Sponsor

junho 17, 2012

Fazendo o meu Filme – O Roteiro Inesperado de Fani por Paula Pimenta


Fazendo o meu Filme – O Roteiro Inesperado de Fani por Paula Pimenta.

• ISBN: 9788589239394
• Editora: Gutenberg /Autêntica
• Ano: 2010
• Número de páginas: 419
• Classificação: 4 estrelas
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino - Compare os Preços.


Sinopse:

Um turbilhão de sentimentos e emoções. Assim podemos definir o terceiro volume de Fazendo meu filme. No mais intenso livro da consagrada série, Fani, agora com dezoito anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra, cheia de anseios e temores. Agora, as expectativas estão voltadas para o vestibular e o tão sonhado namoro, com Leo. Mas, como em um bom filme, sua vida é cheia de surpresas, alegrias, decepções e conflitos. Estefânia Castelino Belluz terá de fazer escolhas difíceis e corajosas. Seja em confusões no namoro, nas dúvidas do vestibular, nas relações com a família ou com as amigas, Fani passa por várias novas experiências e continua a fazer o seu filme, por caminhos às vezes cheios de romance e felicidade, às vezes duros e nebulosos. A envolvente série, que já conquistou milhares de leitores e leitoras em todo o Brasil, promete, neste terceiro livro, muito mais emoções. E o comovente filme de Fani continua a ser escrito...

Eis mais uma de minhas séries favoritas. Encantei-me por Fazendo o meu Filme no primeiro livro e deixei para ler o terceiro só agora, por que não queria ficar muito ansiosa esperando o lançamento do último livro da série. Assim como nos dois primeiros livros a história de Fani e companhia me levaram a momentos de alegria e as lágrimas como a vida real é de fato. Porém este terceiro livro ficou um pouco abaixo dos anteriores por pequenos detalhes, que no contexto geral não prejudicam tanto a história, mas me incomodaram um pouco.

A principal delas preciso pegar um trecho da sinopse emprestado para explicar melhor o que quero dizer: “Fani, agora com dezoito anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra, cheia de anseios e temores”, eu tenho que discordar desta parte por que de verdade não vi nenhuma mudança significativa no temperamento de Fani. Ela voltou da Inglaterra a mesma "rainha do drama", cheia de inseguranças e com uma tendência insuportável para cair no choro por coisas bobas que nos dois primeiros livros não era tão frequente.

Realmente se esperava que uma pessoa que passa um ano fora do Brasil, longe da família e dos amigos volte mais madura. Porém em meu ponto de vista não sei se foi pelo namoro com Leo, e a pressão do vestibular ou os dois juntos, mas ao contrário do que diz a sinopse eu nunca percebi a Fani tão insegura como neste terceiro livro, e isso me decepcionou um pouco.

Leo por outro lado se mostrou um ciumento de mão cheia. Talvez vocês, podem até me achar um pouco insensível às vezes, mas gente é um absurdo uma pessoa sentir ciúmes de uma situação que ela mesma criou. Não vou dar mais detalhes para não parecer spoiler já que, acredito algumas pessoas aqui ainda não leram o FMF2, porém que leu sabe o motivo por que a Fani começou a namorar o Christian durante o intercambio. Então não venha o Leo agora querer que a garota esqueça o passado dela por que ele fica nervoso em imaginar a Fani e o Christian juntos.

Outro ponto negativo de FMF3 é que ele ficou muito focado em Fani e Leo, Fani estudando para o vestibular e trechos de e-mails trocados. Senti falta dos diálogos e do cotidiano dos outros personagens, até o namoro do Alberto com a Natália era mais via e-mail do que na vida real. Claro que os e-mails tiveram um papel importante na história, já que graças a eles a Gabi e a Ana Elisa se tornaram amigas, mas eu senti falta de um contato mais pessoal entre os personagens. Imagino que a autora quis passar para o livro a nossa realidade, já que hoje em dia conversamos mais por e-mail, twitter, MSN e outras redes sociais do que pessoalmente. Mas mesmo assim, gostaria de ter visto mais encontros pessoais do que trocas de e-mails.

O livro tem muitos pontos positivos e entre eles o que mais se destaca é a capacidade que a autora tem de envolver o leitor em sua narrativa. Você fica lendo por horas e horas sem sentir o tempo passar e quando o livro está se aproximando do final aquela dorzinha de saudades dos personagens já aparece, fazendo com que você tente adiar ao máximo o fim.

A forma com que a autora abordou a sexualidade foi ao mesmo tempo delicada e realista.  As dúvidas e até mesmo alguns tabus são colocados com naturalidade na história. Sem precisar apelar para detalhes muito explícitos e que algumas vezes acabam sendo desnecessários, Paula Pimenta consegue fazer com que o leitor compreenda o que está acontecendo com muita simplicidade e sutileza.

Adoro também o fato de a série ser nacional. Sempre gostei de livros neste estilo, mas por mais que me identifica-se com uma personagem em questão, sempre ficava faltando alguma coisa e fui perceber isso quando li os livros da Paula Pimenta.  Faltava o jeitinho brasileiro, as nossas referências e costumes.  Mesmo tendo alguns traços do regionalismo mineiro na narrativa, a autora trabalha isso de uma forma que não sobrecarrega o livro.

Amei uma parte do livro em que Alberto comenta com a Natália a paixão de Fani por filmes, pois eu automaticamente lembrei na minha mãe falando da minha paixão por livros. Também consegui entender a Fani em relação à escolha do que cursar na faculdade, pois meus pais tinham sonhos de me ver formada na área Administrativa ou Contábil, mas no final assim como a mãe de Fani aceitou que o dom da filha era para o Cinema, meus pais aceitaram que o meu era para o Design. E são justamente estas coisinhas mínimas que tornam Fazendo o meu Filme uma série tão especial. É muito fácil você se visualizar, visualizar um amigo ou situações familiares, senão em todos, mas em alguns momentos especiais que surgem no livro.

Vou confessar que terminei a leitura de FMF3 com muita raiva de Leo. Eu fique me perguntando como alguém que se mostrava ser tão romântico conseguiu ser tão cruel com as palavras com ele foi. Na verdade eu ainda estou tentando entender que tipo de amor é o dele, mas é claro que só vou ter esta e outras respostas no último livro da série.

Será que Fani realizará seu maior sonho e se tornará uma grande cineasta? Será que Fani finalmente vai ter o seu “e foram felizes para sempre”?  E com que será este final feliz? Leo, Christian e por que não um novo amor? Façam as suas apostas por que FMF4 promete muitas emoções. Eu tenho certeza que estarei com muitas lágrimas nos olhos no final.

Quem ainda não leu a série FMF leia por que vale muito apena. Sou fã e recomendo!



Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Oi ..

    Ainda não li a série e, para ser sincero, nem sei se um dia ainda irei lê-la. Não acho que faça muito o meu estilo =/

    Enfim, ótima resenha!

    João Victor
    Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente preciso ler essa série, além de ser de autoria nacional é um livro que estou lendo várias resenhas positivas em relação a ele ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane!
    Eu ainda não tive oportunidade de ler a série. Parece ser uma daquelas séries bem levinhas, não é mesmo? Mas não a coloco como prioridade agora, apesar de querer muito lê-la.
    Li algumas passagens da sua resenha e gostei bastante quando você fala que ela consegue transmitir a sexualidade de uma forma sutil. Vou te falar: não é todo mundo que consegue. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, sou curiosa para ler essa série de livros, mas confesso que tbm tenho meus medos...
    é bem o tipo de livro que ou vou amar, ou vou odiar rsrs
    Mas adorei a resenha!!! Beijocas

    Tebh - http://www.marrymelody.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Sério, eu preciso ler esta série. Parece ser maravilhosa. Só li elogios sobre ela.
    Adorei a resenha! >.<
    Abraço! :)
    E uma ótima semana pra você!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Fazendo Meu Filme é uma série que quero ler tanto, mas tanto. To esperando pra ver se o preço vai estar melhor na Bienal :) Ai compro e me acabo de ler, porque toda resenha dos livros da Paula, são positivas.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  7. Olá Ane :D
    Não li a resenha, fiquei com medo de spoilers. Sou medrosa UASHAUHSAU Enfim, sou louca pra ler essa série, mas ainda não tive uma oportunidade. Todo mundo já leu menos eu, sinto isso Q Não li, mas a resenha deve estar ótima como sempre <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane sálindona!

    Eu vejo direto esses livros da Paula Pimenta, até parece legalzinhos mas só leria se ganhasse mesmo, acho sei lá, tenho a impressão que é muito juvenil..TÁ QUE eu leio muito livro juvenil, mas esse acho que é forçar a barra, hahah.

    mas gostei do post!
    boa semana (:

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro desta série, mas fico cada vez mais curiosa... parecem livros muito bons, bem gostosos de ler! ^^ Esta questão do Leo deve ser bem complicada, né? Uma mudança tão grande nas ações do personagem...
    Adorei sua resenha!
    Bjus,
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  10. Ai Ane, eu ainda não li nadinha dessa série, mas a cada resenha que eu leio morro mais de curiosidade. Já estou quase íntima da Fani! haha
    Muito bons seus comentários, espero poder tirar essas conclusões por mim mesma.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oie Ane!
    Eu sou doida pra ler essa série, e só descobri ela esse ano... ¬¬'
    Mas tudo bem. Um livro de cada vez. Assim da pra eu adiar o final, porque eu já vi resenhas de pessoas que choraram no final, porque acabou a série, por sentir falta dos personagens...
    Ótima resenha a propósito!

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  12. Minha amiga tava lendo. Mas eu to com receio, porque eu odeio ler livro e não ser bom. E isso acontece demais comigo.
    Xxx

    ResponderExcluir
  13. oi Ane,
    ainda não li essa série, mas nem é por falta de vontade e sim por oportunidade mesmo.
    Tenho o primeiro livro em casa e vou ler nessas férias. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in