Sponsor

dezembro 09, 2012

O Pássaro por Samanta Holtz

O Pássaro por Samanta Holtz.

ISBN: 9788575796381
Editora: Novo Século
Ano: 2012
Número de páginas: 480
Classificação: 4/5 estrelas
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Submarino - Compare os Preços


Sinopse: Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados.


Nunca sei o que é mais difícil; resenhar um livro que não me identifiquei muito com a história e por essa razão eu acabei não gostando muito, ou resenhar um livro pelo qual me apaixonei. Em ambas as hipóteses a situação é um tanto complicada, já que como vocês mesmos podem perceber eu meio que sempre acabo deixando as minhas emoções transparecerem enquanto escrevo. E em um ano que, especialmente a literatura nacional me trouxe boas surpresas, O Pássaro veio para fechar com chave de ouro.

Sou apaixonada por romances de época e por esse motivo desde seu lançamento, O Pássaro era um livro que me despertava muita curiosidade, mas mesmo com uma sinopse bem escrita e sugestiva, eu não estava preparada para as emoções que a história em si me traria.  Com um enredo forte e personagens surpreendentes fui conquistada logo nos primeiros capítulos e quando percebi já estava encantada e envolvida não apenas com a narrativa central do livro, mas com todo o universo criado pela a autora.

A narrativa é suave e delicada, o que contrasta com a personalidade forte e determinada da protagonista, a jovem Carolina Mondevieu. Filha mais nova do implacável Barão Enézio Mondevieu, Carolina ainda criança aprendeu da pior maneira possível a temer o peso da mão de seu pai, mas junto com este medo foi crescendo dentro dela o desejo pela liberdade. Para Carolina a vida submissa que sua mãe Antonelle e sua irmã Elizabeth levavam era uma prisão. Porém, ela estava disposta a correr os riscos que fossem necessários para ser livre, só que ela não contava que no meio do caminho ia acabar se apaixonando. Quando seu caminho se cruza com o de Bernardo Rachlev, o jovem domador de cavalos do feudo de seu pai, não só a busca pela liberdade ganha um novo sentindo, mas a sua vida toda.

Com uma narrativa doce e cheia de surpresas, a autora Samanta Holtz leva o leitor ao século XIII para viver uma história de determinação, aventura, grandes revelações e amor. O ritmo de leitura foi tão envolvente que eu simplesmente não conseguia largar o livro. E o fato mais legal de toda a trama que a autora criou é que, ela não direciona a narrativa apenas para os personagens centrais. Todos os personagens têm suas próprias histórias que vão acontecendo em paralelo com a história de Carolina, com isso além de deixar a narrativa mais real e emocionante a autora conseguiu destacar outros personagens maravilhosos como Filip, o melhor amigo de Caroline.

É quase impossível não se encantar pelo Filip. Pense em um ser humano fantástico, capaz de abrir mão de seus sentimentos, para ver quem ama feliz. Não só isso, ele foi capaz de perdoar o que para muitos, principalmente na época em que o livro é narrado consideravam, o maior ato de humilhação pública em nome do amor que sentia. Alguém que incapaz de impor sua vontade a força, se essa fosse trazer a infelicidade de outra pessoa. Sim! O mundo seria um lugar mil vezes melhor se houvessem mais pessoas com o caráter e o coração nobre dele.  O Filip só não conquistou de vez meu coração, por que o Bernardo chegou antes. (Ok, eu tenho uma queda por homens teimosos admito).

E Bernardo é "insuportavelmente" tão teimoso como Carolina é mimada e juntos eles formam um casal de dar nos nervos de qualquer um. Tinha momentos que eu achava os dois à “coisinha mais fofa“ juntos, em outros eu queria que o Bernardo largasse a Caroline por que ela se comportava como uma “criança pirracenta” e às vezes acontecia o contrário, eu torcia para que ela o largasse por ele ser comportar como um “perfeito idiota”. E o pior de tudo, o que mais me deixava doida era que só os dois não enxergavam o óbvio. E infelizmente quando eles conseguiram enxergar isso foi um pouco tarde demais.

Mesmo com algumas falhas que a editora deixou passar na hora da revisão, O Pássaro possui a leveza de romance muito bem escrito que entre as suas entrelinhas tem todo um mistério e magia que o leitor vai desvendando aos poucos. Parte disso se dá por conta do povo cigano tão ricamente descrito no livro, mas principalmente pelas reviravoltas que a história tem. Eis um livro que não é óbvio, e por mais que o final tenha me levado às lágrimas, eu não consigo imaginar em um desfecho tão perfeito e bonito, do que o dado pela a autora.

Sinceramente eu não consigo encontrar as palavras corretas para finalizar essa resenha. Acho que qualquer coisa que eu vá escrever aqui, não vai conseguir transmitir o que de fato eu estou sentindo. E como realmente me faltam palavras, as únicas que eu encontro e que se aproximam do que quero dizer a vocês são; Lindo, fantástico e surpreendente!

Recomendadíssimo! (clichê eu sei, mas me perdoem não consigo pensar direito quando estou emocionada).


Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Ane! Estou ansiosa para ler O Pássaro! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ane :)
    Ain, estou com medo de ler esse livro agora. Sério, muito medo UASHAUHSUAHSUA Eu creio que irei gostar, mas ainda assim estou com medo. Adorei sua resenha, muito boa <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Querida Ane

    Que delícia entrar aqui em sua resenha e ler palavras tão lindas sobre meu livro!!!

    Especialmente sobre Filip, que realmente foi um personagem criado com tanto carinho e tanto amor... <3 Claro que todos os outros também, mas eu compartilho da sua opinião de que ele é especial!!!!! Fico feliz que tenha captado a essência dele e do livro como um todo :)

    Obrigada por dividir sua opinião com seus leitores!!!!

    Um beijo enorme!
    Sam

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sua resenha ficou muito boa, tenho bastante vontade de ler esse livro mas ainda não tive a oportunidade, infelizmente.
    Parabéns pela resenha
    beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii Ane, fico feliz de ler uma resenha que fala tão bem do livro e saber que esse livro me aguarda na estante, é triste quando leio resenhas assim e não tenho o livro.
    A Sammy é uma pessoa muito especial, com certeza seu livro não seria um simples livro, quero muito ler e poder sentir todas as emoçoes que vc sentiu no decorrer do livro...

    Parabéns pela resenha...

    BjOs!!!

    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane,
    Pense numa pessoa que está com uma relação de amor e ódio com este livro... Adorei a história, mas estou revoltadissima com final dela... Chorei horrores!!

    Mas eu Super recomendo!

    To parecendo Bipolar né!! rsrs

    bjus

    Fran

    ResponderExcluir
  7. Que linda sua resenha. Muito bem cuidada, adorei a maneira que vc usou os argumentos. Lindo! Bks


    P.S: está rolando um sorteio de um livro e uma bolsa lá no blog. Venha participar: http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/2012/12/sorteio-janeiro-feliz.html

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Sou louco por esse livro. Parece ser uma leitura maravilhosa mesmo. Todos elogiam bastante a história e a Samanta é muito fofa. *-*
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane! Este foi um dos melhores livros que li este ano, e sei como é difícil resenhar algo que amamos, mas você se saiu muito bem. A resenha está clara e desperta a vontade de ler, no meu caso reler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Todos falam o quanto esse livro é perfeito, até mesmo você. Juro que estou louco para ler, porque é um livro nacional e é um tema que nunca li, pois é. A Samantha é muito fofa e querida. Assim que puder vou comprar esse livro, louco para ler. Parabéns pela resenha aguçou minha vontade.

    Beijos, 7hings.com.br acessa, o blog espera por você

    ResponderExcluir
  11. Oi Ane, que resenha mais maravilhosa (além de ficar encantada com as palavras, tudo o que eu pensava era que eu também queria escrever assim! rsrs)
    Eu já tinha lido alguma coisa sobre o livro, mas nunca prestei realmente atenção à sinopse nem sobre a história em si, mas adorei o enredo e sinto, agora, que preciso de um pouco disso que você sentiu! Fico encantada quando um autor consegue criar personagens conplexos que conseguimos amar e odiar ao mesmo tempo, porque pessoas são assim, e não é fácil ser tão verossímil.
    Adorei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Já cheguei a ver o livro, mas nunca tinha cogitado em ler, porém parece ser interessante...
    valeu pela resenha!

    ResponderExcluir
  13. Olá Ane, eu também nunca sei o que é mais difícil haha, mas a sua resenha está ótima e clara!
    E já ouvi falar sobre o livro e sobre a autora, até procurei diversas informações e preços, mas ainda não tive a oportunidade de comprar/ler, ainda mais porque me interessei bastante por ser literatura nacional, da qual não desfruto muito.
    Beijos, e que outras leituras te proporcionem o mesmo sentimento que este.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  14. Ai, é muito difícil resenhar um livro quando a gente se apaixonada por ele mesmo! Mas eu adorei a sua resenha! Já tinha lido outras resenhas sobre esse livro mas depois da sua fiquei com mais vontade ainda de ler, se a minha pilha de livros pra ler não estivesse tão grande, compraria hoje mesmo!
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in