Sponsor

outubro 27, 2014

A Namorada do meu Amigo por Graciela Mayrink

ISBN: 9788581635637
Editora: Novas Páginas
Ano de Lançamento: 2014
Número de páginas: 336
Classificação: Muito Bom
Este livro foi enviado como
cortesia para resenha.
Sinopse: Quando voltou das férias de verão, Cadu não imaginava a confusão em que a sua vida se transformaria. Era para ser um ano normal, mas ele entrou em uma enrascada e está correndo o risco de perder a amizade do cara mais legal do mundo. O que fazer quando a namorada do seu amigo vira uma obsessão para você? Os churrascos da turma da faculdade talvez ajudem a esquecer Juliana, e, se depender do esforço do divertido Caveira, não faltarão garotas gente boa para preencher o coração de Cadu. Mas não adianta forçar... Quem consegue mandar no coração? Alice, a irmã de Beto, é só mais uma das dores de cabeça que Cadu tem que enfrentar. A vida inventa cada cilada!

Quando soube do lançamento de, A Namorada do meu Amigo da autora Graciela Mayrink, eu fiquei bastante curiosa para conhecer a história. Especialmente por que o livro anterior da autora, Até eu te Encontrar é um dos meus favoritos. Porém, confesso que até o capitulo dez me bateu certo receio de não me encantar muito com a leitura, pois como vocês sabem sofro de “crise de idade literária”. Mas, conforme a narrativa foi avançando me vi conquistada por uma história leve e divertida.

Cadu, Beto e Caveira são como os Três Mosqueteiros, amigos inseparáveis desde a infância. Ao retorna a sua cidade natal Rio das Pitangueiras, após as férias de verão Cadu não podia imaginar que a sua vida estava prestes a virar de ponta cabeça.  Beto o “Dom Juan” do grupo começou a namorar sério e se isso já não fosse surpreendente o bastante, a moça em questão é a antiga vizinha de Cadu. Juliana, ou simplesmente Juju era uma menina chata que viva atrás do trio quando eles eram crianças. Quando ela foi embora bem intimamente Cadu ficou “feliz” por não ter mais aquela garota sem graça no seu pé. Mas, os anos passam e as pessoas mudam e a Juju e sua família estão de volta. E esse retorno promete bagunçar a vida até então pacata desse grupo de amigos.

Ao reencontrar Juju, Cadu se apaixonada perdidamente por ela. A partir desse momento em diante ele passa a viver o dilema entre revelar seus sentimentos para a ela e colocar a perder sua amizade de infância com Beto. Ou suportar ver o seu grande amor nos braços de outro. E se já não bastasse esse problema, Cadu ainda precisa fugir constantemente das investidas de Alice, a irmã caçula de Beto. É realmente parece que esse ano não será nada tranquilo para em Rio das Pitangueiras. Entre os estudos, festas e confusões amorosas Cadu, Beto e Caveira vão descobrir que através de alguns altos e baixos a vida sempre dá um jeito de colocar tudo em seu devido lugar.

A Namorada do meu Amigo possui todos os clichês dos livros voltados mais para o público adolescente. Entenderam a ”crise de idade literária” no começo da leitura? Porém, mesmo com essa narrativa mais “teen”, a autora conseguiu inserir pequenos detalhes no enredo que tornam a leitura envolvente.  A histórica em sim, não apresenta muitas surpresas durante o seu desenvolvimento, mas foi me conquistando por conta do carisma dos seus personagens. Em especial o Caveira, que em minha opinião é o melhor personagem do livro.

Claro que eu também gostei dos outros personagens. O Cadu é um fofo o que torna a tarefa de não se encantar por ele praticamente impossível. E mesmo o Beto tendo algumas atitudes irritantes (chiliques), é bem difícil não gostar dele também. Na verdade tive a sensação que a maneira com a autora desenvolveu a personalidade do Beto na história foi meio “proposital” para quem ler o livro não gostar muito dele mesmo. Bem, eu pelo menos senti isso. Na verdade o único personagem que não me agradou muito foi a Juliana. Tipo ela me pareceu muito apática durante toda a narrativa. Sabe aquele personagem sem sal e sem açúcar? Admito que conforme os capítulos avançaram comecei a torcer para que a Alice conquistasse o coração do Cadu. (pronto falei!)

Mas, como nem tudo são flores em minha vida literária, apesar de ter gostado muito do livro infelizmente alguns pontos dele me incomodaram um pouco. O primeiro foi o fator tempo na narrativa. Em alguns momentos ela era muito apressa e o que deixava alguns fatos confusos. Outro ponto foi o final (...). Assim, eu entendi o objetivo da autora, porém achei que ele um tanto vago. Em minha opinião a autora podia ter escrito um epílogo contando, o que tinha acontecido daquele ponto em diante. Sei lá, pelo “drama” todo que aconteceu eu realmente esperava um final mais emocionante. Só que, infelizmente não foi bem assim que tudo acabou.

"Os momento de decisão são importantes em nossa vida, mas nem sempre significam algo bom ou fácil."

A Namorada do meu Amigo é um livro gostoso de ler, que mesmo pecando em alguns detalhes consegue cativar com uma história leve e personagens cativantes.

Comentários via Facebook

26 comentários:

  1. Também torci loucamente pela Alice! acho que ela merecia mais o Cadu que a Juju, meu personagem preferido é o Caveira, como ele me fez rir!
    virei fã da Graciela e quero ler mais livros dela
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane, tudo bem?
    Eu já tinha lido a respeito desse livro antes, mas não fiquei muito curiosa a respeito.
    Gostei da sua resenha, mas por algum motivo esse triângulo amoroso não me atrai. Eu sofro da sua "crise de idade literária" esporadicamente, e acho que esse pode ser um desses casos hahaha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane, estou muito curiosa a respeito desse livro, já que minha primeira experiência com a escrita da Graciela foi muito boa as expectativas em relação a esse estão lá em cima. Esse apelido Caveira me fez lembrar um grande amigo da época da escola e que foi meio que um cupido para mim, só pelo apelido ser o mesmo já acredito que vou me identificar com ele e ainda mais depois de você dizer que foi seu personagem preferido.
    Adorei sua resenha, me fez querer ler o livro agora mesmo.

    Beijos!!!
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. oi ;)
    Quando eu vi a sinopse desse livro pela primeira vez me interessei, acontece que depois li uma resenha super negativa e guardei essa impressão ruim. A pessoa falou que não gostou do final (como vc) que era mta coisa de adolescente boba (acho que ela tmb devia ter essa crise de idade) e que os personagens não eram mto bem construídos. Depois de ler a sua opinião eu acho que leria o livro, mas sem grandes expectativas.
    gosto sempre da sua opinião sincera
    abraços

    Dudi
    dudikobayashi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu me interessei bastante ao ler a sinopse desse livro pela primeira vez.
    Fiquei curiosa em relação ao "triângulo amor/amizade" que o livro contém.
    Mas, ele já não é mais uma prioridade, tenho mitos outros livros na lista de leituras.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um daqueles livros bem leves e gostosos de ler.
    Amei a dica e add na listinha
    =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh não, livro sem epilogo é mto sofrimento! Morro de curiosidade!
    hahahahahahahhahaha
    Que bom que vc curtiu a leitura, apesar dos probleminhas, eu gostei mto da resenha, mas sinceramente, não sei se é o tipo de livro que eu leria! :)
    Beijos
    Isadora.

    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane!
    Eu gostei desse livro, muito embora ele não tenha me cativado tanto quanto o anterior da autora.
    Não gostei do Caveira,achei ele um chato de galocha e com umas atitudes bem imaturas para a idade. E achei Juju e Cadu sem química alguma. Torci por Alice, afinal ela era uma garota decidida e que não mediu esforços para ter o que queria.
    Em suma foi uma leitura legal, acho que agrada bastante os adolescentes... e a escrita da Graciela é uma delícia.
    Quanto ao final, nem comento! Um epílogo fez muita falta.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha Ane! Estou ansiosa para ler A Namorado do Meu Amigo e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ane, tudo bem?

    Confesso que esse livro não chama a minha atenção. Acho que o tema é meio clichê, sabe? Mas, que bom que você aproveitou a leitura.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Coisas da vida real.
    Ignora-se quando criança e aí crescem ela fica linda e da nisto. Agrava-se mais ainda quando é a namorada do amigão. Será que tem alguém que nunca se apaixonou pela namorada do amigo?

    Eu tenho uma trilogia que retrata a primeira parte Irmã do Fredão


    Bjs

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nada da autora, mas tenho vontade de ler. Esse não é um livro que está no topo da minha lista, mas se der eu leio. Parece ser bom para ler depois de um livro mais forte.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ane!
    Achei esse livro BEEEM sofrível! Horrível, para ser mais exato.
    Detestei narrativa, linguagem informal, a escrita da autora em si é péssima, a meu ver. Os personagens foram mal elaborados, mal construídos, os diálogos beiraram o ridículo e o piegas, e a história é muito ruim.
    Sim, eu realmente o achei ruim. Não pretendo ler nada da autora por um bom e longo tempo. rs
    Fico feliz que a leitura tenha sido mais proveitosa para ti. O final... Vou nem comentar!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane! A primeira vez que vi comentários sobre o trabalho da autora foi aqui no seu blog e desde então fiquei com muita vontade de ler Até eu te encontrar, se u gostar eu invisto neste aqui, confesso que algumas vezes a "crise da idade literária" bate aqui também, mas sempre que os personagens amadurecem no decorrer da trama, eu supero.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi Ane, tudo bom?
    Eu também tenho vontade de ler esse livro, pois o outro livro da autora me agradou muito. Eu também passo por essa crise, mas acredito que vou curtir a narrativa porque a premissa me conquistou. Fico imaginando a situação do Cadu sobre o que está sentindo e deve ser bem difícil mesmo se apaixonar pela pessoa "errada".
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie Ane
    Também sofro dessa "crise da idade literária", especialmente com livros teens demais. Isso porque minha época de adolescência foi a coisa mais monótona e chata que existe hahahha
    Mas fico louca para ler os livros da autora, e vou começar por esse
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane =)

    Eu também sofro com este mesmo probleminha kkk Ando tão crítica com minhas leituras, que geralmente livros mais teen não me prendem mais, a não ser que a história seja SUPER inusitada, bem desenvolvida, etc. Mas estou bem curiosa para ler este livro da Graciela, não li nada da autora ainda. E apesar de não ser perfeito, parece ser bem gostosinho mesmo de ler... vai ser uma das minhas próximas leituras.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Gostei muito da resenha, é a primeira que leio deste livro. O enredo possui vários clichês mesmo, mas ainda assim, parece ser uma boa leitura, que cativa o leitor. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oii,

    Não li ainda, mas eu curti a sua resenha. Eu sou fã de livros com essa pegada meio teen, não fiquei com tanta vontade de ler, tipo, não é o tipo de livro que eu compraria, mas se eu ganhasse sim.
    Curti saber mais dos personagens, as outras resenhas estavam meio incompletas... E como você disse, acho que sentiria falta de uma explicação, para não ficar perdida...

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ariane tudo bem, vou prestar atenção nos pontos citados por você, esse livro está lista para ler em breve, a autora é uma fofa e muito atenciosa! Adorei sua resenha!
    Bjkas

    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler os livros dessa autora...
    Muito bom quando um livro é apreciado...
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com
    http://cartasparaoarcoiris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oiii, sabe que as pessoas estão tendo a mesma reação que você sobre o livro. Achando a mesma coisa então acredito que seja algo coletivo. Ainda não li o livro e como ouvi umas críticas bem negativas vou esperar um pouco mais. Amei o Até Eu te Encontrar e vi que este é um pouco mais infantil, mas a autora é muito fofa!

    Beijos,

    Greice Negrini

    BlogandoLivros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Ja ouvi falar muito bem sobre a Graciella mas ainda não li nada da autora :/ esse livro parece ser uma leitura bem gostosa, espero gostar quando ler.
    Beijos
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Gostei bastante da resenha
    Já estou com esse livro aqui, só me falta tempo

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Tô lendo muitas resenhas a respeito desse livro, ele parece ser legal.
    Espero que não seja clichê.
    beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in