Sponsor

janeiro 13, 2013

Deslembrança por Cat Patrick

Deslembrança por Cat Patrick.

• ISBN: 9788580571622
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Número de páginas: 256
• Classificação: 3 estrelas
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino - Compare os Preços

Sinopse: “Não tenho passado. Minhas únicas lembranças estão no futuro”.
Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Sabe quando você está procurando um livro curto com uma história que, ao mesmo tempo em que se mostra interessante é bonitinha e fofinha? Foram justamente esses os motivos que me levaram a ler Deslembrança no fim de 2012. Embora o livro tenha cumprido bem o objetivo de ser uma leitura agradável para os meus curtos dias de férias, eu senti falta daqueles pequenos detalhes que diferenciam um livro do outro o tornando inesquecível.

A primeira impressão que o livro passa é que ele tipo uma adaptação literária do filme “Como se você a Primeira Vez”, mas conforme você vai se adiantando na leitura as sutis diferenças entre os dois, vão se mostrando. Deslembrança começa como mais um livro de romance adolescente em que, a personagem principal aparentemente sem graça cai de amores por um garoto recém-chegado ao colégio que é óbvio também cai de amores por ela. Até aqui o livro não traz nada muito diferente do que já conhecemos, porém o grande diferencial em Deslembrança é o enredo.

Toda noite, exatamente às 4h33min a mente de London Lane se apaga, fazendo com ela se esqueça de todas as suas lembranças do dia anterior. Mas o que até então parece ser uma coisa “normal” muda de contexto quando que por alguma razão estranha, não explicada no livro, ela consegue se lembrar de fatos que vão acontecer. Ou seja, London pode não se lembrar do que almoçou ontem, mas sabe o que vai almoçar amanhã. Isso em minha opinião deixou a narrativa muito confusa, além de passar uma imagem que a história tem algo de sobrenatural de plano de fundo, algo que logicamente não tem, ou se tem não foi suficientemente convincente.

A narrativa do livro é muito fluida o que faz com que a leitura seja fácil e bem rápida. London é uma personagem que foge bem dos estereótipos das mocinhas dos livros do gênero, o que foi uma grande surpresa em virtude do começo um pouco clichê que a história teve.  Todas as noites ela deixa bilhetes para sim mesma, dessa forma quando acorda, London consegue saber os acontecimentos que sua mente apagou. Muitos podem até achar bonitinho que por um longo tempo, o namoro de London com o irresistível Luke tenha sobrevivido através das anotações dela e das fotos do casal espalhadas por seu quarto, porém eu confesso que achei essa situação um tanto forçada. Tipo assim: "Você acorda sem nem ter a noção que você tem um namorado, lê o que deixou anotado para sim mesma na noite anterior, vê algumas fotos de vocês dois juntos, e pronto se apaixonada novamente." Ok. Luke é atencioso, carinhoso e lindo, mas mesmo assim eu ainda continuo achando isso um tanto sem nexo.

Até certo ponto a história consegue prender o leitor por que ela tem todo um clima típico de suspense, como várias perguntas que ficam pairando no ar como; o porquê em suas “visões” do futuro London não consegue ver Luke, algo que até então nunca tinha acontecido? Ou por que as suas lembranças começam a ficar tão perturbadoras desde que ele entrou na sua vida? Qual verdade tão dolorosa que a mãe de London esconde dela? E por que suas lembranças são apagadas todos os dias precisamente às 4h33min? Tenho que admitir que mesmo não gostando muito suspense, a busca por essas respostas não me deixavam desgrudar do livro, mas foi justamente ai que a autora deu não apenas um pequeno tropeço. Ela caiu e caiu bem feio.

Que eu gosto de autores objetivos que não ficam enrolando capítulos e capítulos para desenvolver a história, não é segredo para ninguém. Só que o problema de Cat Patrick é que ela foi objetiva demais, como se ao invés de tentar prolongar mais um pouco a história desenvolvendo e explorando todo o enredo da melhor forma possível, ela simplesmente achou conveniente dar meias respostas e pronto acabou o livro.

Tudo bem, as “meias” respostas dadas pela autora são até aceitáveis dentro do contexto geral da história, e uma meia resposta é sempre melhor do que resposta alguma. Mas a forma como os personagens resolvem essas questões são simplórias demais e deixam aquela sensação de vazio quando o livro acaba. Infelizmente nem mesmo o romance entre London e Luke foi suficientemente marcante para sustentar o bom ritmo do livro até o final também.  De verdade, chega até ser uma “judiação” com uma história que tinha tudo para ser incrível, ir perdendo todo seu brilho enquanto se aproximava das páginas finais. Foi muito triste, para não dizer decepcionante.

Bem, com uma história bonitinha e leve, Deslembrança é um livro que mesmo não surpreendendo consegue ser uma leitura agradável. A minha dica é não esperar muito dos momentos de ação e focar mais no romance da história do que no suspense em si, caso contrário você pode se decepcionar.


Comentários via Facebook

29 comentários:

  1. Adorei sua resenha, e que bom que vc já alertou.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Precisava ler alguma resenha desse livro, estava pensando em pegá-lo para ler, e bom, me esclareceu muito sua resenha dele >< Uma pena o suspense e o desfecho não ter satisfeito tanto, e ter uma certa judiação na estória, mas acho que pelo romance vale à pena ler o livro não?! Espero ler em breve o/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. eu quero ler esse livro, pelo menos parece ser uma leitura tranquila né xp

    ResponderExcluir
  4. Gostei da Resenha Ane...vou ler esse livro.
    Quando li a sinopse , de cara lembrei do filme "Como se fosse a primeira vez"
    Adorei amiga.

    http://boraemagrecercolega.blogspot.com.br/

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi, gostei da resenha, quer ler o livro... gostei da sua dica para focar mais no romance...é que fica muuito difícil trabalhar vários elementos em um único livro..entendo...
    Bjshttp://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane! Li Deslembrança ano passado e gostei pela doçura do romance, eu estava procurando um livro meigo e este cumpriu o papel. Também lembrei do filme, a perda de memória de London e a dedicação de Luke, são semelhantes ao casal do cinema.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo com você. Ela se re-apaixonar todo dia por Luke realmente é sem nexo. Eu li esse livro e não gostei muito.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu li uma resenha hoje desse livro e a pessoa disse a mesma coisa que você e eu já não muita vontade de ler agora então perdi totalmente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Acho que se eu ler este livro não gostarei tanto, mas mesmo assim quero muito lê-lo, vá entender haha. Mas, acho que se eu ler este livro, vou tentar me livrar das expectativas antes haha. Adorei a sua resenha, ficou ótima.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá eu li o livro muito rapido amei a estoria, o fim foi meio estranho por que não respondeu nada mas o desenrolar da estoria eu gostei e foi parecido com o filme Como se fosse a primeira vez que ele tem de fazer ela se apaixonar todo dia achei muito fofo

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Olha eu estou louco para ler esse livro, me disseram muito bem dele, e eu não sei. Mas depois me disseram ruim. Logo, vou fazer uma troca no skoob por ele. A capa é simplesmente linda. Eu gosto desse tipo de história, que tem até um filme que parece. Quero ler demais, me dá ele de presente?

    Beijos&Abraços, 7hings.com.br passa!..

    ResponderExcluir
  12. Sou apaixonada por esse livro, ele vive disputando com "Quem é você, Alasca?" o lugar de meu favorito.
    O final é meio subjetivo, acredito que a autora poderia ter explorado mais, mas mesmo assim, continuo morrendo de amores por Deslembrança.
    Sua resenha ficou ótima!
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Ane!
    Minhas impressões foram bem parecidas com as suas. Fiquei bem decepcionada com esse livro, uma vez que quando a história estava realmente boa, a autora resolveu ser objetiva demais e encerrar. O que é bem triste, afinal, a meu ver o livro tinha tudo para ser excelente. Enfim, como sempre adorei a sua resenha :)

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane!
    Então, fiquei com o pé atrás nessa resenha. Acho que não compraria... Sem contar que as resenhas que você publica são tão sinceras e verdadeiras, isso que me atrai mais ♥

    Ah, te indiquei para uma campanha de "incentivo à leitura" lá no meu blog. Se depois você quiser fazê-lo: http://pahyui.blogspot.com.br/2013/01/campanha-de-incentivo-leitura.html

    Um beijo ♥

    ResponderExcluir
  15. Também achei 'Deslembrança' bonitinho e leve!
    Não é o livro que vai te marcar, mas traz uma boa história e um bom final (embora eu tenha achado um pouco apressado).
    E desculpe-me pela demora em retribuir a visita! Estive viajando e minha caixa de e-mail esteve desatualizada!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho muita vontade de ler esse livro.
    Bjs
    http://www.aboveonline.com.br/contato.html

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane,

    achei esse livro muito fofo, mas achei o final bem abruto.
    Tenho a esperança de que seja o primeiro de uma série, porém não li nada a respeito de uma continuação.
    Espero que a autora investa em uma continuação. ^^

    beijos.

    Lu - http://www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  18. Comprei esse livro pois adorei a sinopse dele. Mas me decepcionei um pouco com ele principalmente do meio para o fim. Também tive a mesma impressão que você. De repente a autora pensou preciso acabar o livro e resolveu tudo em um minuto. Quanto a questão de se apaixonar, vai ver o cara era maravilhoso hehehehehe. É esquisito mesmo, se ela falasse que tinha uma atração por ele todo dia até vai, mas ninguem se apaixona assim não. Mas é um livro para ler, quando a gente estiver querendo dar um tempo de livros mais pesados e com muito drama.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Ane, eu sempre vejo resenhas com diferentes opiniões sobre o livro, uns amam, outros não vêem tanta graça assim. Tenho curiosidade em ler a história, mas nada que me faça criar qualquer expectativa. Desde já tenho que concordar que o enredo tinha tudo para ser fantástico, mas pelo visto passa longe disso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu quero ler esse livro, mas tenho um enorme receio. Esse negócio de autora não ter dado uma resposta suficiente para os mistérios meio que me deixam com um pé atrás.
    Acredito que só gostarei do romance. rs
    Parabéns pela resenha!
    E eu entendi bem sua opinião.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Quando esse livro estava para lançar eu lembro de ter colocado-o na lista de desejados e de quase ter comprado ele várias vezes. Mas depois que fui lendo as resenhas fiquei extremamente desanimada... todos concordam com você.
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. eu to doida pra ler esse livro. a história é bem promissora, e a capa é linda de mais. mas é realmente uma pena quando o autor não desenvolve uma história que tem um potencial grande e acaba se tornando mais uma história "legalzinha" :~
    você sabe se vai ter continuação? ou vai ficar só nas "meias respostas", como você colocou?

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Uau, adorei a resenha. Deu vontade de ler o livro - que até então eu não conhecia!
    Beijão

    ResponderExcluir
  24. Cara, que pena que o livro não é tão bom assim. Sempre achei que Como se fosse a primeira vez seria ótimo, caso fosse mais desenvolvido e não tivesse o Adam Sandler hahaha Mas de fato, acho meio incrível isso de reconstruir toda uma vida diariamente, sem grandes empecilhos...

    ResponderExcluir
  25. Não li esse livro ainda1
    Acho muito linda a capa!
    Sua resenha está perfeita!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Sua resenha está ótima, bem explicativa e aberta.
    Não sei porque, mas desde que me deparei com a sinopse de Deslembrança, senti que seria uma leitura leve, mesmo. Ainda assim acho que vale a pena arriscar. Quero ver como a autora pode aproveitar o enredo.

    Clara
    http://labsandtags.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Poxa, que pena que o livro não é tão emocionante assim, porque a capa é linda e a ideia é ótima.
    Beijos flor :*
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  28. Eu realmente não tenho problemas quando os autores são diretos, acho que dar valor aos pontos certos é importante, e foi assim que vi "Deslembrança". O mistério de diversos porquês, como você relatou, foi um plus para eu gostar ainda mais da história.

    Sobre as respostas meio vagas, até imaginei que teria um segundo livro, mas acho que realmente não vai ter. Uma pena, porque amei a London! :)

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  29. Olá.
    Eu achei também o livro super fofinho e tranquilo. O romance é bonitinho, mas o suspense deixa a desejar mesmo. Acho que falei no clube já que o desfecho foi meio blé. Uma pena, mas enfim :/ Adorei a resenha, ótima.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in