Sponsor

julho 10, 2016

Mangá - Orange

| Arquivado em: MANGÁS

É engraçado como algumas coisas chegam em nossas mãos no momento que mais precisamos. Confesso que passei o mês de junho meio triste com a vida. Muitas vezes me vi pensando como estaria se tivesse feito escolhas diferentes no decorrer dos anos, e que se houvesse a oportunidade de voltar no tempo o que eu mudaria.
Acredito que volta e meia, todo mundo tem esse tipo de pensamento, não é mesmo? Afinal quem nunca quis dar um restart na vida e começar tudo de novo. E é justamente esse o plano de fundo do emocionante mangá Orange. Escrito pela mangaká Ichigo Takano, Orange fala desse desejo de mudar o passado, para que no futuro não exista arrependimentos.


Titulo Original: Orenji
Autor (a): Ichigo Takano
Editora: Shueisha Futabasha (Japão) | JBC (Brasil)
Gênero: Shōjo, Seinen
Ano de Lançamento no Brasil: 2015-2016
Volumes: 5 (completos)
Classificação:
Sinopse: No primeiro dia de aula, Takamiya Naho recebe uma carta misteriosa de si mesma 10 anos no futuro, que a aconselha a não realizar certas ações. Mas ela ignora, os amigos de Naho convidam o novo menino que chega de Tóquio, Kakeru, para sair depois da escola. Mas algo terrível acontece a Kakeru nesse dia. Algo que poderia ter sido evitado se Kakeru regressasse à casa mais cedo. A par disso, Naho decide seguir as instruções recebidas do futuro, onde Kakeru não existe.

“Escrevo essa carta porque não quero que você, o meu eu aos 16 anos, carregue esses arrependimentos pelo resto da vida.”
Imagine-se recebendo uma carta enviada por você mesmo de dez anos no futuro? Agora pense em como seria sua reação se todos os fatos descritos nessa misteriosa carta ocorressem durante o seu dia? É exatamente isso que acontece com a jovem Naho Takamiya. Ela recebe uma carta escrita por ela mesma no futuro, com todos os detalhes de como será o seu primeiro dia de aula. Porém, o mais assustador de tudo isso é a mensagem urgente que essa carta traz. Ela pede para a Naho do presente, fazer o possível e até mesmo o impossível para salvar Kakeru.

A primeira reação de Naho é não acreditar na carta, achando que ela não passa de uma brincadeira de alguém. Só que conforme se vê vivendo as situações descritas na carta, ela passa não apenas a prestar mais atenção em suas palavras, como se perguntar se é possível mudar o futuro.  Será que ela é capaz de agora no presente fazer as escolhas certas? E se sim, que escolhas são essas e como elas vão afetar a sua eu no futuro? E principalmente como ela poderá salvar Kakeru?
A primeira vista Orange passa a impressão ser mais uma daqueles mangás românticos e super fofos. Só que a sua história é muito mais profunda e tocante do que imaginamos ao começar a sua leitura. Naho é a típica adolescente tímida e insegura, que apesar de todas as suas incertezas e receios resolve agir guiada pelo seu coração. Pois mesmo que agora ela mal conheça o novo aluno da sua sala, Naruse Kakeru, Naho sabe que para sua eu de 10 anos no futuro ele foi uma pessoa muito importante.

Mas não é apenas a Naho que pode desempenhar um papel importante na vida de Kakeru. Seus amigos, Hiroto Suwa, Hagi Saku, Murasaka Azura e Takako China também são peças fundamentais na história.  Pois assim como a Naho, eles no futuro também carregam nos ombros o peso de seus arrependimentos, em especial o Suwa.
Não vou entrar em maiores detalhes sobre a história, para não dar spoilers.  Porém esteja preparado para fortes emoções ao ler esse mangá. Ichigo Takano escreveu uma narrativa que nos emociona ao mesmo tempo em que nos leva a refletir sobre o peso de nossas escolhas. Orange é um mangá muito expressivo não somente em seu traço, mas na forma como ele atinge nosso coração.

O modo como a Ichigo Takano desenvolveu a história intercalando o presente e o futuro nos dá a real dimensão dos sentimentos de seus personagens.  É tudo muito bem amarrado, e a mangaká consegue abordar um tema difícil sem em momento algum deixar a trama confusa ou pesada. Kakeru guarda dentro de si aquele tipo de tristeza profunda. Aquela tristeza que nos faz sentir culpa, dor e arrependimento. 

E a missão de fazer com que Kakeru se salve desses sentimentos destrutivos está nas mãos de Naho e seus amigos.  É tão belo e ao mesmo tempo muito angustiante ver como cada um deles assumiu a missão de fazer Kakeru feliz. Cada um com seu jeito, com seus receios e diferenças e mesmo assim unidos por um mesmo ideal, salvar Kakeru de si mesmo.
Gostei muito da alegria contagiante da Murasaka Azura tão oposta à seriedade sempre presente no Hagi Saku. Juntos eles criam aquele “alivio cômico” na história que em muitos momentos foi bem-vindo. Já a Takako China é uma personagem que tem uma fachada mais “fria”, porém ela é aquele tipo de pessoa que faz de tudo para proteger seus amigos. 

Só que ao mesmo para essa que vos escreve, o melhor personagem no mangá é o Hiroto Suwa. Não apenas por ele estar sempre alegre e incentivando a Naho a ajudar o Kakeru. Mas por ele ser altruísta o suficiente de abrir mão de seus sentimentos e talvez do seu futuro, pela felicidade da Naho e para salvar seu amigo.
Orange foi aquele mangá que veio no momento certo. Pois de um modo muito simples a Ichigo Takano nos mostra que não precisamos carregar o peso de nossas tristezas sozinhos. E que mesmo que seja possível mudar o passado, o futuro sempre será uma folha em branco e imprevisível.  E que escolhas erradas, por mais dolorosas que sejam às vezes são o único modo de encontrar o caminho certo.

Singelo e emocionante, Orange é aquela história que fica em nosso coração por muito tempo (). E antes que eu me esqueça, cada volume conta com uma história bônus chamada Haruiro Astronaut. É uma história bem bobinha e melosa, mas bem divertida.

Beijos e uma ótima semana para vocês ;**

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. apesar de não ler mangás confesso que fiquei bem curiosa em ler esse e descobrir como a história prossegue!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane! esta vai ser minha primeira experiência com mangás e foi por Orange ter uma premissa tão envolvente que me arrisquei a comprar os cinco volumes e mergulhar neste universo até então desconhecido por mim. Vejo que a história é um encanto e que vai me arrebatar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane,
    Eu não acompanho mangás, então esse foi uma novidade.
    Acho que não leria, por não ser tão fã desse mundo, sabe?
    Mas para quem gosta, deve ser ótimo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Ane. Assim como aconteceu contigo, vira e mexe me pego pensando na vida e nas minhas escolhas até aqui. Por mais que dê aquela vontade de voltar no tempo para tentar mudar algumas coisas, hoje eu aprendi que tudo acontece por um motivo e nos acarreta experiência e aprendizado. Achei o mangá bem profundo e com um toque bem sutil, o que acredito que tenha deixado a leitura bem fluída. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Orange é super amorzinho. No começo eu achei meio estranho e tals mas no final eu já tava tão familiarizada com a história que não queria que acabasse. Você viu que saiu o anime nessa nova temporada de animes? Vou ver o segundo epi agora. <3

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane, sua linda, tudo bem?
    Que resenha linda, seu texto ficou tão delicado quanto a história parece ser. Esse tema é um dos que mais me fascinam, mas eu concordo com o que você disse no final, sabe, às vezes certas cisas precisam acontecer para nosso aprendizado. Mas é claro que se eu pudesse voltar ao tempo, tentaria evitar toda dor e sofrimento. Adorei esse enredo e não vejo a hora de poder ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    não conhecia, mas parece ser fofo!
    Vou ver se encontro na bienal para ler. Adorei a dica

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ane...
    Esse mangá tem a capa tão linda, mas não é o gênero que gosto de ler. Ainda assim fiquei com vontade de comprar rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  9. Ahh, eu já li o começo desse mangá! Um amigo meu viciado em mangás insistiu muito que eu lesse, e até tentei, achei a história boa, mas eu travo muito com mangás, não consigo levar a história a sério como em livros. Ainda assim, adorei a sua resenha, me fez repensar em ler, principalmente por todo o significado que a obra carrega consigo.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi
    nunca li mangá, tenho curiosidade e esse parece ser legal, já até fiquei imaginando como seria receber uma carta de 10 anos no futuro, deve ser algo interessante e que bom que curtiu, parece ser bem legal.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Ane, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar do mangá, mas não sabia o tema.
    Gostei muito da premissa e fiquei curiosa!
    Além do mais, o traço é lindo.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Não leio Manga, mas confesso que alguns tem umas ilustrações muito fofas.

    JÁ ESTÁ SABENDO DA NOVIDADE? O blog voltou e de cara nova, com brinde de muitas novidades, vai lá conferir essa nova fase do S.A, faça parte disso comigo.

    www.simplesmenteassimj.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ane!
    Não sou muito fã de mangas, deve ser porque nunca os li, mas acredito que iria gostar de ler esse mangá já fiquei muito curiosa para saber o que vai acontecer com a personagem...*-*

    Beijos,
    Elidiane - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, moça querida!
    Desde que li Death Note, fiquei muito curiosa pra entrar no mundo dos mangás. Ainda não entrei de fato. Acho que ler Orange seria uma bela maneira de adentrar nesse mundo dos mangás. Gosto dessas histórias profundas e contundentes. Ando um pouco desanimada também e talvez seja o momento certo pra ler esses cinco volumes de mangás que contam essa bela história de superação individual e em grupo.
    Gostei. Vou procurar pra ler online ou comprar.
    Beijo. Ótima dica.

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  15. Adorava mangás, mas faz muito tempo que não leio algum... Esse parece ser muito legal mesmo, e a vida é muito doidinha né? Hhaha, as coisas realmente acontecem por uma razão!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=gc7mDc7auNM

    ResponderExcluir
  16. Arrasou na resenha <3 nunca li mangás, só pelo seu texto me deu muita vontade. Estou tentada a comprar Orange, a história parece linda e de grande aprendizado. Bjos!

    http://blogliterariodois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii Ane, tudo bem?

    Eu nunca li nenhum Mangá, mas estou muito curiosa a respeito de Orange! Li várias resenhas maravilhosas (principalmente a sua!) e gostei muito da premissa do livro! Seu texto só aumentou a minha vontade, vai pra lista de desejos agora com certeza!

    Adorei o blog e já estou seguindo, te convido a visitar o meu!
    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ane!
    Confesso que nunca li mangá porque minha pequena dislexia não me permite. Eu sempre me embanano toda na ordem dos quadrinhos.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Adorei suas fotos, arrasou! Nunca li um mangá e nem tenho interesse em ler, mas esse parece ser bom.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  20. Olá, Ane.
    Quem não queria receber uma carta dessa? hehe Eu queria para ver se não fazia tanta coisa errada. Brincadeira. Eu já tinha visto esse mangá em um outro blog e me interessei por ele. Se encontrar para comprar vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in