Sponsor

dezembro 20, 2018

SoSeLit #12 – Retrospectiva e despedida

| Arquivado em: CAFÉ LITERÁRIO.

Olá pessoas!

Enquanto pensava na forma de começar esse post senti um misto de alegria, tristeza e acima de tudo de dever cumprido. Esse é o último SoSeLit do ano e que o My Dear Library participa e apesar de ser “o fim”, eu não podia estar mais feliz com o resultado desse projeto lindo.

imagem: Dreamstime
Quando recebi o convite da Angel Sakura do blog Eu Insisto, de verdade não imaginei que ia dar conta de todo mês trazer um post com a temática proposta pelo projeto. Em especial, porque os temas debatidos pela Sociedade Secreta Literária sempre foram um tanto espinhosos, por assim dizer.

Além disso, participar do SoSeLit me ajudou a manter o blog ativo em meio aos períodos caóticos que tive em minha vida pessoal esse ano. Afinal, faz algum tempo que não consigo me dedicar tanto ao blog e as minhas leituras como eu gostaria e fazer parte de um projeto coletivo me ajudou a não desistir de vez desse meu cantinho aqui.

Outro ponto que vejo como bem positivo do projeto foi a possibilidade de trazer não somente um conteúdo diferente, mas poder mostrar um pouco da pessoa por trás do My Dear Library e sentir a receptividade de vocês aos textos publicados para a coluna, foi realmente muito gratificante. ()

Mas porque o SoSeLit não vai continuar em 2019, Ane? O que está acontecendo é que eu estou passando por uma fase de mudanças muito grande, tanto pessoal como profissionalmente. E o blog ao longo desses quase nove anos sempre acompanhou essas minhas mudanças e para 2019 entre alguns dos meus objetivos é voltar a ser uma blogueira mais ativa e trazer um conteúdo mais “intimista”, mais a Ane mesmo. Então, estou aproveitando esse restinho de 2018 dar uma revisão geral no conteúdo atual do blog e planejar os meus próximos passos.

E como esse além de um post de despedida da coluna é um post de retrospectiva, essa blogueira que vos escreve releu todas as publicações do SoSeLit e selecionou suas três favoritas.


Esse foi o primeiro post da coluna e foi muito divertido fazer esse comparativo do lado bom e não tão bom de se ter um blog com foco na literatura. Vocês se identificaram com alguns pontos citados? Qual ou quais foram eles?


No quarto post do SoSeLit eu compartilhei com vocês a minha mudança de gosto literário. E foi legal perceber que não passo sozinha por essa evolução literária. Mesmo que os meus gêneros literários favoritos continuem os de sempre, hoje é mais difícil eu me “deslumbrar” como uma história ao ponto dela entrar para os meus favoritos. Por isso, fiquem atentos porque quando eu favorito um livro é por que a leitura foi realmente surpreendente e emocionante.


O terceiro SoSeLit sem sombra de dúvidas foi o post que eu mais gostei de escrever justamente por ser um tópico que eu acredito que precisa ser muito debatido não somente no universo literário como em tudo o que consumimos como forma de entretenimento.

Acho que é preciso ter uma mudança de postura e não aceitar o relacionamento abusivo como forma de romance seja em livros, músicas, filmes e séries. Isso é muito sério, porque eu, você e muitas outras pessoas conseguimos separar a ficção da realidade e entender que aquilo por mais nojento que seja é apenas um “artifício” do autor ou autora para dar mais “emoção” a trama ou criar uma rima viciante.

O problema é que nem todo mundo consegue ter esse discernimento e acabam levando para suas vidas pessoais a idealização que esse tipo de relacionamento é normal, aceitável e romântico quando na verdade ele não é.

Então eu vou continuar batendo muito nessa tecla, vou continuar criticando autores que ainda insistem na fórmula macho alfa e mocinha ingênua, porque isso precisa mudar.

E vocês, quais foram os post favoritos da coluna. Clica aqui para conferir todos!

Para finalizar quero agradecer as meninas lindas do blog Eu Insisto pelo convite. Angel e Deh adorei fazer parte do projeto e caso vocês tenham mais projetos tão bacanas quanto o SoSeLit, é só chamar!  ()

Adorei conhecer os outros blogs participantes e descobrir que embora muitos blogs literários tenham ficado no meio do caminho ainda somos muitos e fortes, prontos para compartilhar o nosso amor pela leitura a quem estiver com o coração aberto para recebê-lo.

Vejo vocês no próximo post!

A Sociedade Secreta Literária é formada pelos blogs: Barba Literária , Diário de uma Leitora CompulsivaEu Insisto, La Oliphant, LivrosLab, Macchiato, Pétalas de Liberdade, Um metro e meio de Livros e o My Dear Library. A nossa intenção ao criar o grupo é falar de assuntos bons e “ruins”, e que normalmente as pessoas não falam abertamente na blogosfera.  

Comentários via Facebook

18 comentários:

  1. Oi Ane, tudo bem?
    Acho esse projeto muito legal e gosto de ler seus pensamentos sobre os temas.
    Em 2019, ano em que você vai poder exercitar mais trazer seu lado pessoal pro blog, acredito que vai ser muito legal também. Boa sorte. <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ane!
    Que susto eu tomei com o lance da despedida. Achei que você estava se despedindo do blog mesmo hahhaahha
    Menina, entendo bem tua situação.. Esse ano também me vi em um situação no blog que eu não queria e acabei por tirar um "recesso". Não é 100% mas a frequência das postagens diminuíram. Mas 2019 aguarda muito pra gente!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Natal Literário 2018: 5 kits, 10 ganhadores. Participe!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Seu blog é muito bom mesmo, estou amando ler os seus artigos..

    Já salvei seu Blog em meus favoritos.


    Estou amando seu blog ❤️


    Meu Blog: Lugar da Edna

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane, eu fico muito contente em ver posts como esse no blog, adorei todas as postagens do desafio literário, uma pena que em 2019 não haverá, mas espero as novidades desse cantinho!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ane. Amei tua postagem. Mesmo.
    Achei tão interessante o que você falou acerca do relacionamento abusivo na ficção. Muitos livros pregam isso. Amei muito você ter levantado essa questão.

    Beijos! Dear Masen

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem?
    Esse projeto realmente foi muito legal!
    Que seu 2019 seja repleto de alegria e com muitas ideias boas para o blog!
    Beijos!
    Little Moon

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ane! Tudo bom?
    Socorro que susto, achei que era uma despedida pro blog ou algo do tipo HUUHASUHSAUHSAHUAS
    O importante disso tudo é que foi uma experiência ótima pra ti e vai ficar de lembrança boa <3 espero que 2019 seja um ano maravilhoso e cheio de oportunidades boas!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane,
    Muito bacana a ideia do projeto e os tópicos discutidos ao longo do ano.
    Te desejo muito sucesso nessa nova fase do seu blog e que não falte inspiração.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane! O projeto foi mesmo bem bacana e gostei de ver como temas polêmicos foram abordados de maneira honesta. Boas festas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ane.
    Que legal que o projeto te ajudou ao longo do ano. Eu amei ele porque como você disse deu para ver realmente as opiniões das blogueiras sobre assuntos considerados polêmicos. E por vezes sua opinião foi a mesma que a minha hehe. Espero que o blog continue ativo no próximo ano mas que seja de um jeito que te deixe muito feliz.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Ane,
    É um ciclo que se fecha, mas outro que se abre. Sou sua fã, você sabe! Estarei aqui sempre sempre sempre e confesso que essa fase de 2019 mais intimista, me agrada. Você tem um belo coração e o mundo precisa conhecê-lo!
    Desejo-lhe todo o sucesso do mundo, muita saúde, paz e amor.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Achei muito legal o SoSeLit, uma pena que não continuará em 2019. Em 2018 eu não fui ativa no blog nem acompanhei muitos, mas só de saber a proposta do projeto com certeza irei conferir os temas passados que você abordou.
    Desejo muito sucesso e espero muito que as mudanças sejam para o bem!
    Beijos

    Our Constellations

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ane

    Mulher, você assustou muita gente. Também pensei que você estava fechando o blog e vi aqui nos comentários que não fui a única! Hahaha
    Tudo na vida é um ciclo, e esse se fechou. Eu adorei cada uma das colunas, principalmente a das metas e a das adaptações.
    Ansiosa para ver o que você vai trazer ano que vem! <3

    Beijos e Feliz Natal
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane
    Menina que susto, achei que era despedida do blog. Fico feliz que no próximo ano você continuará e trará mais de você no blog. Eu curti muito esta coluna, os assuntos eram sempre interessantes.

    Um Feliz Natal e Ano Novo pra vc e sua família.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ane!

    Que susto, mulher! To vendo agora pelos comentários que não foi a única a arregalar os olhos com o "despedida" no título do post. Não faz isso com a gente não hahaha que bom que a coluna te ajudou tanto esse ano, imagino que tenha sido um desafio também pra você, e é sempre uma sensação boa quando cumprimos as nossas metas. Um feliz natal maravilhoso pra você e sua família!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Ane,

    Também fiquei assustado, vai mudar o foco, faz parte, boas festas pra vc e família...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Eu também gostei da sua participação no projeto! ♥
    Gostei dessa coisa de expressarmos nossa opinião de um modo mais abrangente, que em 2019 novos projetos surjam.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in