguir :C

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gostei de Cidade das Cinzas, mas acho que o meu preferido da saga é Cidade de Vidro.
    Parece que iriam filmar Cidade das Cinzas, mas não sei se eles perceberam que o primeiro filme não fez tanto sucesso e desistiram de vez da ideia, ouvi também que a saga se transformaria em uma série.. O jeito é esperar pra ver né.. haha

    Beijso, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  12. Pode tirar o olho do Jace que ele já é meu, fica como o Magnus para você hehe. Eu me surpreendi com esse livro também. Depois do final do primeiro, achei que fosse dar uma decaída, mas não, continuou no mesmo ritmo e até melhorou. Vou ler Príncipe Mecânico agora que estou lendo na sequencia em que foram escritos os livros hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ane!
    Eu só li "Cidade dos Ossos" e gostei. Não foi uma leitura OMFG!, mas foi boa. Apenas isso. Não sei ao certo o que esperar deste segundo livro. Apenas acho que parece ser melhor que o livro anterior.
    Eu amo o Jace! KKKKK... Não sei como você ainda não se apegou à personagem. De imediato, isso aconteceu comigo desde o livro anterior.
    Enfim, gostei de saber sua opinião. ;)
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. SEMPRE que eu leio o nome mágico: "Cassandra Clare" já tenho o comentário: AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO RSRA Sou fã da autora, claro que já li esse livro e amei <3
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie Ane
    Cidade das Cinzas foi tipo um divisor de águas da série: me fez amar loucamente a escrita da titia Cassandra.
    Eu não tinha curtido muito CDO, e nesse livro, justamente como você citou, a narrativa ágil me conquistou.
    Amo muito essa série, é uma das minhas preferidas, e até hoje lembro dos personagens.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto muito de Instrumentos Mortais, então sou bem suspeita para falar deles! Adoro o universo da série porque, como você falou, ele é maior e mais perigoso do que pensávamos com o primeiro da série. Imagino que a série de TV tem tudo para dar o que falar e render boas aventuras.
    Não sei se você leu, Ane, mas a trilogia Peças Infernais consegue ser ainda melhor. Acho que vale a pena dar uma chance a ela também.

    Beijos,
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
  17. Bom quando a leitura nos surpreende, né? ;-) Eu sempre escuto falar dos livros dela, mas ainda não embarquei em nenhum história. Não sei se esse tipo de livro faz muito o meu estilo. Porééémmm acho que posso "morder a língua" também. Quem sabe hehehe! ^^

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oiii Ane, eu também me surpreendi muito com o primeiro livro, tanto que li logo em seguida o segundo, e algumas impressões citadas por você foram as mesmas que as minhas, mas posso dizer que gostei mais ainda do segundo, ainda não consegui ler o terceiro, mas em breve irei ler... E estou curiosa para saber como ficará a série de TV.
    Adoro suas resenhas quando você nos conta apenas "suas impressões" da leitura, dá um ar mais íntimo como se estivesse batendo um papo com os leitores do blog =)

    Beijos!!!
    @jannagranado
    @lpdiversao
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ariane!
    Adoro essa série, mas não terminei ainda. Li só um livro a mais do que você.
    E eu também achei super legal o crescimento do Simon. Eu amo ele!
    A Clary realmente parece que quer complicar a vida mesmo. Sossega, filha!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ane! Eu adoraria reler esta série, é a minha favorita de todas as que acompanho, sendo o terceiro livro o meu xodó, a trama e os personagens crescem mesmo a cada livro e por mais que existam seres sobrenaturais que já vimos em muitos outros livros por aí, sua união no universo dos Caçadores de Sombras, é única, a autora conseguiu conectá-los de maneira inteligente e o resultado final foi perfeito.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in