Sponsor

julho 10, 2013

Café Literário – O bendito Spoiler ...



Ele é visto com um grande vilão, e já foi responsável por várias discussões calorosas entre amigos. Mas afinal, o que é spoiler?

“Spoiler em português literalmente significa espoliador, ou aquele que pratica espoliação, (spoiler do inglês para aquele que estraga ou aquele que subtrai deteriorando, degradando, delapidando ou depredando algo) o termo se refere a qualquer fragmento de uma fala, texto, imagem ou vídeo que se encarregue de fazer revelações de fatos importantes, ou mesmo, do próprio desfecho da trama de obras tais como filmes, séries, desenhos animados, animações, conteúdo televisivo, livros e videogames em português brasileiro, videojogos em português de Portugal, que, na maioria das vezes, prejudicam ou arruínam a apreciação de tais obras pela primeira vez.”


Tem pessoas que simplesmente odeiam spoiler, só que essa que vos escreve admite, - gente EU AMO SPOILER! Não, não sou doida, só que ao contrário do que acontece com a maioria das pessoas, o spoiler não faz com que eu perca a vontade de ler o livro, assistir aquele filme ou série. Na verdade muitas vezes é justamente o spoiler que me deixa mais curiosa para saber o que vai acontecer.

Como assim Ane? O spoiler já conta tudo o que vai acontecer. Sim, isso é verdade, mas ele não te conta o que levou o autor a criar aquela situação tão legal.  Tipo, o que mais curto em um livro, filme ou série não é o final e sim a forma como o autor desenvolve a história e guia os personagens até o fim. Claro que algumas vezes um péssimo final estraga a história toda, porém se o desenvolvimento foi bom em minha opinião isso não chega a ser um defeito.

O que realmente me incomoda é enredos enrolados em que o autor deixa tudo para o final. Não importa que o final tenha seja maravilhoso, se a história não é bem desenvolvida isso sempre acaba me frustrando um pouco.

Muitos livros, principalmente os de série e gosto de saber o que vai acontecer antes de começar a leitura. Dessa forma se morrer algum personagem que amo, eu meio que já vou estar preparada emocionalmente para perda. Foi assim em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Destino do Tigre, O Lorde Supremo, entre outros. Eu já comecei a leitura sabendo quem ia morrer, não que isso tenha me impedido de chorar até ficar desidratada, mas o impacto foi menor.

Outra mania que tenho considerada quase um “crime” para alguns leitores é de ler o ultimo parágrafo do livro. Por que eu faço isso? Simples! Por curiosidade e para me torturar também, pois normalmente eu fico ainda mais ansiosa para descobrir por que a história acabou daquele jeito.

Bem, - ficou claro que eu não tenho nenhum problema com o senhor spoiler, mas sempre tomo todo o cuidado para não dar nenhum nas resenhas que escrevo. Afinal, vai que eu seja a única doida na face da Terra que precisa saber qual é à revelação bombástica do próximo episódio de Pretty Little Liars, ou se meu casal favorito vai ficar junto no final (...).

E vocês odeiam ou amam spoiler?

Comentem!

Beijinhos;***
fonte: Wikipédia | imagen: Tumblr

Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Ane eu não ligo pra spoiler, assim como vc eu ate curto, mas como blogueira da um medinho, pois tem muitos leitores que são do contra e não cortem ai a gente tem que fazer um jogo de cintura!

    depois se quiser passa la no meu bloguinho!

    ResponderExcluir
  2. Eu o-d-e-i-o spoiler. Meus irmãos às vezes liam PJ mais rápido que eu, e ficavam aqui em casa comentando o final. Eu tinha muita raiva! Ia direto pedir pro meu pai brigar com eles. Detesto ver spoilers, detesto, realmente acho que estraga a surpresa do livro. Mas tem vezes que eu realmente não me seguro e vou ver o último parágrafo, rs.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane. Ao contrário de você, não sou fã de spoilers. Gosto de me surpreender com a história e tal, levar aquele choque mediante a alguns fatos. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane, você sabe minha opinião néh, acho você meio doida por gostar de spoilers e também por ler o último parágrafo, eu até entendo o seu lado de querer saber como foi que o autor chegou aquele final, mas para mim tudo é legal, tanto a trama quanto o desfecho da história, eu gosto de ter a surpresa, de poder chorar, sorrir, de me sentir apreensiva sem saber o que vai acontecer, quem vai ficar com quem, quem vai morrer, gosto da surpresa do final. Adorei o café literário.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie Ane, eu acho que fico em um meio termo, e que existe vários tipos de Spoiler...por exemplo alguma coisa da história que não seja o final ou uma morte ou algo bombástico e que vá só me instigar ok, agora se for simplesmente para me falar as partes mais legais e/ou importantes dos livros ai não gosto não!!!

    ResponderExcluir
  6. Ai eu não consigo gostar de ler spoiler, detesto que alguém me conte qualquer coisa que possa revelar algo do filme, série ou livro, tanto faz todas eles me deixam nervosa de descobrir alguma coisa importante para o contexto do que eu quero ver/ler...
    Abraços
    Melissa Padilha
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito de spoilers - quando procuro por eles. Sou bem dessas que, se está curiosa e ansiosa, vai lá e quer saber de tudo que pode sobre o que rola no futuro do livro/filme/série. Mas quando o spoiler é jogado na minha cara sem eu pedir, aí não gosto não HAHAHAHA

    Beijocas!
    www.nossosromancesadolescentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane, vou confessar, eu também amo spoiler. Eu não consigo ler um livro sem ver a ultima pagina. E quando é livro policial por exemplo, eu tenho que saber quem é o assassino se não me dá um negocio. Mas outro dia cai do cavalo com o livro Um dia. Li a ultima pagina e achei que ia dar tudo certo no final e dancei heheheeh

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,nunca tinha parado para saber o que é spoiler,adorei vc ter dito o que era,e sinceramente também gosto de uma opiniãozinha sobre o que quero ler ou assistir,te anima pra saber o que é que tem de tão ruim ou o que é tão bom naquilo.Não sei pq muitas pessoas não gostam é tão mais divertido!!bjos

    ResponderExcluir
  10. iUHAuihaiuHAiuahIUAh
    Desculpa, mas tive que colocar essa risada bem cumprida para mostrar que eu ri mesmo. ;x
    Eu entendo bem a mania das pessoas em não querer saber, e eu às vezes sou assim também. Mas juro que tem livros que me fazem me sentir exatamente como você. Em alguns casos, eu simplesmente preciso saber, e conhecer o que vai acontecer, ainda assim, não supre isso. Eu leio ainda mais avidamente para saber como. ;D
    E eu também folheio as últimas páginas. Eu evito, mas às vezes é mais forte que eu.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Outro dia minha mãe indicou um filme para um amigo começando a descrevé-lo logo pelo final (bombástico) e dei uma super bronca nela - isso não se faz! Mas aí acabamos conversando sobre isso e meio que adquiri uma nova perspectiva nisso de spoiler: talvez não seja tão vilão assim, como você mesma diz. Em um bom livro, o caminho importa mais do que a chegada...

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Ane não acho que seja doida rsrs
    Gostei de seu texto e sim gosto de vez em quando,nem sempre faz um estrago não é?
    Nossa você também? tenho a mania de ler o último parágrafo do livro pelo mesmo motivo rsrs que legal que temos isto em comum.
    Nos livros depende muito,afinal se for aquele que amo muito e quero descobrir sozinha fico com raiva,mas sabe o que odeio mesmo? é isto quando vou assistir a um filme rsrs

    PS:me desculpa a demora para passar aqui e obrigada pelos comentários fofos deixado no De tudo e um pouco ^^

    bjus
    Tamires C.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane!
    Adorei o post, esse é um assunto que rende... spoilers são os vilões que mais acabam com amizades por ai! hahahahaha
    Eu curto aquele "meio spoiler" sabe? rs
    Aquele que não entrega logo de cara o que acontece no livro/série... que faz a gente pensar em mil possibilidades.
    Mas tem gente que é desagradável, que não sabe o limite de até onde o spoiler deve ir e te conta absolutamente tudo, ai acaba com a graça ao invés de atiçar a curiosidade.
    Eu procuro fugir dos spoilers pela internet, porque sempre entregam demais, gosto de pedir pra um amigo... que ai dá pra dar uma controlada até aonde eu quer saber!

    E a mania de ler o último parágrafo do livro? hahaha CRIMINOSA SE APRESENTANDO! kkk É um crime mesmo, mas eu não resisto!!! Mas as vezes nem dá pra sacar de cara o que acontece... na maioria das vezes eu fico tão focada na história que eu até esqueço que li lá o final! rs

    Beijos!
    Vícios em Três. (@viciosemtres)

    ResponderExcluir
  14. cara eu nunca tive problema com spoiler olha
    acho até bom pq sou mega curiosa husauhasuhas

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto do Spoiler.... pois gosto de saber o que acontecerá... assim fico com mais vontade de ler... pois quero saber os detalhes....e posso me preparar emocionalmente para o fato....

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Antes eu tinha a mania de ler o último parágrafo também ^^ Ficava aquela emoção de saber qual seria o densenrolar para chegar até ali ahahaha mas eu parei com ela, peguei um spoiler não muito legal em um livro anos atrás. Eu até gosto de um spoiler mas aquele que espanta e dá um baque (morte de personagens) eu prefiro não saber ahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ai, vou falar a verdade: eu também curto spoilers. Assim como você, isso não me impede de me emocionar tanto ou ainda mais do que eu me emocionaria com tal fato caso eu não soubesse dele.
    Eu também olho o final! ASUAHUSHA Eu não olhava antes, mas umas amigas pegavam o meu livro e liam o último parágrafo só pra me torturar, falando: "Luara, você não sabe o que vai acontecer!". Daí peguei essa mania. Mas só leio a última frase. :P

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Oi Ane!
    Detesto spoiler! KKK
    Sou demasiadamente curioso. Então, se eu leio um spoiler, perco boa parte do interesse que eu tinha antes.
    Nesse aspecto, somo bem diferentes. rs
    Gostei de saber sua opinião a respeito desse "troço" que realmente é o motivo de muitas discussões.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  19. Eu amo spoilers.
    As pessoas a vezes me perguntam "pra que ler o livro se você ja sabe o final".
    Mas eu acho, igual a você, que o mais interessante não é saber o que vai acontecer. Mas o contexto em que acontece.
    E eu também amo ler pelo menos os últimos dois paragrafos do livro. As vezes eu fico tão ansiosa para saber porque terminou daquele modo que eu até leio mais.

    ResponderExcluir
  20. Ane, em alguns momentos eu gosto de spoiler, principalmente se tenho dúvida se vale ou não a pena ler tal livro ou ver algum filme. Sabendo um pouco do que vai acontecer quando a história é triste ou pesada, faz com que me prepare emocionalmente para entrar nela.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Oi!! Eu realmente não ligo para spoiler. Ane você não esta só!! Eu já gostei muito de procurar spoiler e faço isso hoje antes de ler ou ver algo, pois quero saber se eu realmente vou gostar ou o tipo de situação que vou me deparar... E como você bem colocou isso não me tira a graça da obra, (apesar de às vezes diminuir o impacto), pelo contrario me faz ter ainda mais interesse pela historia, sendo também crucial na hora em que eu decido comprar algo! Afinal o que me faz gostar mesmo é como aquela historia será desenvolvida... Entendo que para alguns é algo inadmissível, mas no fim é apenas uma questão de perspectiva!

    ResponderExcluir
  22. Eu A-M-O spoiler, não consigo ler o livro sem olhar a última página. Sou parecida com você, o spoiler me deixa com mais vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in