Sponsor

agosto 07, 2016

O Cisne e o Chacal por J.A. Redmerski

| Arquivado em: RESENHAS.

ISBN: 9788556510044
Editora: Suma de Letras
Ano de Lançamento: 2016
Número de páginas: 248
Classificação: Muito Bom
Sinopse: Na Companhia de Assassinos – Livro 03.
Fredrik Gustavsson nunca considerou a possibilidade de se apaixonar certamente nenhuma mulher entenderia seu estilo de vida sombrio e sangrento. Até que encontra Seraphina, uma mulher tão perversa e sedenta de sangue quanto ele. Eles passam dois anos juntos, em uma relação obscura e cheia de luxúria. Então Seraphina desaparece. Seis anos depois, Fredrik ainda tenta descobrir onde está a mulher que virou seu mundo de cabeça para baixo. Quando está próximo de descobrir seu paradeiro, ele conhece Cassia, a única pessoa capaz de lhe dar a informação que tanto deseja. Mas Cassia está ferida após escapar de um incêndio, e não se lembra de nada. Fredrik não tem escolha a não ser manter a mulher por perto, porém, depois de um ano convivendo com seu jeito delicado e piedoso, ele se descobre em uma batalha interna entre o que sente por Seraphina e o que sente por Cassia. Porque ele sabe que, para manter o amor de uma, a outra deve morrer.

Uma das qualidades que mais me cativa na escrita de um autor, é quando ele consegue despertar a minha curiosidade em relação a um personagem especifico. Algo que a J.A. Redmerski conseguiu no livro anterior da série Na Companhia de Assassinos, quando me apresentou ao perigoso Fredrik Gustavsson. Agora em O Cisne e o Chacal a autora finalmente nos revela todos os segredos desse enigmático personagem, através de uma narrativa envolvente que ao final nos deixa com o coração partido.

Pode, ou não conter spoilers dos livros anteriores. Quem não quiser colocar a sua conta em risco, pulando dois parágrafos agora.

Fredrik Gustavsson é o especialista em “arrancar” informações das pessoas. Quando alguém se recusa a contar o que sabe de bom grado, Fredrik é chamado para fazer com que a pessoa sente-se em sua cadeira e fale. Ele é o torturador, o chacal que sente prazer em ver a dor e o sangue de outra pessoa. Porém, por traz desse seu lado sádico e até mesmo doentio se esconde um homem que sofreu todo o tipo de violência e abusos durante a infância e que cresceu acreditando que nunca poderia amar, ou ser amado por alguém. Até que ele conhecer Seraphina.

Seraphina, assim como Fredrik tem um passado sombrio e uma sede de sangue implacável. Juntos eles são imbatíveis, eles são completam, se entendem pelo menos era nisso que Fredrik acreditava. Certo dia Seraphina desaparece de sua vida, deixando para traz um rastro de morte e destruição, um rastro que o leva direto a Cassia. Fredrik sabe que o único modo de descobrir onde Seraphina está é usando Cassia para chegar até ela.  Só que conforme o tempo passa, e a moça é mantida como sua prisioneira, vai ficando cada vez mais difícil não se envolver com ela. E Fredrik sabe que para seu próprio bem e principalmente pelo bem de Cassia, ele não pode joga-la em seu mundo obscuro cheio de violência e dor. Mas nem sempre saber o certo, nos impede de fazer o “errado”.

Algo que precisa se ter em mente antes de começar a leitura de O Cisne e o Chacal é que você não encontrará em suas páginas uma bela história de amor. A própria J.A. Redmerski deixa isso bem claro, ao falar que essa sua série possui um enredo mais “pesado” e seus personagens não são nada convencionais.  E mesmo esse estilo de leitura não sendo um gênero que eu "consuma" muito, algo na série Companhia de Assassinos me conquistou. E acredito que foi justamente o fato de seus personagens fugirem de todos os estereótipos aos quais estou habituada a encontrar nos livros que leio.

O Fredrik é um personagem extremamente complexo e com graves transtornos psicológicos, e não nego que durante a leitura em vários momentos senti um certo “repúdio” pelo modo como ele conduz a situação. Só que por outro lado, conforme a autora vai revelando o passado do personagem você percebe que não tinha como ele ser diferente. A vida foi tão cruel com o Fredrik, que ele “precisou” aprender a ser cruel também para sobreviver a ela. E, diga-se de passagem, que a Seraphina não é muito diferente dele, eu diria até que ela é um pouquinho pior. E verdade seja dita aqui, não consegui me simpatizar nem com a Seraphina e muito menos com a Cassia.

É interessante acompanhar a trajetória das duas conforme a trama vai se desenvolvendo, principalmente por que uma é o completo oposto da outra. O que Seraphina tem de sanguinária, Cassia tem de submissa e o modo como a presença de cada uma impacta na vida do Fredrik é o que torna tudo ainda mais doloroso. Por que por mais perturbado e assustador que o Fredrik seja, é difícil em meio a todo caos que a vida dele foi e é, você não sentir um pouco de empatia pelo personagem e não torcer para ele ter um final “feliz”.  E nesse caso eu nem digo um feliz de “conto de fadas”, por que sei que para pessoas como o Fredrik isso não é possível. Mas algum tipo de redenção, para que ele encontre a paz e fique em paz com a vida e consigo mesmo.

J.A. Redmerski partiu meu coração em diversos momentos aqui, por que desde o começo é perceptível que o caminhada que Fredrik será cheia de dor e sofrimento, e isso dá a narrativa um toque de realidade enorme, por que infelizmente para algumas pessoas os dias sempre serão sombrios, mesmo que a gente torça pelo contrário, como eu fiz. Espero muito que a autora ainda traga essa redenção para o Fredrik. Que ele encontre de alguma forma a paz que tanto precisa na vida, por que mesmo com todos os seus problemas e sua sede de sangue quase incontrolável ele merece isso.

Gostei muito de rever a Sarai e o Victor (), mesmo eu ainda sentindo um pouco de raiva dele pelo o que ele fez no livro anterior. Admito que a minha “birra” com o Niklas diminuiu mais ainda não passou, porém foi bem legal ver a interação dele com a Sarai aqui. Acho que eles construíram aquele tipo de relação de “amor e ódio” em que um não hesitaria em dar a própria vida para proteger o outro, apesar das diferenças e magoas passadas. 

E esse é mais um ponto a favor da J.A. Redmerski, pois mesmo que O Cisne e o Chacal tenha uma trama em que o foco é o Fredrik a autora consegue dar uma boa abertura para os outros personagens na história. O que claro, me deixou ainda mais curiosa e ansiosa para ler os outros livros da série que no total conta com sete. Please, Suma de Letras não nos faça esperar tanto por eles aqui no Brasil.

“ Pessoas como eu e você...nós achamos que estamos escondendo nossa dor e a escuridão do resto do mundo, mas esquecemos que conseguimos ver tudo isso com clareza uns nos outros.”

O Cisne e o Chacal é uma leitura impactante que conta a história de uma pessoa que só conheceu a dor e a crueldade da vida. J.A. Redmerski nos leva por uma jornada tortuosa que ao final, nos deixa completamente devastados.  Um livro sombrio, digno de seu protagonista cheio de cicatrizes e coração atormentado. E eu ainda não desisti de você Fredrik. Recomendo!


Veja Também:
A Morte de Sarai.

Comentários via Facebook

21 comentários:

  1. Oi, Ane!

    Não tenho o hábito de ler livros com esta temática, mas gostei da dica, pois é sempre bom variar a leitura. É ótimo quando o autor nos presenteia com personagens bem construídos e nos faz torcer por eles ou ter sentimentos controversos ao longo da narrativa.
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ane!
    Não leio muitos livros com essa temática, confesso. E eu não leio essa série porque li um livro da autora, anos atrás, e detestei. Aí meio que desisti dela.
    Essa história é pesada, hein? Confesso que fiquei curioso, acima de tudo. Não sei se leria agora por falta de money, mas caso tenha oportunidade, vou matar essa curiosidade. Haha
    Que bom que gostou da leitura.
    Abraço!

    "Palavras ao vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oi Ane, a proposta é boa, dá pra ver de longe, apesar de não ter lido nenhum dos livros da série e pelo tema em si não ser o meu favorito confesso que tenho muita curiosidade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Ane. Já li os dois primeiros livros dessa série e amei, principalmente a forma como a autora construiu a trama. Mal posso esperar para o livro do Fredrik. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Ane, Ane, AAAAAAAAANE! To embasbacada!
    Mulher, que livro é esse?!
    Eu achava que esse livro era algo só erótico e ponto final, mais nada. Neca de tibirica.
    E daí leio sua resenha falando de tanta coisa com sangue e fiquei assim :O
    Preciso ler esse livro. Mas que mente inteligente da autora e desse personagem fantástico. Já quero ler, agora, JÁ!

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br - Escolha o livro do Top comentarista e participe.

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    já tinha ouvido falar do livro, mas confesso que ele não me chama atenção.
    Parece ser uma leitura bem pesada e não leria no momento

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane,
    Ainda não li o primeiro livro, mas, tenho muito interesse em ler essa história, pois parece ter um enredo bem marcante.
    Bjs e uma ótima tarde!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane, tudo bem?
    Dá pra sentir sua empolgação com essa série, mas por algum motivo não tenho vontade de ler. =/
    Desde que li as primeiras resenhas sobre o livro 1, a premissa simplesmente não me despertou curiosidade hahaha. Uma pena!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane!

    Não estou querendo ficar devastada no momento, mas confesso que morro de curiosidade de ler esse autor, só leio resenhas positivas e sua resenha é altamente convencedora rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oiii Ane

    Eu sou louca pra ler essa série. Só vejo resenhas super favoráveis e já tenho Killing Sarai na minha estante. Aii cada vez que vejo uma resenha fico com vontade de começar esse livro logo.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ane, tudo bem?

    Já tive uma experiência não muito boa com a autora com o livro entre o Agora e o Nunca, por isso olho para outros livros dela com olhos meio desconfiados.
    Essa série até chama minha atenção, por serem histórias mais sombrias e densas, mas tenho outras prioridades no momento.
    Quem sabe mais pra frente...

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane,
    Acho que é a primeira vez que leio a resenha desse livro.
    Gostei desse lado 'pesado', que a autora diz, sem romantizar muito. E confesso que adorei o nome do protagonista. Ainda não li nada da autora, tenho vontade.

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ane!
    Acho que vou pular os dois primeiros livros e ir direto pra esse. Pelas resenhas que li, ele parece ter uma história melhor, na minha opinião.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ane.
    Eu nunca ia ligar esse livro aos outros. Conheci eles aqui no seu blog e lembro que fiquei muito interessada na história. Gosto de ser uma história que foge do romance que estou acostumada. Só não vou ler agora porque é série hehe. Que bom que continua gostando dos livros.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oi Ane!
    Vou te confessar: não sei se leio essa série ou não! rsrs
    O primeiro livro que me chamou atenção na verdade foi esse, o terceiro: li umas resenhas sensacionais, e fiquei beeem curiosa com o personagem e seus traumas. Mas tenho receio de estranhar essa coisa do "pesado demais" e do "não convencional", não é minha zona de conforto, rs.
    Sua resenha ficou ótima!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane! Esta série é nosso amorzinho. Eu curti muito este livro, também estava curiosa sobre o Fred e mesmo sentindo pavor de certas atitudes deles, é como você disse, não dava para ser diferente. Eu queria muito mais um livro dele, acho que este final não foi o final merecido. Ver Sarai e Victor de novo não teve preço e lendo as sinopses dos livros que ainda não saíram quase infartei como os desafios que eles têm pela frente.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Essa série tem uma premissa incrível e única, né? Envolvendo elementos fortes, consegue entreter facilmente o leitor. Ainda não li nenhum volume, mas pretendo conferir logo as obras!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Ane,
    Da autora eu li "Entre o Agora e o Nunca" e "Entre o Agora e o Sempre" e até que gostei bastante. Mas as premissas dessa série não me chamou muita atenção.
    Mas confesso que fiquei curioso para saber o que aconteceu com o Fredrik rsrs.
    Não sabia que essa série era tão extensa assim.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oie Ane, não vejo a hora de começar essa série, minha amiga leu e gostou bastante!

    bjs

    www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha, fiquei muito curiosa para ler. Não conhecia o livro.

    www.donadegato.com
    Beijos!

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in