Sponsor

julho 29, 2012

@mor por Daniel Glattauer



@mor por Daniel Glattauer.

ISBN: 9788581050669
Editora: Suma de Letras
Ano: 2012
Número de páginas: 184
Classificação: 4/5 estrelas
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino.


Sinopse:

Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.


Eis um livro que surge do nada e que de repente se tornou necessário na minha estante. Ouvi e li tantas coisas positivas a respeito de @mor que me vi obrigada a adquirir o livro e, principalmente passar ele a frente de todos os livros que estão me esperando em minha fila de leitura. Mas não me arrependo de forma alguma, pois esse foi um dos romances mais inteligentes e divertidos que li nos últimos tempos.

Primeiro tenho que destacar a forma com que o autor Daniel Glattauer criou e desenvolveu toda a narrativa da história. Sei que normalmente eu deixo essa parte para o final, mas desta fez não vejo com começar a resenha sem mencionar a forma com que o livro foi estruturado. A princípio quando comecei a leitura eu pensei que ela fosse um pouco enfadonha, por que o livro é basicamente uma caixa de e-mail e você só vislumbra a vida dos personagens através do que eles descrevem nos e-mails que são trocados.

É uma leitura muito incomum por que você não tem como saber como os personagens são fisicamente, a rotina de vida real de cada um, nem a cidade ou país que a história se passada é dita no livro, fica tudo meio que a cargo da sua imaginação. Eu mesma tenho a sensação que a história se passa na Alemanha ou Áustria por causa dos sobrenomes, mas é apenas uma suposição pessoal. Porém toda essa aparente falta de detalhes e informações que muitas vezes fazem toda diferença em um livro, em @mor não fazem diferença alguma, pois justamente o grande diferencial da história é aguçar a curiosidade e a imaginação do leitor.

A leitura flui de forma divertida e rápida, e a cada novo e-mail que chega você começa a perceber alguns traços da personalidade dos personagens e consegue vislumbrar o momento que cada um escreveu aquela mensagem. Eu não sei como são a Emmi e o Leo segundo o autor, mas eu consegui criar uma imagem própria de cada um para mim mesma, e isso foi muito legal, por que eu não me senti presa a descrição do autor e pude criar a Emmi e o Leo de acordo com as minhas percepções pessoais durante toda a leitura.

Mais que um romance leve e engraçado, @mor possui uma narrativa inteligente que faz com que o leitor se envolva com a história sem perceber, e acabe se afeiçoando e torcendo pelos personagens. Confesso que em alguns momentos a Emmi me irritou por sempre exigir respostas que Leo não tinha obrigação de dar, afinal eles mantinham um relacionamento que na vida real não existia. Ela é casada e segundo suas próprias palavras isso a faz muito feliz, então as “ceninhas” de ciúmes e cobranças bobas me pareceram um pouco exageradas da parte dela.

Já Leo é um personagem enigmático que possui uma ironia contida e um péssimo senso de humor, mas essas características que normalmente temos como negativas em uma pessoa fazem dele uma pessoa carismática e de certa forma até engraçada. Leo é faz o tipo que se revela mais “nas entre linhas” do que em frases propriamente ditas.

Gostei muito do livro, principalmente por que estava sentindo falta de uma leitura que conseguisse ser agradável e ao mesmo tempo inteligente e romântica. O único ponto negativo é que o livro vai ter uma continuação; sim admito que não gostei muito desta parte. Sabe quando você termina de ler um livro e pensa: “Esse livro é maravilhoso, único por que ter continuação?” Fique com essa sensação quando terminei @mor, pois achei o final tão perfeito, que não vejo como uma história que começou por “engano” pode terminar melhor.

Porém o jeito é esperar o próximo capítulo da história de Emmi e Leo para saber se esse romance virtual vai ganhar os tons e cores da vida real, ou vai ser mais uma daquelas amizades virtuais eternas que muitos de nós hoje em dia temos. Eu estou muito curiosa e espero que a continuação mantenha a narrativa maravilhosa e o humor inteligente do primeiro livro.

Para que anda querendo ler um romance nada clichê, com pitadas de ironia e muito bom humor eu recomendo @mor.

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Oi Flor!
    Eu confesso que estou morrendo de curiosidade para conhecer essa história!
    Desde a primeira resenha que li que quero saber tudo! rs

    Eu sabia do segundo livro, mas se tiver um terceiro, juro que não vou ler! hahaha

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito boa a resenha olha me deu muita vontade de ler mais um para minha interminável lista de livros que quero ler Olha parabéns você conseguiu descrever a historia sem dar muitos spoiler
    bjos
    http://loucoporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane, adorei sua resenha, mas confesso que qdo terminei a leitura eu fiquei mto bravaaa não foi justo acabou numa parte em que vc quer mto saber como vai ficar rsrs...

    Vamos esperar pelo segundo néh?

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ah, nos últimos tempos andei vendo tanta coisa sobre esse livro, algumas pessoas amam, já outras odeiam totalmente. Confesso que a história em si não chama a minha atenção, mas sua resenha me deixou até que bem interessada, adoro livros com pitadas de ironias e bom humor.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  5. Ei Ane, são tantas as resenhas positivas a respeito desse livro que estou tentada a fazer o mesmo que você: correr para comprar e passá-lo na frente dos outros. Peninha que voltei a evitar comprar livros, e pretendo continuar assim por enquanto.
    Deve ser incrível a forma como o autor conseguiu construir uma história assim, ainda mais tão apaixonante quanto citam, apenas por meio de e-mails. Estou ainda mais curiosa para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse foi um livro que me vi 'precisando' dele também depois de ler algumas resenhas boas sobre ele. Amei, simplesmente amei e o final foi tão: CADÊ A CONTINUAÇÃO PELO AMOR DE DEUS. rs Enfim, é um livro com um enredo diferente e a forma da narração mais ainda como você mesma destacou ♥

    Beijos!
    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Ane! Já li @mor e amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane!
    A primeira resenha que li foi só elogios, o que já me deixou com vontade, ai vieram outras, todas positivas, o que posso dizer é que o quero também na minha estante rs. Se ela é casa o ciúme é meio infundado, mas de certa forma, acho que ela não consegue evitar rs. Eu gosto deste tipo de estrutura, mas se bem que também é sempre bom conhecer os detalhes da cidade, pois em alguns livros isso faz toda a diferença. Se há um fim, ficamos sempre receosa quando há continuação, mas tomara que seja tão bom quando você diz ser este.

    Beijos :D
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  9. Esse livro deve ser muito bom mesmo, só vejo resenhas positivas com basicamente os mesmos elogios, Super legal.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  10. Oi Ane :)
    Ótima resenha. Eu tenho visto mesmo muitas resenhas positivas sobre esse livro, mas só a sua realmente me chamou atenção :) Agora vou precisar ler UAHSUAHSA Eu já li um livro em forma de e-mail e afins, é interessante. Gostei desse tipo de narrativa, mas deixa as coisas bem a cargo da nossa imaginação mesmo. Poucos detalhes, mas enfim. Adorei, que bom que gostou do livro e que pena que tem uma continuação, livros TÃO bons merecem ser únicos :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Até agora não li nenhum resenha negativa sobre esse livro e ele já tá na minha wishlist. Sério que você não sentiu a necessidade de uma sequência? Pensava que o final deixava uma super brecha e sei lá.

    ps: queria para de ler @mor pronunciando "mor" #CulpaDoTwitter

    xx
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Ganhei este livro em uma promoção e até então estou aguardando recebê-lo. Parece ser muito bom e a cada resenha que leio, fico mais curioso.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Fui na Leitura esses dias e não pude deixar de comprar esse livro, pois já tinha lido muitas resenhas e tinha gostado, ainda não comecei a lê-lo mas estou ansiosa. Adorei sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  14. "♫ Eu vou, eu vou ganhar o kit A Branca de Neve e o Caçador que o My dear library e a Novo Conceito estão sorteando, Parara-tim-bum. Parara-tim-bum ♪"
    Lili
    www.facebook.com/lilibollero

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in